Tite divulga convocação da Seleção para Copa América Brasil estreia na competição no próximo domingo

Brasil estreia na competição no próximo domingo

Brasil
Reprodução

Brasil

O técnico Tite confirmou na tarde desta quarta-feira a lista de convocados para a disputa da Copa América . O treinador manteve praticamente todos os nomes que foram chamados para os dois últimos jogos das Eliminatórias, com exceção de Rodrigo Caio , que substituiu Thiago Silva , machucado. O jogador do Chelsea estará à disposição para a competição.

Apesar de Rodrigo Caio ter ficado de fora, o Flamengo ainda conta com dois jogadores na lista: Gabigol e Éverton Ribeiro . Os atletas se reapresentarão à Seleção na próximo sexta-feira, em São Paulo, e a estreia na Copa América será no próximo domingo, contra a Venezuela, às 18h, em Brasília.

Foto: Instagram

Veja a lista completa:
GOLEIROS

Alisson – Liverpool (ING)

Ederson – Manchester City (ING)

Weverton – Palmeiras

LATERAIS

Alex Sandro – Juventus (ITA)

Danilo – Juventus (ITA)

Emerson – Barcelona (ESP)

Renan Lodi – Atlético de Madrid (ESP)

ZAGUEIROS

Éder Militão – Real Madrid (ESP)

Felipe – Atlético de Madrid (ESP)

Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)

MEIO-CAMPISTAS

Casemiro – Real Madrid (ESP)

Douglas Luiz – Aston Villa (ING)

Everton Ribeiro – Flamengo

Fabinho – Liverpool (ING)

Fred – Manchester United (ING)

Lucas Paquetá – Lyon (FRA)

ATACANTES

Everton – Benfica (POR)

Gabriel Barbosa – Flamengo

Gabriel Jesus – Manchester City (ING)

Neymar Jr. – Paris Saint-Germain (FRA)

Richarlison – Everton (ING)

Roberto Firmino – Liverpool (ING)

Vini Jr – Real Madrid (ESP)

Foto: Instagram
www.reporteriedoferreira.com.br  Por O Dia 



CPI convoca acareação entre coordenadora de imunizações e médica Luana Araújo

Segundo o parlamentar, a coordenadora do PNI do Ministério da Saúde foi a responsável recomendar a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca, com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança

A CPI da Pandemia aprovou a convocação da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana Fantinato. O pedido partiu do senador Otto Alencar (PSD-BA), que apresentou o requerimento logo na abertura da reunião desta quarta-feira (9). Os senadores farão uma acareação entre Francieli e a infectologista Luana Araújo, que já depôs à comissão.

Segundo o parlamentar, a coordenadora do PNI do Ministério da Saúde foi a responsável por editar nota técnica aos estados, recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca, com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência.

O senador alegou que a bula do imunizante é clara ao não recomendar seu uso em grávidas, e algumas delas acabaram morrendo, disse. Otto pretende que as duas especialistas esclareçam detalhes sobre possíveis riscos relativos a vacinação de gestantes.

“Isso é muito grave. Será que não vale a pena discutir se foram aplicadas as segundas doses com imperícia?” – indagou Otto Alencar, ao pedir apoio dos colegas para aprovação do pedido.

Outro problema apontado pelo senador é que o Ministério da Saúde não comprou o número de vacinas suficiente e foi obrigado a esticar os intervalos entre a primeira e a segunda dose. A Pfizer recomenda 21 dias; a AstraZeneca, 28.

“O governo não deu as segundas doses no tempo certo porque não tinha disponíveis, aí começou a esticar para dizer que vacinaram 74 milhões de brasileiros. Só que os completamente imunizados são apenas 10,8% da população, ou seja, 20 milhões de pessoas num país de 215 milhões de habitantes” afirmou Otto.

Discussão
Antes da votação do pedido, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) reclamou da convocação de testemunhas sem o prazo regimental de 48 horas para publicação do requerimento.

