Secretaria de Saúde reforça chamamento da população para receber vacina contra a Influenza

Iniciada em abril deste ano, a vacinação contra a Influenza segue com baixa adesão da população. Até agora, são apenas 107.621 doses aplicadas, o que representa 34% da meta de imunizar 90% da população que compõe os grupos prioritários da Campanha. Em alerta com o índice, a Secretaria de Saúde reforça o chamamento para a vacina que protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

De acordo com o chefe da seção de imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, a vacina da gripe é de extrema importância, pois além de reforçar a imunidade, também ajuda a reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza.

“A Campanha de Imunização contra a Influenza precisa avançar e precisamos da adesão das pessoas. É sempre importante lembrar que esse imunizante garante proteção contra vírus que circulam rotineiramente e promovem sintomas muito semelhantes ao da Covid-19, somado a isso o avanço da vacina da gripe também vai nos ajudar a desafogar os serviços de saúde e aos profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe”, destaca Fernando Virgolino.

Público-alvo – Neste momento, podem receber o imunizante gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que atuam na rede hospitalar e especializada; professores; idosos a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Intervalo entre as doses – Como o chamamento para a campanha de vacinação da gripe acontece em simultâneo ao chamamento para a vacinação contra o coronavírus, é necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre um imunizante e outro. De acordo com a nota técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina da Covid-19 deve ser priorizada e o intervalo de 14 dias serve também para outras vacinas que integram o calendário de rotina do PNI. Esse prazo entre as vacinas se faz necessário para evitar associação a eventos adversos pós-vacinação de outros imunizantes com os da Covid.

“Se uma pessoa faz parte do grupo prioritário para receber as vacinas da Covid e da Influenza, ela precisa levar em consideração que a mais importante neste momento é a da Covid, pois estamos em uma pandemia. Mas, se você já tomou sua vacina contra o coronavírus há pelo menos 14 dias, por favor, se dirija a uma das nossas salas de vacina para receber o imunizante da gripe”, recomenda o chefe da seção de Imunização.

Pontos de vacinação – As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra gripe podem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), na Avenida Rui Barbosa, na Torre, além das Policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs). Além de documento de identidade com foto e cartão SUS, é necessário comprovar que integra o grupo prioritário do momento apresentando o contracheque ou comprovação de vinculo, bem como declaração médica para pessoas com comorbidades.

Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias, como em 2009. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até ao óbito. A vacina da gripe é composta por vírus inativado e protege contra três subgrupos da Influenza, o H1N1, H3N2 e Influenza B.

  • Texto: Rebeka Paiva
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Ivomar Gomes




Ministério da Saúde suspende contrato para compra da Covaxin

Medida teria sido orientada pela CGU. Vacina se tornou um dos alvos da CPI da Covid

Ministério da Saúde suspende contrato para compra da Covaxin

Reprodução

Ministério da Saúde suspende contrato para compra da Covaxin

O Ministério da Saúde decidiu suspender nesta terça-feira o contrato para aquisição de 20 milhões de doses da vacina  Covaxin. A medida teria sido uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU).

O contrato com a Precisa virou alvo de suspeitas de irregularidades após denúncia de um servidor da pasta, que diz ter sido pressionado para dar celeridade ao processo. A pasta alega, no entanto, que buscas internas da CGU não teriam encontrado irregularidades.

Os argumentos discutidos internamente para cancelar o contrato eram que a empresa não havia cumprido o cronograma de entrega das doses e tampouco obtido autorização da Anvisa. O valor total do contrato é de R$ 1,6 bilhão. O montante foi empenhado, isto é, reservado pela Saúde, mas ainda não foi pago.

Na semana passada, O GLOBO mostrou que a decisão estava nas mãos do ministro, Marcelo Queiroga. A estratégia era de afastar o presidente do caso para evitar desgastes.

