CCJ da Câmara é favorável à criação do Consórcio Metropolitano

Os membros da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), aprovaram parecer favorável à criação do Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de João Pessoa. Durante reunião realizada nesta segunda-feira (12), os parlamentares analisaram 57 pareceres.

Além de autorizar o município de João Pessoa a constituir o Consórcio Metropolitano, o Projeto de Lei 234/2021, de autoria do Executivo Municipal, ratifica o Protocolo de Intenções firmado no dia 8 de fevereiro, em Assembleia Geral de Prefeitos dos Municípios consorciados. O objetivo é aumentar as ofertas de serviço de interesse comum para a promoção e o desenvolvimento político, administrativo, econômico, social e ambiental dos municípios envolvidos.

O presidente da CCJ, vereador Odon Bezerra (Cidadania), foi o relator da matéria e emitiu parecer favorável à sua constitucionalidade. “Opino pela legalidade e constitucionalidade da matéria. Enxergo isso como um grande marco para toda a região metropolitana, um grande divisor de águas para que a nossa região possa se desenvolver mais ainda. É a união dos municípios, deixando as questões políticas de lado para cuidar da nossa população. João Pessoa vai liderar esse Consórcio com todo o cuidado necessário”, avaliou Odon Bezerra.

Outras matérias

Durante a reunião, os membros da Comissão ainda avaliaram outros 56 pareceres. Ao todo, foram aprovados 41 pareceres favoráveis às matérias analisadas e 11 contrários; dois vetos foram mantidos, um rejeitado; e um projeto foi encaminhado para arquivamento.

Entre as matérias que tiveram pareceres favoráveis aprovados, destaque para o PL 11/2021, que dispõe sobre a proibição de retenção de macas das ambulâncias do SAMU e de outras unidades móveis de atendimento pré-hospitalar; o PL 47/2021, que estabelece medidas que garantam a saúde e preservação da vida de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e manutenção da ordem pública, em casos de epidemia, pandemia ou surtos provocados por doenças contagiosas; o PL 59/2021, que institui o Programa de Diretrizes de Atenção às Populações mais Vulneráveis em situações de emergência decorrentes de pandemias e epidemias; e o PL 135/2021, que determina como permanente o caráter do laudo que diagnostica o Transtorno do Espectro Autista – TEA e a Síndrome de Down no município de João Pessoa, todos do vereador Bruno Farias (Cidadania).

Também foi aprovado parecer favorável ao PL 111/2021, de autoria do vereador Marcos Henriques (PT), que institui na cidade de João Pessoa o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, medida de combate e prevenção à violência doméstica, conforme a Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006; e ao PL 173/2021, de iniciativa do vereador Bispo José Luiz (Republicanos), que determina a obrigatoriedade dos bancos procederem as visitas de comprovação de vida, em caso de clientes portadores de necessidades especiais com comprovada capacidade de mobilidade reduzida.

www.reporteriedoferreira.com.br




Mulher é assassinada com várias facadas enquanto bebia em Pitimbu Pb

Uma mulher de 33 anos foi assassinada a facadas na madrugada desta segunda-feira (12), no município de Pitimbú, no Litoral Sul da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito do crime é o ex-marido da vítima, que está foragido.

Segundo testemunhas, Raquel Florentino dos Santos tinha um relacionamento conturbado com o acusado.

Conforme a polícia, o crime aconteceu enquanto a jovem ingeria bebida alcóolica, na companhia de amigos na região da Praia de Acaú, por volta de 4h30.

www.reporteriedoferreira.com.br



João Azevêdo lança programa para alfabetizar 100% das crianças paraibanas e prevê escolas em tempo integral em todos os municípios

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

Ogovernador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (12), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo da Paraíba, o Integra Educação PB. O programa de regime de colaboração em educação do Estado da Paraíba tem como objetivo alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino, beneficiando aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, garantindo, cada vez mais, a melhoria dos indicadores da educação básica.

