Índia pode ter perdido 10 vezes mais vidas para Covid-19 do que o divulgado

O governo da Índia aponta que o país teve cerca de 415 mil mortes em decorrência da Covid-19, ocupando o terceiro lugar do ranking mundial de óbitos, atrás dos Estados Unidos e Brasil

Índia pode ter perdido 10 vezes mais vidas para a Covid-19 do que o divulgado, diz estudo
Matheus Barros

Índia pode ter perdido 10 vezes mais vidas para a Covid-19 do que o divulgado, diz estudo

O governo da Índia aponta que o país teve cerca de 415 mil mortes em decorrência da Covid-19,  ocupando o terceiro lugar do ranking mundial de óbitos, atrás dos Estados Unidos e Brasil. No entanto, um estudo realizado pelo Centro para o Desenvolvimento Global relata que, na verdade, o número de mortes no país asiático pode ser 10 vezes maior.

Leia também:  Indonésia ultrapassa Brasil e Índia e é novo epicentro da pandemia

A pesquisa leva em consideração a grande alta no número de óbitos em abril e maio deste ano em decorrência do surgimento da variante Delta. Estima-se que desde o começo da pandemia da Covid-19 até junho, houveram entre 3,4 e 4,7 milhões de mortes na Índia.

Especialistas acreditam que a subnotificação no número de mortos no país aconteça devido ao grande colapso no sistema de saúde local e não à uma possível manipulação do governo. Há algumas semanas, estados indianos estão realizando novos balanços e somando diversos casos fatais atrasados.

“As mortes reais provavelmente estão em vários milhões, não centenas de milhares, o que transformaria está na maior tragédia humanitária da Índia desde a independência”, dizem os pesquisadores.

A subnotificação também pode estar ligada à escassez de recursos no interior da Índia, onde estão localizados cerca de dois terços da população de 1,3 bilhão de habitantes.

Também vale ressaltar que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi não adotou medidas de isolamento social e permitiu a realização de eventos religiosos e comícios eleitorais, o que causou grandes aglomerações.

Em janeiro, Modi havia anunciado e comemorado o fim da pandemia no país asiático.

www.reporteriedoferreira. com.br / Ig




Gervásio Maia elogia João Azevêdo e diz que Ricardo Coutinho não vai decidir sozinho sobre candidatura

 

O presidente do PSB na Paraíba, deputado federal Gervásio Maia, disse que o ex-governador Ricardo Coutinho não irá tomar uma decisão isolada, caso queria candidatar-se a senador no ano que vem. O socialista também elogiou o governador João Azevêdo, sinalizando uma aproximação. As declarações foram feitas ao jornalista Luís Torres, durante o programa Rede Verdade, da TV Arapuan, nesta terça-feira (20).

“Nas eleições municipais eu apresentei meu posicionamento, mas o ex-governador tomou uma decisão isolada de se candidatar a prefeito. O resultado todos nós sabemos, foi terrível, principalmente pelo o que ele representou como governador”, ressaltou o parlamentar.

Gervásio destacou também que neste próximo pleito não haverá decisões isoladas e que o presidente do partido, Carlos Siqueira, já deliberou que o partido precisa se unir em Brasília e nos estados com boas propostas em busca do sentimento de esperança.

“Nas eleições de 2022, o presidente nacional já me chamou atenção que toda candidatura do PSB ou composição entre partidos deverá passar pelo crivo do diretório nacional e eu respeito isso”, resumiu.

Questionado se as pretensões de Ricardo podem atrapalhar as eleições para o PSB, Gervásio disse que tudo tem que ser dialogado e construído com o partido. “Ou a gente cumpre as deliberações do diretório nacional ou tem que buscar uma outra casa. Estou feliz aqui”, frisou o deputado.

Sobre João Azevêdo, Gervásio elogiou a postura do governador durante a pandemia e disse que mantém um diálogo aberto, como as emendas que possibilitaram a abertura de 10 leitos de UTI na cidade de Cajazeiras.

www.reporteriedoferreira.com.br / Pn




João Azevêdo e governadores do Nordeste anunciam auxílio de R$ 500,00 por mês para órfãos em decorrência da Covid-19

O governador João Azevêdo e os demais governadores do Nordeste, aprovaram, nessa segunda-feira (19), em reunião virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), a criação de um auxílio social de R$ 500,00 mensais, a ser pago em cada um dos nove estados da Região, aos filhos que ficaram órfãos devido à morte de pais ou responsáveis por Covid-19.

