Prefeitura da Capital vacina 6,1 mil idosos, amplia pontos de vacinação para 2ª dose nesta segunda-feira

Foram beneficiados 5.991 idosos, de 62 anos ou mais, com a primeira dose, e 149 pessoas com a segunda dose, sendo uma pessoa trabalhadora da saúde.

A segunda-feira (29) será dedicada ao avanço na aplicação da dose de reforço da vacina Coronavac/Butantan. Por isso, quem tomou a primeira dose dessa vacina até 2 de março deve se dirigir a um dos quatro locais de aplicação. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

 

A Prefeitura de João Pessoa aplicou 6.140 doses da vacina contra a Covid-19 neste domingo (28) nos 19 pontos espalhados pela cidade. Foram beneficiados 5.991 idosos, de 62 anos ou mais, com a primeira dose, e 149 pessoas com a segunda dose, sendo uma pessoa trabalhadora da saúde.

A segunda-feira (29) será dedicada ao avanço na aplicação da dose de reforço da vacina Coronavac/Butantan. Por isso, quem tomou a primeira dose dessa vacina até 2 de março deve se dirigir a um dos quatro locais de aplicação do imunizante.

O atendimento será feito nos postos de vacinação do tipo drive thru, instalados no Mangabeira Shopping (Mangabeira), Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Tambauzinho) e Igreja Universal (Expedicionários). Os locais serão abertos tanto para quem irá de veículo próprio quanto pedestres. O horário de atendimento ao público será das 8h às 12h.

O município de João Pessoa aparece entre as capitais que mais vacinaram em todo o país. Até o momento, já foram aplicadas 115.203 doses do imunizante na população pessoense. Desse total, 95.666 pessoas receberam a primeira dose enquanto que 19.537 pessoas, o complemento. Os dados são do Ministério da Saúde e foram atualizados ainda neste domingo.

A dona de casa Socorro Batista, de 62 anos, foi uma das que receberam a primeira dose da vacina neste domingo. Ela contou que a imunização marca o pontapé inicial para que em breve a vida das pessoas possa voltar gradativamente ao normal. “A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns pela organização dessa campanha. A gente acompanha o noticiário e percebe que em outros municípios o ritmo não tem sido o mesmo do que o daqui”, observou.

Documentação necessária

Para ter acesso à vacinação, todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa. Os que vão tomar a segunda dose também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.

*Postos de vacinação

2ª dose* (das 8h às 12h)

  • Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Rua Abdias gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho);
  • Santuário Mãe Rainha (Rua Francisco Leocadio Ribeiro s/n Aeroclube);
  • Mangabeira Shopping (Av. Hilton Souto Maior s/n Mangabeira);
  • Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Epitácio Pessoa, nº 2000, Expedicionários).

www.reporteriedoferreira.com.br    Assessoria




Trágico acidente no Sertão deixa saldo de três motos e feridos,motorista estava bêbado

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na manhã deste domingo (28), um motorista embriagado que causou um grave acidente de trânsito no município de Itaporanga, município localizado no sertão da Paraíba. Três pessoas morreram no local. Entre as vítimas está uma criança de apenas 5 anos.O acidente ocorreu por volta das 9 horas da manhã na BR 361, km 110. O motorista do automóvel Fiat Argo invadiu a contramão da direção e colidiu frontalmente em uma motocicleta. Na moto estavam três ocupantes que morreram no local. Eles não usavam capacetes.O condutor do carro, um homem de 39 anos, foi submetido ao teste de etilômetro que comprovou a ingestão de álcool. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil de Itaporanga.Morreram no acidente o condutor da motocicleta, um homem de 35 anos, o seu filho de 5 anos e um outro passageiro da moto, um homem de 34 anos.


As três pessoas que perderam á vida são da cidade de Itaporanga. O motorista do automóvel que é de Piancó estava sozinho no carro. (Foto: reprodução)

Segundo informações, um carro modelo Fiat Argo, trafegava no sentido Piancó/Itaporanga, quando se chocou com uma moto que seguia para o Sítio Cantinho, na Rainha do Vale.

