Festas clandestinas foram encerradas pela PM neste fim de semana na PB

Festas clandestinas que estavam promovendo aglomerações de pessoas foram encerradas pela Polícia Militar, na madrugada deste domingo (16), em quatro cidades do interior do Estado. Além disso, drogas foram apreendidas e uma arma de fogo foi encontrada durante as abordagens.

Na cidade de Picuí, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar receberam denúncias de que em uma residência estaria acontecendo uma festa com aglomeração de pessoas e som alto. As equipes foram até o local e constataram a denúncia. Na residência, as pessoas foram abordadas e dispersadas, e no interior da casa foi encontrado um revólver, calibre 38. O proprietário da residência foi conduzido à Delegacia da cidade.

Em São Bento, equipes policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas pelo Ciop, após receberem denúncias de que no Sítio Passagem Funda, próximo ao lixão de São Bento, estaria acontecendo uma festa com grande quantidade de pessoas, sem fazer uso de máscaras e não respeitando o distanciamento recomendado. No local, além da aglomeração, foram encontrados quatro papelotes de cocaína, três papelotes de maconha, 13 garrafas de loló e uma cartela de comprimidos utilizados como entorpecentes. As pessoas que estavam no local foram abordadas e dispersadas, e o proprietário, de 37 anos, foi conduzido à Delegacia da cidade.

Na cidade de Conceição, policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, em apoio à vigilância sanitária do município, deslocaram-se a um estabelecimento comercial, onde estaria ocorrendo um evento de inauguração com grande aglomeração de pessoas, sem o uso devido de máscaras. No local, o fato foi constatado e as pessoas foram dispersadas. Os proprietários do estabelecimento foram conduzidos à Delegacia da cidade, por descumprimento de decretos Municipal e Estadual.

Em Esperança, equipes policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar estavam em rondas, quando receberam a informação que no Sítio Junco, zona rural de Esperança, estava acontecendo uma festividade com grande aglomeração de pessoas, além do uso de drogas ilícitas no local. As equipes se dirigiram até o local e foi constatada a aglomeração de pessoas sem o devido cuidado necessário. No interior da residência, foi encontrada uma bolsa azul com 15 porções de cocaína e oito frascos de loló. As pessoas foram abordadas e dispersadas, e o organizador do evento, de 25 anos, foi conduzido à Delegacia da cidade.

Durante todo o fim de semana, a Polícia Militar atuou na Operação Previna-se, juntamente com outros órgãos estaduais e dos municípios, fiscalizando o cumprimento dos decretos que disciplinam o funcionamento de estabelecimentos e o de circulação de pessoas.

www.reporteriedoferreira.com.br




Popularidade de Bolsonaro é uma das mais baixas entre líderes mundiais; confira

Aprovação cai entre liderenças que negaram pandemia, e sobe entre os que seguiram orientações das organizações de saúde

Jair Popularidade de Bolsonaro é uma das mais baixas entre líderes mundiais
Alan Santos/PR

Jair Popularidade de Bolsonaro é uma das mais baixas entre líderes mundiais

A pandemia de Covid-19 tem sido um forte fator de influência na avaliação de líderes pelo mundo. Em mais de um ano de crise sanitária, chefes de Estado e de governo viram sua aprovação cair ou crescer conforme lidavam com o coronavírus. Com uma postura negacionista e dificuldade de implementar vacinação em massa, o presidente Jair Bolsonaro tem uma das mais baixas taxas de aprovação, entre os 12 líderes cujos índices de popularidades foram analisados pelo GLOBO. Sua aprovação só é maior do que a do presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Na semana passada, Bolsonaro alcançou seu menor índice de aprovação desde o início de seu mandato: 24%, de acordo com o Datafolha. Para o cientista político Carlos Pereira, essa queda é uma resposta à conduta do presidente diante da pandemia.

“A população brasileira avalia mal o presidente por perceber que ele não respondeu ao receio da população de ficar doente ou de perder entes queridos”, pontua o especialista, que organizou pesquisas para medir o impacto político ao longo da crise sanitária — E a proximidade com o que chamei de “medo da morte” aumenta a rejeição. Isto é, quanto mais o eleitor tiver pessoas do seu círculo mais próximo padecendo da Covid, mais ele avaliará negativamente o presidente.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro se posicionou contrário às medidas restritivas e menosprezou a gravidade do vírus, além de ter demorado para fechar acordos para a compra da vacina contra o coronavírus.

