Tudo passa; acerte o passo! por Valter Nogueira 

por Valter Nogueira

Tudo passa; acerte o passo!

Temos experimentado nos últimos quinze meses uma situação que nunca vivemos antes, na nossa geração. Falo da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), que só no Brasil já ceifou a vida de mais de 450 mil pessoas – população de uma cidade de porte médio. É a maior crise sanitária mundial dos últimos cem anos.

Diante de tal realidade, não precisa ser médico para saber que, ante uma crise de saúde pública, a ciência deve ser a primeira luz a ser seguida. Portanto, aos negacionistas, é recomendável atenção ao que diz as escrituras: “Acerte o passo, pra não piorar o que já é manco…”.

Em outras palavras, não é desonra reconhecer que, as vezes, estamos no caminho errado e que é necessário corrigir a rota. A propósito, os pilotos de avião sabem bem o que é isso; em aviação, a rota é sempre checada e corrigida quando necessária.

Ocorre que, por vezes, o homem quer ser maior que Deus, por ser filho de Adão. E estes, por acreditar em tal ilusão, conseguem iludir um sem número de ovelhas desgarradas. São lobos em pele de cordeiro – falso líderes que, aos poucos, conduzem seus seguidores ao mau caminho.

A realidade ocorre porque, em situações extremas, muita gente fica a vagar  como ovelhas perdidas, desgarradas. Depois, ao cair em si, percebe que se distanciou de si próprio, da verdadeira identidade; muitas vezes por acreditar em falsos líderes, o que pode levar ao fanatismo.

Diante de tal realidade, os desgarrados se olham no espelho mas não se reconhecem mais; vasculham a mente e se assustamos com as coisas que encontram dentro dela. Se deparam com pensamentos distantes de suas  realidades, que parecem que vieram de outra pessoa.

Quantas pessoas que, antes, tinham comportamento reto, se tornaram serem humanos irreconhecíveis. Isso é algo que nos leva a reflexão: como essas pessoas se tornaram tão amargas, vingativas etc. Como foi possível deixar que tais ideias e conceitos inundassem suas mentes, tornando-as insensíveis a dor do próximo.

Nesse momento, é preciso se reencontrar senão tudo não terá mais jeito.

A boa notícia é que, mesmo em tempos difíceis, tudo passa. E o tempo mostrará quem está com a verdade.

Viva Ariano Suassuna!

Se vivo estivesse, o mestre Ariano Suassuna estaria, nesta quarta-feira (16), completando 94 anos de idade. Entre as célebres frases do mestre, destaco esta citação:

“O fanatismo e a inteligência nunca moraram na mesma casa”.

www.reporteriedoferreira.com.br  por Valter Nogueira  – Jornalista,radialista e escritor