Momento da pandemia melhorou, mas transmissão do vírus segue alta, diz Beltrami

A Paraíba passa por um momento de alívio nas internações e ocupação de leitos de covid-19, mas a transmissão do vírus ainda segue alta. O alerta foi feito nesta quarta-feira (23) pelo secretário executivo de Saúde do Estado, Djalma Beltrami.

“Estamos vivenciando um momento de melhoria, mas a transmissão segue alta. Temos a experiência do dia das mães que foi muito preocupante o que aconteceu. Todos queremos dias melhores, mas para colaborar com isso é preciso ficar em casa, com quem mora com você. Não organize festas, nem traga pessoas de fora. Vamos aguardar o São João de 2022 para todos estarem juntos”, argumentou Beltrami.

www.reporteriedoferreira.com.br




Polícia deflagra operações contra aglomerações e fogueiras na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) deflagra, no início da noite desta quarta-feira (23), duas operações para reforçar a segurança da população e as fiscalizações de medidas restritivas relacionadas à pandemia da Covid-19. Serão a Operação Nômade e a Operação São João sem Fogueiras.

A Operação Nômade é uma operação de reforço da segurança para prevenir assaltos, crimes contra a vida e outros, mas também para atuar no combate a aglomerações e festas clandestinas. Serão realizadas blitzen, abordagens a pessoas, veículos e ônibus. O reforço contará com 892 policiais e 374 viaturas.

Já na Operação São João sem Fogueiras, equipes do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros estarão atendendo a denúncias de fogueiras. Na Paraíba, a Lei Estadual 11.711, válida enquanto durar a pandemia de covid-19, proíbe acender fogueiras em espaços urbanos em toda a Paraíba. Isso porque a fumaça pode agravar problemas respiratórios causados pela Covid-19, além de aumentar o fluxo nos hospitais.

A população pode denunciar as fogueiras pelos telefones da PM, 190, ou do Corpo de Bombeiros, 193. A multa para quem acende fogueiras irregularmente é superior a R$ 500.
No ano passado, a operação identificou 112 fogueiras, sendo 102 no São João e 10 na comemoração de São Pedro. Houve uma redução de 75% na entrada de pacientes com queimaduras nos hospitais de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande, com 30 casos a menos, de acordo com as informações da PM.

Fiscalização

A Polícia Militar fiscalizará as regras do decreto estadual válido até o dia 2 de julho. Nesse período, as festas juninas estão proibidas, tanto as patrocinadas por entes públicos e privados, como também aquelas em áreas de lazer de condomínios e similares.

Os bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e similares podem funcionar todos os dias das 6h às 21h, com 30% da capacidade, sendo que após esse horário só é permitido delivery ou take away.
Cinemas, museus, teatros, circos, casas de festas, centros de convenções e salas de espetáculos estão proibidos de funcionar. A realização de eventos como congressos, seminários, conferências, shows e feiras comerciais também está proibida.

ASSESSORIA




Bolsonaro exonera Ricardo Salles do cargo de ministro do Meio Ambiente

O presidente Jair Bolsonaro exonerou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A exoneração foi publicada no “Diário Oficial da União” e informa que a exoneração foi a pedido de Salles.
No mesmo decreto, Bolsonaro nomeou Joaquim Alvaro Pereira Leite como novo ministro do Meio Ambiente.

www.reporteriedoferreira.com.br g1




Coriolano teve pedido rejeitado pelo STJ para suspender processos que responde na Calvário

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu pedido de habeas corpus apresentado por Coriolano Coutinho para suspender tramitação, no Tribunal de Justiça da Paraíba, de um dos processos da operação Calvário em que figura como réu.

A defesa de Coriolano argumenta que solicitou ao gabinete do relator do processo, Ricardo Vital, a retirada dos autos para realização de cópias, no entanto foi informada de que não seria possível.

“Em ato subsequente, também, informaram à Defesa que é permitido, apenas, o acesso aos processos em cartório para que os advogados fotografem os processos que têm interesse. Ademais, salientaram que, para a extração de cópias das mídias, a defesa deveria levar um computador ao gabinete e deixá-lo lá até o término de sua obtenção”, diz a defesa.

Para a defesa, há ilegalidade na medida, que dificulta o exercício da defesa de Coriolano, já que são aproximadamente oito mil páginas que deverão ser fotografadas. Por isso, foi requerido ao STJ a suspensão da tramitação da ação penal até que seja possível a retirada dos autos para cópia.

“A Parte Impetrante não apontou nenhum ato praticado por autoridade que atraia a competência do Superior Tribunal de Justiça para processar e julgar originariamente o habeas corpus”, disse a ministra ao indeferir o pedido. MaisPB

www.reporteriedoferreira.com.br




Polícia prende no Sertão suspeitos de explodirem agência bancária na semana passada

A Polícia Civil da Paraíba, em ação integrada com a Polícia Militar, prendeu na manhã desta quarta-feira (23), na cidade de Livramento, três homens suspeitos de envolvimento na explosão do banco do Bradesco de Taperoá.

Segundo informações do delegado Cristino Jacques, com os suspeitos foram encontradas várias armas e uma motocicleta com chassi adulterado.

A explosão do banco Bradesco na cidade de Taperoá aconteceu na madrugada da quarta-feria passada, dia 16. Com o impacto da explosão, a porta de vidro e um dos caixas eletrônicos ficaram destruídos. Na ocasião, os bandidos dispararam contra o posto policial da cidade e conseguiram fugir.

Desde o dia em que ocorreu o fato a Polícia Civil iniciou as investigações e passou a monitorar os possíveis locais para onde os criminosos poderiam ter fugido, o que culminou com a prisão dos três suspeitos na manhã de hoje, com o apoio da Polícia Militar. Ação foi coordenada pelo delegado Cristiano Jacques, da Polícia Civil, e Cel. Campos e Cel. Rômulo, da Polícia Militar.

Os presos foram ouvidos pela Polícia Civil e estão sendo encaminhados para o presídio de Patos, onde ficarão à disposição da Justiça.

www.reporteriedoferreira.com.br