Ministro Ricardo Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI da Covid

Lewandowski concede a Pazuello o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus nesta sexta-feira (14) ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que não precisa responder a perguntas dos senadores.

O pedido foi feito nesta quinta-feira (13) pela Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão solicitou também que o ex-ministro da Saúde ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Nesta sexta-feira (14) o relator da CPI Renan Calheiros enviou um ofício ao STF em que disse que o trabalho da comissão ficaria prejudicado se o pedido da AGU fosse atendido.

Por lei, a AGU pode representar pessoas em atos cometidos por elas em razão de suas funções públicas. No caso da CPI, Pazuello foi convocado a prestar depoimento por atos cometidos no período em que chefiou o Ministério da Saúde.

Após a decisão, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou em uma rede social que “é assim que funciona a democracia”.

“Mas esperamos que ele [Pazuello] tenha ciência de que seu depoimento não é o único meio que buscaremos para elucidar essa tragédia que ocorre no país”, acrescentou.

A decisão

A decisão do ministro está alinhada com a jurisprudência do Supremo em relação ao direito ao silêncio em CPIs para evitar a produção de provas contra si.

Em casos semelhantes ao do ex-ministro, nos últimos 20 anos, o tribunal garantiu, em decisões colegiadas, a pelo menos 12 alvos de CPIs o mesmo direito – as decisões se referem a 10 CPIs distintas.

Pela decisão, Pazuello:

  • pode não responder a perguntas que possam incriminá-lo;
  • terá que falar a verdade “relativamente a todos os demais questionamentos não abrigados nesta cláusula”;
  • terá o direito de ser acompanhado por um advogado;
  • terá o direito de ser ouvido pelos senadores e de ser questionado “com dignidade, urbanidade e respeito”, “não sofrendo quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo caso esteja atuando no exercício regular dos direitos acima explicitados”.

 

Na decisão, Lewandowski afirmou que, em meio a uma “calamidade pública de grandes proporções, decorrente da pandemia causada pela Covid-19”, é “legítima a instalação de uma CPI para apurar eventuais responsabilidades”. Mas, ressaltou, os poderes de investigação da CPI não são absolutos.

“Essa amplíssima prerrogativa de que dispõem às Casas Legislativas, em que pese a sua indiscutível relevância como instrumento de fiscalização e controle da administração pública, não é absoluta, conforme tem afirmado esta Suprema Corte, encontrando limites no catálogo de direitos e garantias fundamentais abrigado na própria Constituição Federal”, completou.

AGU aciona o STF para garantir que Pazuello permaneça em silêncio na CPI

Pedido da AGU

No documento enviado ao Supremo, assinado pelo ministro André Mendonça, a AGU argumentou que há “indicativo” de que Pazuello poderá ser constrangido na CPI, “no sentido de se buscar uma confissão de culpa que seria imprópria e inadequada no Estado Democrático de Direito”.

A AGU disse ainda que Pazuello é alvo de inquérito sobre a crise no Amazonas e, assim, há possibilidade de que uma manifestação dele na comissão possa interferir em sua defesa no processo.

“Qualquer manifestação feita pelo depoente à CPI, independentemente de seu conteúdo, possui o risco de interferência no seu direito de defesa nesses procedimentos”, argumenta a AGU.

Também foi citado o depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Para o ministro do governo Bolsonaro, “foi exigida a emissão de juízo de valor ou opiniões pessoais do depoente”.

Senadores indagaram Queiroga sobre diversos temas por cerca de 8 horas, e o ministro evitou responder a uma parte dos questionamentos.

Natuza: ‘Pazuello tem uma escolha do que é menos pior para ele’

Depoimento de Pazuello

Em 29 de abril, a CPI da Covid aprovou a convocação de Pazuello, o que obriga o ex-ministro a comparecer à comissão. Na ocasião, o depoimento foi marcado para 5 de maio.

No entanto, um dia antes do depoimento, em 4 de maio, Pazuello informou ter tido contato com duas pessoas que contraíram Covid e que, por isso, deveria permanecer de quarentena. Diante disso, pediu para prestar depoimento por videoconferência ou para adiar sua ida à CPI. O depoimento, então, foi remarcado para o próximo dia 19.

General do Exército, Pazuello comandou o Ministério da Saúde entre maio de 2020 e março de 2021 e o depoimento dele é um dos mais aguardados por integrantes da CPI.

