Covid-19: João Pessoa vacina pessoas com 45+ com comorbidades

A Prefeitura de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (3) a vacinação para pessoas com comorbidades que tenham 45 anos de idade ou mais e trabalhadores de saúde a partir dos 35 anos. Eles poderão tomar a primeira dose do imunizante em dois postos do tipo drive thru – Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Mangabeira Shopping (Mangabeira) – e mais 10 ginásios distribuídos pela cidade.

As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan até o dia 5 de abril devem receber a dose de reforço no posto drive thru no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê

). Quem já completou 90 dias da dose inicial da vacina AstraZeneca/FioCruz, tomará a segunda dose no drive thru da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O horário de atendimento nos postos de drive thru será das 9h às 15h e o funcionamento dos ginásios será das 8h às 12h.

No período da última sexta-feira (30) até este domingo (2), a Prefeitura aplicou aproximadamente 20 mil doses, entre a primeira e a segunda.

As comorbidades deste público incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40. Foram incluídos, também, hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

 

Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida

Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde dev

em portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente.

É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 5 de abril (para Coronavac) e mais de 90 dias (para AstraZeneca).

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

www.reporteriedoferreira.com.br / Suetoni Souto Maior

 

 

 

 

 




O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Cajazeiras deverá ganhar mais dois novos equipamentos

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Cajazeiras deverá ganhar mais dois novos equipamentos: aparelhos de endoscopia digestiva e de colonoscopia. Para viabilizar essas conquistas, o prefeito José Aldemir conta com emenda do deputado federal Gervásio Maia.

Considerada pelo prefeito cajazeirense como a obra do século na área de Saúde no Sertão paraibano, o CDI de Cajazeiras tem se tornado referência para municípios não só na Paraíba, como também de outros estados do Nordeste.

O CDI de Cajazeiras tem atendimento 100% público. No Brasil, equipamentos de Saúde como o do CDI, geralmente, são de iniciativas privadas. Nesse sentido, a Prefeitura de Cajazeiras agiu como vanguarda nos investimentos em saúde pública. E foi, exatamente, no primeiro ano da gestão I do médico José Aldemir e da então secretária de Saúde, Dra. Paula Francineti, que esse sonho se tornou realidade.

Atualmente, prefeitos de vários municípios paraibanos e de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, já demonstraram interesse em conhecer o funcionamento do Centro, com o objetivo de implantar equipamento semelhante em suas cidades.

O CDI de Cajazeiras tem equipamentos de média e alta complexidade, tais como: aparelho de Raio-X de alta resolução, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.

Inaugurado em 5 de outubro de 2018, O CDI de Cajazeiras tem se tornado a maior referência para as pessoas mais carentes do município e da região, que precisam de atendimento na saúde de alta complexidade.

www.reorteriedoferreira.com.br