Segundo ele, “essas ‘alterações surpresa’ minam a confiança da população na CPI” e prejudicam a transparência dos trabalhos. Otto Alencar disse então que o colega estava contra a investigação da morte de parturientes, quando foi iniciada uma discussão.

Leitura da bula
O assunto foi levado pela primeira vez à CPI na reunião de terça-feira (8) pelo próprio Otto Alencar, quando perguntou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se ele havia lido a bula das vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil. O ministro disse que não lera e provocou reação indignada do senador.

“Lamento, mas o senhor é autoridade sanitária do Brasil, é quem determina como devem ser aplicadas e quem deve tomar vacinas ou não. Por isso, tem que conhecer qual o método da construção, os riscos e possíveis efeitos colaterais. O senhor deveria ao menos ter lido a bula. E devo dizer que talvez o ato mais irresponsável que um ministro da Saúde pode cometer é determinar aplicação de uma vacina sem ter conhecimentos dos efeitos colaterais” – reclamou o parlamentar.

Otto Alencar também questionou os prazos dilatados entre as aplicações das doses, quando foi interpelado por Marcelo Queiroga, que alegou que não estava tendo a oportunidade de responder.

“Nós distribuímos 70 milhões de doses de vacina para a população brasileira, senador! O senhor não pode  querer desqualificar a autoridade sanitária do Brasil por ter lido ou não a bula de uma vacina ” – reclamou Queiroga.

“Não estou desqualificando, não. Não levante a voz para mim. Eu disse que o senhor não lê a bula, e o senhor não leu” – rebateu Otto.

Os dois prosseguiram na discussão, e o presidente Omar Aziz decidiu suspender a reunião por alguns minutos. Na volta aos trabalhos, já com ambos mais calmos, Otto reiterou que a nota técnica emitida por Francieli ignorou a situação das gestantes.

“O senhor pegou um grande pepino para resolver, e eu vejo que tem boa intenção, mas numa doença grave dessa, tem que ler tudo para editar normas técnicas. São essas normas técnicas que servem para os estados. A edição é do Ministério da Saúde; ele é que coordena todas as ações. Isso é muito grave” – completou Otto.

www.reporteriedoferreira.com.br   Com informações da Agência Senado




Jovem é morto com vários a tiros em João Pessoa

Um jovem foi assassinado a tiros na tarde desta quarta feira (9) em João Pessoa. O crime aconteceu na Comunidade Laranjeiras, no bairro José Américo, em João Pessoa.

De acordo com a polícia, o jovem saiu no seu carro para atender a um chamado. Ele estava conversando com um homem, quando, de repente, foi atingindo com vários disparos e morreu no local.

Testemunhas já foram arroladas pela policia a fim de serem submetidas a oitivas.

www.reporteriedoferreira.com.br

 




Fux garante Copa América a Bolsonaro e STF não deve impedir competição no Brasil

Supremo Tribunal Federal definirá, nesta quinta, em sessão extraordinária, se competição será disputada no país

 

FuX
Reprodução: iG Minas Gerais

FuX

O Supremo Tribunal Federal (STF) acena para confirmar que a Copa América 2021 realmente seja realizada no Brasil. A palavra final da Corte, que deve acontecer em sessão marcada para esta quinta-feira, deve manter a decisão e legitimidade do Poder Executivo para a realização dos jogos, seguindo as medidas sanitárias cabíveis, de acordo com o portal Globo.

A confirmação dos jogos no Brasil pode acontecer quando o país caminha para alcançar a marca de 500 mil mortos pela doença. A sessão extraordinária foi marcada após pedido de da ministra Cármen Lúcia (PSB) — relatora de duas ações sobre o tema. A partida de estreia será entre a Seleção e a Venezuela, no próximo domingo.

O Brasil “acolheu” a competição após Colômbia e Argentina desacordarem com a Conmebol o recebimento nos países. As regiões, que também sofrem com a pandemia de coronavírus, declinaram após pressão popular e opção governamentais. O presidente da República, Jair Bolsonaro, atualmente sem partido, segue trabalhando para viabilizar os duelos esportivos em algumas sedes nacionais.