Na ocasião, foram assinados a Lei que cria o Integra PB e o termo de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para a implantação do regime de colaboração em Educação entre o governo e os municípios.

O Integra Educação PB tem como metas até o ano de 2022 ter 100% dos estudantes do 2º ano alfabetizados e assegurar a alfabetização completa até o 5º ano, a partir do estabelecimento da cultura de monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para equipes escolares.

A iniciativa do Governo do Estado também tem como objetivo ter todas as equipes gestoras de Educação com domínio conceitual e operacional dos instrumentos de gestão e sua efetiva aplicação, com o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua dos resultados e elaboração e acompanhamento de desempenho por meio de processo de avaliação. Além disso, será buscado ter no máximo 1% de taxa de abandono escolar e 100% dos estudantes na escola na idade certa, estimulando uma maior participação da família no processo educativo, a inserção de tecnologia digital, práticas de ensino inovadoras e gestão democrática com foco em resultados.

Na oportunidade, João Azevêdo ressaltou a iniciativa da gestão para auxiliar os municípios com o compartilhamento de ações exitosas da Educação estadual. “Nós temos que pensar o sistema de Educação de forma integrada, que vai desde o ensino infantil até o superior, para que possamos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de enfrentar um mercado de trabalho competitivo, mas com as melhores condições possíveis. O nosso objetivo é fortalecer a educação básica para que todos os níveis de governo estejam em um único patamar, melhorando a qualidade de ensino, as condições de trabalho e capacitação dos profissionais e eu tenho certeza de que os resultados serão rápidos, com a integração de todos os municípios nessa ação tão ousada”, frisou.

Dentre as estratégias de ações para atingir os resultados serão adotadas avaliações em larga escala para os municípios paraibanos, sequências didáticas com foco na alfabetização, sistema online de gestão de dados escolares (caderneta online), consultoria para implantação de escolas em tempo integral, formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil para todos os professores dos municípios parceiros e criação do painel de alfabetização da Paraíba, consolidando estudante a estudante as habilidades aprendidas ao longo do bimestre para apoiar o planejamento do professor.

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que as ações serão iniciadas imediatamente e destacou a  importância do programa para a correção do déficit de aprendizagem. “Nós sabemos os problemas que os municípios têm, temos a compreensão de como os estudantes chegam ao ensino médio e essas ações conjuntas, feitas na ponta, permitirão que nossas crianças sejam alfabetizadas entre 6 e 7 anos, refletindo na diminuição do abandono escolar, na redução das reprovações e na melhoria dos indicadores dos municípios e do estado. Todo esse trabalho será feito com tecnologia, monitoramento e formação de pessoal”, falou.

O regime de colaboração entre estados e municípios também viabilizará reuniões bimestrais do Comitê Executivo, criação de plano de ação pelas Secretarias Municipais de Educação com base no planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, avaliação de resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e elaboração e divulgação das metas municipais.

O presidente da Famup, George Coelho, participou do lançamento do Integra Educação PB e elogiou a parceria entre estado e municípios. “Eu parabenizo o governador por esse projeto para que a gente leve a todos os municípios ações tão importantes para a educação, melhorando o aprendizado e fazendo com que cidades pequenas tenham acesso a ele e reduzam a desigualdade nesse segmento. Unidos, seremos ousados e faremos com que essa iniciativa funcione de forma correta”, disse.

Durante o anúncio do novo programa, o chefe do Executivo estadual fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba para garantir a melhoria estrutural na rede de ensino estadual. Ele destacou que a atual gestão já concluiu a construção, reforma ou ampliação de 40 escolas e já construiu ou reformou 20 ginásios. Além disso, estão em andamento a construção de 48 ginásios, 10 reformas de escolas, 7 ampliações ou reformas de unidades escolares e construção de 7 laboratórios. Para este ano, ainda estão programadas a construção de 25 novas escolas e 28 ginásios, a ampliação ou reforma de 36 escolas e a implantação de 9 laboratórios.

