Bolsonaro impõe sigilo sobre informações dos crachás de Carlos e Eduardo

Segundo revelado pela revista Crusoé, as informações solicitadas diriam respeito à “intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do senhor Presidente da República”

Presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo
Reprodução

Presidente Jair Bolsonaro e seu filho EduardoInformações dos crachás de acesso dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Bolsonaro (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), não poderão ser acessadas por 100 anos, segundo determinou o governo federal. A própria Presidência da República revelou a existência dos crachás em documentos públicos enviados à CPI da Covid.

Segundo informações obtidas por meio da LAI (Lei e Acesso à Informação) e reveladas pela revista Crusoé, as informações solicitadas dizem respeito à “intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do senhor Presidente da República”, sendo protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011.

Isso determina que tais informações citadas tenham acesso restrito, independente da classificação de sigilo. O prazo máximo estabelecido foi de 100 anos.

A revista havia mostrado que Carlos Bolsonaro, atual vereador do Rio de Janeiro, havia visitado o Palácio do Planalto 32 vezes entre abril de 2020 e junho de 2021.

Uma planilha que teria sido elaborada pela Casa Civil mostra que o vereador do Rio tinha livre acesso ao terceiro andar do Planalto e ao gabinete da Presidência. Já o deputado Eduardo Bolsonaro esteve no gabinete três vezes em abril de 2020.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Temer diz que ataques de Bolsonaro a TSE e STF são ‘inúteis e inconstitucionais’

Ex-presidente ainda disse que a discussão do voto impresso sequer deveria estar pautadaEx-presidente Michel Temer

Agência Brasil

Ex-presidente Michel Temer

O ex-presidente Michel Temer afirmou que os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) são “inúteis e inconstitucionais”. A afirmação foi feita em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste sábado (31).

“Claro que, depois de fazer os ataques, ele os nega. É absolutamente inútil e inconstitucional. A Constituição diz que os Poderes são independentes, mas são harmônicos entre si. Toda vez que há desarmonia há uma inconstitucionalidade”, declarou Temer.

O ex-presidente também afirmou que Bolsonaro chegou ao poder com “uma certa onipotência”, o que fez com que ele demorasse a perceber que precisava do Congresso para governar. “Não existe a possibilidade de o presidente comandar tudo. Só comanda com o apoio do Congresso Nacional, e não é apenas porque o presidente queira trazer o Congresso para governar junto, mas porque a Constituição assim o determina. Ele (Bolsonaro) percebeu e começou a tentar trazer o Congresso, que é fundamental para a governabilidade”, comentou, falando sobre a escolha de Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil.

Na entrevista, Temer ainda disse que acredita que vai haver uma terceira via nas eleições presidenciais de 2022, e que isso seria “uma homenagem ao eleitor”. Para ele, um candidato de centro precisa cumprir a Constituição Federal, ter experiência e trazer a ideia de união dos brasileiros. “O Brasil não pode continuar mais com esta guerra entre brasileiros e entre as próprias instituições”, disse o ex-presidente, que acredita que o país vive a maior crise desde a redemocratização.

Temer ainda declarou que a discussão a respeito do voto impresso é inútil. “O voto eletrônico no Brasil serviu de exemplo para outros países. Tecnicamente, não conheço essa questão, mas não vejo como se possa violar a urna eletrônica. Em face do sucesso que se verificou, tenho a sensação de que essa discussão não deveria ser colocada em pauta”.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Membros da direção do PT na Paraíba se posicionam contra filiação de Ricardo ao partido

De acordo com o deputado estadual Anísio Maia, os representantes tomaram essa posição visando, principalmente, o fortalecimento da campanha de Lula na Paraíba, com as forças progressistas

Durante reunião realizada neste sábado (31) para debater rumores sobre uma possível filiação do ex-governador Ricardo Coutinho ao PT, a maioria dos representantes da direção estadual se posicionou contrária ao retorno do socialista aos quadros da legenda.

Ficou definido, ainda, que caso a filiação de Ricardo ao Partido dos Trabalhadores seja pautada oficialmente na instância partidária, as forças se manifestarão, de forma unificada, contra a proposta.

De acordo com o deputado estadual Anísio Maia, os representantes tomaram essa posição visando, principalmente, o fortalecimento da campanha de Lula na Paraíba, com as forças progressistas.

Em entrevista  Anísio disse que a recusa se deve ao fato de que o ex-governador estaria tentando impor a sua candidatura ao Senado e outras candidaturas nas eleições, sem antes dialogar com o PT. “Ricardo tem um pacote pronto. Já chega já sendo senador e traz um lote de gente querendo ser candidato. Não conversa com ninguém. Quer tomar conta. Não consulta afiliado e não se submete a debate”, afirmou Anísio.

