João Azevêdo lidera pesquisa estimulada com 33,8% e Romero é 2°, com 10%, aponta Data Qualyt

O governador João Azevêdo (Cidadania) também lidera a intenção de votos dos pessoenses na pesquisa Data Qualyt estimulada. A consulta feita exclusivamente com os moradores de João Pessoa, mostra João com 33,8%, três vezes mais que o segundo colocado, que é o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que aparece com 10,1%.

Daniella Ribeiro (PP) vem em terceiro lugar, com 6,4%, seguida por Pedro Cunha Lima (PSDB), com 6%.

Disseram que vão votar branco ou nulo, 13,3%. Os que não sabem somam 26%. Tem, ainda, os que não informaram, 4,4%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 7, 8 e 9 de maio de 2021. Foram entrevistados 500 eleitores com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,5 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Foram selecionados 34 pontos amostrais proporcionalmente ao tamanho, visando abranger toda a cobertura geográfica do município.

Zona Leste: Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Jardim Oceania, Manaira, São José e Tambaú;

Zona Norte: Alto do Céu, Estados, Ipês, Mandacaru, Padre zé, Roger, Torre, Treze de Maio;

Zona Oeste: Alto do Matheus, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Jaguaribe, Oitizeiro e Varjão;

Zona Sul: Costa do Sol, Costa e Silva, Ernesto Geisel, Funcionários, Jardim cidade Universitária, Jardim Veneza, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Paratibe e Valentina.




Wajngarten é acusado por senador de mentir na CPI: “desinformou o Brasil”

Rogério Carvalho (PT) mostrou durante a sessão trecho de uma live onde o ex-secretário diz que aprova campanhas da Secom, indicando contradição com depoimento anterior

Fábio Wajngarten durante depoimento na sessão da CPI da Covid no Senado
Reprodução: iG Minas Gerais

Fábio Wajngarten durante depoimento na sessão da CPI da Covid no Senado

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) subiu o tom contra o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten durante  sessão da CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (12). “O senhor mentiu nessa oitiva”, declara o parlamentar.

Munido de capturas de tela de publicações da Secom , órgão do governo federal, que continham informações exaltando o uso da Cloroquina e do tratamento precoce contra a Covid-19 , ainda que não haja nenhuma comprovação cientifica da eficácia desses medicamentos, além disso, Carvalho mostrou um print de um outro post da Secom, na época chefiado por ele, dizendo que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”.

Na opinião do senador petista, Fábio atuou “negando ao brasileiro a informação correta”:

“Vossa excelência desinformou o Brasil durante todo período que esteve frente da Secom. Toda sua atuação foi na mesma linha do presidente Jair Bolsonaro de levar o povo a se contaminar e adquirir naturalmente a imunidade e levar aos 425.711 mil mortos”

Durante a fala, Rogério Carvalho mostrou um vídeo que circula nas redes sociais onde Wajngarten, durante transmissão ao vivo com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), diz que aprovou campanhas da Secom e teve contato com publicitários,

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Vítima morre ao cair do 17º de prédio localizado próximo a Av. Epitácio Pessoa

Acidente de trabalho ocorreu em prédio próximo à Avenida Epitácio Pessoa (Foto: Flávio Fernandes/RTC)

Casado, pai de dois filhos e com 44 anos de idade,Josinaldo de Sousa Carvalho morreu nesta quarta-feira (12) ao cair do 17º andar de um prédio localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

As informações são de que ele fazia a manutenção do edifício quando o acidente aconteceu e que não estaria usando equipamentos de proteção.

Josinaldo de Sousa Carvalho teria se desequilibrado enquanto operava uma máquina durante o conserto de uma caixa d’água, em um prédio da Avenida Pará, próximo a Avenida Epitácio Pessoa. O operário morreu na hora.

Adelegada Lídia Veloso, da Polícia Civil informou que o trabalhador estava em uma “cadeirinha de fachada” no momento do ocorrido. Conforme o relato dela, o equipamento teria se rompido, causando a queda do homem




Cícero Lucena diz que todos os trabalhadores da educação, começam a ser vacinados nesse domingo

 

O prefeito Cícero Lucena confirmou ao Conversa Política, na tarde desta quarta-feira (12), que todos os trabalhadores da educação que moram em João Pessoa começam a ser vacinados no próximo domingo (16). O prefeito deixou claro que não são apenas os professores, como se pensou inicialmente. “Não é por hierarquia”, afirmou.

Estão incluídos na lista, segundo ele, auxiliares de serviços gerais das escolas, vigias, merendeiras, supervisores, auxiliares, técnicos ou técnicas de laboratório, bibliotecários. Ou seja, todas as pessoas que precisam dar expediente em escolas e universidades públicas e privadas da capital.

