Ministro da Educação vem à Paraíba em meio a revolta dos estudantes
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai ministrar aula magna na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na próxima segunda-feira (26), às 15h30. A recepção para o mandatário, no entanto, promete não ser das melhores. Ela ocorre na semana seguinte à revolta dos estudantes, por causa de decisão do reitor Valdiney Veloso. O comandante da universidade decidiu cobrar aluguel do Diretório Central dos Estudantes (DCE) dos últimos quatro anos, além de água, energia e pelo sinal do Wi-Fi.
O débito apresentado pelo reitor chega a R$ 870 mil. Nas redes sociais, os estudantes dizem que não vão pagar e acusam Valdiney de perseguição. A presença do ministro, portanto, virou o caminho para que os estudantes façam pressão contra o reitor. O auxiliar de Jair Bolsonaro vai promover a aula magna com o tema “Avanços e Desafios da Educação”. A abordagem do tema ocorre também em meio à pandemia, que provocou a suspensão das aulas nas instituições de ensino superior desde o ano passado.
Agenda do ministro prevê ainda um encontro com o governador João Azevêdo. O horário da reunião não foi apresentado. Evangélico, Milton Ribeiro foi convidado pelo cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para substituir Abraham Wintraub. O órgão foi escolhido pelo auxiliar do presidente como prioritário para a implantação de uma pauta conservadora, porém, pouco foi feito até agora que tenha soado de forma positiva.
www.reporteriedoferreira.com.br /Suetoni Souto Maior