Além de Maia, o encontro contou com a participação do deputado federal Frei Anastácio e apoio do prefeito de Picuí, Olivânio Dantas, “numa reunião ampla, democrática e com muito debate”, diz o comunicado da assessoria de impresa de Anísio. “Também foi ressaltado que o Partido dos Trabalhadores deve continuar se pautando em posições democráticas, construídas sem interferências autoritárias”, completa a nota.

Também estiveram presentes representantes do Coletivo Reviravolta, Articulação de Esquerda, Militância Socialista, Avante e PT pela Base.

www.reporteriedoferreira.com.br   / F5




Estado e prefeitura fecham parceria para implantação do centro de controle por câmeras

Um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), e a prefeitura de João Pessoa vai possibilitar o compartilhamento de câmeras, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade, por meio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, bem como os crimes de sonegação fiscal.

O acordo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda (Doe-Sefaz) e integra o ‘Programa Paraíba Unida pela Paz’, que, entre outras ações de combate à criminalidade, prevê a implantação de Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) da Segurança Pública na capital, em Campina Grande e em Patos, com a instalação de 1.600 câmeras de videomonitoramento em todo o Estado. Estas unidades vão diminuir o tempo de resposta à população e auxiliar o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência.

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, a parceria do Governo da Paraíba com a prefeitura de João Pessoa vai fortalecer e modernizar o setor de fiscalização de mercadoria em trânsito, proporcionando uma nova dinâmica no combate à sonegação e de ilícitos tributários no município de João Pessoa.

“A fiscalização por videomonitoramento possibilitará uma fiscalização mais efetiva da Sefaz, a partir da leitura das placas de veículos de cargas acrescida ainda de cruzamento das informações do nosso banco de dados e da inteligência fiscal para produzir resultados com mais eficiência no setor de fiscalização de mercadorias em trânsito, além de combater os ilícitos tributários, melhorar a arrecadação e promover a concorrência legal”, destacou.

A cooperação visa ainda disciplinar o compartilhamento de postes para instalação de câmeras de monitoramento pelo Estado, bem como o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias para implantar o Centro de Comando e Monitoramento.

Também prevê a autorização do cabeamento de dezenas de quilômetros de fibra ótica em estruturas pertencentes ao município de João Pessoa para viabilizar a instalação de equipamentos de vigilância e monitoramento de diversas câmeras (fixas, speed dome, PTZ, LPR para leitura de placas de veículos e de reconhecimento facial).

Além das câmeras, o acordo vai possibilitar o compartilhamento de equipamentos e de softwares necessários ao tratamento, análise e utilização dos dados em tempo real, além da promover a disponibilização de diversos serviços à sociedade como, por exemplo, o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, delegacias, praças e centros culturais, bem como a diversos órgãos públicos estaduais e municipais.

www.reporteriedoferreira.com.br    Assessorias




Semob-JP interdita trecho de ruas no Miramar para execução de serviço da Seinfra

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai realizar, na próxima segunda-feira (2), o isolamento do trecho da Rua Hilda Lucena Coutinho com a Rua José Liberato, no bairro do Miramar. O bloqueio será necessário para que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) execute o serviço de passagem de tubulação de drenagem pluvial no local.

Uma equipe de agentes de mobilidade será designada para prestar todo o suporte na interdição, que terá início às 5h, com o isolamento para evitar estacionamento, e às 8h30 com o desvio de veículos.

Por conta desta interdição, as linhas de transporte coletivo que circulam na via terão o percurso desviado para as ruas Manoel Gualberto e José Liberado, retornando a partir desse ponto ao itinerário normal. A obra tem previsão de término até as 18h.

  • Texto: Nadja Dias
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Mapa: Thiago Ferreira da Costa




Em Lucena -PB; Agência do Bradesco provoca revolta e indignação

Durante todo o dia dessa sexta-feira,30  parte da população da cidade de Lucena na Paraíba, manifestaram revolta e indignação com o péssimo atendimento e falta de respeito por parte da agência bancária Bradesco para com a população da cidade e, em particular com os correntistas daquela agência bancária.

A principal reclamação é sobre o péssimo atendimento e das enormes filas, causadas pela desorganização da agência. 0s caixas eletrônicos nunca funcionam e consequentemente os correntistas não conseguem fazer saques. Funcionários públicos que tiveram seus vencimentos pago pelo governo nos dias 30 e 31 do corrente ficaram sem receber seus respectivos salários por conta da total inércia da Agência Bancária Bradesco, cuja agência funciona no centro da Cidade de Lucena na Paraíba.