Assim como Bolsonaro, outros três líderes mundiais têm um apoio menor agora do que em janeiro do ano passado, antes de o vírus se espalhar pelo planeta. Entre eles estão os presidentes Andrés Manuel López Obrador, do México, e o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia.

Ao negarem inicialmente o impacto que o vírus causaria, Modi e López Obrador adotaram posturas similares ao do presidente brasileiro, permitindo — e causando — aglomerações nas ruas, além de subestimar a doença. Atualmente, os três países são os que mais somam mortes pelo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos — ao todo foram 432 mil mortes no Brasil, 262 mil na Índia e 219 mil no México.

“Num momento de grande estresse e de grande incerteza, o que se espera é que exista uma liderança política capaz de pacificar e galvanizar energia para pacificar e dar tranquilidade à população. E quando isso não acontece, quando se vai na direção oposta e se aprofunda a incerteza, há uma falta de sincronia entre o que as pessoas estavam esperando e o que as autoridades fizeram”, afirma Pereira.

Ainda que os líderes indiano e mexicano mantenham uma popularidade alta, os dois tiveram uma queda expressiva na avaliação. Modi tinha, em janeiro do ano passado, uma aprovação de 77%, de acordo com pesquisa da Morning Consult. Neste mês, o percentual chegou a 65%, o menor patamar no período. Já López Obrador teve uma queda na popularidade de 14 pontos, indo de 71%, em janeiro de 2020, para 57%, no fim de abril, de acordo com o El Financiero.

“Modi é um líder ultranacionalista que conseguiu desmobilizar a oposição contra ele. López Obrador também. Sem uma voz forte para se opor diretamente ao líder, a aprovação dele tende a ser alta”, diz Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV.

O presidente argentino Alberto Fernández é o quarto líder cuja aprovação é menor agora do que em janeiro do ano passado. O mandatário começou 2020 com apoio de 50% da população e, em abril, chegou a 67%, segundo a pesquisa da Universidade de San Andrés. Porém, com o desgaste de uma longa quarentena, uma crise econômica causada pela pandemia e por uma série de medidas intervencionistas, a aprovação de Fernández caiu para 27%.

Na direção oposta, líderes que seguiram as orientações das organizações de saúde se beneficiaram com um aumento na aprovação, ao menos em um primeiro momento.

Apesar da baixa taxa de popularidade, a aprovação do presidente do Chile cresceu na pandemia, em meio à vacinação acelerada naquele país. Com a crise sanitária, Piñera retomou o controle da agenda política nacional e os protestos contra as desigualdades sociais que convulsionavam o país foram reduzidos .

Nesse grupo, a chanceler alemã Angela Merkel, que já tinha uma avaliação positiva, chegou à casa dos 70% de aprovação em meados do ano passado, de acordo com o Infratest Dimap. O presidente francês Emmanuel Macron, que enfrentava uma série de revoltas sociais antes da crise sanitária, teve um aumento na popularidade de 13 pontos em três meses, de janeiro a março de 2020— indo de 30% de aprovação a 43%, segundo o instituto Ifop. O patamar se manteve até hoje, com oscilações no caminho.

Até o premier britânico Boris Johnson, que negou a gravidade da pandemia em um primeiro momento, teve um boom na popularidade ao ser internado na UTI com a Covid-19, em abril do ano passado, e, consequentemente, mudar sua postura diante da crise. Em maio passado, a aprovação do inglês subiu ao seu patamar mais alto, 62%, de acordo com a Morning Consult. Na época, sua rejeição caiu 12 pontos em comparação a janeiro.

Stuenkel, no entanto, pondera que a influência da pandemia na avaliação dos líderes passa por estágios diferentes. No início da crise, muitos governantes tiveram um aumento na popularidade. Porém, conforme a calamidade se prolonga, outros fatores afetam a forma que os eleitores veem seus representantes.

www.reporteriedoferreira.com.br/ Ig



Carioca: Vasco sai na frente do Botafogo em decisão da Taça Rio

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

O Vasco saiu na frente do Botafogo na decisão da Taça Rio do Campeonato Carioca. Neste domingo (16), o Cruzmaltino derrotou o Glorioso por 1 a 0 no estádio Nilton Santos e tem a vantagem do empate no jogo de volta do confronto, no próximo sábado (22), às 15h05 (horário de Brasília), em São Januário. O campeão recebe uma premiação de R$ 1 milhão.