A gestão de Pazuello foi marcada por uma série de polêmicas, entre as quais:

  • recordes sucessivos no número de mortes por Covid;
  • recomendação de medicamentos e tratamentos ineficazes contra a Covid;
  • crise no fornecimento de oxigênio para hospitais;
  • atraso na compra de vacinas.

Além disso, Eduardo Pazuello é investigado por suposta omissão no enfrentamento da pandemia no Amazonas. A apuração tem como foco o colapso da saúde em Manaus. O Ministério Público Federal diz que o então ministro sabia do iminente colapso no abastecimento de oxigênio.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por G1



Juliette Freire faz festa em aeroporto paulista

Julitte é festa por onde passa. A vencedora do BBB21 embarcou nesta manhã no aeroporto de Congonhas em São Paulo escoltada por seguranças e em clima de festa

Foto: Lucas Ramos / AgNews

Desde que deixou a casa mais vigiada do Brasil, a ex BBB Juliette Freire é só alegria. Na manhã desta sexta-feira, 14, a ex sister fez uma passagem relampago pelo saguão do aeroporto de Congonhas em São Paulo onde embarcou acompanhada de seguranças com destino ao Rio de Janeiro.

Em clima de festa, juliette pulou, cantou e brincou com fãs que lhe esperavam no local.

Desde que saiu do BBB sua vida não parou… a campeão do BBB21 está passando uma temporada na casa da cantora Anitta no Rio de Janeiro.

Veja mais
+Globo nega renovação de contrato com Juliette
+ Veja imagens da mansão de Anitta onde Juliette está hospedada
+ Juliette pede respeito à Viih Tube

Foto: Lucas Ramos / AgNews

A proximidade com Anitta

Algumas pessoas se perguntam de onde veio a proximidade de Anitta e de Juliette.

A funkeira é a nova empresária da carreira da campeã do BBB21, e por este motivo, justifica-se toda esta “proximidade”. Anitta já chegou até a declarar que estaria pronta a passar a “coroa” de rainha para a ex sister.




‘Não vejo na oposição alguém capaz de derrotar João Azevêdo em 2022’; afirma Adriano Galdino

Adriano Galdino (Foto: Arquivo/Paraíba.com.br)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Adriano Galdino ( PSB) afirmou na tarde desta sexta-feira (14) que na oposição não tem ninguém  capaz de derrotar o governador João Azevêdo nas eleições de 2022. “Candidato difícil o governador não terá” disse Galdino  durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Ele  afirmou que a oposição é pequena e dividida e está batendo cabeça, “  enquanto o governador está muito bem,  surfando sozinho e a cada dia aumenta  o seu apoio político em toda a Paraíba e com certeza será reeleito para continuar trabalhando  e construindo uma  Paraíba melhor e mais justa para todos”, completou.

www.reporteriedoferreira.com.br




CPI da Covid: MP junto ao TCU pede que AGU deixe a defesa de Pazuello

Instituição entrou no STF com pedido para que o ex-ministro possa se calar em depoimento à CPI da Covid

MP junto ao TCU pede que AGU deixe a defesa de Pazuello
Carolina Antunes/PR

MP junto ao TCU pede que AGU deixe a defesa de Pazuello

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado entrou nesta sexta-feira com pedido de liminar para que a Advocacia-Geral da União (AGU) deixe a defesa do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello . Em representação encaminhada ao Tribunal de Contas da União ( TCU ), sustentou que a instituição agiu em “benefício pessoal das autoridades” e não em prol do interesse público .

Além disso, o representante do Ministério Público (MP) junto ao TCU também solicitou que as medidas já tomadas sejam revertidas. É o caso do pedido de habeas corpus para que o general possa ficar em silêncio durante depoimento à CPI da Covid , para a qual foi convocado como testemunha , diante do trabalho realizado na pandemia, e não como investigado. Além disso, cobrou explicações sobre atuação da AGU para defender o ex-ministro :