Na tarde desta terça-feira, Bolsonaro teria ligado o presidente do STF para marcar um encontro com Fux. De acordo com o portal Metrópoles, a conversa delimitou que o Supremo não se oporá à realização da Copa. Alguma diferença pode partir de Ricardo Lewandowisk, relator no tribunal de parte das ações que tem a ver com a Covid-19, que pode fazer exigências sanitárias para que os jogos aconteçam.

www.reporteriedoferreira.com.br / Por Lance




Ex-prefeito Cartaxo afirma que será candidato em 2022

Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo afirma que irá concorrer nas eleições em 2022, mas ainda não decidiu em qual cargo irá disputar.

Cartaxo foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos, entre 2013 e 2021. Já foi deputado estadual da Paraíba, vereador de João Pessoa quatro vezes, e vice-governador da Paraíba.

“Eu tenho uma identificação muito grande com o Poder Executivo” – afirma ao especular qual vaga vai concorrer, se ao Governo do Estado, Senado ou Legislativo Federal.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Assessoria




João Azevêdo acompanha entrega de 19 motos para profissionais de Riachão do Poço

O governador João Azevêdo acompanhou, nesta quarta-feira (9), em Riachão do Poço, a entrega de 19 motos para profissionais do município, contemplados com a linha de crédito Empreender Motociclista Profissional. A ação representa um investimento superior a R$ 330 mil, garantindo melhores condições de trabalho aos contemplados.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o foco do governo de assegurar a geração de emprego e renda, a movimentação da economia e a segurança dos trabalhadores. “A aquisição de equipamentos como esses, para utilização de forma profissional, é muito importante porque sabemos que durante a pandemia houve um acréscimo muito grande dos serviços de delivery e nós estamos atuando na linha do microcrédito e na habilitação social para esses profissionais, ampliando o programa, que antes era só para carros, e passa a também ser para motos em virtude da grande necessidade do segmento”, frisou.

O secretário executivo do Empreender, Fabrício Feitosa, destacou a importância da iniciativa para atender às pessoas que precisam da atenção do governo para garantir melhores condições de trabalho. “Nós estamos fazendo essa entrega, atendendo as expectativas dos motofretistas e da demanda do sindicato em virtude da necessidade que a pandemia tem trazido e da importância dessas pessoas para a economia local e nós estamos dando mais qualidade de vida e de trabalho para os empreendedores”, comentou.

A prefeita de Riachão do Poço, Cilinha Dias, afirmou que as motos chegam em um momento importante para os motociclistas e para os moradores do município que precisam dos serviços. “É muito importante esse trabalho do Governo do Estado em parceria com o município, principalmente, pela importância do que isso vai trazer para os motociclistas. A pandemia trouxe muitas dificuldades para diversas classes sociais e essas motos chegaram numa boa hora, apesar de atravessarmos essa fase tão ruim, e essa ação é fundamental para ajudar no sustento das famílias”, falou.

O motociclista Paulo Ricardo agradeceu a atenção do Empreender. “Foi muito bom o Empreender conceder essa linha de crédito para nós que vamos ter um transporte de mais qualidade, melhorando o serviço para os nossos clientes. Eu agradeço a todos que nos deram essa oportunidade e apoio”, disse.

O mototaxista José Olívio também comemorou a conquista. “Eu tinha uma moto velhinha e isso prejudicava bastante o nosso serviço e essa moto vai nos ajudar muito porque dará mais conforto aos nossos clientes e reduzirá o nosso gasto com consertos. Eu agradeço ao governo e ao Empreender pelo projeto”, celebrou.

O deputado estadual João Gonçalves e auxiliares do Governo do Estado acompanharam a entrega das motociclistas.

A linha de crédito Motociclista Profissional é destinada a pessoas físicas que atuam no setor de transporte de pessoas, cargas e prestação de serviços, estejam filiados a sindicatos profissionais de categorias da área, e pretendam adquirir motocicletas novas (0 km), equipamentos/acessórios profissionais e de segurança também novos para tais veículos, a serem utilizados exclusivamente como meio de trabalho.

www.reporteriedoferreira.com.br / Assessoria