Joe Biden classifica Putin como assassino e promete retaliação contra a Rússia

Relatórios da inteligência americana mostram que presidente russo tentou interferir nas eleições contra o democrata

Joe Biden e Vladimir Putin
Alexander Zemlianichenko/Reprodução

Joe Biden e Vladimir Putin

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , teceu críticas contra o mandatário russo, Vladimir Putin, em entrevista divulgada nesta quarta-feira (17).

“Você conhece Vladimir Putin, você pensa que ele é um assassino?”, pergunta o entrevistador. “Eu penso”, responde Biden, completando dizendo que acredita que o russo é uma pessoa sem alma.

Na última terça (16), relatório divulgado pelo serviço de inteligência americano indicou que Rússia e Irã tentaram atrapalhar o processo eleitoral,  mas não obtiveram sucesso.

“Amplas campanhas russas e iranianas visando múltiplos setores críticos de infraestrutura comprometeram a segurança de várias redes que administravam algumas funções eleitorais”, revelam agências do governo estadunidense, segundo a AFP.

Os mandatários russo e americano se encontraram publicamente pela primeira vez após as eleições em janeiro deste ano. E já neste encontro, Biden teria comunicado Putin que haveria ‘troco’ pela ação.

“Ele vai pagar um preço. Tivemos uma longa conversa. Eu o conheço relativamente bem. Quando a conversa começou, eu disse ‘você me conhece, e eu te conheço; se eu decidir que isso aconteceu, então se prepare’”, declarou, sem especificar de qual forma seria a retaliação, seja diplomática ou militarmente. “Você saberá em breve”, completa de forma enigmática o democrata.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




A PERVERSIDADE DO NEGACIONISMO: Por Rui Leitao

A PERVERSIDADE DO NEGACIONISMO: Por Rui Leitao
O negacionismo é, em síntese, a opção pela ignorância, quando se coloca em xeque preceitos básicos concebidos pela ciência no mundo. É a prática de montar estratégias para criar dúvidas com interesses políticos, elaborando teorias conspiratórias na procura de explicações para o inexplicável. A tentativa de produzir influência na opinião pública, provocando discussões ideológicas. A teimosa recusa em enxergar a realidade que desagrada, com o objetivo de dar legitimidade aos governantes com posições obscurantistas.
Polêmicas retóricas e desnecessárias ganham espaços no debate político. O intuito é diminuir a confiança na ciência. Apoiam-se em argumentos superficiais sem qualquer comprovação, fazendo uso oportunista das mentiras. Tornam-se céticos quanto à serventia da ciência. Não se pode desconhecer que as incertezas se fazem necessárias, até para que a ciência faça novas descobertas. O que não se concebe é fomentar a descrença nos ensinamentos científicos porque não se consegue enfrentar as verdades que se tornam ameaças.
O negacionista se comporta de maneira confusa propositadamente. Na ausência da sensatez, procede de forma arrogante e prepotente na afirmação de suas opiniões. Principalmente pela impossibilidade de se mostrar racional, equilibrado emocionalmente para entrar num debate em que sejam apresentadas divergências de seus pontos de vista. É o jogo da intimidação no desejo de inibir as alegações discordan
tes. Intolerante e preconceituoso, faz uso do mecanismo da negação como proteção da personalidade insegura.
O obscurantismo intelectual esforça-se para demolir a ciência no Brasil. De qualquer forma temos assistido uma reação da comunidade científica em relação a essa postura. Pesquisadores e entidades unem-se para combater a praga da desinformação. Estudos científicos são intensificados com a intenção de oferecer conhecimento aos desorientados. Os movimentos anticiência que temos assistido, patrocinados por autoridades constituídas, estimulam uma espécie de ignorância que atenda os interesses dos que proferem seus discursos. Nessa luta do conhecimento contra a incultura, tem que ser vitorioso o lado da ciência, sob pena de sofrermos graves danos sociais.
Alguns abraçam a ideologia negacionista por ingenuidade, outros, porém, por pura maldade. Fogem da racionalidade para atuarem em obediência a lógicas emotivas. Tornam-se vulneráveis às manipulações de consciência. Não estão preocupados com a possibilidade de que as mentiras em que passaram a acreditar e propagar coloquem a vida de outros em risco. O negacionismo é um processo socialmente induzido que pode resultar em violências físicas e emocionais. Evidencia-se forte rejeição às reflexões que possam levar o indivíduo ao exercício do senso crítico. O negacionista costuma agir como se tivesse direitos excepcionais. E, por isso mesmo, não se constrange em violar regras morais e éticas de convivência social. O impressionante é que não se dá conta de que está dando força a projetos de autodestruição, com requintes de perversidade, considerando que sua forma de agir causa malefícios coletivos.
www.reporteriedoferreira.com.br  Por Rui Leitão-jornalista, advogado e escrtor



Assembleia aprova retorno das atividades presenciais de forma gradativa após vacinação de servidores

