João volta a defender rigidez de decreto e diz que vacinação e redução de mobilidade ajudam a barrar a covid-19

O governador João Azevêdo (Cidadania) disse, nesta segunda-feira (7), no programa ‘Conversa com o Governador’ da rádio Tabajara, que a decisão de aplicar um decreto mais rígido segue o cenário de alta na contaminação da covid-19 que impacta no aumento de mortes, ocupação de leitos e transmissibilidade. Para ele, as mais de 7 mil vidas de paraibanos que foram perdidas por causa da pandemia e o risco de colapso no sistema de saúde devem sensibilizar as pessoas para cumprir as medidas do decreto.

O chefe do Executivo também criticou a tentativa de flexibilizar as medidas de combate à pandemia ao lembrar de municípios, que mesmo sem ter leitos ou hospitais, insistem em desconsiderar a situação de alerta em que vive o estado. “Estamos tendo que fazer intubação até em UPAs, e munícipios que não tem um único leito de UTI, nem um hospital querem flexibilizar, e acabam sobrecarregando os hospitais que já estão lotados”, criticou.

No último final de semana, uma medida judicial autorizou o funcionamento de estabelecimentos e academias em João Pessoa, indo de encontro ao decreto estadual que determina o fechamento desses locais.

“Somos obrigados a tomar medidas mais rígidas. Precisamos segurar um pouco a mobilidade urbana e aumentar a vacinação. O governo é obrigado a tomar medidas mais restritivas quando você tem mais de 7 mil óbitos, municípios em estado de alerta em bandeiras laranja e vermelha, além da alta da transmissibilidade com leitos lotados em diversos hospitais e até em UPAs”, destacou.

Sobre o decreto que impõe quase um lockdown aos fins de semana e restringe uma série de atividades em diversos segmentos como educação, comércio e outros, o gestor destaca que a iniciativa é resposta ao cenário critico da pandemia.

“Queremos que a redução de mobilidade urbana aconteça. Se você tem menos pessoas circulando, você tem menos contaminação. Infelizmente a taxa de transmissão em João Pessoa está muito alta. Isso nos preocupa muito. Nós temos que levar em consideração, a mobilidade urbana, a ocupação de leitos e a transmissibilidade para fazer esses decretos. Quando a gente junta os dados, a gente toma a decisão”, considerou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Documentos da PF indicam que empresário bancou material de campanha de Bolsonaro sem declarar à Justiça

 

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

Documentos obtidos pela Polícia Federal indicam que um empresário de São Paulo bancou material de divulgação da campanha de Jair Bolsonaro à presidência da República nas eleições em 2018 sem declarar à Justiça Eleitoral. Ao longo das investigações no inquérito dos atos antidemocráticos, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), a PF encontrou no computador de Otávio Fakhoury, apoiador de Bolsonaro, notas fiscais emitidas por duas gráficas sediadas na região Nordeste.

Os serviços, contratados pelo empresário, consistiram na impressão de 560 mil itens de propaganda eleitoral de Bolsonaro como panfletos e adesivos com foto do candidato, o número da chapa e a proposta de campanha. Procurado, o empresário confirma a existência dos documentos, mas diz que eles se referem a “despesas de amigos que fazem parte de movimentos sociais”. “Por não se tratarem de doação à campanha do candidato, não comuniquei a ele, à coordenação da campanha ou a pessoas próximas a ele sobre esses pagamentos. No mais, reitero que todas as minhas contribuições de campanhas eleitorais foram regularmente declaradas aos órgãos eleitorais competentes”, afirma Fakhoury.

Ouvido sobre o caso, um ex-ministro do TSE afirmou que a investigação só poderia caracterizar o crime de caixa dois por parte da campanha caso fique comprovado que a equipe do candidato tinha conhecimento da produção dos panfletos. Na prestação de contas da campanha de Bolsonaro apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fakhoury não aparece como doador oficial. As gráficas contratadas pelo empresário também não constam da lista de fornecedoras.

Procurado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou através de sua advogada desconhecer a doação:

“O Presidente da República e a equipe de campanha jamais tiveram essa informação, vindo a saber pelo veículo de comunicação sobre essas eventuais despesas, desconhecendo, até o momento, o conteúdo do material publicitário, já que os inquéritos do STF tramitam sob sigilo. Ressalte-se que seria impossível o lançamento de despesa desconhecida, não produzida e não autorizada pela campanha, com base no art. 37 da Res/TSE n. 23.553/17. A campanha presidencial declarou na prestação de contas, aprovada pelo TSE, todos os seus gastos com propaganda, inclusive os materiais confeccionados pela campanha, que foram distribuídos nas reuniões e manifestações nas ruas”.