Ele também evidenciou o sucesso do Desafio Nota 1000, ação que tem o objetivo de mobilizar os estudantes da rede estadual de ensino e mantê-los com uma rotina de estudos, e que alcançou a participação diária de 1.400 alunos, com a resolução de questões nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), lançadas pelos professores por meio de transmissões ao vivo no perfil das Escolas Cidadãs Integrais (@ecipb) no Instagram.

João Azevêdo ainda ressaltou o desempenho dos estudantes na Redação do Enem. Mesmo diante das dificuldades que surgiram em decorrência da pandemia da Covid-19 e que provocaram a suspensão das aulas presenciais, 404 alunos obtiveram notas acima de 900 e 25 estudantes receberam a nota 980 na Redação.

O governador destacou que a Paraíba passará a ser a primeira colocada no país na oferta do ensino integral. Em 2021, o estado terá 302 escolas nesse modelo, sendo 127 delas com a implantação da educação profissional. Na apresentação, ainda foram destacados os avanços dos programas Gira Mundo Estudante e Professor e do programa Primeira Chance que contemplou 700 alunos, com o incentivo a estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional, representando um investimento superior a R$ 1,8 milhão em 2020.

Por fim, ele comentou as ações do governo para prestar assistência social aos 250 mil estudantes da rede estadual com a distribuição de 800 mil cestas básicas durante a pandemia do coronavírus.

www.reporteriedoferreira.com.br




CCJ da Assembleia aprova multa a quem promover e participar de aglomerações durante pandemia

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (12), por videoconferência, a aplicação de multas aos proprietários ou locatários de imóveis que promovam festas ou aglomerações durante o período de Estado de Calamidade Pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Projeto de Lei 2691/2021, a multa é no valor de R$ 10 mil para quem for flagrado promovendo aglomeração. Em caso de reincidência, a multa passará para R$ 100 mil. Ainda segundo a matéria, os participantes da festa ou aglomeração de caráter clandestino pagarão o valor de R$ 100. “O presente Projeto de Lei tem por finalidade criar mecanismos para inibir aglomerações ilícitas, com a realização de festas e eventos durante a pandemia já que, mesmo diante deste cenário pandêmico, ainda existem pessoas que insistem em descumprir as medidas restritivas, promovendo festas e eventos públicos geradores de aglomeração de pessoas, aumentando consideravelmente a difusão do coronavírus”, explica o autor do projeto, deputado Wallber Virgolino.

Preocupados com a segurança sanitária dos paraibanos dentro dos ônibus, os membros da comissão aprovaram o PL 2.667/2021, proibindo a lotação máxima em veículos que realizam o transporte intermunicipal de passageiros, enquanto perdurar o período de pandemia da covid-19. Não será permitida a viagem de passageiros em pé. Os usuários deverão estar nas poltronas e respeitando o distanciamento seguro para evitar o risco de contaminação. “Enquanto todos os demais setores da economia e da sociedade estão passando por restrições e novos regramentos, o transporte público segue atuando de forma a não preservar a vida e evitar a contaminação pela Covid-19”, justificou o deputado Branco Mendes, autor da proposta.

www.reporteriedoferrira.com.br




Em live, Manoel Jr analisa 100 dias de gestão, anuncia programa de habitação e criação de banco de fomento

 

O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior (Solidariedade), realizou live, na tarde do último sábado (10), na qual fez um balanço das principais ações nos primeiros 100 dias de sua gestão. A transmissão aconteceu no canal oficial da prefeitura no Facebook. Na oportunidade, o prefeito anunciou a criação do Programa de Habitação – Morar Bem e a criação do banco de fomentos “Nova Chance”, que dará oportunidades ao microempreendedor da cidade.

O Programa Bem Morar será executado pelo Fundo Municipal de Habitação, que destina recursos dos royalties do petróleo para a construção de moradias para população carente da cidade.