“Nota-se que, consoante papel de representação da União ou de assessoramento ao Presidente da República, compete a AGU essa atuação quando for de interesse do Presidente no papel de chefe do Poder Executivo Federal e, portanto, sob o manto do interesse público, não para tratar de questão de interesse particular. Nesse caso a máquina pública não deveria ser utilizada devido ao possível desvirtuamento da utilização dos recursos públicos para benefício pessoal”, escreveu o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

www.reporteriedoferreira.com.br




Tite anuncia convocados da seleção brasileira para as Eliminatórias

Gabigol, Éverton Ribeiro e Daniel Alves foram lembrados pelo treinador

Tite convoca Seleção Brasileira para as partidas contra o Equador e o Paraguai, pelas Eliminatórias
Reprodução / CBF

Tite convoca Seleção Brasileira para as partidas contra o Equador e o Paraguai, pelas Eliminatórias

O técnico Tite aunciou nesta sexta-feira a lista de jogadores da seleção que enfrentarão Equador e Paraguai, nos dias 4 e 8 de junho, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Como esperado, o treinador voltou os olhos para o atual campeão brasileiro, o Flamengo. Gabigol e Éverton Ribeiro foram lembrados e estão de volta.Daniel Alves, do São Paulo, também retorna.

A lista da Copa América será comunicada no dia 9 de junho.

Foto: @lucasfigfoto / CBF
Foto: @lucasfigfoto / CBF

Os jogadores convocados se ausentarão dos dias 1 a 9 de junho e desfalcam o Flamengo no jogo de ida da Copa do Brasil, contra o Coritiba, na partida diante do Grêmio, no Rio Grande do Sul, pelo Brasileirão, e dependeriam de uma logística particular para participarem do embate decisivo do torneio de mata-mata.

Líder das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo após o melhor início na competição em mais de 50 anos, a Seleção Brasileira contabiliza 12 pontos conquistados em quatro jogos disputados. É a única equipe com 100% de aproveitamento até aqui. Na última rodada, o Brasil derrotou o Uruguai, fora de casa, por 2 a 0, há seis meses, em meio a paralisação durante a pandemia.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Agência O Globo




Pedrito reafirma apoio ao Projeto de reeleição ao visitar o Governador João Azevêdo

O secretário de planejamento de Cruz do Espirito Santo, Pedro Gomes (Pedrito), se reuniu na tarde desta quinta-feira (13), com o Governador da Paraíba, João Azevedo, onde solicitou importantes investimentos para cidade e reafirmou seu compromisso com a reeleição do Governador.

Durante o encontro que contou com a presença do deputado estadual, Ricardo Barbosa, Pedrito solicitou investimentos em pavimentação de ruas nos Conjuntos Francisco Cunha e Júlia Paiva e asfalto na avenida que liga estes conjuntos a sede do município; Também foi solicitado a reforma da Escola Estadual Renato Ribeiro Coutinho.

Na oportunidade, Pedrito reafirmou o apoio ao projeto de reeleição do Governador João Azevedo e tratou das questões da política estadual.” Queremos reafirmar nosso compromisso com a reeleição de João Azevedo. Acredito que precisamos tocar a Paraíba sempre para o desenvolvimento e acredito que a continuidade de João será importante para nosso estado” frisou.

A Prefeita da cidade, Aliny Povão participou da audiência através de vídeo chamada e também reafirmou seu compromisso com o Governador para reeleição.

 

wwwreporteriedoferreira.com.br




João Pessoa tem pontos de alagamento, buracos e trânsito lento

Foto: reprodução/Semob-JP

Em 24h choveu em João Pessoa mais de 192 mm, de acordo com a Defesa Civil da Capital, e a previsão, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) é que haja mais chuvas nas próximas horas. Com isso, vários pontos de alagamentos, buracos e trânsito lento são registrados na Capital.

A Semob informou que, às 08h14, a BR-230 estava com com fluxo intenso, sentido Cabedelo, no trecho entre as proximidades do Unipê até o viaduto da Pedro II, porém fluindo. Os agentes de mobilidade também sinalizam e isolam o trecho do passeio para pedestres e faixa da direita da Avenida Epitácio Pessoa por medida de segurança. Nessa quinta-feira (13) foi feito um trabalho de colocação de uma lona no local onde houve um grande deslizamento. A Defesa Civil foi solicitada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também informou que a faixa da direita na descida do viaduto do Forrock está interditada devido a um buraco causado pelas chuvas. Outra cratera se abriu na avenida Camilo de Holanda, antes da Praça Pedro Gondim.

www.reporteriedoferreira.com.br




POLÍCIA CIVIL em QUEIMADAS prende envolvidos em duplo homicídio e tráfico de drogas.

