CPI da Covid: Ernesto Araújo admite que não atuou para compra da Coronavac

Ex-chanceler defendeu que a importação e tratativas com o governo Chinês deveria ser feita apenas pelo Instituto Butantã, em São Paulo, para produção da coronavac

Ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo
Agência Senado/Edilson Rodrigues

Ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo admitiu que o Ministério das Relações Exteriores não se envolveu nas negociações para a compra da vacina Coronavac durante a gestão dele.

“As Vacinas CoronaVac estão sendo importadas pelo Instituto Butantan, e as tratativas, segundo entendo, são diretamente entre o Instituto Butantan e os fornecedores chineses, pelo menos durante a minha gestão foi assim”, afirmou Araújo.

O ex-ministro ainda argumentou que, atualmente, estão sendo importandos insumos da China. “A China também é o país onde se produzem os insumos que estamos importando para a produção da vacina AstraZeneca no Brasil, antes de nos tornarmos autossuficientes também e não dependermos mais da importação de insumos. A China, por suas autoridades, já nos informou, inclusive publicamente, que o Brasil é o país que mais recebeu insumos e vacinas produzidos pela China”, completou o ex-chanceler.

www,reporteriedoferreira.com.br / Ig




Paraíba tem 2º maior percentual de plenamente vacinados contra Covid-19

A Paraíba é o segundo ente federativo que mais vacina. Um comparativo de percentual de plenamente vacinados contra a Covid-19, com o esquema duas doses, aponta o estado com 9,6%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 10,3%. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte vem em segundo, com 8,36%, seguido de Pernambuco com 7,7%. Os dados são do Ministério da Saúde, e datam desta terça-feira, 18 de maio.

Até a manhã de hoje, foi registrada no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.164.140 doses na Paraíba. Desde o dia 19 de janeiro até o momento, já foram distribuídas 1.408.078 doses da vacina Sinovac/Butantan, Astrazeneca/ Fiocruz e Pfizer/Comirnaty para os 223 municípios. A Campanha de Vacinação em andamento incorporou, até a entrega na 19ª pauta, os seguintes grupos prioritários: trabalhadores de Saúde (100%); idosos com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência e pessoas a partir de 18 anos de idade, com deficiência, institucionalizadas (100%); povos indígenas vivendo em terras demarcadas (100%); idosos de 60 anos ou mais (100%); Quilombola (100%); Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas (31,6%); Comorbidade, Gestantes, puérperas e população com deficiência permanente (24,76% até 16ª pauta, mais 5,1% e 12,63% da vacina Pfizer aos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande).

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Talita Tavares, 135 municípios da Paraíba encontram-se com o registro de doses aplicadas acima dos 80%, considerando as doses 1 e 2 aplicadas em relação às recebidas. E 68 estão com o registro completo de esquema vacinal acima de 90%. As cinco cidades que apresentaram maior percentual foram São José do Brejo de Cruz, Boa Vista, Teixeira, Quixaba e São Sebastião do Umbuzeiro.

A gerente reforça a importância das gestões municipais de fazerem a busca ativa dos usuários com esquema vacinal iniciado. Ela explica que é preciso garantir a imunidade estabelecida pelos laboratórios produtores das vacinas dentro do tempo correto de aprazamento. Embora alguns municípios estejam com a aplicação da dose 2 atrasada, Talita Tavares pontua que, mesmo com o intervalo entre as doses superado, a vacina não perde o efeito. Pelo contrário, o que pode ameaçar é deixar de tomar a segunda dose.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá receber mais um lote de Coronavac, que será distribuído entre os municípios que estão com a aplicação da D2 atrasada. “Essas doses foram solicitadas de acordo com levantamentos apresentados por gestores dos municípios. A gente entende que eles têm esse levantamento, acompanhamento dos usuários com o esquema em aberto e assim essa remessa vem atender a essa solicitação”, explica a gerente.

Até o momento, 777.689 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 388.790 com a segunda dose da vacina.

www.reporteriedoferreira.com.br



Ex-ministro diz que Itamaraty buscou insumos para a cloroquina no exterior com interlocução de Bolsonaro

Ernesto Araújo – (Foto: Agência Senado)

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou nesta terça-feira (18), em depoimento à CPI da Pandemia, que o Itamaraty buscou ajuda no exterior para importação de insumos da cloroquina a pedido do Ministério da Saúde na gestão de Pazuello e interlocução do presidente Jair Bolsonaro.

“Em função de um pedido do Ministério da Saúde foi que nós procuramos ajudar a viabilizar uma importação de insumos para farmacêuticas brasileiras produzirem hidroxicloroquina”, disse Enersto.

O ex-chanceler disse ainda que a importação “já estava contratada”, mas que a Índia “havia bloqueado as exportações”. “Já estava contratado, mas a Índia, justamente como havia uma procura mundial, não se sabia se a cloroquina teria uma procura ainda maior, havia bloqueado exportações”, afirmou.

Questionado pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), se houve participação do presidente Jair Bolsonaro, Ernesto respondeu: “Sim”.

Sobre o medicamento
A CPI da Covid apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid e eventual desvio de verbas federais enviadas a estados e municípios. Uma das linhas de investigação da Comissão é justamente apurar atos do governo que incentivaram o uso da cloroquina. O remédio é cientificamente comprovado ineficaz contra a doença. A Associação Médica Brasileira (AMB) condena o uso do medicamento.




Ônibus que transportava jogadores do Botafogo FC pega fogo durante viagem; vídeo

Ônibus que levava delegação do Botafogo-PB pega fogo. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A delegação e os fãs do Botafogo-PB sofreram um susto na tarde desta terça-feira (18) no km 145 da BR-230 em Campina Grade.

Tudo porque uma pane elétrica acabou causando um incêndio no ônibus que transportava os jogadores e a comissão técnica do clube para Sousa, onde o Belo deve enfrentar o Nacional de Patos em partida válida pelo Campeonato Paraibano.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra veiculo tomado pelas chamas, porém, felizmente, não houve vítimas, apenas prejuízo material.

www.reporteriedoferreira.com.br / Assessoria




Sequestro relâmpago termina com suspeito morto e vítima ferida em Manaíra; vídeos

Um sequestro relâmpago foi registrado na tarde desta terça-feira (18) em Manaíra, bairro da orla de João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, as autoridades interceptaram a fuga de um criminoso que tinha acabado de tomar o carro blindado – um Fiat Freemont com placas de Recife-PE – de uma mulher por assalto.

Assim que as as equipes da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur) souberam do crime, que ocorreu na Avenida Edson Ramalho, cercaram todos os acessos do bairro e em um deles, na Avenida Ruy Carneiro, surpreendeu o bandido.

Houve troca de tiros com o suspeito e a vítima foi resgatada. Ambos chegaram a ser socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma para receber atendimento, porém, o criminoso acabou morrendo.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a ação policial.

www.reporteriedoferreira.com.br    /Assessoria-PM