As três pessoas que perderam á vida são da cidade de Itaporanga. O motorista do automóvel que é de Piancó estava sozinho no carro.

Equipes do Samu e da Polícia estão no local. Até o momento não se sabe as causas do acidente.

www.reporteriedoferreira.com.br

 

 

 

 

 




Governador Azevêdo ativa mais 53 leitos para Covid na Frei Damião em João Pessoa

WhatsApp Image 2021-03-28 at 16.04.20.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ampliando a oferta de leitos para o tratamento do novo coronavírus na Paraíba. Neste domingo (28), mais 53 leitos – 40 de enfermaria e 13 de UTI – para tratamento de pacientes com Covid serão instalados na Maternidade Frei Damião, na capital, e estarão prontos, a serviço da população, a partir das 19h.

Para ativar estes 53 leitos, o Estado investiu mais de R$ 2,1 milhões em estrutura, equipamentos (monitor, cardioversor, bombas de infusão, camas). Os respiradores foram doados pelo Ministério da Saúde. Assim, a Paraíba alcança a maior quantidade de leitos desde o início da pandemia.

“Foram mais de 300 leitos ativos apenas em março de 2021, sendo mais de 150 de UTI, o que daria uma média de mais de 10 leitos abertos por dia. Na última semana, o Estado abriu leitos no Hospital Metropolitano, no Hospital de Trauma e agora na Maternidade Frei Damião”, informou o governador João Azevêdo.

Com as novas ativações, a Paraíba totaliza 1204 leitos de enfrentamento da Covid, sendo 672 de enfermaria e 532 de UTI.  “Saímos de 596 pessoas internadas no começo do mês de março para 914 pacientes no último sábado (28), um crescimento de 53% de pessoas internadas. Os novos leitos servirão para atender esse aumento de demanda e impedir que haja fila de espera”, pontuou secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros.

www.reporteriedoferreira.com.br




Mianmar: 114 pessoas são mortas por militares em manifestações neste sábado

Protestos contra o regime militar aconteceram em todo o país, e mortes foram registradas em mais de 40 cidades

População se manifestou em Mianmar neste sábado
Reprodução/Myanmar Now

População se manifestou em Mianmar neste sábado

As forças militares de Mianmar mataram pelo menos 114 pessoas neste sábado (27), de acordo com a agência de notícias local Myanmar Now. Eles estavam em manifestações a favor da democracia , que vêm sendo fortemente reprimidas pelo Estado depois do golpe militar , que aconteceu em 1º de fevereiro .

Este sábado está sendo um dos dias mais violentos desde o início das manifestações. Hoje, se celebra o Dia das Forças Armadas em Mianmar e, por isso, a junta militar que governa o país impediu que protestos acontecessem.

Na sexta-feira (26), os militares anunciaram na TV estatal que, caso os manifestantes desafiassem as ordens, eles corriam o risco de serem “baleados na cabeça e pelas costas”.

Apesar da ameaça, ativistas anti-golpe se reuniram em todo o país. De acordo com o Myanmar Now, pelo menos 40 cidades registraram cidadãos mortos em manifestações. Dentre eles, está um menino de 5 anos, cuja vida foi tirada na cidade de Mandalay.

De acordo com ONGs, mais de 300 pessoas já morreram em repressão a protestos , número que não leva em conta os óbitos deste sábado. A junta militar de Mianmar tem cortado o acesso à internet no país, bem como  bloqueado redes sociais e veículos de comunicação para evitar que manifestações sejam marcadas.

www.reporteriedoferreira.com.br Por G1




Artistas de Guarabira se encontrarão em live institucional com músicas cristãs na Semana Santa

Mais de 20 artistas da cidade de Guarabira, da área musical, estarão se revezando na próxima quarta-feira (31), para a realização de um show institucional online, promovido pela prefeitura do município, apresentando um grande repertório de músicas cristãs como forma de homenagear a Semana Santa.

