Cícero acompanha vacinação de pessoas 55+, operadores do transporte de passageiros e agentes de limpeza

Cícero acompanha vacinação de pessoas 55+, operadores do transporte de passageiros e agentes de limpeza

João Pessoa iniciou nesta quinta-feira (3) a vacinação do público em geral a partir dos 55 anos, se destacando como uma das cidades com maior avanço na aplicação das doses contra a Covid-19. Também marca este dia o início da imunização de dois grupos fundamentais nas atividades diárias dos munícipes: os agentes de limpeza e os operadores do transporte coletivo urbano. O início da aplicação foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que visitaram alguns postos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

“Chegando vacina, nosso compromisso é aplicar nas pessoas. Está comprovado que mesmo a primeira dose já ajuda a imunização e por isso o nosso esforço. Recebemos as doses às 7h30 e já estávamos com 15 postos e mais quatro drives preparados para iniciar a aplicação. Chegando mais vacinas, nossa meta é avançar rápido para os 50 anos”, afirmou o prefeito, que desde cedo percorreu pontos como a Escola Escritor Luiz Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês, e Leonel Brizola, em Tambauzinho.

Outro local visitado foi a Emlur, onde agentes de limpeza se vacinavam. Eles entram na prioridade a partir desta quinta junto aos operadores do transporte coletivo. “Estamos tendo um olhar para estes grupos que possuem muito contato com outras pessoas pela natureza do seu serviço. É mais um esforço da gestão para fazer o que é o melhor para as pessoas”, explicou Cícero.

A moradora do Portal do Sol Edna Barbosa, de 59 anos, se vacinou na Escola Leonel Brizola e comemorou o momento. “Estou sentindo alívio. Estava super preocupada, pois vemos que a população não tem respeitado as exigências. Hoje fico aliviada”, afirmou.

Para atender à população, foram disponibilizados 19 postos de imunização, sendo 15 ginásios e mais quatro pontos de drive thru: Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (Água Fria) e Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Castelo Branco). Todos os postos funcionam até as 21h.

Cícero acompanha vacinação de pessoas 55+, operadores do transporte de passageiros e agentes de limpeza
Também está tendo sequência a vacinação de profissionais da educação com mais de 18 anos e a aplicação da segunda dose para quem tomou a Coronavac (Butantan) há 28 dias e a Astrazeneca (Fiocruz) há 90 dias. Nesse caso, o atendimento será das 8h às 12h no Lyceu Paraibano (Coronavac) e na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ou Escola Chico Xavier (Astrazeneca).
Transporte coletivo – A nova fase da Campanha de Imunização da Prefeitura contra a Covid-19 incluiu os motoristas de ônibus da Capital – categoria cujo serviço é considerado essencial, que não parou durante a pandemia e está entre as mais vulneráveis ao risco de contaminação. A vacinação dos profissionais continua nesta sexta-feira (4), com uma unidade móvel instalada em um ônibus, na empresa Transnacional, no bairro José Américo, das 8h às 12h. A unidade vai percorrer outras empresas de ônibus da cidade.
Durante os dois dias, a Prefeitura de João Pessoa estima que serão imunizados cerca de 700 profissionais das empresas Transnacional, Reunidas e Santa Maria, que encaminharam uma lista com os nomes dos profissionais.
Entre os primeiros que receberam o imunizante da Aztrazeneca nesta quinta-feira, Carlos Roberto, da Transnacional, tem 49 anos, sendo que cinco deles dedicados ao trabalho como motorista.  “A gente que trabalha diretamente com o público, o risco de se contaminar é muito grande, e essa sempre foi uma preocupação que todos os motoristas carregaram”, relatou o profissional, que recebeu o imunizante dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de João Pessoa para atender aos motoristas. “Esperei muito por esse momento, de receber a primeira dose e poder trabalhar com mais segurança”, concluiu.

Cícero acompanha vacinação de pessoas 55+, operadores do transporte de passageiros e agentes de limpeza
No atendimento aos motoristas, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) confere o nome do profissional na lista encaminhada pelas empresas, faz o cadastro das informações e realiza a imunização logo na sequência. Esse procedimento está acontecendo de maneira célere e dentro dos protocolos de segurança com relação ao distanciamento e higiene.
Agentes de limpeza – Outra importante categoria para o ordenamento da cidade, os agentes de limpeza, também começa a ser beneficiada com a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. A equipe da Secretaria de Saúde montou um posto volante na sede da Emlur, a partir das 9h.
Os agentes agradeceram pela atenção e revelaram alívio por receber o imunizante que representa mais proteção para continuar fazendo o trabalho no dia a dia. “Eu trabalho coletando o material das papeleiras, que têm resíduos que vêm de vários lugares. A cidade, inclusive, recebe muitos turistas, que também trazem materiais e deixam aqui, que a gente acaba tendo contato”, afirmou Jovino Maciel, que é agente de limpeza e trabalha na coleta de lixo na região da orla da Capital.
Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar agendamento prévio através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede ao dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.
Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.
As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.
Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
www.reporteriedoferreira.com.br / Assessoria



VEREADOR DURVAL FERREIRA LANÇA PROJETO DE CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

O vereador Durval Ferreira, lançou nesta terça-feira (01), um Projeto de Lei que dispõe da criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa tem como objetivo estimular, fomentar e mobilizar os diversos segmentos da sociedade e do poder público em toda e qualquer atividade que promova a pesquisa e desenvolvimento econômico, social e ambiental e a melhoria do serviço público.