O projeto denominado de “Nordeste Acolhe” será encaminhado às Assembleias Legislativas de cada estado no mês de agosto.

O governador João Azevêdo destacou que a iniciativa representa a preocupação e a responsabilidade do poder público em cuidar das pessoas. “A pandemia nos trouxe perdas irreparáveis e, infelizmente, muitas crianças e adolescentes perderam seus pais para o coronavírus e nós temos o compromisso social de prestar essa assistência e ajudar a eles e seus familiares, garantindo direitos. Esse é um esforço conjunto dos governadores da nossa Região para amparar quem necessita do nosso cuidado e atenção”, frisou.

Somente na Paraíba, mais de 740 pessoas estão órfãs de pai e mãe devido à Covid-19 e terão direito ao auxílio.

www.reporteriedoferreira.com.br




PF aponta uso de documentos falsos e ‘lavagem’ em operação que envolve Salles

Operação Akuanduba apura suposta exportação ilegal envolvendo ex-ministro, Ibama e empresários.

Ricardo Salles
Agência Brasil

Ricardo Salles

Investigações feitas pela Polícia Federal apontam o uso de documentos falsos usados na operação Akuanduba, que tem entre os alvos o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Uma perícia reforçou os indícios de um suposto esquema de exportação ilegal de madeira investigado usado pelo grupo. As informações são do G1.

Os investigadores dizem que os elementos indicam a ocorrência de uma “lavagem” de produtos florestais. Ou seja, uma tentativa de “legalizar” materiais extraídos de forma ilegal com a utilização de documentos expedidos oito meses após a exploração das áreas. Os dados tratam de “possível grave esquema de conluio entre agentes públicos brasileiros e particulares” no Brasil e nos Estados Unidos para legalizar madeiras brasileiras, de origem ilegal, retidas em portos norte-americanos.

A análise da PF consta em um pedido da corporação para que as investigações da Akuanduba tenham continuidade na Justiça Federal do Pará. Ao deixar o Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles perdeu o foro privilegiado que levou a apuração a tramitar no Supremo Tribunal Federal.

www.reporteriedoferreira.com.br /Ig




Prefeito prevê que em agosto toda população de João Pessoa estará vacinada contra covid

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, reafirmou, nessa segunda-feira (19) a meta de vacinar 100% da população do município com pelo menos uma dose contra a covid-19 até agosto. A declaração foi dada durante entrevista coletiva em que foi apresentado o balanço do mutirão de vacinação realizado nesse fim de semana.

Cícero Lucena comemorou o resultado do mutirão, que vacinou mais de 56 mil pessoas em 39 horas. Com isso, cerca de 77% da população maior de 18 anos já tomou pelo menos uma dose da vacina, e 26,5% já tomou as duas.

O prefeito afirmou que espera a chegada de cerca de 12 mil doses de vacina ainda esta semana, e com isso, deve-se atingir 80% da população vacinada com uma dose. Além disso, ele disse que até a próxima semana o público da vacinação deve chegar às pessoas com 30 anos ou mais.

”Com a confirmação da chegada de mais vacinas, pelo Ministério da Saúde, esperamos ter 100% da população vacinada no mês de agosto”, disse o prefeito.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeito Zé Aldemir deve retornar à PB nesta terça, após 33 dias em São Paulo

O prefeito licenciado de Ca jazerias, José Aldemir (Progressista) , deve retornar à Paraíba na noite desta terça-feira (20), após 33 dias na cidade de São Paulo (SP),  internado no   Hospital Sírio- Libanês para tratamento contra a Covid-19, e, em seguida, iniciou seções de fisioterapia após alta hospitalar.  A informação foi confirmada pela esposa do gestor e deputada estadual, Doutora Paula Francinete (PP).

Ele informou que o médico cardiologista Roberto Kalil, ao receber em seu consultório o prefeito José  Aldemir, disse ao gestor: “Zé Aldemir, você está muito bem, pode retornar à sua Paraíba e reassumir a Prefeitura de Cajazeiras, daqui a 30 dias, após sua fisioterapia.

Nova Licença

Ao chegar a João Pessoa, Zé Aldemir deverá solicitar à Câmara de Vereadores nova licença de 30 dias, tempo necessário para concluir a fisioterapia iniciada em São Paulo. Após esse período, ele reassumirá o comando da Prefeitura de Cajazeiras, no dia 20 de agosto, podendo assim  presidir as comemorações do aniversário do município no dia 22.