Eliminados da briga pelo título estadual ainda na primeira fase do Carioca, os rivais alvinegros fizeram um jogo pouco movimentado. O Vasco foi melhor no primeiro tempo, mas só deu trabalho ao goleiro Douglas Borges uma vez, aos cinco minutos, em chute do atacante German Cano que o camisa 22 se esticou no canto para evitar o gol.

Na etapa final, Cano precisou de menos de um minuto para bater Douglas Borges e colocar o Cruzmaltino à frente. O atacante aproveitou o cruzamento do lateral Léo Matos pela direita, após erro do zagueiro David Souza na saída de bola. Foi o sétimo gol do argentino, vice-artilheiro do Carioca, dois gols atrás do atacante Alef Manga, que defendeu o Volta Redonda no Estadual.

O time da casa assustou apenas aos 21 minutos, em chute do meia Rafael Navarro na entrada da área, que o goleiro Vanderlei defendeu. O Glorioso reclamou de um suposto pênalti do meia Matías Galarza em Ronald seis minutos depois. O atacante foi derrubado na dividida próxima a linha de fundo. O árbitro Rafael Martins de Sá nada marcou.

www.reporteriedoferreira.com.br  /Agência Brasil




FRATERNIDADE FEMININA ENTREGA CESTAS BÁSICAS

 

A Fraternidade Feminina da Grande Loja ao encerrar a campanha de doação de alimentos, entregou nesta quinta-feira, dia 6, uma centena de cestas básicas a famílias carentes de João Pessoa, Bayeux e Cabedelo.
As cestas foram recebidas pelo padre Jorge, para distribuir na Comunidade São Pedro Apóstolo, de Bayeux; diácono Marinaldo, para a Comunidade Pedreiras, de Mandacaru, João Pessoa; irmão Valmir Carneiro para uma comunidade que foi expulsa de uma área de invasão em Cabedelo; irmão Raimundo Paiva, para a Comunidade São José, em Manaíra, João Pessoa.

Ainda foram destinados alimentos para famílias em Campina Grande e para as do Circo Mágico, instalado em Mangabeira, proibido há meses de realizar espetáculos, em razão da pandemia. A família circense ainda recebeu um crédito para aquisição de 52,6 kg de carne de frango.


A proprietária do circo é filha de um irmão maçom de Minas Gerais, que obteve nesta semana a liberação para o seu funcionamento, após o empenho da Grande Loja junto a Fundação Cultural de João Pessoa e a Prefeitura Municipal.
As Fraternas receberam também para doação uma máquina de costura Singer, disponibilizada por uma cunhada, que entregue para uma costureira de nome Rosana, disse esta que terá agora com essa máquina condições de trabalho e assim melhor manter sua casa e sua família.


A Presidente da Fraternidade, Socorro Elisiário, falou da satisfação pela realização da campanha, expressando a gratidão das Fraternas pela oportunidade que tiveram de ajudar a tantas famílias necessitadas. O Grão-Mestre Ailton Elisiário agradeceu pela sensibilidade de todos que colaboraram com a doação de cestas e dinheiro.
As Fraternas Nilza Leal e Maritian Marques participaram do evento das entregas, que foi prestigiado por vários irmãos maçons.

www.reporteriedoferreira.com.br / Reportagem: Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação da GLEPB




Policia registra quatro execuções e três assassinato (07) em menos de 24 horas na Paraíba

Em menos de 24 horas a polícia registrou quatro  execuções, três assassinatos, um homem foi executado em pleno centro da Capital paraibana,  duas mulheres em Fagundes, um homem em Santa Rita e um assassinato em Sousa-Pb,dois em Cabedelo-Pb, totallzando  sete morte por violência . Todos os crimes foram praticados em circunstâncias misteriosas estando a polícia desenvolvendo investigações com a finalidade de elucida=los.
Dois trabalhadores são assassinados com mais de 40 tiros na comunidade Renascer, em Cabedelo, PB — Foto: Ítalo di Lucena/TV Cabo Branco

Dois trabalhadores são assassinados com mais de 40 tiros na comunidade Renascer, em Cabedelo, PB — Foto: Ítalo di Lucena/TV Cabo Branco

Dois homens foram executados com mais de quarenta tiros na manhã deste sábado (15), na comunidade Renascer, no município de Cabedelo. Eles foram identificados como Paulo Sérgio, de 39 anos, e Gilberto Souza, de 51 anos. A autoria do crime ainda é desconhecida.