Atendendo as prerrogativas constitucionais previstas no ART. 218 que delega aos entes públicos o dever de oferecer tratamento prioritário a pesquisa científica básica e tecnológica, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação, tendo como meta a solução de problemas, direcionando-a ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

Segundo o vereador, o Conselho Municipal, dentre as suas diversas atribuições, será responsável por formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo do município.

O legislador ainda ressalta, que vai continuar contribuindo, dia após dia, em busca do desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável da cidade de João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Com AA+, Paraíba consolida eficiência da gestão fiscal em avaliação da S&P Global Ratings

A Paraíba conquistou o rating AA+ na análise da Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo. A nota foi apresentada nesta quinta-feira (3) pelos representantes da empresa ao governador João Azevêdo e atestou a eficiência do estado no enfrentamento das pressões dos gastos impostos pela pandemia da Covid-19, bem como a capacidade de endividamento e o superávit operacional. A nota coloca a Paraíba em destaque nacional por estar entre os estados brasileiros mais eficientes em suas gestões fiscal e econômica.

Durante a reunião, o governador João Azevêdo ressaltou os potenciais econômicos da Paraíba e o trabalho do Governo do Estado para garantir novos investimentos. “Nós temos um grande potencial na geração de energias renováveis, temos uma excelente logística de transporte, estamos localizado em uma região estratégica e gerando oportunidades de investimentos no turismo, ciência, tecnologia e inovação”, sustentou.

O gestor também enalteceu as gestões fiscal e econômica da Paraíba, responsáveis pelos bons indicadores do estudo da S&P Ratings. “Nós celebramos essa informação que permitirá novas oportunidades de negócios e a atração de novas empresas que queiram investir em nosso estado”, acrescentou.

Ele ainda fez um balanço das ações desenvolvidas pelo estado para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e dos investimentos que permitiram a continuidade da geração de emprego e renda. “Nós atuamos em quatro eixos neste momento, assegurando o atendimento hospitalar e a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria em todo o estado, ajudamos as pequenas e médias empresas e as pessoas em situação de vulnerabilidade social e mantivemos os níveis de investimento com a execução de obras de infraestrutura, garantindo que pudéssemos contabilizar saldos positivos de emprego, apesar da crise que enfrentamos”, frisou.

O secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, afirmou que o rating da Paraíba perante a S&P demonstra que as políticas fiscais do governo preservarão a solidez dos indicadores pelos próximos 18 meses. “Esta avaliação de rating credencia a Paraíba a receber novos investimentos privados, captar recursos no mercado a menor custo, bem como obter a liberação de operações de crédito junto ao governo federal”, destacou.

O rating analisa a probabilidade de um ente público ou privado de honrar com seus compromissos financeiros, auxiliando na obtenção de novos mercados e no aumento da transparência. A nota AA+ representa a capacidade muito forte de a Paraíba cumprir com suas obrigações financeiras.

Standard & Poor’s – A S&P é uma divisão do grupo McGraw-Hill que publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos, sendo uma das três maiores agências de classificação de risco, ao lado da Moody’s e da Fitch Ratings.




Corpo de mulher que estava desaparecida é encontrado enterrado em formigueiro em Princesa Isabel 

O corpo  de uma mulher identificada por Cindy Milyana Ante Martinelli Moia, de 33 anos, foi encontrado enterrado em um formigueiro na cidade de Princesa Isabel (PB). O corpo foi descoberto depois que as Polícias Civil e militar prenderam cinco homens suspeitos de tráfico de drogas na região.

De acordo com a polícia, além de tráfico de drogas, os cinco homens são suspeitos de assassinar a mulher e enterrar o corpo da vítima, na localidade conhecida como Jardim Carlota, naquele município.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil na região do Sertão, delegado Cristiano Jacques, a motivação do crime seria uma dívida supostamente contraída pela vítima com o grupo criminoso.

“Seriam 30 quilos de entorpecentes que essa mulher estaria devendo a essa quadrilha. Como ela não teve como pagar, acabou sendo atraída por alguns membros do grupo para um ponto de comércio e consumo de drogas. Lá ela foi forçada a ingerir água sanitária e em seguida morta a pauladas”, relatou o delegado.

As diligências ainda estão em andamento, e os policiais apreenderam uma quantidade de entorpecentes que será calculada e submetida a exames periciais ainda na tarde desta quinta-feira.