O gestor lembrou que o primeiro grupo a ser vacinado é o dos profissionais do Ensino Infantil, mas, se tiver vacina suficiente, serão vacinados, na sequência, os profissionais do Ensino Fundamental, depois Médio e, por fim, os que trabalham em universidades e faculdades públicas ou privadas. Um detalhamento deve ser divulgado até sábado.

Sobre a estimativa da quantidade de pessoas, o prefeito disse:

“Na verdade, o total dá 35 mil, considerando Infantil (Ensino) até as universidades particulares e públicas. Só que parte desse público já foi vacinado por questão da faixa etária, por comorbidade, por categoria, por exemplo, o pessoal da Saúde das universidades, em tese, estão vacinados. E, consequentemente, aqueles que tenham por ventura mais de um vinculo empregatício, que, às vezes, trabalham no estado, trabalham no município, trabalham em escola particular.

O prefeito acrescentou:

“Nós acreditamos que com 20 mil vacinas a gente atinja. Se chegar esse volume até domingo, nós vacinaremos num dia só. Se não, a gente vai vacinando conforme a quantidade de vacina. E vai vacinando pelo que foi decido com reitores, com sindicatos particulares e professores também, e começar pelo Ensino Infantil”.

O prefeito se referiu a reunião para definir as prioridade entre os trabalhadores da educação, que ocorreu no início da da semana.

Em entrevista, na manhã desta quarta-feira (12), foi informado que será preciso levar como comprovante a carteira de trabalho e o comprovante de residência. Importante registrar que a secretaria de Saúde da capital ainda não detalhou como será a vacinação de quem mora em João Pessoa, mas trabalha em uma instituição de outra cidade (escolas ou universidades).

www.reporteriedoferreira.com.br   /jornal da paraiba




Cidadania chega a 44 prefeitos após mais duas adesões ao projeto de reeleição de João Azevêdo

Com as filiações dos prefeitos de São Vicente do Seridó, Erivam de Biu (PSD), e de Riacho de Santo Antônio, Gilson Gonçalves (Pros), o Cidadania, partido do governador João Azevêdo, que já obteve o maior número de prefeituras nas últimas eleições municipais, ampliou ainda mais este número e passa a contar agora com 44 prefeitos que reforçarão a campanha de reeleição do chefe do executivo paraibano.

A informação partiu do presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra, que acompanhou nessa terça-feira (11), as adesões dos dois prefeitos em visitas feitas ao governador João Azevêdo.

“Nós estamos atendendo ao anseio da nossa população que nos elegeu para trabalhar pela cidade, levando desenvolvimento e qualidade de vida. Nós assumimos a cidade numa situação muito difícil e tenho certeza de que teremos muito êxito com essa união consolidada hoje”, disse o prefeito de São Vicente de Seridó, Erivam de Biu, que foi eleito para o primeiro mandato nas eleições do ano passado com 58,53% dos votos.

Já o prefeito de Riacho de Santo Antônio, Gilson Gonçalves, disse que o seu grupo político decidiu pela filiação ao Cidadania e, a partir de agora, “levaremos mais obras e ações para o nosso município e com o apoio do governo só teremos a ganhar”, comentou. Gilson foi eleito prefeito de Riacho de Santo Antônio nas eleições de 2020 com 56,67% dos votos.

www.reporteriedoferreira.com.br    Com informações de ParaíbaJá

 




Pazuello terá habeas corpus produzido pela AGU para poder manter silêncio na CPI

O depoimento do ex-ministro da Saúde está marcado para o dia 19

AGU prepara habeas corpus para Pazuello, como aval de Bolsonaro
O Antagonista

AGU prepara habeas corpus para Pazuello, como aval de Bolsonaro

Com o aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um habeas corpus que será apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tenha o direito de ficar calado durante seu depoimento na CPI da Covid, respondendo apenas as perguntas que quiser. A presença de Pazuello no Senado está marcada para o dia 19.

Um ex-ministro da Saúde ser assessorado pela AGU é um fato inédito. O Planalto avalia que proteger Pazuello na CPI seria proteger também Jair Bolsonaro. Segundo apuração da CNN Brasil, o Planalto avalia que a CPI já condenou o governo e, principalmente, a gestão Pazuello.

Apesar de o general ter sido convocado como testemunha, o que lhe obriga a falar, há jurisprudência no STF para que tenha o direito do silêncio. Em 2019, o ex-ministro Celso de Mello autorizou que uma ex-funcionária da Câmara de Comércio Exterior ficasse em silêncio durante depoimento na CPI do BNDES. O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, também conseguiu o mesmo direito na época.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Câmara Municipal de Pitimbu realiza eleição da mesa e Fernando de Andreza é reeleito presidnte

A Câmara Municipal de Pitimbu realizou na tarde dessa sexta-feira. 7, a eleição da Comissão Executiva para o segundo biênio compreendido entre os anos de 2023 e 2024.