De acordo com a PF, foram encontradas três notas fiscais com o valor total de R$ 53.300,00 e emitidas em nome de Otávio Fakhoury. As duas primeiras datam de 23 de outubro de 2018. A terceira, de 25 de outubro de 2018. Todas, portanto, são referentes ao período do segundo turno presidencial, disputado entre Bolsonaro e o candidato do PT Fernando Haddad, que tinha votação mais expressiva na região Nordeste, justamente onde o material gráfico foi bancado pelo empresário.

Ainda segundo a PF, as gráficas contratadas por Fakhoury estão sediadas em João Pessoa (PB) e em Natal (RN). O dono de uma delas, José Luciano Araújo dos Santos, fundador da Gráfica Criart, foi procurado pelo GLOBO e confirmou ter prestado os serviços de impressão de material publicitário para a campanha de Bolsonaro, mas não quis falar a respeito do contratante:

— Foi tudo passado para a Polícia Federal — afirmou ele.

Ao prestar depoimento à PF no inquérito dos atos antidemocráticos, Fakhoury foi indagado se fez colaborações à campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, mas respondeu que não. O empresário disse apenas ter feito doações oficiais para quatro candidatos do PSL em São Paulo.

Empresário do ramo imobiliário, Otávio Fakhoury entrou na mira do inquérito dos atos antidemocráticos após ter financiado a realização de manifestações com ataques ao STF. Ele faz parte de um grupo de apoiadores do presidente que inclui o dono da Havan, Luciano Hang, e o dono do restaurante Madero, Junior Durski, dentre outros empresários. Fakhoury chegou a articular a compra de uma rádio por um pool de empresários bolsonaristas para veicular conteúdo favorável ao governo, mas o assunto não avançou. Em seu telefone celular, a PF encontrou conversas frequentes com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a respeito da aquisição da rádio.

Bolsonaro já é alvo de uma investigação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a suspeita de que empresários teriam contratado serviço de disparo em massa de WhatsApp no período eleitoral, também fora da prestação de contas oficial.

O relatório parcial da Polícia Federal sobre o inquérito dos atos antidemocráticos propõe o aprofundamento em duas linhas de investigação, uma delas sobre o repasse de recursos do governo federal para grupos envolvidos com atos antidemocráticos, e outra a respeito da formação de uma milícia digital com perfis falsos para apoio ao governo. A Procuradoria-Geral da República (PGR), em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira passada, pediu o arquivamento do caso após apontar que a PF desviou o foco da investigação e não encontrou provas do envolvimento de parlamentares. Agora, o caso depende de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.

O Globo




Marco Legal do Livre Comércio Sobre Rodas da Capital recebe parecer favorável da CCJ da Câmara Municipal

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi favorável ao Projeto de Lei (PL) que cria o Marco Legal do Livre Comércio Sobre Rodas na Capital paraibana. Os parlamentares também foram favoráveis a inclusão dos agentes de segurança pública no rol de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na reunião desta segunda-feira (7), ao todo foram apreciadas 22 matérias, das quais receberam parecer favorável 18 PLs, dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) e um Projeto de Lei Complementar (PLC); um PL recebeu parecer contrário.

Dos PLs que receberam parecer favorável foi destaque o 1483/2019 , do vereador Carlão (Patriota), que cria o Marco Legal do Livre Comércio Sobre Rodas no município de João Pessoa, com regulamentação sobre os ‘food trucks’ (trucks, reboques ou semirreboques e bikes), que comercializem alimentos nas ruas da Capital paraibana. De acordo com o documento, não haverá tempo máximo de permanência desses veículos no local de exercício de suas atividades desde que estejam em funcionamento e fica “terminantemente” proibida a disponibilização de mesas, cadeiras e bancos para o atendimento aos clientes nas vias públicas, estacionamentos públicos e calçadas.

Já o PLC 4/2021, de autoria do vereador Tarcísio Jardim (Patriota), que recebeu parecer favorável, altera o artigo 187, I, da Lei complementar 53/2008, o Código Tributário Municipal, para incluir no rol de isenção do IPTU os policiais penais, conhecidos por agentes de segurança pública. A unanimidade dos presentes derrubou o parecer contrário do relator da matéria, vereador Thiago Lucena (PRTB). Tarcísio Jardim também teve um PL de sua autoria que recebeu parecer favorável, o 186/2021, que fixa normas de transparência e dados a serem obrigatoriamente divulgados nos sítios eletrônicos dos poderes e órgãos públicos de João Pessoa, com vistas ao princípio constitucional da publicidade dos atos e ações públicas, garantindo ao cidadão acesso pleno e irrestrito à informação adequada e clara.