CORRENTISTA SOLITÁRIA ENTREGUE A PROPRIA SORTE

Um turista que costuma frequentar a Praia de Lucena, denunciou as péssimas condições do atendimento na agência do Banco do Bradesco de Lucena Pb. Ele ficou ficou indignado após o tratamento recebido, e por sofrer as consequências de outros problemas enfrentados por quem precisa do serviço.

www.reporteriedoferreira.com.br




Decreto do prefeito Cícero Lucena ptrevê retomar aulas e deve liberar torcedores em estádios

O novo decreto está previsto para ser publicado neste sábado (31), mas o prefeito Cícero Lucena adiantou alguns pontos

Está previsto para ser publicado neste sábado (31) o novo decreto com determinações para contenção do avanço da covid-19 em João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena adiantou algumas das medidas que devem estar contidas na publicação. Uma delas tem relação ao retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, já a outra vai ser a liberação de público e eventos esportivos, com restrições de bebidas alcoólicas.

“Essa medida está sendo estudada já que haverá um jogo do Botafogo que é importante. O Botafogo tá tentando subir para série B e nada melhor do que o encontro com parte da torcida nesse momento para apoiar os nossos atletas para que possamos ter essa conquista para a cidade de João Pessoa e par a Paraíba”, disse.

Apesar da liberação, o prefeito ressaltou que não haverá liberação para a comercialização de bebidas alcoólicas: “Temos que agir com cautela. A bebida pode acarretar a possibilidade de maior aglomeração, então temos que tentar evitar isso”.

Sobre o retorno às aulas presenciais, o prefeito ressaltou que será gradual, começando pelas turmas de faixas etárias menores até as maiores.

“Em agosto devemos retornar, fecha-se um ciclo e vamos retornar por idade menor e, a partir daí, vamos subindo para que, com certeza, no final de agosto ou no máximo em setembro, estejamos em condições plenas e normais da educação que tanto precisamos”, finalizou.

www.reporteriedoferreira.com.br




João Azevêdo destaca investimentos de cerca de 1,3 bilhão em obras de segurança hídrica e esgotamento sanitário

O governador João Azevêdo abriu os trabalhos da 3ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), nesta sexta-feira (30), em João Pessoa. Na ocasião, ele destacou o compromisso de fortalecer a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e os investimentos realizados pelo estado para ampliar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“Temos R$ 186 milhões em investimentos em andamento pela Cagepa, somados às ações da Secretaria de Recursos Hídricos, Infraestrutura e Meio Ambiente, que aporta R$ 1,3 bilhão em execução de obras. Vamos iniciar mais R$ 800 milhões em duas adutoras no Estado e isso por si só já demonstra a atenção que esse segmento tem na Paraíba. O nosso objetivo é que a gente possa ter os 223 municípios com segurança hídrica. A universalização do saneamento na Paraíba é nossa meta, digo que é quase nossa obsessão”, comentou.

Esta edição da Assembleia da Aesbe marca o fim do mandato de Marcus Vinícius Neves à frente da instituição. Ele, que também é presidente da Cagepa, falou sobre o privilégio de ser o anfitrião do evento, trazendo todos os gestores do País para conhecer de perto o compromisso do Estado com o desenvolvimento do saneamento básico. “Na fala do governador João Azevêdo, com números e dados, ficou claro para todos o trabalho conjunto da construção dessa Paraíba mais justa e mais humana para todos. Somando esforços, somando recursos, públicos e privados, é que conseguiremos avançar nesse país”, disse.

O secretário de Recursos Hídricos, Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Deusdete Queiroga, também esteve presente na abertura da assembleia e deu as boas vindas aos participantes. “Esperamos que seja um encontro de fortalecimento do setor e produtividade nos trabalhos, para que consigamos avançar com tarifas módicas para os usuários, universalização e melhoria na prestação e qualidade dos serviços de saneamento do País”.

Além dos superintendentes das companhias, a Assembleia conta também com técnicos e pesquisadores da área, que apresentarão cases de sucesso e inovações no setor. O encontro tem como pauta principal os projetos e ações inovadores para combate a perdas na distribuição de água, com palestras do superintendente de planejamento e desenvolvimento da diretoria metropolitana da Sabesp, Marcello Veiga; do superintendente da região metropolitana de Goiânia, Alexandre Souza; e do gerente-geral da International Finance Corporation (IFC), Carlos Pinto.

De acordo com o cronograma do evento, na ocasião também será realizado um balanço da gestão 2019-2021 das companhias e será eleita e empossada a Diretoria e o Conselho Fiscal da Aesbe.