De acordo com o delegado de homicídios, Paulo Josafá, os dois homens eram trabalhadores de carvoaria e se dirigiam ao trabalho numa moto quando foram alvejados. O ponto onde ocorreu o homicídio fazia parte do trajeto deles, por isso, passavam pelo local com frequência. Nenhum dos dois trabalhadores tinha passagem pela polícia.

Um homem conhecido apenas por “Galego” foi executado a tiros na tarde deste sábado (15) no Centro de João Pessoa.

De acordo com a polícia, a vítima estava conversando com amigos na Rua da Areia quando foi abordado por desconhecidos que estavam em um carro prata.

Sem que houvesse qualquer discussão aparente, os homens sacaram as armas e passaram atirar. Mesmo ferido, “Galego” ainda conseguiu correr, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na calçada de uma residência. A polícia suspeita de que o crime tenha sido motivo por disputas pelo tráfico de drogas.

Homem é executado a tiros em Santa Rita; vítima estava armada com um facão

Um homem foi executado a tiros na manhã deste de sábado (15) no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a polícia, o crime aconteceu no Bebelândia.

A vítima, que ainda não foi identificada, apresentava marcas de tiros na cabeça e no braço esquerdo. O homem estava com a facão na mão direita.

Dupla de moto executa jovem a tiros no Sertão do Estado

Um homicídio tendo como vítima um jovem identificado como Jarceliano Gomes Firmino, mais conhecido por “Coelhinho”, foi registrado por volta das 19h40 desta sexta-feira (14), as proximidades da rotatória que dá acesso ao W Motel, às margens da BR 230, no bairro Jardim Sorrilândia III, na cidade de Sousa.

Segundo informações, a vítima seguia em uma bicicleta, quando foi abordada por uma ou duas pessoas, que estavam em um motocicleta de cor preta e após a ação criminosa, fugiram com destino incerto.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi mobilizada para prestar socorro à “Coelhinho”, porém ao chegar ao local constatou-se que ela não resistiu a gravidade dos ferimentos e já estava sem vida.

A Polícia Militar foi informada do fato e isolou a área até a chegada dos peritos da Polícia Científica, para serem adotados os procedimentos cabíveis e em seguida, o corpo da vítima ser encaminhado ao NUMOL, para ser feito o exame cadavérico.

De acordo com informações, “Coelhinho” havia saído recentemente do Presídio, em que respondia por um crime de homicídio. Este foi 6º homicídio registrado no ano de 2021 na cidade “Sorriso”.

Duas mulheres são assassinadas a tiros na zona rural de Fagundes

Duas mulheres foram executadas a tiros na noite desta sexta-feira (14) na Zona Rural do Município de Fagundes.

De acordo com a polícia, por volta das 21 horas, três mulheres estavam bebendo numa residência quando uma delas atendeu a ligação do celular, conversou uma pessoa e saíram.

Quando caminhavam por uma estrada, elas foram atingidas com vários disparos. Uma delas morreu no local enquanto que a outra correu, mas não resistiu a gravidade e morreu dentro da residência aonde estavam bebendo.

De acordo com a polícia, ainda são desconhecidos os autores e os motivos do crime. No entanto, as primeiras informações levam a polícia a suspeitar que o caso pode ligação com o tráfico de drogas.

 

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeito de São Paulo Bruno Covas morre vítima de câncer

Tucano foi internado e chegou a ser intubado no dia 2 de maio após sofrer um sangramento no estômago devido ao tratamento com quimioterapia e radioterapia. Nesta sexta-feira (14), boletim médico disse que quadro era “irreversível”

André Bueno/Câmara Municipal da São Paulo

Bruno Covas lutava contra o câncer desde outubro de 2019

O prefeito de São Paulo , Bruno Covas (PSDB), morreu, nesta domingo (16),  vítima de câncer . O tucano lutava contra a doença desde outubro de 2019, quando foi internado para tratar o que os médicos diagnosticaram como erisipela, uma doença infecciosa da pele. Covas deixa o filho Tomás Covas, de 15 anos, fruto do casamento com sua ex-mulher Karen Ichida.

De acordo com boletim divulgado pela equipe médica na noite desta sexta-feira (14), Covas teve piora em seu quadro clínico e chegou a um “estado irreversível”.