A Covaxin possui apenas uma autorização para importação excepcional com diversas restrições.

www.reporteriedoferreira.com.br / ig

 




Paraíba reduz 56% dos assaltos a bancos em 2021

Os crimes contra instituições bancárias tiveram uma redução de 56% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, na Paraíba. Além disso, as ações de enfrentamento a esse tipo de crime também foram intensificadas, com a realização de operações de prevenção e repressão qualificadas, por parte dos órgãos operativos da Segurança Pública do Estado.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), nos primeiros cinco meses do ano, houve quatro ocorrências contra nove em 2020. Desde 2019, quando foram computados 30 casos, o número vem caindo.

“Criamos uma força-tarefa, a Delegacia de Roubos e Furtos de Patos, e fortalecemos a atuação das polícias no enfrentamento a esses crimes e essas quadrilhas que aterrorizavam a população. Dessa forma, reduzimos ano a ano as ocorrências, mostrando que trabalho qualificado faz a diferença”, pontuou o secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes.

Operações – Na noite do último domingo, 27, um trabalho integrado entre a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), de João Pessoa, com o apoio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (DCCPat), Polícia Militar, Sistema Penitenciário e Polícia Rodoviária Federal, resultou na desarticulação de um grupo criminoso que planejava realizar assalto a bancos e carros-fortes no Estado.

A ação aconteceu quando o grupo chegava à cidade de Campina Grande, havendo intensa troca de tiros e três criminosos, que ocupavam um carro, foram atingidos. Eles ainda foram socorridos e levados ao Hospital de Emergência e Trauma, mas faleceram.

No dia 23 de junho, as Polícias Civil e Militar prenderam, na cidade de Livramento, três homens suspeitos de envolvimento na explosão da agência do banco do Bradesco de Taperoá. Com os suspeitos foram encontradas várias armas e uma motocicleta com chassi adulterado.

No fim de maio, a Polícia Civil apreendeu na cidade de Esperança 135 artefatos explosivos que seriam utilizados em roubos a instituições financeiras e ataques a carros-fortes e ainda realizou a prisão de três envolvidos.

www.reporteriedoferreira.com.br




Governador João Azevêdo entrega restauração do Museu do Artesanato

O governador João Azevêdo entregou, nesta terça-feira (29), a restauração do Museu do Artesanato Janete Costa, localizado na Praça da Independência, no Centro de João Pessoa. A obra recebeu investimentos de aproximadamente R$ 584 mil e manteve a originalidade do prédio tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). O espaço abriga mais de mil peças produzidas por artesãos de todas as regiões do estado e representa mais um espaço de visitação para os turistas e de valorização da cultura regional.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo de fortalecer os espaços de cultura e de fomentar a economia e o empreendedorismo dos paraibanos. “Nós estamos estimulando o nosso artesanato e oferecendo toda uma estrutura para receber os turistas, contar a nossa história, fazendo com que a nossa riqueza permaneça viva e seja conhecida no mundo inteiro, proporcionando a geração de emprego e renda e de melhores condições de vida para os nossos artesãos. Temos trabalhado também para resgatar o nosso Centro Histórico e, em breve, entregaremos o Museu Cidade, onde as pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre João Pessoa”, frisou.

A primeira-dama do estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a alegria de compartilhar a realização de mais um sonho dos artesãos paraibanos. “O espaço ficou belíssimo, respeitando o projeto original da arquiteta Janete Costa. Nós também fazemos aqui uma homenagem à jornalista Goretti Zenaide, que foi uma grande entusiasta e divulgadora do nosso artesanato, à mestre Zefinha de Pitimbu, que com sua destreza e manuseio produzia peças com extrema perfeição, ganhando projeção no cenário da cultura regional e compartilhando conhecimento, e ao grande dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento e o governo continuará desenvolvendo ações em prol dos artesãos paraibanos”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodrigues, evidenciou que o museu se caracteriza como uma vitrine do artesanato paraibano e será aberto ao público tão logo a redução de casos da Covid-19 permita o funcionamento de museus. “Assim que tivermos a oportunidade de abrirmos as nossas portas, devolveremos esse equipamento à sociedade pessoense e a todos os turistas que nos visitam e esse espaço será a entrada e porta de saída de toda produção do estado porque aqui também funcionará uma loja e o turista que nos visitar poderá também adquirir uma peça de um dos nossos artesãos”, explicou.