Na live, Dr Junior, como é conhecido o prefeito, também citou algumas de suas várias ações a frente da prefeitura, como a retomada do transporte escolar gratuito para estudantes universitários e do ensino médio na zonal rural; pavimentação asfáltica e calçamento de ruas, num total de 3,8 km; corte de terras para pequenos produtores rurais; distribuição de sementes; Criação da Controladoria Geral do Município; entre outras.

Outra ação importante da gestão foi a reativação do programa Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPA), o popular Sopão, para atender a população carente da cidade. A entrega é feita em domicilio. Além de sopa, também são distribuídos pães para mais de 700 famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O programa foi idealizado pelo prefeito Dr Junior, nas suas primeiras gestões, em 1999, mas tinha sido desativo pelo ex-prefeito Dedé Romão. “O compromisso de minha gestão é sempre proporcionar o bem, cuidar e respeitar o povo de nossa terra, sobretudo os mais humildes”, disse.

A Prefeitura também realizou inúmeras ações para combater à Covid-19 e minimizar os efeitos da pandemia na cidade, sobretudo na população mais carente.

Dr Junior afirma que recebeu a Prefeitura com inúmeras dívidas, frota sucateada, entre outros problemas, mas ressalta que com um choque de gestão está conseguindo colocar a máquina pública em ordem em pouco mais de três meses de gestão.

Confira abaixo algumas ações realizadas pela atual gestão:

AÇÕES DOS 100 DIAS DE GESTÃO

1 Cadastramento e recadastramento dos servidores ativos do município

2 Lançamento do calendário anual de pagamentos dos servidores

3 Transporte universitário gratuito para as instituições de ensino Superior de João Pessoa

4 Realização de entregas dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional com o objetivo de promover o acesso a alimentação através da agricultura familiar (P.A.A)

5 Criação do Fundo Municipal de Habitação, através de um projeto de lei que determina que ao menos 30% dos royaltes sejam aplicados para essa ação

6 Reativação do Ensino Médio na Escola Edgar Guedes, localizada no sítio Una de São José

7 Compra de materiais para reforçar as ações preventivas de combate à Covid-19 nas escolas da nossa cidade, investindo em termômetros digitais, álcool gel 70%, torneiras e lavatórios de mãos, tapetes com desinfetantes bactericidas, borrifadores e dispensers dosadores para álcool em gel

8 Ações de manutenção e laminação das estradas vicinais, o programa de manutenção das estradas, acontece de forma continua nas principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos

9 Inicio do corte de terra da zona rural, mais de 700 horas de máquina para realizar o serviço

10 Distribuição de 2 toneladas de sementes (feijão e milho) para representantes das associações rurais

11 Entrega de atividades remotas para nossos alunos durante o período de pandemia

12 Inauguração e ativação de dois centros de atendimento e combate à Covid-19 na cidade

13 Revitalização da frota de ônibus escolares, serviços de funilaria e pinturas, serviços de tapeçaria dos bancos, aquisições de baterias e pneus novos

14 Entrega dos novos kits de fardamentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e vigilância sanitária

15 Compra, manutenções e instalações de novas bombas d’água para localidades rurais

16 Transparência – Secretários participam de audiências públicas e apresenta relatórios com gastos e ações, tendo em vista a omissão da gestão passada que nunca prestou contas aos vereadores e a população em geral

17 Entrega de 6 toneladas de peixes e 6.000 cocos, para a população carente na Semana Santa

18 Criação da Controladoria Geral do Município de Pedras de Fogo

19 – Calçamento da Rua Antônio Lins Borba (Rua do Sopão) – 600 metros de pavimentação

20 – Instalação da coordenadoria das políticas públicas para as mulheres

21 – Descentralização para atender a vacinação contra Covid-19

22 – Pagamentos de R$ 2.205.875,30 dos débitos pendentes deixados pela administração anterior
Na live, ele fala sobre dois projetos dele e anuncia as marcas.

www.repoteriedoferreira.com.br