Outras matérias com parecer favorável 

Também receberam destaque, dentre as matérias com parecer favorável, os seguintes PLs: o 167/2021, de Junio Leandro (PDT), que estabelece as atividades de delivery como essenciais em períodos de decretação de emergência e pandemia em todo o território de João Pessoa; o 232/2021, do vereador Guga (Pros), que dispõe sobre a permanência de acompanhantes a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maternidades, e demais instituições hospitalares de atendimento à diagnosticados com covid-19 nas redes públicas e privadas da cidade; e o 210/2021, de Zezinho Botafogo (Cidadania), que garante o atendimento prioritário e a acessibilidade de pessoas com obesidade, obesidade severa ou obesidade mórbida aos serviços dos estabelecimentos bancários, comerciais, órgãos públicos e outros serviços que importem em atendimento através de filas, senhas ou outros métodos similares.

Ainda receberam parecer favorável os PDLs  6/2021, de Odon Bezerra (Cidadania) e 9/2021, de Milanez Neto (PV), com a outorga do Título de Cidadão Pessoense ao médico Daniel Gomes Monteiro Beltrammi e ao deputado federal Pedro Oliveira Cunha Lima, respectivamente.

www.repoteriedoferreira.com.br




Governo da Paraíba inicia terceira fase da imunização contra influenza nesta quarta-feira

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciará, na próxima quarta-feira (09) a terceira e última fase da imunização contra influenza. Os 223 municípios paraibanos receberam as doses para esta etapa na última quinta-feira (03) e a vacinação se estende até o dia 9 de julho. A meta é vacinar 1.507.993 paraibanos, de acordo com os grupos do Plano Nacional de Imunização (PNI), mas até agora menos de 500 mil pessoas foram imunizadas no estado.

Esta fase contemplará portadores de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até agora foram vacinados apenas 32,9% das pessoas aptas, sendo a população indígena o grupo com maior porcentagem de imunização, com 98,5% e os idosos com a menor, apresentando uma taxa de apenas 32% de adesão à campanha. De acordo com o cronograma, a primeira fase foi destinada às crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda fase foi voltada para outros dois públicos: os idosos a partir dos 60 anos e os professores.

“É importante que o público contemplado continue procurando os postos de vacinação para receber o imunizante até o final da campanha, independente da data prevista no cronograma. A vacina é uma das medidas mais efetivas na prevenção contra a influenza, contribuindo para a redução da circulação viral na população, assim como as complicações resultantes dela e óbitos”, explicou a assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Vitorino de Souza Vasconcelos.

Sintomas – A síndrome gripal (SG) tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Nos casos mais graves há o aparecimento de dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização. Nesta situação, a enfermidade passa a ser denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

www.reporteriedoferreira.com.br



Seleção vai disputar a Copa América e decisão será divulgada na terça-feira

 

Tite
Divulgação

A Seleção Brasileira irá disputar a Copa América, segundo informa o “Globoesporte.com”. Apesar da insatisfação de jogadores e comissão técnica com os recentes problemas na CBF, a equipe inicia o torneio diante da Venezuela no próximo sábado, em Brasília.

Embora não haja um comunicado oficial, os atletas e o técnico Tite devem se pronunciar após o duelo contra o Paraguai, nesta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Há também a expectativa pela divulgação de um manifesto escrito por todos os envolvidos e o posicionamento do grupo com relação ao torneio.

Além do Brasil, outras seleções já confirmaram suas participações na competição. A AFA, Federação Argentina, publicou uma nota oficial no último domingo dizendo que a decisão era “reflexo do espírito esportivo” da entidade ao longo da história.

O Equador confirmou que irá viajar ao Brasil após o duelo contra o Peru, também nesta terça-feira pelas Eliminatórias da Copa do Qatar. Seleções menores, como a Bolívia, também não abrem mão do torneio por conta da premiação de cerca de R$ 20 milhões que irão receber.

www.reporteriedoferreira.com.br / Por Lance




Bolsonaro é desmentido por TCU: não há dados que apontem menos mortes por Covid

Presidente disse, na manhã desta segunda-feira (7), que Tribunal de Contas da União teria um relatório apontando número de mortes por Covid-19 menor do que o registado

Presidente Jair Bolsonaro
Agência Brasil

Presidente Jair Bolsonaro

Na manhã desta segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou a seus apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, que o  Tribunal de Contas da União (TCU) teria um relatório apontando que o número de mortes por Covid-19 , em 2020, foi cerca de metade do registrado. A Corte rebateu a declaração do presidente. As informações são do Metrópoles .