Cronograma do tratamento

José Aldemir foi diagnosticado com Covid-19 no início de junho. No dia 12, precisou ser internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa. No dia 16, o gestor apresentou piora no estado de saúde e teve que ser intubado. Após isso, a família decidiu transferi-lo para São Paulo, já que os problemas do coração do prefeito se agravam após a Covid-19.

No dia 17, Aldemir foi levado para São Paulo, a bordo de uma aeronave UTI-Móvel. Primeiro, foi hospitalizado no Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em seguida, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, onde foi intubado.

Na tarde do dia 24, o gestor foi extubado e, no dia seguinte (25), ele falou e expressou vontade de voltar para casa. E, no dia 30 de junho, deixou a UTI, sendo transferido para uma unidade semi-intensiva.  Em seguida, ele deixou a unidade semi intensiva e foi para um quarto do hospital, e, por fim, iniciou sessões de fisioterapia até receber a liberação do médico para retornar à Paraíba.

www.reporteriedoferreira.com.br    Por Valter Nogueira 




Paulo Ricardo é o novo presidente do PTB em Lucena Pb

Paulo Ricardo assume o comando da legenda no município após reunião com o presidente estadual, Nilvan Ferreira

Na tarde dessa segunda-feira (19), o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Paraíba, Nilvan Ferreira, esteve em Lucena para oficializar o novo presidente do partido no município. O escolhido para representar o grupo foi Paulo Ricardo, conhecido por todos na cidade como “PR”.

Criado em Lucena, Paulo Ricardo teve o gosto pela política despertado ainda muito novo, e cresceu tendo como referência o seu tio, o ex-prefeito da cidade, Lando Falcão. O jovem foi escolhido pelo presidente estadual, por que além de manterem um vínculo de amizade, Paulo Ricardo, vem se destacando nas articulações políticas, dentro e fora do município, bem como apresenta boas relações com representantes políticos em diversas cidades da Paraíba.

O novo presidente do PTB Lucena, falou da satisfação em poder representar o partido no município e destacou quais os primeiros passos a serem dados a partir de agora.

“Estou muito feliz por receber este convite vindo de um grande amigo, o qual posso chamar de irmão. É muito gratificante. Daqui pra frente a nossa missão é trabalhar e fortalecer ainda mais o partido em nosso município”, disse.

Após assumir a presidência estadual, em maio deste ano, Nilvan Ferreira vem buscando fortalecer e renovar os diretórios municipais.




Prefeitura de Lucena fecha parceria de turismo com a empresa Luck Receptivo

 

MAIS EMPREGO – PREFEITURA DE LUCENA FECHA PARCERIA DE TURISMO COM A EMPRESA LUCK RECEPTIVO

Cristhiane Teixeira, empresária

A Prefeitura de Lucena, por meio da Secretaria de Turismo, fechou parceria nesta sexta-feira (16) com a Luck Receptivo, para incluir o município no roteiro turístico desta empresa, o que vai proporcionar emprego e renda para a população.   Fundada em 1960 no Recife, a Luck Receptivo tornou-se referência no nordeste do Brasil, oferecendo passeios, traslados, eventos e grupos especiais, que, a partir de agora, terão “parada obrigatória” em Lucena.

A proprietária da empresa, empresária Cristhiane Teixeira esteve nesta sexta-feira, em Lucena, para conhecer os pontos turísticos do município. Acompanhada por ampla equipe e recepcionada pelo secretário de turismo Carlinhos do Leite, Cristhiane visitou a Chácara Santo Antônio, o Peer na comunidade da Guia, a Igreja da Guia, as Ruínas e Igreja de Bonsucesso, dentre outros locais turísticos, ficando muita encantada com as belezas naturais e os pontos turísticos em Lucena.

A proprietária da empresa Luck Receptivo fez altos elogios ao trabalho desenvolvido no turismo pelo prefeito Léo Bandeira e disse que dará sua contribuição para impulsionar cada vez mais o turismo em Lucena. “A gente já vem de olho nessa região, porque a gente sabe que é uma região que tem muito potencial, tem uma natureza incrível, tem muita coisa para a gente mostrar e esse pós pandemia ele pede justamente isso, um turismo de mais experiência, um turismo de liberdade, um turismo ao ar livre, um turismo onde a gente muita natureza pra mostrar. Nossa vinda a Lucena é justamente para formatar esse produto”, disse Cristhiane.