O projeto segue a mesma programação das lives musicais que vêm sendo realizadas na cidade desde o último mês de janeiro, sempre reunindo artistas locais e com grande repercussão nas redes sociais. Além de promover o entretenimento para pessoas que se encontram recolhidas em seus domicílios, o projeto dessas lives é também uma forma de contribuir, financeiramente, com artistas que se encontram com suas atividades interrompidas – segundo informou o secretário de cultura do município, Tarcísio Pereira.

O evento será realizado no dia 31 de março (quarta-feira), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a Coordenadoria de Comunicação. Trata-se da “Live Cristo – Canções para Deus”, um encontro ecumênico que reunirá 18 vozes que se apresentarão isoladamente, com músicas voltadas para o universo do cristianismo. Os artistas se revezarão no palco do Teatro Municipal Geraldo Alverga e outros através de vídeos, gravados em locais bucólicos da cidade.

Estarão presentes na programação os artistas Júlia Silva, Walkires, Dante Aliguieri, Artur Neto, Edu Lima, Wilton Moura, Ivan Victor, Deysi Fernandes, Fábio Lobo, Maria Almeida, Jefferson Victor, Francisco Tavares, Altomir Nascimento, Tchero, Gabriely Nunes, Eduarda David e Rayanne Moura e o grupo Sara Nossa Terra, além de uma banda composta por 5 instrumentistas que acompanharão as atrações.

A transmissão será a partir das 7 da noite do dia 31 de março (quarta-feia), nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Guarabira (facebook e yutube).

www.reporteriedoferreira.com.br




Decreto suspende aulas presenciais, transportes intermunicipais e fecha repartições públicas, rodoviárias e estádios de futebol para conter a Covid-19

O Diário Oficial do Estado (DOE) publica, na edição desta sexta-feira (26), o decreto que disciplina o funcionamento de atividades entre os dias 27 de março e 4 de abril, nos municípios classificados com bandeiras vermelha e laranja pelo Plano Novo Normal. Durante o feriado de cinco dias, antecipado em medida provisória pelo Governo, será mantido o toque de recolher das 22h às 5h e ampliada a suspensão das aulas presenciais para as redes públicas e privadas. Além disso, os transportes intermunicipais e a balsa que faz a travessia Costinha/Cabedelo ficarão paralisados e os terminais rodoviários do estado serão fechados entre os dias 29 de março e 2 de abril. As medidas são necessárias para promover o distanciamento social e conter a disseminação da Covid-19 na Paraíba. No dia 3 de abril será realizada a 22ª avaliação do Plano Novo Normal que definirá as diretrizes para a retomada das atividades a partir do dia 5 de abril.

Dentre os serviços considerados essenciais e que poderão funcionar ao longo dos próximos dias estão supermercados, feiras livres, açougues, padarias e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis, ficando vedado o consumo de quaisquer gêneros alimentícios e bebidas no local.

As agências bancárias e casas lotéricas poderão realizar atendimento presencial, exclusivamente para atividades que não possam ser realizadas nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto, bem como prestar auxílio ao atendimento dos aposentados, pensionistas e beneficiários do Bolsa Família.

Os restaurantes, bares e lanchonetes só poderão funcionar até as 21h30 por meio de entrega em domicílio e retirada de mercadoria. Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral e de medicamentos, além de serviços de transporte de cargas também estão entre as atividades liberadas para funcionar.

Já os estádios, ginásios, centros esportivos e os parques pertencentes ao estado ficarão fechados. As missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais também seguirão suspensos no período, ficando asseguradas as atividades de preparação, gravação e transmissão das celebrações, bem como as ações de assistência social e espiritual, atendendo as recomendações sanitárias.

Repartições públicas – As atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual ficarão suspensas no período de vigência do decreto, à exceção das Secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Social, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Fazenda, Administração, Cagepa, Fundac e Codata.