O diretor do Museu do Artista Popular, Fábio Morais, destacou a diversidade de tipologias expostas no local. “Nós temos cerâmica, madeira, tecelagem, renda e metais e aqui encontramos a representatividade de todo nosso estado, ilustrando o que há de mais completo e genuíno da cultura paraibana”, comentou.

A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, ressaltou o compromisso do governo com a valorização do patrimônio histórico e cultural da Paraíba. “Essa é uma oportunidade de resgatarmos a nossa história e a vida do nosso povo e isso nos leva ao progresso e a sermos melhores cidadãos. A Casa estava muito deteriorada, mas com muita dedicação contribuímos para o enaltecimento do trabalho do povo paraibano e não paramos por aqui. O Museu Cidade já está pronto, iniciaremos em breve as obras da Casa de Apoio ao Artista Popular e isso representa a importância que o governador dá a essas intervenções”, disse.

O diretor superintendente do grupo Ferreira Costa, Guilherme Ferreira Costa, elogiou a iniciativa do governador João Azevêdo de oferecer mais um espaço para exposição da cultura popular. “É uma satisfação estar em João Pessoa para a reinauguração do Museu do Artesanato Janete Costa e eu agradeço pela oportunidade de compartilhar esse momento porque gostamos de valorizar essa forma de expressão da nossa cultura regional. O turista fica encantado quando vê peças tão belas e têm a oportunidade de levar para casa uma lembrança do que as pessoas produzem”, falou.

Egresso da rede estadual de ensino, Francicleudo Alves falou da alegria de trabalhar no museu e de adquirir a primeira experiência profissional com o programa Primeira Chance, que oferece oportunidades de estágios aos jovens paraibanos. “Essa é uma oportunidade incrível para os jovens do nosso estado, principalmente, nesse momento que a gente vive por causa da pandemia da Covid-19, o que gera dificuldade para o ingresso no mercado de trabalho. Nós passamos por um curso preparatório com professores altamente capacitados para podermos atuar na área, nem imaginávamos que a nossa cidade tinha museu e aprendemos um pouco mais sobre a cultura, arte e a história da Paraíba e vamos poder transmitir mais conhecimento para as pessoas”, celebrou.

A prefeita de Pitimbu, Adelma Passos, e auxiliares do Governo do Estado prestigiaram a entrega do museu.

A edificação histórica do Museu do Artesanato Janete Costa é composta por hall de entrada, recepção, sete salas de exposição, copa, terraço, lavabos e depósito. Na área externa funcionam a loja, biblioteca, curadoria do Artesanato, sala de reunião, sala de artes plásticas, lavabos, almoxarifado, oficina e depósito. O espaço irá funcionar de terça-feira aos domingos, das 9h às 17h, tão logo seja permitida a retomada de visitação aos museus em virtude da pandemia da Covid-19.

Homenagens – O Museu do Artesanato Janete Costa homenageia personalidades paraibanas, como Ariano Suassuna, Goretti Zenaide e mestre Zefinha de Pitimbu. O alpendre do Museu leva o nome de Goretti Zenaide – o “Terraço GZ”. No espaço, o turista terá à disposição uma bodega, com produtos típicos da gastronomia paraibana, como rapadura, cocada, cachaça, licor, queijos e temperos.

A mestre Zefinha de Pitimbu, responsável por repassar a técnica do trançado em fibra de coqueiro, ganhou a homenagem do Governo do Estado em um outro espaço, dando nome à sala de exposição itinerante – espaço que fortalecerá ainda mais a divulgação da produção do artesanato paraibano.