A eleição foi antecipada a pedido de seis vereadores que formaram a maioria absoluta da Câmara de Pitimbu, com fundamento no Art. 230, do Regimento Interno do Poder Legislativo de Pitimbu. A eleição foi tranquila em virtude de apenas uma chapa ter sido registrada, sendo reeleito como presidente o vereador José Fernando de Souza, sendo eleitos para os cargos os seguintes parlamentares: 1º Vice-Presidente Maria do Carmo Nascimento;
2º Vice-Presidente Clécio Ferreira dos Santos;
1º Secretário João Batista Pinto de Araújo Silva;
2º Secretário Gilberto Gomes da Cruz e
3º Secretário Luciano Firmino da Silva.

A posse da Comissão Executiva eleita na tarde de hoje ocorrerá no início do período legislativo do segundo biênio que se dará no mês de janeiro de 2023.

O vereador Fernando agradeceu o apoio dos cinco vereadores que, ao seu lado formaram a imbatível maioria absoluta da Câmara de Pitimbu e, aproveitou a oportunidade para reafirmar o seu compromisso com muito trabalho, objetivando uma excelente produção legislativa na busca do desenvolvimento e do progresso de Município de Pitimbu.

www.reporteriedoferreira.com.br / Dr. Said Abel




Pazuello tentará fugir da CPI pela segunda vez e está com medo de ser preso

 

Ex-titular da pasta da Saúde estaria temendo ser preso por seguir determinações de Bolsonaro para propagandear cloroquina, atrasar compra da vacina contra o novo coronavírus e também por negligenciar o colapso da saúde em Manaus

247 – O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teme a qualquer momento ser preso e tenta, pela segunda vez, fugir de seu depoimento na CPI da Covid-19 no Senado que apura irregularidades da gestão federal no combate à pandemia.

Segundo reportagem do portal Correio Braziliense, parlamentares relatam que a estratégia seria conseguir um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar o depoimento como testemunha. Nestas situações, o depoente se compromete a falar a verdade e, caso minta, pode responder por crime.

O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, disse à reportagem que se trata de um “artifício jurídico” para obter o adiamento ou a mudança na condição de testemunha. “Pazuello pode querer usar um artifício jurídico para driblar a CPI, dizendo que hoje ele é investigado num Inquérito Criminal deflagrado pelo Aras e que, nessa condição, não pode prestar compromisso de dizer a verdade, para não produzir prova contra si ou ainda tentar um habeas corpus no STF para não comparecer”, afirma Randolfe.

O maior temor de Pazuello é a comprovação de que ele seguiu ordens de Jair Bolsonaro para propagandear cloroquina, atrasar compra da vacina contra o novo coronavírus e também por negligenciar o colapso da saúde em Manaus em janeiro, no momento em que o governo já sabia da falta de insumos na capital.

www.reporteriedoferreira.com.br  / agência brasil




CPI do Tratoraço: deputados querem comissão para investigar orçamento secreto

Esquema no governo Bolsonaro garantiu o pagamento de R$ 3 bilhões em emendas para parlamentares aliados

Tratores comprados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional
Adalberto Marques/Ministério do Desenvolvimento Regional

Tratores comprados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional

Deputados já planejam criar uma “CPI do Tratoraço” no Congresso para investigar o orçamento secreto de R$ 3 bilhões do governo Bolsonaro para o pagamento de emendas a parlamentares aliados ao Palácio do Planalto. Nesta segunda-feira (10), o Ministério Público pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) abra investigação do caso, que está sendo chamado de “Bolsolão”.

De acordo com revelação do jornal O Estado de São Paulo , documentos mostram que congressistas usurparam funções do Executivo e pediram a compra de tratores e outras máquinas agrícolas, indicando até mesmo preços que chegaram a até 259% acima dos valores de referência fixados pelo próprio governo.

Bolsonaro vetou a tentativa do Congresso de definir a aplicação dos recursos de uma nova modalidade de emendas, nomeada pelo presidente como RP-9. Ele considerou que isso contrariava o “interesse público” e estimulava o “personalismo”, mas ignorou seu próprio argumento e entregou nas mãos de sua base de apoio o destino de R$ 3 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Regional .

Além disso, Bolsonaro também aumentou a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma estatal controlada pelo Centrão. A companhia vai aplicar os recursos do orçamento secreto conforme as indicações dos parlamentares. Na prática, isso significa dizer que o presidente deu o dinheiro e a caneta para seus apoiadores.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig