Índia pode ter perdido 10 vezes mais vidas para Covid-19 do que o divulgado
O governo da Índia aponta que o país teve cerca de 415 mil mortes em decorrência da Covid-19, ocupando o terceiro lugar do ranking mundial de óbitos, atrás dos Estados Unidos e Brasil

O governo da Índia aponta que o país teve cerca de 415 mil mortes em decorrência da Covid-19, ocupando o terceiro lugar do ranking mundial de óbitos, atrás dos Estados Unidos e Brasil. No entanto, um estudo realizado pelo Centro para o Desenvolvimento Global relata que, na verdade, o número de mortes no país asiático pode ser 10 vezes maior.
Leia também: Indonésia ultrapassa Brasil e Índia e é novo epicentro da pandemia
A pesquisa leva em consideração a grande alta no número de óbitos em abril e maio deste ano em decorrência do surgimento da variante Delta. Estima-se que desde o começo da pandemia da Covid-19 até junho, houveram entre 3,4 e 4,7 milhões de mortes na Índia.
Especialistas acreditam que a subnotificação no número de mortos no país aconteça devido ao grande colapso no sistema de saúde local e não à uma possível manipulação do governo. Há algumas semanas, estados indianos estão realizando novos balanços e somando diversos casos fatais atrasados.
“As mortes reais provavelmente estão em vários milhões, não centenas de milhares, o que transformaria está na maior tragédia humanitária da Índia desde a independência”, dizem os pesquisadores.
A subnotificação também pode estar ligada à escassez de recursos no interior da Índia, onde estão localizados cerca de dois terços da população de 1,3 bilhão de habitantes.
Também vale ressaltar que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi não adotou medidas de isolamento social e permitiu a realização de eventos religiosos e comícios eleitorais, o que causou grandes aglomerações.
Em janeiro, Modi havia anunciado e comemorado o fim da pandemia no país asiático.
www.reporteriedoferreira. com.br / Ig
O presidente do PSB na Paraíba, deputado federal Gervásio Maia, disse que o ex-governador Ricardo Coutinho não irá tomar uma decisão isolada, caso queria candidatar-se a senador no ano que vem. O socialista também elogiou o governador João Azevêdo, sinalizando uma aproximação. As declarações foram feitas ao jornalista Luís Torres, durante o programa Rede Verdade, da TV Arapuan, nesta terça-feira (20).
O governador João Azevêdo e os demais governadores do Nordeste, aprovaram, nessa segunda-feira (19), em reunião virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), a criação de um auxílio social de R$ 500,00 mensais, a ser pago em cada um dos nove estados da Região, aos filhos que ficaram órfãos devido à morte de pais ou responsáveis por Covid-19.

O prefeito licenciado de Ca jazerias, José Aldemir (Progressista) , deve retornar à Paraíba na noite desta terça-feira (20), após 33 dias na cidade de São Paulo (SP), internado no Hospital Sírio- Libanês para tratamento contra a Covid-19, e, em seguida, iniciou seções de fisioterapia após alta hospitalar. A informação foi confirmada pela esposa do gestor e deputada estadual, Doutora Paula Francinete (PP).
Paulo Ricardo assume o comando da legenda no município após reunião com o presidente estadual, Nilvan Ferreira

a região, porque a gente sabe que é uma região que tem muito potencial, tem uma natureza incrível, tem muita coisa para a gente mostrar e esse pós pandemia ele pede justamente isso, um turismo de mais experiência, um turismo de liberdade, um turismo ao ar livre, um turismo onde a gente muita natureza pra mostrar. Nossa vinda a Lucena é justamente para formatar esse produto”, disse Cristhiane.