Além dos espaços com apresentação de todo o acervo, as casinhas coloridas que ficam no quintal do prédio, irão abrigar a Biblioteca Ariano Suassuna, que ganhou o nome em homenagem ao escritor e dramaturgo paraibano, além da loja de artesanato, sala de exposição itinerante, sala de reuniões, e a sala da Associação Amigos do Museu, respeitando o projeto original da arquiteta Janete Costa, falecida em 2008.

www.reporteriedoferreira.com.br




Conta de luz: Aneel reajusta valor da bandeira tarifária vermelha 2 em 52%

Imagem ilustrativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 – cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52%.

Nesta segunda-feira (28) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão em que afirmou que o país passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população. O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

O novo valor entra em vigor a partir de julho, conforme informou a Aneel na última semana. O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi feito em 2019.

Crise Hídrica
A previsão é a de que a bandeira vermelha patamar 2 vigore, no mínimo, entre os meses de julho e novembro de 2021. O motivo é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com 29,4% da capacidade de armazenamento, e não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.

As usinas termelétricas – mais caras e poluentes – estão sendo acionadas para garantir o fornecimento de energia. Por isso, houve aumento no custo da geração de energia – estimado em R$ 9 bilhões pelo Ministério de Minas e Energia, valor que é repassado para os consumidores.

Apesar da crise hídrica, o governo descarta o risco de apagão e de racionamento de energia em 2021.

Impacto na conta de luz
O reajuste anunciado pela Aneel nesta terça (29) impacta o valor final da conta de luz. André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), afirma que um reajuste médio de 15% na bandeira tarifária tem um impacto médio de 5% na conta de luz.

Já uma alta de 5% na conta de luz aumenta, em média, em 0,2 ponto percentual a inflação.

Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para sinalizar o custo de geração de energia.

A bandeira fica na cor verde quando o nível dos reservatórios está alto e não há necessidade de acionamento extra de usinas térmicas.

Com os reservatórios baixos, a previsão é a de que o custo da energia aumente, pois é necessário o acionamento de mais usinas térmicas. Assim, a bandeira pode passar para as cores amarela e vermelha (patamar 1 ou 2).

O objetivo do sistema de bandeiras é informar aos consumidores quando o custo aumenta e permitir que eles reduzam o consumo para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Antes do sistema de bandeiras, o custo do acionamento extra das térmicas era repassado somente no ajuste anual das tarifas, o que acarretava na cobrança de juros e correção monetária, penalizando o consumidor.

www.reporteriedoferreira.com.br




Vereador Dinho garante que Câmara de João Pessoa está pronta para voltar às sessões presenciais

O presidente da Câmara de João Pessoa, vereador Dinho, afirmou na tarde desta terça-feira (29) que o Poder Legislativo está pronto para voltar a realizar as sessões nas formas presencial e remota com  a presença de cerca de 50% dos parlamentares em cada modalidade. “Acredito que isso deverá acontecer até setembro quando a Prefeitura terá aplicado a primeira dose da vacina em todos os pessoenses e isso vai depender também  das normas sanitárias que serão tomadas  pelos órgãos de saúde”,   afirmou o parlamentar  durante entrevista ao Programa Rede  Verdade.

Ainda durante a entrevista, o vereador fez um balanço da última sessão do semestre realizada na manhã desta terça-feira (29), já que Câmara vai entrar em recesso parlamentar. Dinho explicou que na sessão de hoje foram aprovadas várias matérias importantes, a exemplo da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as reformas na Previdência do Município e a criação da Secretaria Anticorrupção.

Mesmo com a pandemia, Dinho comemorou o desempenho da Câmara Municipal durante esse primeiro semestre. “Foram mais de 5 mil matérias aprovadas o que representa um recorde em 10 anos de Poder Legislativo na Capital.  Entre as matérias ele destacou a proibição  do “fura-filas”  na vacinação contra a Covid-19, a redução de 2,5%  do ISS para o transporte coletivo, as matérias relacionadas ao combate ao feminicídio  bem como da proteção da Barreira do Cabo Branco e a aprovação das emendas  impositivas que vão garantir a  pavimentação de cerca de 500 ruas na Capital. “São matérias bastante relevantes que visam tão somente à melhoria da qualidade de vida do povo pessoense”, avaliou.