 

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de núcleo de homicídios de Queimadas, deflagrou a operação Boca do Boi com a finalidade e dar cumprimento a mandados de prisão expedidos naquela Comarca.

A Operação Boca do Boi tem relação com um duplo homicídio ocorrido em 19 de outubro de 2020, quando um casal (Adalberto e Mônica) foi executado dentro de sua residência na cidade de Queimadas.

O executor chegou a gravar um vídeo mostrando os corpos das vitimas após a covarde execução e divulgou nas redes sociais. O executor do duplo homicídio foi preso meses depois.

As investigações continuaram e agora o Núcleo de Homicídios de Queimadas realizou a prisão de outros envolvidos no crime.

As buscas e prisões se deram em Queimadas e Campina Grande. Foram presos dois homens e uma mulher todos envolvidos também no tráfico de drogas. A mulher com 21 anos de idade. Os homens com 31 e 18 anos. A mulher é companheira do homem de 31 anos de idade.

Foram apreendidas 2 tabletes de maconha, 64 caixas de Dipirona, e apetrechos para comercialização de drogas; munições e uma espingarda.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, os presos foram encaminhados a presídios em Campina Grande.

DELEGADO ILAMILTON SIMPLICIO

www.repoteriedoferreira.com.br




Portaria eleva salário de Bolsonaro, Mourão e ministros em até 69%

Uma regra editada pelo governo Jair Bolsonaro que autoriza uma parcela de servidores a receber mais do que o tetconstitucional fará com que o próprio presidente e membros do primeiro escalão tenham aumentos de salário.

A medida, colocada em vigor enquanto o funcionalismo está com salários congelados, deve beneficiar Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, ministros militares e um grupo restrito de cerca de mil servidores federais que hoje têm remuneração descontada para respeitar o teto constitucional.

Publicada no dia 30 de abril, a portaria da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia começou a valer neste mês e terá efeito para os pagamentos realizados a partir de junho.

A Constituição define que a remuneração para cargos públicos, pensões e outras vantagens não pode exceder o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje em R$ 39.293,32.

A portaria inova ao criar uma espécie de teto duplo. Ela estabelece que o limite remuneratório incidirá separadamente para cada um dos vínculos no caso de aposentados e militares inativos que retornaram à atividade no serviço público.

Com isso, a medida significa que o teto total para essas pessoas passa a ser de R$ 78.586,64 por mês. Entre os membros da cúpula do Executivo que serão beneficiados pela mudança, Bolsonaro deve ter o aumento mais modesto.

Hoje, ele recebe R$ 30,9 mil pela função de presidente e tem mais R$ 10,7 mil em outros benefícios, mas é feito um corte de R$ 2.300 para que o teto seja obedecido.

Com a nova norma, a remuneração bruta do presidente deve passar de R$ 39,3 mil para R$ 41,6 mil, uma alta de 6%.

Mourão, que é general da reserva, terá aumento de quase 64%. A remuneração mensal bruta deve deixar de ter um abatimento feito atualmente, de R$ 24,3 mil, para respeitar o teto. Com isso, o valor bruto passa de R$ 39,3 mil para R$ 63,5 mil, diferença de 62%.

Entre os ministros militares, o maior salto no salário fica com o chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. O governo deve deixar de fazer um desconto mensal de R$ 27 mil, levando a remuneração a R$ 66,4 mil, a alta de 69%.

Na lista, também aparece o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, com aumento de R$ 22,8 mil, totalizando R$ 62 mil por mês (alta de 58%).

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, deve passar a receber um adicional de R$ 23,8 mil. O salário irá para R$ 63 mil (60%).

Há ainda o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, com elevação de R$ 17,1 mil, indo a R$ 56,4 mil por mês (aumento de 44%).

De acordo com o Ministério da Economia, das mil pessoas que serão beneficiadas pela regra, mais de 70% são médicos e professores. O teto duplo vale para profissionais dessas áreas que acumulam funções.

O impacto fiscal da medida pode variar, mas é estimado pelo governo em aproximadamente R$ 66 milhões ao ano. Isso significa que cada um dos mil servidores alcançados receberá em média R$ 5.000 a mais por mês. Portanto, o benefício à cúpula do governo será maior do que para o restante dos atingidos.

