Operação Previna-se fiscaliza inumeros estabelecimentos no final de semana 

A gravidade das consequências da pandemia parece não assustar parte da população da grande  João Pessoa,que está classificada na bandeira laranja, conta com diversas medidas restritivas previstas no Decreto Municipal, mas estabelecimentos como bares e lanchonetes seguem aglomerando, ignorando os cuidados básicos de prevenção ao contágio e disseminação da Covid-19.

Operação – As ações da ‘Previna-se’ foram iniciadas no mês de fevereiro com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas restritivas previstas nos Decretos Municipal e Estadual para conter a disseminação da Covid-19. As equipes realizam inspeções todos os dias, nos três turnos, em locais como bares, restaurantes, quiosques, academias, lojas, igrejas e outros mais que possam gerar aglomerações. A ação é conjunta e conta, ainda, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além de órgãos de fiscalização estadual como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Durante a Operação Previna-se ( Polícia Militar, Bombeiros Militar, Polícia Civil, Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal).

Objetivando fiscalizar adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19).

Um estabelecimento localizado na avenida de Liberdade no Centro do município de Bayeux, “Bar/Conveniência”, foi autuado e teve suas atividades SUSPENSAS pelo período de 07 (sete) dias, por descumprir o Decreto Estadual e Municipal, comercializando bebidas alcoólicas após o horário permitido, sendo reincidente.

www.reporteriedoferreira.com.br




Gilson Lima é o quinto prefeito da Paraíba a morrer vítima da Covid-19

Cinco prefeitos da Paraíba já morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia

O prefeito de Riacho de Santo Antônio, Cariri da Paraíba, Gilson Lima, faleceu na manhã deste sábado (05) vítima da Covid-19. Gilson tinha 45 anos e contraiu o vírus desde o dia 23 de maio, estava cumprindo a quarentena, mas devido ao agravamento dos sintomas, precisou ser hospitalizado. O gestor foi levado para o Hospital Pedro I em Campina Grande, referência no tratamento da Covid e chegou a ser intubado, mas não resistiu as complicações da doença e faleceu neste sábado (5).

Gilson é o quinto prefeito da Paraíba a morrer por complicações causadas pelo novo coronavírus.

O prefeito da cidade de Pitimbu, Litoral Sul do estado, Jorge Luiz, faleceu no dia 31 de abril. O gestor tinha 43 anos e estava internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, após ser diagnóstico com o vírus, mas não resistiu e faleceu.

Em junho de 2020, o prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu também após ter sido contaminado com o vírus. Zenóbio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, foi internado e também diagnóstico com a doença. Ele não resistiu e morreu dias depois.

Em julho de 2020, foi confirmada a morte de mais um prefeito do estado em decorrência da doença. Manoel Batista Chaves Filho, conhecido como Manoel da Lenha (PSD), era prefeito do município de Ingá e faleceu  por Covid-19 aos 64 anos, no Hospital Santa Clara, em Campina Grande, onde estava internado para tratamento da doença.

A prefeita do município de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), conhecida como Chaguinha de Edilson, foi mais uma gestora pública que não resistiu as complicações do novo coronavírus. A prefeita tinha 62 anos e estava internada desde o dia 9 de março, em um hospital particular, em João Pessoa. Ela morreu duas semanas depois.

A reportagem do Notícia Paraíba entrou em contato com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), que lamentou as mortes ocorridas até o momento.

Segundo George Coelho, presidente da Famup, a proximidade dos gestores com a população tem sido a principal causa das contaminações. “Lamentamos profundamente essas mortes e atribuímos ao enfrentamento da pandemia nos municípios. Os gestores estão in loco fazendo com que as ações de enfrentamento prossigam. Nos solidarizamos com cada família enlutada”, lamentou.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta sexta-feira (4), mais 26 mortes causadas pelo novo coronavírus e registrou mais 2.421 novos casos da doença. Ao todo, a Paraíba totaliza 7.791 óbitos por Covid-19 e 340.200 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios do estado.

www.reporteriedoferreira.com.br   /Fonte: Notícia Paraíba




Homem é morto a tiros na Praça dos Três Poderes na frente de dezenas de pessoas

Homem foi assassinado a tiros no centro de João Pessoa. Foto: Reprodução/redes sociais

Um homem conhecido por Zé Pedala foi assassinado a tiros por volta das 10 horas dessa sexta-feira (04) na na Praça dos Três Poderes, no centro de João Pessoa. O crime foi presenciado por dezenas de pessoas, que se assustaram quando ouviram o barulho dos tiros

A Polícia Militar informou a vítima que trabalhava com flanelinha estava sentada em dos bancos da praça quando surpreendido por dois suspeitos que chegaram ao local armados.

