Parlamento de Israel confirma nova coalizão de governo e tira Netanyahu do poder

Benjamin Netanyahu na sessão do parlamento em que sua saída do cargo de premiê foi confirmada — Foto: Reuters/Ronen Zvulun

Israel inicia, neste domingo (13), uma nova etapa de sua história depois que uma votação no Parlamento ratificou uma “coalizão de mudança” no poder, derrubando o premiê Benjamin Netanyahu.

O Knesset se reuniu numa sessão especial para que o líder da oposição, o centrista Yair Lapid, e o chefe da direita radical Naftali Bennett apresentassem a equipe do novo governo, que em seguida foi ratificada em votação. Bennet é o novo premiê.

Na avaliação de Guga Chacra, comentarista da GloboNews, este não deve ser o fim da carreira de Benjamin Netanyahu. Assista ao comentário:

A coalizão é bastante heterogênea, pois inclui:https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

  • dois partidos de esquerda;
  • dois partidos de centro;
  • três partidos de direita ;
  • um partido árabe, pela primeira vez num governo de Israel.

A frente foi formada com o principal objetivo de remover Netanyahu e conseguiu uma apertada maioria necessária 60 votos a favor, 59 votos contra e uma abstenção.

Netanyahu, de 71 anos, está sendo julgado há um ano por suspeita de corrupção. Protestos pedindo sua renúncia ocorrem há meses. O último deles foi na noite de sábado.

Em frente à sua residência oficial em Jerusalém, os manifestantes não esperaram a votação no Parlamento para celebrar a “queda” do “rei Bibi”, o apelido de Netanyahu, que foi chefe de governo de 1996 a 1999 e, depois, de 2009 a 2021.

“A única coisa que Netanyahu queria era nos dividir, uma parte da sociedade contra a outra, mas amanhã estaremos unidos, direita, esquerda, judeus, árabes”, disse Ofir Robinsky, um manifestante.

‘Transição pacífica’

A nova coalizão será liderada por Bennett, chefe do partido de direita Yamina, pelos primeiros dois anos, e depois por Yair Lapid por um período equivalente.

O partido Likud de Netanyahu se comprometeu com uma “transição pacífica de poder” após mais de dois anos de crise política com quatro eleições, cujos resultados não permitiram a formação de um governo ou levaram a uma união nacional que durou apenas alguns meses.

www.reporteriedoferreira.com.br /G1




Ocorrências policiais das últimas 24 horas em João Pessoa

Homem é executado com vários tiros na região frontal em João Pessoa

Foto: Redes Socias

Um homem foi executado a tiros na manhã deste domingo (13) em João Pessoa, o crime aconteceu nas proximidades de um condomínio, na Comunidade de Gramame.

De acordo com a polícia, o homem, que tinha cerca de 30 anos e não foi identificado, foi executado com quatro tiros na cabeça e uma região do antebraço.

As primeiras investigações foram iniciadas pelo delegado Paulo Josafá, que ainda desconhece os autores e os motivos do crime.

 

Homem invade ambulância , aagride condutor e tenta esfaquear enfermeira e paciente em JP

Foto: reprodução/Vídeo

O condutor, uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) além de uma paciente passaram por maus momentos no final da noite desse sábado (12), João Pessoa.

De acordo com a polícia, a equipe médica foi chamada para atender a uma ocorrência de uma mulher grávida no condomínio Novo Geisel.

No momento do atendimento, um homem entrou na ambulância e, armado com uma faca, feriu o pescoço do condutor e tentou esfaquear a paciente e a enfermeira que saiu correndo.

Logo em seguida, o desconhecido tentou fugir na ambulância do do Samu. mas foi impedido pelo condutor e saiu correndo. A Polícia Militar foi acionada e iniciou as investigações e buscas, mas o suspeito não foi preso.

A queixa da ocorrência foi prestada na manhã deste domingo (13) pela enfermeira na Central de Polícia de João Pessoa. A Polícia vai tentar descobrir se o homem queria assaltar os ocupantes da ambulância ou se o alvo dele era a mulher que estava em atendimento médico.

Morador de rua agredido a golpes de armas branca na Praça dos Três Poderes, na Capital

Vitima é socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma (Foto: Reprodução)

Mais um caso de violência foi registrado na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa.

Na noite deste sábado (13), um morador de rua foi atingido com uma facada nas costas enquanto dormia no local. Um colega dele, que presenciou a cena, ligou para a Polícia Militar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital de Trauma da Capital.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeito de Cajazeiras José Aldemir é internado por causa da Covid-19

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (Progressistas), precisou ser internado em hospital particular em João Pessoa, nesse sábado (12). De acordo com as informações, eles está com 40% do pulmão comprometido por causa da Covid-19

Ele foi diagnosticado com a Covid-19 no início da semana e estava se recuperando em sua casa na Capital.

Na quinta-feira (10/6), Aldemir afirmou que apresentava sintomas leves e estava “ótimo”.

Segundo a sua esposa, a deputada estadual Dr. Paula (Progressistas), se fizer necessário, o prefeito será levado para continuar o tratamento em São Paulo.

www.reporteriedoferreira.com.br