O presidente da Câmara de João Pessoa destacou ainda a harmonia que hoje existe entre os Poderes Legislativo e Executivo bem como com o Governo do Estado. “Fazia muito tempo que a gente não via uma cena com a que aconteceu ontem, onde o prefeito e governador e o Poder Legislativo  juntos entregavam obras relevantes para a população de nossa Capital e que ganha com essa união de forças é a população”, finalizou.

www.reporteriedoferreira.com.br   /Paraiba.com




Autor do assassinato Expedito Pereira afirma que crime foi ‘queima de arquivo’; veja vídeo

Foto: reprodução/Twitter

Leon Nascimento dos Santos, apontado como executor do crime que teve com vítima o ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira  foi ouvido na tarde desta terça-feira  (29) na Fórum Criminal. Em seu depoimento, ele  confirmou toda a versão oficial e acrescentou que o Ricardo Pereira, suposto mandante do assassinato  também tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

Leon Nascimento disse ainda que execução teve a ver com queima de arquivos, já que o sobrinho estava dilapidando o patrimônio do tio e o matou antes que isso fosse descoberto  pelo ex-prefeito. O executor também mencionou a utilização de atestados em nome de Expedito Pereira.

Entenda o caso

O delegado Victor Melo explicou que Gean, Ricardo e Leon trabalharam juntos no crime, que aconteceu no dia 9 de dezembro de 2020. Eles tiveram a prisão temporária convertida em prisão preventiva pela Justiça.

“Ricardo e Gean já trabalhavam juntos há mais tempo, mas Leon se juntou aos dois para trabalhar na campanha eleitoral de Ricardo como candidato a vereador, este ano, e ficou trabalhando com ele depois”, disse Victor.

Segundo o delegado, Ricardo teria alugado um carro que foi usado pelos dois suspeitos para pegar a moto utilizada no crime e fugir em seguida. “Descobrimos que este carro foi usado para a dupla para, depois de devolver a moto ao dono, fugir para o Rio Grande do Norte. Ao investigar o carro, descobrimos que estava no nome de Ricardo”, explicou o delegado.

Victor Melo explicou ainda que, no dia do homicídio, cerca de 20 minutos depois do crime, Gean e Ricardo foram vistos juntos em um prédio no Centro de João Pessoa.

Na casa dos investigados, a polícia apreendeu documentos, cadernos e anotações. Um cheque de R$ 12 mil, assinado por Expedito, mas que a família não reconhece a assinatura, foi achado na casa de um dos suspeitos. Na casa de Ricardo a polícia encontrou um coldre de uma arma, o certificado de propriedade de uma pistola e comprovantes fiscais de compras recentes de munição.

A moto usada no crime foi apreendida pela polícia assim como a camisa utilizada pelo executor. Com base em imagens de câmera de segurança de antes, durante e depois do homicídio, a polícia achou o local em que a camisa foi descartada. “É possível ver o Leon se desfazendo da roupa. Pesquisamos as redes sociais dele, que são abertas, e encontramos várias fotos, desde novembro do ano passado, em que ele está usando a mesma camisa”, completou Victor Melo.

www.reporteriedoferreira.com.br




Ocorrências Policiais das últimas 72hs na Paraíba

Irmãos são assassinados no Distrito de Boqueirão na Zona Rural de Cajazeiras

Os Irmãos eram acusados de vários delitos na região, inclusive um crime de morte que aconteceu na mesma localidade há cerca de 20 anos.

Dois Irmãos foram assassinados na noite desse sábado (28) no Distrito de Boqueirão, Município de Cajazeiras no Sertão da Paraíba.

Conforme informações da Polícia Militar, os Irmãos, identificados por Francisco Prudêncio da Silva, Vulgo “Caçote”, e Cícero Prudêncio da Silva, conhecido por “John Lennon” teriam sido alvos de Bandidos ainda não identificados.