Os criminosos  dispararam diversa vezes contra a vítima, que ainda tentou fugir, mas acabou morrendo em outro banco da praça. Ele estava com uma bicicleta que foi abandonada na tentativa de fuga. A Policia Militar informou que os suspeitos fugiram em direção ao bairro do Varadouro.




Gervásio trata com servidores públicos sobre estratégias contra Reforma Administrativa

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) se reuniu nessa sexta-feira (4), com representantes dos servidores públicos da Paraíba para debater os impactos da Reforma Administrativa. O parlamentar ouviu as críticas levantadas pelas associações e sindicatos sobre o texto da PEC 32/2020 e explicou sobre a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Gervásio pontuou que a reforma administrativa muda completamente o papel do Estado e concentra poder nas mãos do Executivo. “As mudanças propostas na PEC 32 trarão vulnerabilidade aos atuais e aos futuros servidores”, alertou o parlamentar.

A reunião virtual contou com a participação de Suana Melo (ASPOL), Manoel Isidro (Fisco), Gustavo Terto (Sintespb/UEPB), Beethoven Silva (ASPOL), José Helber (ADUEPB), Altamir (servidores judiciário), Tião (CUT), Humberto Pontes (Sindicato dos Peritos), Josean Calixto (Ascal) e Joselito Bandeira Vicente (oficiais de justiça).

Ainda durante o encontro, os representantes dos servidores agradeceram o posicionamento do deputado Gervásio Maia na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. O parlamentar, que votou contra a admissibilidade PEC 32 na CCJ, tem feito uma forte defesa dos servidores públicos no Congresso Nacional.

Para Manoel Isidro, presidente do Sindifisco-PB, é preciso ampliar o debate sobre PEC e mostrar aos servidores e sociedade o quanto ela é prejudicial. Suana Melo, da ASPOL, reafirmou a fala do presidente do Fisco, ressaltando que a reforma administrativa é mais uma das “falácias do governo Bolsonaro”, assim como foi a reforma da previdência.

Sobre a tramitação da PEC32

Na última quarta-feira (2), O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), anunciou a criação da comissão especial que vai analisar a reforma administrativa. O colegiado terá 34 membros titulares e igual número de suplentes.

www.reporteriedoferreira.com.br




Matheus Bezerra revela conversas com Daniella e defende Aguinaldo como senador de João Azevêdo

Matheus Bezerra – (Foto: André Pereira | Sistema Arapuan de Comunicação)

O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra (MDB), durante entrevista nesta sexta-feira (4), fez uma leitura do cenário das eleições majoritárias de 2022 e apontou que acredita numa coalizão entre o grupo do governador João Azevêdo (Cidadania) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). O prefeito revelou que tem tido conversas frequentes com a senadora Daniella Ribeiro (PP) e, na sua leitura, ela não será candidata ao Governo do Estado e Aguinaldo estará na chapa do governador como candidato ao Senado Federal.

“Eu tenho tido conversas permanentes com a senadora Daniella, com Aguinaldo e acredito que dentro dessa conjuntura, a que eu enxergo, há espaço sim para uma composição [com João] e sermos algodões entre cristais e fazer uma grande composição pelo bem da Paraíba”, afirmou o prefeito de Bananeiras em entrevista ao programa , do Sistema Arapuan de Comunicação.

Matheus citou que está na torcida para que o nome de Aguinaldo Ribeiro seja confirmado na chapa do governador. “Temos contato muito com o apoio da senadora Daniella Ribeiro, com quase 1 milhão de recursos destinados para Bananeiras na nossa gestão. Ela conseguiu outros investimentos, como telefonia móvel, ou seja, ela tem trabalhado muito em nossa região e tenho torcido para que o deputado Aguinaldo Ribeiro possa compor a chapa com João Azevêdo”, apontou.

Confira a íntegra da entrevista concedida ao jornalista Luis Tôrres:

www.reporteriedoferreira.com.br    /Portal Paraíba




Policiais Militares do 7 BPM prendem suspeitos da prática de roubos e homicídios

A mudança da rotina das pessoas diante da pandemia do coronavírus fez com que Policiais Militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do 7 BPM  readequasse o policiamento ostensivo para não deixar de atender o cidadão em toda circunscrição da Unidade Militar, modificou a aplicação das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) já durante todo o mês de maio . Nesta semana também foi lançada uma operação para intensificar abordagens a pessoas e veículos na cidade.

Em rondas rotineiras, Policiais Militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar 7 BPM prendem dois suspeitos acusados da prática de roubo a transeuntes, com o mesmo foram encontrados objetos do roubo ( relógio, tablet e dinheiro), arma de fogo calibre. 380 modelo pistola. Consultando os antecedentes dos suspeitos os mesmos já respondem pela prática de roubo, bem como por homicídio.

www.reporteriedoferreira.com.br