Como exemplo, o gasto anual estimado seria suficiente para pagar 66 mil beneficiários do auxílio emergencial por quatro meses, considerando valor médio de R$ 250.

Na avaliação do secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, o governo é contraditório ao adotar uma medida que aumenta salários de uma pequena parcela do funcionalismo ao mesmo tempo que os servidores públicos estão com salários congelados. Para ele, a decisão vai na contramão dos planos para a reforma administrativa e o fim dos supersalários.

“Em plena pandemia, no momento de graves dificuldades fiscais, causa surpresa a criação da possibilidade de um servidor ganhar até dois tetos. O ajuste fiscal será somente em cima do barnabé?”
Castello Branco afirmou que essa é mais uma medida para driblar o teto remuneratório, que já é desrespeitado há mais de 30 anos por decisões judiciais e interpretações de interesses corporativos.

Em audiência no Congresso na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo está apenas respeitando a decisão do STF. Ele ressaltou que, para acabar com os pagamentos acima do teto, o Legislativo precisa aprovar um projeto com essa definição.

“Foi falado muito sobre a decisão dos supersalários, dinheiro para presidente e vice-presidente. Estamos simplesmente cumprindo uma decisão do Supremo. Sou obrigado a cumprir uma decisão do Supremo. A lei a gente obedece”, disse o ministro.

Apesar da afirmação desta semana, Guedes já afirmou, em setembro do ano passado, que os salários da alta administração brasileira são muito baixos. Bolsonaro, por sua vez, disse, em dezembro de 2019, que os ministros aceitaram trabalhar “basicamente como voluntários” e, na avaliação dele, “sem ganho nenhum”.

No Congresso, há projetos para regulamentar o trecho da Constituição e impedir que o teto seja descumprido. Hoje, apesar da existência do limite, diversos penduricalhos ficam fora dessa conta e acabam inflando as remunerações. As propostas de lei, no entanto, nunca tiveram aprovação concluída pelos parlamentares.

Procurados, o Ministério da Defesa e a Casa Civil ressaltaram que a portaria regulamenta decisões do STF e do TCU. Sem mencionar que apenas uma fração do funcionalismo será beneficiada, as pastas disseram que todos os servidores do Executivo serão abarcados pela medida. Os dois ministérios não comentaram os aumentos de Braga Netto e Ramos.

O Gabinete de Segurança Institucional e a Vice-Presidência da República afirmaram que não iriam se manifestar. O Palácio do Planalto e o Ministério da Ciência e Tecnologia não haviam respondido até a conclusão desta reportagem.




João Pessoa e outras 37 cidades recebem alertas por conta das chuvas,diz Inmet

Foto: Semob-JP

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade ‘Grande Perigo‘ a partir das 15 horas desta quinta-feira (13) até as 18 horas da próxima sexta para 38 cidades da Paraíba, incluindo João Pessoa, capital do estado.

Riscos Potenciais

Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidade em alerta:

Município GeoCode UF
Alhandra 2500601 PB
Araçagi 2500809 PB
Bayeux 2501807 PB
Baía Da Traição 2501401 PB
Caaporã 2503001 PB
Cabedelo 2503209 PB
Caiçara 2503605 PB
Caldas Brandão 2503803 PB
Capim 2504033 PB
Conde 2504603 PB
Cruz Do Espírito Santo 2504900 PB
Cuité De Mamanguape 2505238 PB
Curral De Cima 2505279 PB
Duas Estradas 2505808 PB
Itabaiana 2506905 PB
Itapororoca 2507101 PB
Jacaraú 2507309 PB
João Pessoa 2507507 PB
Juripiranga 2507903 PB
Lagoa De Dentro 2508208 PB
Logradouro 2508554 PB
Lucena 2508604 PB
Mamanguape 2508901 PB
Marcação 2509057 PB
Mari 2509107 PB
Mataraca 2509305 PB
Mulungu 2509800 PB
Pedras De Fogo 2511202 PB
Pedro Régis 2512721 PB
Pilar 2511509 PB
Pitimbu 2511905 PB
Riachão Do Poço 2512762 PB
Rio Tinto 2512903 PB
Santa Rita 2513703 PB
Sapé 2515302 PB
Sobrado 2515971 PB
São José Dos Ramos 2514453 PB
São Miguel De Taipu 2515005 PB

www.reporteriedoferreira.com.br