A Polícia Militar ao chegar no Distrito de Boqueirão de Piranhas já encontrou John Lennon sem vida ao solo, enquanto que o Caçote teria sido levado ao Hospital Regional por terceiros, porém não resistiu aos ferimentos, e veio a falecer.

Os Irmãos eram acusados de vários delitos na região, inclusive um crime de morte que aconteceu na mesma localidade há cerca de 20 anos. A Polícia Militar do 6º BPM se encontra em diligências.

Homem morre após salvar as duas filhas de afogamento na praia de Coqueirinho; veja vídeo

Imagem reprodução

Um homem de 43 anos morreu afogado na praia de Coqueirinho, no município de Conde, Litoral Sul da Paraíba, nesse domingo (27), após salvar as duas filhas adolescentes que estavam se afogando no mar.

Segundo informações repassadas por testemunhas, o homem percebeu que as duas filhas adolescentes estavam se afogando e então entrou no mar para ajudá-las. Ele acabou se afogando em seguida.

O homem e as duas filhas foram socorridos por bombeiros e levados pelo Samu ao Hospital de Trauma de João Pessoa, onde o homem acabou morrendo. As adolescentes sobreviveram.

Veja o vídeo:

Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado dentro de mata em Santa Rita

Foto: Victor Freitas

O corpo de um homem identificado como sendo de José Ferreira foi encontrado no final da tarde deste domingo (27) em uma mata no conjunto Eitel Santiago em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. O desaparecimento foi homem foi denunciado pela família a polícia.

As buscas foram iniciadas pelo Corpo de Bombeiros e o corpo, que estava de bruços, foi encontrado por um cão farejador que pertence ao canil da Polícia Militar.

A família acredita que José Ferreira pode ter sido morto em local e o corpo deixado dentro da mata, uma vez que ele sofria de Alzheimer e tinha dificuldades de locomoção, pois andava se arrastando.

Homem é morto perto de onde morava em comunidade de João Pessoa

Homem foi assassinado perto da casa onde mora

Homem foi assassinado perto da casa onde mora (Imagem: Flávio Fernandes / RTC)

Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (27), no bairro do Róger, em João Pessoa. O crime foi registrado na comunidade do S. Equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. Contudo, a vítima não havia resistido aos ferimentos.

À equipe de reportagem da Rede Tambaú de Comunicação (RTC), a polícia informou que a vítima tinha passagem pelo crime de tráfico de drogas.

Testemunhas informaram que o algoz teria chegado ao local a pé e disparado contra o homem, que morreu a poucos metros da casa onde morava. O caso deve ser investigado.

Homem é assassinado dentro de condomínio em João Pessoa

Homem é assassinado dentro de condomínio em João Pessoa

(Foto: Reprodução)

Um homem foi morto a tiros, na manhã deste domingo, no bairro dos Funcionários IV, em João Pessoa. Conforme a Polícia Militar (PM), o crime aconteceu por volta das 10h, no Condomínio da Fraternidade.

De acordo com testemunhas, os suspeitos entraram no local e efetuaram os disparos, que atingiram a região da cabeça da vítima. Segundo a PM, o homem foi inicialmente reconhecido como Isaac. Contudo, mais tarde, a polícia atualizou e confirmou a identificação. Trata-se de Jadson Nicassio Silva. Ele tinha mandado de prisão em aberto por receptação e porte de arma. A autoria e motivação do crime são investigadas.

Colisão entre carro e moto deixa um ferido em João Pessoa

Um motociclista ficou ferido após uma colisão com um carro neste domingo (27). O acidente aconteceu no bairro de Mangabeira VIII, em frente à escola Mestre Sivuca, em João Pessoa.

De acordo com informações, o motorista que dirigia o carro tentou fazer um manobra para a esquerda quando colidiu com uma motocicleta que vinha na direção contrária. Com o impacto, o homem que estava na moto sofreu uma fratura exposta na perna e teve outros ferimentos pelo corpo. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O motorista do carro teria fugido após o acidente e deixado o veículo no local.