 

Feliz pela vinda e “martelo batido” na parceria com a empresa Luck Receptivo, o secretário municipal de turismo, Carlinhos do Leite disse que em se tratando de melhoramentos para o turismo do município, tudo é muito importante. “Lucena tem tudo que o turista quer ver e até muito mais, não desmerecendo o litoral sul, que também é um litoral muito bonito, mas a gente aqui em Lucena tem muita coisa para oferecer”, assegurou o secretário.

A Luck Receptivo conta com um staff de mais de 500 colaboradores diretos, além de guias de turismo autônomos e terceirizados, a empresa oferece uma estrutura completa e funcional.

www.reporteriedoferreira.com.br

 




Câmara de Bayeux recebe pedido de cassação contra prefeita Luciene de Fofinho

 

A Câmara de Vereadores de Bayeux, cidade da região da Grande João Pessoa, recebeu um pedido de cassação contra a prefeita Luciene de Fofinho (PDT), o pedido protocolado nesta terça-feira (19) denuncia a gestora por supostos gastos irregulares na administração do município.

A denúncia foi apresentada por Alef Nascimento, ao presidente da Casa, o vereador Mauri Batista, Noquinha. Consta no documento obtido pelo ClickPB que a prefeita estaria praticando atos contrários a legislação municipal e nacional, ” em especial ordenando despesas que contrariam a Lei de Licitações, o Decreto 201/67, a Lei Orgânica Municipal e de Improbidade Administrativa”, disse o autor.

O documento de pedido de cassação ainda reforça o histórico político de corrupção dentro da cidade ao destacar que o prefeito que antecedeu Luciene também perdeu o cargo por irregularidades.

Ela assumiu o cargo de prefeita em eleição indireta realizada na Câmara de Bayeux, após Berg Lima formalizar renúncia do cargo.

Confira o documento obtido pelo ClickPB:

wwwreporteriedoferreira.com.br     /CLICKPB



Seis meses após a primeira dose aplicada, Paraíba já imunizou mais de 1,5 milhão de pessoas

Seis meses após a primeira dose aplicada, Paraíba já imunizou mais de 1,5 milhão de pessoas
No dia 19 de janeiro deste ano, a Paraíba aplicava a primeira dose da vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (19), seis meses após o início da campanha de vacinação, a Paraíba contabiliza mais de 1 milhão e 500 mil pessoas com pelo menos a primeira dose do imunizante.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o avanço da vacinação resulta em menos pessoas ocupando leitos de UTI adulto no Estado. Até o momento, a Paraíba já vacinou 53% da população vacinável com pelo menos uma dose ou dose única do imunizante. Ele remete a queda na taxa de ocupação hospitalar para 34% ao avanço da campanha em todo o estado.

Geraldo Medeiros afirma que, se o cronograma do Ministério da Saúde for cumprido, a previsão é que a vacinação completa (dose 1 e dose 2) na população vacinável – acima de 18 anos – será alcançada até o final do ano. Além disso, alerta em relação à variante Delta que está atingindo famílias inteiras em países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

“Dessa forma, cumpriremos a tão sonhada imunidade coletiva, mas é preciso que as pessoas entendam a importância de continuar usando máscara, álcool em gel e água e sabão”, alerta.

A primeira pessoa a receber a dose do imunizante na Paraíba foi a enfermeira intensivista Marineide Rodrigues, de 61 anos. Há 17 anos ela trabalha no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e, durante os primeiros momentos da pandemia, fez questão de trabalhar na linha de frente, nos cuidados aos pacientes com Covid-19.

Totalmente imunizada com as duas doses, hoje ela fala da emoção de ter iniciado a campanha de vacinação no estado. “Na época, eu trabalhava na linha de frente de combate à Covid-19 e a vacina fez toda diferença. Não tive reação de forma alguma, em nenhuma das duas doses. Muito pelo contrário. A única reação que tive foi ficar mais protegida e, com isso, mais energizada, pra continuar fazendo o que mais amo na vida, que é dar assistência às pessoas”, completa.

Até o momento, 1.509.616 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 623.934 completaram os esquemas vacinais onde 568.970 tomaram as duas doses e 54.964 utilizaram imunizante de dose única. A estimativa da população vacinável na Paraíba é de 2.981.502 pessoas.

www.reporteriedoferreira.com.br