Uso de máscaras – Permanece obrigatória no estado a utilização das máscaras nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis, cabendo aos órgãos públicos, aos estabelecimentos privados e aos condutores e operadores de veículos  a exigência do item.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e os órgãos de vigilância sanitária municipais, as forças policiais estaduais, os Procons estadual e municipais e as guardas municipais ficarão responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas no decreto. O descumprimento sujeitará o estabelecimento à aplicação de multa e poderá implicar no fechamento em caso de reincidência, que pode compreender períodos de sete a catorze dias, e na aplicação de multas que podem chegar a R$ 50 mil.

Confira a relação completa das atividades que poderão funcionar entre os dias 27 de março e 4 de abril:

– estabelecimentos médicos, hospitalares, odontológicos, farmacêuticos, psicológicos, laboratórios de análises clínicas e as clínicas de fisioterapia e de vacinação;

– clínicas e hospitais veterinários, bem como os estabelecimentos comerciais de fornecimento de insumos e gêneros alimentícios pertinentes à área;

– distribuição e comercialização de combustíveis e derivados e distribuidores e revendedores de água e gás;

– hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, padarias e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis, ficando expressamente vedado o consumo de quaisquer gêneros alimentícios e bebidas no local;

– produtores e/ou fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde e à higiene;

– feiras livres, desde que observadas as boas práticas de operação padronizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e pela Legislação Municipal que regular a matéria;

– agências bancárias e casas lotéricas, nos termos do Decreto 40.141, de 26 de março de 2020, exceto nos dias 27 e 28 de março e 02, 03 e 04 de abril;

– cemitérios e serviços funerários;

– atividades de manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos e instalações de máquinas e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes e equipamentos de refrigeração e climatização;

– serviços de call center, observadas as normas estabelecidas no Decreto 40.141, de 26 de março de 2020;

– segurança privada;

– empresas de saneamento, energia elétrica, telecomunicações e internet;

– as lojas de autopeças, motopeças, produtos agropecuários e insumos de informática, durante o prazo mencionado no caput, poderão funcionar, exclusivamente por meio de serviço de entrega de mercadorias (delivery), inclusive por aplicativos, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências;

– as lojas de autopeças, motopeças, produtos agropecuários e insumos de informática, durante o prazo mencionado no caput, poderão funcionar, exclusivamente por meio de serviço de entrega de mercadorias (delivery), inclusive por aplicativos, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências;

– assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

– atividades destinadas à manutenção e conservação do patrimônio e ao controle de pragas urbanas;

– órgãos de imprensa e os meios de comunicação e telecomunicação em geral;

–  serviços de assistência técnica e manutenção, vedada, em qualquer hipótese, a aglomeração de pessoas;

– óticas e estabelecimentos que comercializem produtos médicos/hospitalares, que poderão funcionar, exclusivamente, por meio de entrega em domicílio, inclusive por aplicativos, e como ponto de retirada de mercadorias, vedando-se a aglomeração de pessoas;

– empresas prestadoras de serviços de mão-de-obra terceirizada;

– comércio atacadista de produtos alimentícios em geral e comércio atacadista de medicamentos;

– serviços de transporte de passageiros e de cargas;

– hotéis, pousadas e similares;

– assessoria e consultoria jurídicas e contábeis;

– indústria;

– restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres somente poderão funcionar até 21:30 horas, exclusivamente por meio de entrega em domicílio (delivery), inclusive por aplicativos, e como ponto de retirada de mercadorias (take away), vedando-se a aglomeração de pessoas. O horário de funcionamento estabelecido não se aplica a restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente aos hóspedes com a devida comprovação dessa condição e a restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de rodoviárias, aeroportos, postos de combustíveis localizados nas rodovias, sendo vedada a comercialização de bebidas alcoólicas após as 16h.

www.reporteriedoferreira.com.br  /Secom