Moradores disseram que acidentes na região são comuns e que há anos solicitam a instalação de um semáforo no local.

Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas mortas no Sertão da PB

Local do acidente registrado na noite deste sábado (26)

Local do acidente registrado na noite deste sábado (26) (Foto: Reprodução / Redes Sociais )

Duas pessoas morreram após uma colisão entre um carro e uma motocicleta, na noite deste sábado (26), na BR-405, no município de Uiraúna, no Sertão paraibano.

De acordo com a Polícia Militar (PM), testemunhas informaram que o acidente aconteceu por volta das 19h30 após o automóvel colidir na motocicleta. Com o impacto, um homem e uma mulher foram arremessados do veículo e morreram no local.

Conforme a polícia, as vítimas foram identificadas como Patrícia Barbosa e Geraldo Damásio.  A PM informou que o motorista do carro fugiu do acidente. No local, foi encontrado um paredão de som automotivo. Até a publicação desta matéria, o condutor do automóvel não havia sido localizado.

www.reporteriedoferreira.com.br / RTC




João Azevêdo anuncia abertura de inscrições para o Empreender-PB em João Pessoa

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (28), a abertura de novas inscrições do Programa Empreender-PB. Serão abertas 200 vagas para empreendedores da cidade de João Pessoa. As inscrições serão feitas a partir do dia 5 de julho, por meio do site empreender.pb.gov.br . A informação foi dada durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou o papel do Empreender para fomentar novos negócios e incentivar a geração de renda. “Estamos abrindo, mais uma vez neste ano, inscrições para concessão de créditos através do Empreender Paraíba, para o município de João Pessoa. Na próxima segunda-feira (5), os interessados devem acessar o site. Serão 200 novos empreendedores sendo beneficiados para abrir ou ampliar seus negócios. A gente sabe que isso vai fazer com que mais empregos sejam gerados e o estado possa continuar fomentando a microeconomia. Sabemos que isso é fundamental para a economia da Paraíba”, pontuou o governador.

As linhas de créditos disponíveis para empreendedores de João Pessoa serão: Empreender Pessoa Física, Empreender Juventudes, Empreender Profissional Liberal e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Empreender-PB – Visa incentivar a geração de ocupação e renda entre os empreendedores paraibanos, bem como apoiar e fortalecer a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário e as cooperativas de produção paraibanas.

O programa possui as seguintes linhas de crédito: Para pessoas físicas – Empreender Artesanato, Empreender Cultural, Empreender Juventudes, Empreender Motociclista Profissional, EmpreenderMulher, Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Profissional Liberal Juventudes. Para pessoas jurídicas – Empreender Cooperativas, Empreender Cultural, EmpreenderInovação Tecnológica (ME-MPE-EPP), Empreender Inovação Tecnológica (MEI-EI-EIRELI), Empreender Pessoa Jurídica, Empreender Prefeituras.

www.reporteriedoferreira.com.br




Secretário de Segurança da PB admite realização de novo concurso para PM e Bombeiros e Polícia Civil

Foto: Sistema Arapuan de Comunicação

O secretário de Segurança da Paraíba, delegado Jean Nunes admitiu na tarde desta segunda-feira (28) a realização de concurso público para Policia Militar e Bombeiro Militar como também para a Polícia Civil. O anúncio foi feito pelo secretário durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.  Ele explicou que somente para a Polícia Civil serão ofertadas 1,4 mil vagas.

Para que o concurso da Polícia Militar e Bombeiro Militar aconteçam, o secretário afirmou que está sendo feito uma análise de estudo sobre a quantidade real das vagas, a partir da quantidade de policiais que vão se aposentar como também da quantidade de unidades policiais no Estado e apresentar ao governador. “Não podemos fazer um concurso solto e aberto como acontecia antes”, destacou  Jean Nunes.

www.reporteriedoferreira.com.br  Redação