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, registra a nota, seca, da Corte de contas.

Em sua conversa com os apoiadores, Bolsonaro disse:

“Olha, em primeira mão aqui para vocês: não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos o ano passado por Covid. E ali, o relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Não é meu, não.”

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




PRF registra redução no número de acidentes durante operação Corpus Christi na Paraíba

Foto: Divulgação/Assessoria
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Corpus Christi 2021 nas últimas horas do último domingo (6). A ação ocorreu entre os dias 02 e 06 de junho para reforçar o policiamento nas rodovias federais de todo o país durante o feriado.

Na Paraíba não foi registrado nenhum óbito em acidentes de trânsito nas rodovias federais que cortam o estado. Ao todo, ocorreram 11 acidentes e 10 pessoas ficaram feridas. Os números são bem mais animadores do que os registrados em 2020. Houve uma redução de 21% na quantidade de acidentes registrados e redução de 29% no número de pessoas feridas, quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

Durante os cinco dias de Operação, as equipes operacionais foram distribuídas em rondas ostensivas, além da permanência em pontos estratégicos e críticos com o objetivo de redução de acidentes e combate à criminalidade. Foram fiscalizados 370 veículos e 445 pessoas nas rodovias federais paraibanas.

Contudo, muitos condutores ainda insistiram em contrariar as leis de trânsito. As equipes flagraram dez motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Ao todo, foram autuadas 726 infrações diversas e 70 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por irregularidades.

As ações de combate ao crime também foram intensificadas durante o feriado, o que resultou na recuperação de seis veículos roubados. Foram detidas 15 pessoas pelos mais diversos tipos de crimes.

www.reporteriedoferreira.com.br   Assessoria




Emlur concentra serviços de capinação e roçagem em sete bairros da Capital 

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou serviços de capinação e roçagem em sete bairros de João Pessoa, nesta segunda-feira (7). Estão sendo contemplados Esplanada, Gramame, Jaguaribe, Cristo Redentor, Varjão e Castelo Branco. A ação envolve o trabalho de aproximadamente 300 agentes de limpeza.
De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, as ações serão realizadas em todas as ruas dos bairros. “Já realizamos esse trabalho concentrado nessas localidades e estamos retornando. Recentemente, fizemos capinação e roçagem nos grandes corredores viários de João Pessoa e, agora, retomamos nos bairros, atendendo várias regiões”.

No bairro Esplanada, os serviços de capinação e roçagem são feitos por 35 agentes de limpeza. Já em Gramame, são cinco equipes, somando 90 trabalhadores. Outras cinco equipes são responsáveis pelos bairros de Jaguaribe, Varjão e Cristo Redentor, onde também está sendo finalizado o serviço no entorno do Viaduto Eduardo Campos. No Castelo Branco, também há cinco equipes na limpeza urbana.

Vacinação – Em paralelo à execução dos serviços, os agentes de limpeza estão sendo vacinados contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (7), a imunização está sendo aplicada na sede da Emlur. Na última quinta-feira (3), mais de 400 agentes foram vacinados contra o Coronavírus. Ainda haverá uma terceira data de aplicação da primeira dose para não gerar aglomeração, nem prejudicar a prestação dos serviços de limpeza urbana.

www.reporteriedoferreira.com.br  Secom-JP




Criança e o pai são mortos com vários tiros na cidade de Aroeiras Pb

Uma criança de 9 anos foi assassinada na noite desse domingo (6), juntamente com o pai, na cidade de Aroeiras, no Agreste do Estado. Os dois estavam em casa quando foram atingidos por disparos efetuados por  homens armados

O alvo, segundo a Polícia Civil, era o pai da criança, Marcos Marinho Brito. Os disparos, entretanto, também atingiram Ane Gabriele Lima da Silva.

O pai morreu no local e ela ainda chegou a ser socorrida pelo Serviço de Ambulância Móvel (Samu), mas não resistiu e morreu.

A Polícia investiga o envolvimento do homem com tráfico de drogas.

A Polícia está investigando o fato delituoso visando sua elucidação e motivação.Ninguém foi preso até agora.