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deverá retomar as atividades presenciais de forma gradativa apenas após a imunização de servidores e deputados. A medida apresentada pela Mesa Diretora foi aprovada durante sessão remota, realizada nesta terça-feira (16). As sessões presenciais na Casa de Epitácio Pessoa estão suspensas desde o dia 19 de março de 2020, após Decreto de Estado de Calamidade em todo estado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, a ALPB, através do presidente Adriano Galdino, tem adotado medidas de prevenção à covid-19 com o intuito de proteger a vida dos servidores, parlamentares, trabalhadores da imprensa, assim como, do público que visita a Casa. Adriano destaca ainda que o retorno ocorrerá de forma progressiva e de acordo com o adiantar da vacinação conforme tem ocorrido em faixas etárias. A partir disso, os servidores dos setores serão convocados conforme a demanda de cada departamento.

A aprovação do Projeto de Resolução 272/2021 estabelece que o retorno às atividades presenciais dos servidores da ALPB acontecerá somente após a imunização com a aplicação da vacina contra a covid-19. “Queremos com essa medida dar total segurança aos funcionários, assim como àqueles ainda não vacinados, pois os servidores ainda não vacinados não estarão obrigados a retomarem aos trabalhos de forma presencial, estes deverão trabalhar de forma remota”, esclareceu Galdino.

De acordo com o texto apresentado pela Mesa Diretora, as atividades presenciais na sede do Legislativo paraibano só acontecerá após o cumprimento do tempo mínimo cientificamente indicado após a aplicação da última dosagem para adquirir imunidade. A retomada dos trabalhos na Casa vai contar ainda com parâmetros baseados em evidências científicas, a exemplo do uso obrigatório da máscara e a alternância dos trabalhos entre as formas remotas e presenciais.

“A pandemia do novo coronavírus ainda continua no Brasil e no mundo, e o pior, encontra-se atualmente no seu pior momento, razão pela qual levou ao menos 15 dos 27 estados do país a adotarem o toque de recolher noturno como medida para tentar conter o avanço da doença”, justificou o presidente Adriano Galdino.

Sessões remotas

Mesmo atuando de forma remota, a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba vem conseguindo exercer as suas atividades de forma bastante significativa, inclusive batendo recordes de produção legislativa, produzindo normas fundamentais para a população paraibana, além de cumprir o seu papel de fiscalizador do Poder Executivo estadual.

Voto de aplausos

De autoria do presidente Adriano Galdino, a Assembleia Legislativa aprovou também “Voto de Aplausos” ao governador do Paraíba, João Azevêdo, bem como aos demais governadores do Nordeste: Renan Filho, de Alagoas; Rui Costa, da Bahia; Camilo Santana, do Ceará; Flávio Dino, do Maranhão; Paulo Câmara, de Pernambuco; Wellington Barroso, do Piauí; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; e Belivaldo Chagas, de Sergipe; pela aquisição, através do Consórcio Nordeste, de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia.

“O governador João Azevêdo e toda sua equipe da Secretaria de Saúde, liderada pelos secretários Geraldo Medeiros e Daniel Beltrammi, têm atuado dia e noite para dar respostas ao povo paraibano, abrindo UTI’s em todas as regiões do estado. A Secretaria de Saúde da Paraíba é exemplo para todo o país”, avaliou o presidente Adriano Galdino.

Os imunizantes adquiridos pelo Consórcio Nordeste serão encaminhados ao Plano Nacional de Imunização (PNI) para serem utilizadas contra a covid-19. “Gostaria de parabenizar o governador João Azevêdo e todos os governadores que compõem o Consórcio Nordeste. Todos merecem o nosso apoio, pois se colocaram a frente e trilharam os próprios caminhos em busca da vacina. Vamos ter vacina graças também ao Consórcio Nordeste”, comemorou Adriano Galdino.




Vereador se nega a aprovar voto de aplausos a Marcelo Queiroga

Em Sessão remota realizada no dia de hoje (16/03) pela Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Marcos Henriques (PT) se negou a aprovar um voto de aplausos ao novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informando que o médico cardiologista ainda não disse ao que veio. O vereador também pediu calma aos companheiros de legislatura e disse que torce para que o novo ministro tenha sucesso, mas também não se demonstrou animado com os primeiros pronunciamentos do novo escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Parece que o presidente não foi em busca de um ministro da saúde e sim de ressonância”, disse o vereador, ironizando o fato de Marcelo Queiroga ter repetido as teses do presidente quando em entrevista.

Para justificar sua posição o parlamentar comparou as posições do escolhido com as da médica Ludhmila Hajjar, que seria a primeira consultada para substituir Pazuelo. “As condições colocadas pela Dra. Ludhmila eram as de uma profissional que não abre mão da ciência e de seu currículo em troca de uma nomeação para um ministério, por isso não aceitou o convite”, Comentou o parlamentar.

