Dos 12 deputados federais da Paraíba, 5 podem não disputar a reeleição
A bancada paraibana na Câmara Federal pode ter uma expressiva renovação em 2022. Dos 12 deputados federais, 5 não deverão disputar a reeleição, e por diversos motivos. O deputado federal Efraim Filho, por exemplo, já se lançou pré-candidato ao Senado. Largou na frente, e largou bem, consolidando diversos apoios, como o do senador Veneziano.
Eleita pela articulação do falecido deputado estadual João Henrique, Edna Henrique (PSDB) pode desistir da reeleição e tentar uma vaga na ALPB, como já antecipado pelo blog. A intenção da família era colocar um dos filhos para deputado estadual, mantendo Edna na Câmara, mas o risco (e o custo) seria muito alto.
Candidato de Ricardo Coutinho em 2018, Gervásio Maia (PSB) já não conta mais com a ajuda da máquina estadual; seu mandato é apagado e não consegue reverberar na sociedade. Também perdeu bases importantes. O deputado deve se filiar ao MDB e tentar o retorno à Assembleia Legislativa.
Pedro Cunha Lima (PSDB) não está muito empolgado com Brasília e pensa em disputar o governo do estado, mas precisa combinar com Romero Rodrigues, pois não pretende bater chapa com o mesmo.
Frei Anastácio (PT) não faz um bom mandato e pode abrir vaga para Luiz Couto voltar à Câmara, satisfazendo o desejo na nacional do partido. Anastácio retornaria à ALPB, onde sempre foi atuante na defesa dos sem terra e dos movimentos sociais.
www.reporteriedoferreira.com.br / Politika