Na última segunda-feira (10), o prefeito havia iniciado uma nova etapa do tratamento de combate ao câncer que combinava imunoterapia com terapia-alvo para reforçar o sistema imunológico e também identificar uma proteína que existe em células cancerígenas e atacá-las.

Nesse mesmo dia, Covas recebeu a visita do governador, João Doria (PSDB). Em postagem nas redes sociais, o prefeito licenciado disse que ambos “colocaram o papo em dia”.

Covas foi internado no dia 2 de maio, após ter um sangramento no estômago . Na ocasião, o prefeito precisou passar por intubação oro-traqueal e teve a hemorragia controlada com medidas de hemostasia, procedimento que consiste na diminuição do fluxo sanguíneo e início do processo de coagulação.

De acordo com boletim médico divulgado pela equipe que cuidava do prefeito de São Paulo no dia 3 de maio, o sangramento foi encontrado por endoscopia. O foco foi o mesmo onde Covas teve seu primeiro tumor.

Um dia antes, nota da Prefeitura informou que  Covas tiraria licença de 30 dias “diante da necessidade de dedicação exclusiva ao tratamento médico” contra o câncer.

“Com o surgimento de novos focos, o Prefeito de São Paulo precisará de dedicação integral ao tratamento e entende que não será compatível com as suas responsabilidades e compromisso com a cidade e os paulistanos”, disse o comunicado.

www.reporteriedoferreira.com.br / Ig




Atriz Eva Wilma morre aos 87 anos em SP


Atriz tratava um câncer de ovário e estava internada no Hospital Albert Einstein.

A atriz Eva Wilma morreu neste sábado (15) aos 87 anos. Ela tratava um câncer de ovário e estava internada no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 15 de abril.
REPERCUSSÃO: Famosos lamentam a morte
Eva Wilma Riefle Buckup nasceu em 14 de dezembro de 1933, na cidade de São Paulo. Ela iniciou a carreira artística aos 19 anos, no Ballet do IV Centenário de São Paulo, abandonando a dança pouco depois, quando recebeu os convites para integrar o Teatro de Arena e, o programa “Alô Doçura”, da TV Tupi.
Eva Wilma — Foto: Arquivo pessoal

O seriado ficou dez anos no ar e a atriz dividia espaço na atração com John Herbert, com quem se casou em 1955. Eva e John se separaram em 1976. Juntos, tiveram dois filhos, Vivien e John Herbert, conhecido profissionalmente como Johnnie Beat.
Três anos depois da separação, a atriz se casou com o ator Carlos Zara, que morreu em 2002.
Além da dança e da atuação, Eva sempre foi muito conectada às artes, tendo aulas de canto, piano e violão com Inezita Barroso.
“A música fez parte da minha formação escolar e familiar. Meus pais eram muito musicais. Em casa, gostávamos de nos revezar no piano”, afirmou Eva em entrevista ao G1.
Ao longo da carreira, Eva estrelou dezenas de novelas como Meu Pé de Laranja Lima (1971) e a primeira versão de Mulheres de Areia (1973), na qual interpretava as gêmeas Ruth e Raquel. Vinte anos depois, no remake da trama, o papel foi de Glória Pires.

Eva também deu vida à vilã Altiva, de “A Indomada”, que rendeu vários prêmios para atriz.
Eva Wilma em cena da novela ‘O Rei do Gado’, de 1996 — Foto: Acervo Grupo Globo
“Pedra sobre Pedra” (1992), “O Rei do Gado” (1996) e “Começar de Novo” (2004) foram outras obras que tiveram a participação da atriz.
Seu último trabalho para a TV foi em 2015, em “Verdades Secretas”, na qual interpretou Dona Fábia, uma alcoólatra, amargurada e aproveitadora, que extorquia o filho Anthony (Reinaldo Gianechini). Eva também foi premiada pelo projeto.
Eva Wilma como Fábia, de “Verdades Secretas” — Foto: Globo/João Miguel Júnior
Apesar do extenso trabalho na TV, Eva nunca abandonou a carreira no teatro, recebendo inúmeros prêmios por seus trabalhos no palco. Em “Queridinha Mamãe” (1994), recebeu os troféus dos Prêmios Molière, Shell e Sharp.

 

Em 2017, Eva ainda participou do show “Crise, que crise?”, idealizado por seu filho. Nele, a atriz soltava a voz, retomando o que já havia feito no musical “Oh! Que Delícia de Guerra”, nos anos 1970.

www.reporteriedofeferreira.com.b    /FONTE G1