Perguntado sobre suas primeiras impressões a respeito do médico Marcelo Queiroga, o vereador repetiu o seu descrédito e comentou: “não vejo como avaliar bem um profissional que diz que médico pode receitar remédio sem eficácia e que, contrariando tudo o que recomenda as organizações médicas de renome, nacionais e internacionais, a exemplo da OMS e da OPAS, desqualifica o lokdown como medida eficaz na contenção da proliferação da covid-19”.

O vereador Marcos Henriques voltou a criticar o presidente Bolsonaro afirmando que o presidente cometeu mais um crime de responsabilidade quando disse que se o novo ministro apoiar lokdown no Nordeste ele pode perder a eleição. “Quer dizer que o presidente admite uma média diária de mais de dois mil mortos, desde que isso não implique na perda de votos? Isso é crime de responsabilidade não é postura de um governante”. Concluiu o vereador.

 




PROTESTOS AMANHÃ EM BRASÍLIA E EM TODOS OS ESTADOS DO NORDESTE; NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL NAS DELEGACIAS

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba – SINDSPOL/PB, informa que amanhã 17/03, em Brasília, a partir das 14h, será realizada uma grande carreata em protesto pela PEC-186/2019 aprovada pelo Congresso Nacional, pela PEC-32/2020, e pela não vacinação dos policiais que estão sendo infectados pelo corona virus diariamente, muitos estão internos em hospitais e UTIs, outros foram a óbito sem qualquer manifestação por parte do Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Governadores e Secretários de Segurança.
A revolta é grande e os profissionais da Segurança Pública em todos os Estados da Federação estarão mobilizados. Amanhã será em Brasília e no dia 18/03, das 08h as 12h, será todos os Estados da Região Nordeste que se mobilizarão.

Os Policiais Civis não farão qualquer atendimento presencial nas delegacias, exceto receber preso em flagrante e nas unidades dos Institutos de Polícia Científica só será feito exames de necropsias e liberação de cadáveres a familiares.
Chegou a hora de você policial demonstrar a sua insatisfação para que o governo estabeleça políticas de valorização para essa classe de trabalhadores da segurança pública.

Na Paraíba o policial civil morre trabalhando sem poder se aposentar, percebe o pior salário do Brasil, aposentados e as pensionistas estão há mais de 08 anos sem reajustes, falou Antônio Erivaldo Henrique de Sousa , Presidente do SINDSPOL/PB.
Vamos a Luta!

Da Assessoria




Série de atentados no Níger deixa ao menos 58 mortos

Grupo armado atacou um ônibus, aldeias, celeiros e veículos. Além dos óbitos, uma pessoa ficou ferida

Grupo armado atacou veículos, aldeias e celeiros
Reprodução/Redes Socias

Grupo armado atacou veículos, aldeias e celeiros

Cerca de 58 pessoas morreram e uma ficou ferida durante uma série de ataques de grupos armados no Níger , nesta segunda-feia (15). A informação foi confirmada pelo governo local nesta terça-feira (16). O primeiro atentado aconteceu a um ônibus, na área de Banibangu , na região de Tillaberi , onde 20 pessoas morreram.

O grupo também atacou aldeias, onde morreram 30 pessoas, além de terem incendiado celeiros de cereais e veículos. Não se sabe em qual atentado as outras oito pessoas morreram. Dois veículos também foram roubados, segundo o governo.

O Níger combate os extremistas no sudeste, na fronteira com a Nigéria , e no sudoeste, na fronteira com o Mali , onde o conflito começou antes de se espalhar pelas fronteiras. Tillaberi está localizada na chamada zona da tríplice fronteira , onde convergem Níger, Burkina Faso e Mali.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Assaltante de banco é morto e Bandidos assaltam posto de gasolina no Sertão da Pb

 


Uma ação Policial com a participação de policiais do agrupamento especializado da polícia civil contra assalto a banco, foi realizada na noite dessa terça-feira (16) na serra de Santa Luzia PB.

De acordo com informações, um dos assaltantes foi morto em confronto com os policiais nas proximidades da serra de Santa Luzia, o corpo da vítima foi deixado na frente do Hospital Sinhá Carneiro por um veículo.

De acordo com outras informações, a ação conjunta contou com a participação de policiais do estado de Sergipe e da Paraíba. Outros esclarecimentos serão dados pela a assessoria da polícia civil na manhã desta quarta-feira.

Bandidos assaltam posto de gasolina em Pocinhos/PB.

Na noite dessa terça-feira (16), bandidos assaltaram um posto de combustível na entrada da cidade de Pocinhos, Agreste Paraibano.
A Polícia Militar recebeu informação de que dois homens chegaram no posto em uma motocicleta e que em seguida o passageiro armado anunciou assalto e exigindo que ele entregasse o dinheiro, em seguida, os autores fugiram levando uma quantia não revelada.
A polícia segue realizando as investigações a fim de identificar e localizar os autores.

www.reporteriedoferreira.com.br