O Largo é do povo! – Por Valter Nogueira

Por Valter Nogueira

O Largo é do povo!

Com todo respeito à pretensão da Prefeitura de João Pessoa e a quem pensa diferente, penso que a maioria dos pessoenses é contra a ideia de permitir a volta do tráfego de veículos no Largo de Tambaú, na Orla da Capital. O Largo dever ser do povo, assim com o céu é dos pássaros.

O assunto veio à tona nesta semana, pelas mãos –  ou melhor, voz – do secretário de Planejamento da cidade, José Willian, durante entrevista deste à uma emissora de rádio da Capital. A data da mudança ainda não foi confirmada, mas pode acontecer em breve.

O secretário adiantou que o retorno do tráfego de veiculo na área vai acontecer depois que as ruas no entorno, e que dão acesso à praia, receberem nova pavimentação, sinalização e quando as áreas de estacionamento na região forem modificadas.

O estudo está sendo feito e dá conta de que a volta dos veículos será em horários específicos. E, ainda, o trecho ficará fechado nos períodos de maior movimentação das pessoas, que usam o espaço para lazer, conversa ou atividade física.

Na dialética do secretário, por assim dizer, é possível pinçar palavras-chave, tais como “espaço” “lazer”, “conversa” “atividade física”.

A expressão “espaço de lazer”, por si só, revela que  a área em questão não combina com tráfego de automóvel.

Contraponto

É inegável que a abertura para carros, em momentos pré-determinados, era prevista no projeto original, concebido e apresentado na  gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV). Todavia, com a ocupação dos pedestres, famílias e turistas, fato verificado ainda na execução da obra, houve uma modificações no projeto, excluindo o trânsito de veículo no local.

Por essa razão, é recomendável à atual gestão mirar o Largo com os olhos da sensibilidade. É que, quando uma área pública é abraçada pelo povo, esta deixa de ser uma obra de pedra e cal; ganha alma, ganha vida.

Resumo da ópera

O Largo de Tambaú se transformou, antes mesmo de ser inaugurado, em um equipamento de lazer, área de convergência de pedestres, crianças, idosos, turistas, etc. Famílias inteiras adotaram o ambiente para momentos agradáveis de bate-papo, brincadeira e encontros.

A volta de passagem de veículos no Largo de Tambaú é, a meu ver, totalmente desnecessária.

Tiro no pé!

www.reporteriedoferreira.com.br




Deputado Ricardo Barbosa, do PSB confirma que vai disputar cadeira federal em 2022

O deputado estadual Ricardo Barbosa, do PSB, confirmou, durante entrevista nesta terça-feira (06), que este será seu último mandato como deputado estadual da Paraíba e que agora seu objetivo é um mandato na Câmara Federal nas eleições de 2022.

Segundo ele, a decisão é irreversível. A postulação, no entanto, não deverá ser pelo PSB. O parlamentar disse que está aguardando a decisão do Congresso sobre o modelo que será adotado nas eleições estaduais e que só baterá o martelo quando tiver conhecimento das regras do jogo.

“Eu não posso dizer agora, porque ainda não fiz essa escolha. Eu não tenho essa definição, estou conversando. Tenho o pedido do governador João Azevêdo para ir para o Cidadania, mas também tenho do próprio governador a manifestação de que o importante é que eu me abrigue em uma legenda que me dê mais chances de eleição e ele saberá compreender se a minha opção não for o Cidadania, mas essa decisão eu não anuncio agora porque não tem. Eu só vou decidir no dia que for decidido o modelo político da campanha de 2022. Acredito que as chances são de haver o distritão, ou seja, transformar a eleição proporcional em majoritária. Como não há definição eu não tenho resposta sobre o futuro partidário”, disse. As declarações repercutiram no programa Arapuan Verdade.




Governador João Azevêdo recebe Bruno Cunha Lima nesta quinta-feira,08

A reunião marcada para as 9h, foi solicitada por Bruno no último dia 18 de junho, e consistirá no segundo encontro oficial dos dois governantes este ano, desde janeiro, quando teve início a atual gestão municipal.

O Palácio da Redenção confirmou para esta quinta-feira (8), a audiência do governador João Azevedo com o prefeito Bruno Cunha Lima, de Campina Grande.

A reunião marcada para as 9h, foi solicitada por Bruno no último dia 18 de junho, e consistirá no segundo encontro oficial dos dois governantes este ano, desde janeiro, quando teve início a atual gestão municipal.

Para o encontro, Bruno Cunha Lima está preparando uma pauta objetiva, praticamente toda concentrada na área de Saúde, para apresentar ao governador e evidenciar o papel relevante que Campina Grande exerce estrategicamente no mapa estadual, como uma cidade que dispõe de uma estrutura que, além de ser referência em algumas especialidades, presta assistência a pacientes de praticamente todas as regiões.

O objetivo do prefeito campinense é, principalmente, expor a necessidade histórica de Campina Grande de contar com parcerias com o Governo do Estado para a área de Saúde Pública, agravada ainda mais pelos gastos volumosos do Município no enfrentamento à covid-19, desde o primeiro semestre de 2020, assegurando assistência não apenas às cidades da 2ª Macrorregião do Estado, como de outras partes da Paraíba e até de outros estados.

Bruno Cunha Lima destaca o apoio e parceria que o Município vem recebendo do governo federal, desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus, mas ressalta que as circunstâncias este ano da falta de apoio direto da União na transferência de receitas para as prefeituras, como ocorreu em 2020, tornaram ainda mais difícil a gestão da crise sanitária este ano.

Como Campina Grande, além da pauta Covid, mantém integralmente a assistência na área de saúde para outras demandas, o prefeito acredita que o governador pode prestar um grande apoio dentro de uma estratégia estadual de política pública do setor.

www.reporteriedoferreira.com.br