Moraes pede que PF retome investigação sobre possível interferência de Bolsonaro

Inquérito tem como base acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro; Ministro do STF reforçou necessidade de realização de ‘diligências pendentes’

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Nelson Jr./SCO/STF

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal retome as investigações do  inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na autonomia da Polícia Federal.

“Considerada a  prorrogação de prazo para o término do presente inquérito, por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do dia 27/7/2021 e a necessidade de realização de diligências pendentes para o prosseguimento das investigações, não se justifica a manutenção da suspensão da tramitação determinada pelo então relator em exercício, Min. MARCO AURÉLIO, em 17/9/2020”, disse o ministro no despacho.

Por isso, Moraes determinou a imediata retomada da regular tramitação do inquérito, independentemente do julgamento do recurso de Bolsonaro sobre o formato do depoimento que prestará à PF — se por escrito ou presencialmente.  O julgamento do recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União, está marcado para o próximo dia 29 de setembro.

A AGU defende que o presidente tem a prerrogativa de prestar depoimento por escrito. O antigo relator do caso, ministro Celso de Mello, porém, já havia votado a favor do depoimento presencial de Bolsonaro.

Bolsonaro tem direito a não prestar depoimento, mas decisões anteriores dos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes determinaram que, caso ocorra, a oitiva tem de ser presencial. Em novembro, o presidente afirmou ao STF abrir mão do seu depoimento caso ele não aconteça por escrito. Moraes assumiu a relatoria do caso após a aposentadoria de Celso de Mello.

No último dia 20, o ministro Alexandre de Moraes  prorrogou o inquérito por mais 90 dias tendo em vista a necessidade de prosseguimento das investigações. No dia 14, o relator determinou que as investigações continuem a ser conduzidas pelo delegado Felipe Leal, ex-chefe do Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq), grupo responsável por investigar autoridades com foro privilegiado.

Relembre o caso

Em abril de 2020, quando deixou o cargo, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro disse que Bolsonaro interferiu na PF ao demitir o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado pelo ex-ministro. O presidente nega ter interferido na Polícia Federal.

O ex-ministro chegou a relatar a conversa que teve com Bolsonaro sobre a demissão do diretor, e disse que o presidente deixou claro que gostaria de fazer uma interferência política no órgão.

“O presidente queria uma pessoa que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações de inteligência, e realmente não é o papel da Polícia Federal prestar essas informações”, disse Moro. “O presidente também informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal e que a troca seria oportuna nesse sentido. Também não é uma razão que justifique, pelo contrário até gera preocupação”, ressaltou, à época.

www.reporteriedoferreira.com.br /   Ig




Polícia Civil apreende 350kg de maconha escondidos em um sítio na cidade de Lagoa

Com essa apreensão, já são mais de 800 quilos de drogas apreendidas em uma semana pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado na Paraíba

Polícia apreende 350kg de maconha escondidos em sítio na PB

Polícia apreende 350kg de maconha escondidos em sítio na PB (Foto: Divulgação/ Polícia Civil da Paraíba)

A Polícia Civil da Paraíba, através do trabalho investigativo realizado pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com o apoio 3ª SRPC (Superintendência Regional de Polícia Civil), prendeu um homem e apreendeu cerca de 350 quilos de maconha e duas balanças de precisão escondidos em um sítio na cidade de Lagoa, sertão do estado.

Com essa apreensão, já são mais de 800 quilos de drogas apreendidas em uma semana pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado na Paraíba.

Segundo o delegado Diego Beltrão, titular da DRACO, a apreensão da droga aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 29, e o auto de prisão em flagrante foi lavrado na Delegacia de Catolé do Rocha, para onde foi conduzido o preso.

 “O local da apreensão é bem ermo. Os tabletes estavam em sacos de trigo e, de acordo com o homem conduzido à delegacia, a casa estava arrendada a terceiros que não têm envolvimento, mas o caso ainda está sendo investigado”, ressaltou o delegado.

“Nossas equipes já vinham investigando esse homem que vinha distribuindo grandes quantidades de droga na região do Sertão. Depois da informação de que ele iria receber a quantidade apreendida no dia de hoje, nos deslocamos até a cidade de Bom Sucesso, onde a droga seria entregue, no entanto, o homem preso revelou que o local de armazenamento da droga seria o sítio Madaria, em Lagoa, onde, finalmente, conseguimos localizar e apreender quase 350 tabletes de entorpecente semelhante à maconha”, concluiu.

A droga será encaminhada para a perícia e o preso será recolhido ao presídio local, onde permanecerá à posição da Justiça.