Enem será reaplicado nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24)

Prova vale para os alunos que estavam infectados pela covid-19 ou por outras doenças contagiosas e para os que tiveram problemas logístico

Exame Nacional do Ensino Médio 2020
Agência Brasil

Exame Nacional do Ensino Médio 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado na terça-feira (23) e na quarta-feira (24) para candidatos que tiveram as provas canceladas por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que não puderam fazer o exame por estarem com sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para os participantes prejudicados por questões logísticas.

O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade).

Na mesma data, as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ).

Prevista no edital, a reaplicação do Enem pode ser solicitada por participantes que se sentiram prejudicados por conta de algum problema logístico, como falta de luz no local de prova. Neste ano, por conta da pandemia, puderam também pedir a reaplicação os participantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa.

Também por conta da pandemia , a aplicação do Enem regular foi suspensa no estado do Amazonas, onde mais de 160 mil estudantes fariam a prova, em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863 e em Espigão D’Oeste (RO), com 969 inscritos. Esses participantes poderão fazer o Enem também na data da reaplicação.

Os horários de aplicação serão os mesmos do Enem regular. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes farão a redação e as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. O tempo de prova é 5h30. No segundo dia, terão cinco horas para resolver as questões de matemática e ciências da natureza.

Desde a última sexta-feira (19), está disponível o cartão de confirmação com os locais de prova da reaplicação do Enem 2020 na Página do Participante. No cartão também constam o número de inscrição, data, hora das provas, opção de língua estrangeira e atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e levem nos dias do exame.

Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.  As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

www.reporteriedoferreira.com.br      Por Agência Brasil




Câmara de João Pessoa retoma atividades nesta terça-feira,23

WhatsAppFacebook MessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) retoma as atividades legislativas nesta terça-feira (23). A sessão de reabertura dos trabalhos acontece, a partir das 9h30, de forma híbrida. O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e os secretários irão participar de forma remota.

Em reunião realizada na última sexta-feira (19), os vereadores decidiram que as sessões deliberativas vão acontecer sempre às terças e quintas-feiras. Nas segundas e quartas-feiras vão ocorrer reuniões das comissões. Todas elas se darão de forma híbrida, com a presença em plenário apenas dos vereadores que compõem a Mesa Diretora.

Devido ao agravamento da pandemia do novo Coronavírus, haverá restrições à participação presencial da imprensa e do público. O Governo do Estado irá editar um novo decreto com medidas protetivas para conter o avanço da doença. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (22), o governador João Azevêdo (Cidadania) afirmou que “o documento vai priorizar a vida acima de tudo”.

Durante a coletiva, o prefeito Cícero Lucena também anunciou algumas medidas para minimizar a proliferação do vírus, como o aumento da frota de ônibus para evitar a superlotação. Os governos estadual e municipal também irão ampliar o número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para garantir o atendimento dos casos mais graves. A publicação do decreto com as ações previstas para reduzir a mobilidade urbana e humana nos próximos 15 dias está prevista para esta terça-feira (23).

www.reporteriedoferreira.com.br




Toque de recolher na Paraíba por conta do covid-19 será por 15 dias

Suspensão da circulação na orla de João Pessoa, com o fechamento das praias, aumento na frota de ônibus, compromisso de fiscalização mais intensa em bares e restaurantes, toque de recolher, proibição de shows, festas e eventos que causem aglomerações, redução do funcionamento de bares e restaurantes até as 16 horas, fechamento de igrejas e suspensão do início das aulas da rede pública estadual presencial.

Estas são medidas anunciadas hoje e que serão detalhadas em decretos publicados nas próximas horas tanto pelo governo do Estado quanto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para tentar conter o novo avanço do coronavírus no Estado.

O governador João Azevêdo (Cidadania) reuniu na manhã de hoje,22 representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de diversos órgãos do setor sanitário do Estado, bem como da Procuradoria Geral do Estado, além do prefeito Cícero Lucena (PP) e representantes da prefeitura de João Pessoa para definir os termos de um decreto que deve ser publicado ainda no fim da tarde de hoje prevendo medidas de contenção ao avanço do novo coronavírus no Estado.

“As medidas podem parecer duras, mas são necessárias”, destacou o governador João Azevêdo.

O decreto, segundo o governador, não vale apenas para João Pessoa, vale para todo o Estado.

“Temos um plano que recomenda aos municípios que os prefeitos adotem as medidas de acordo com as bandeiras que são atualizadas e publicadas a cada quinzena”, continuou o governador.

As medidas anunciadas terão validade por p15 dias, para, segundo frisou o governador, “evitar o excesso visto nos últimos dias”.

Igrejas

Está definido que os templos religiosos poderão funcionar com horário restrito e também com apenas 30% da capacidade de cada templo. Mas, a Arquidiocese da Paraíba decidiu fechar totalmente as igrejas por um período de 15 dias.

Aulas

As aulas presenciais da rede pública estão suspensas e serão iniciadas no dia 1º de março apenas de forma remota. “Tínhamos uma programação de retorno, mas precisávamos avaliar a pandemia no Estado. Com os últimos números e vendo que as redes públicas contribuem muito para a circulação de pessoas, não tínhamos como manter o modelo híbrido. Voltaremos da forma remota e depois isso será reavaliado”, informou o secretário de Educação, Cláudio Furtado.

Ainda não ficou estabelecido se a rede particular de ensino também será afetada pelo decreto governamental. Já o toque de recolher será aplicado apenas a João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Pagamento dos salários de fevereiro dos servidores estaduais será quinta e sexta-feira

O pagamento dos servidores públicos estaduais, referente ao mês de fevereiro, acontece nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Na quinta, recebem aposentados, pensionistas e reformados, já na sexta-feira, é a vez dos servidores da ativa, da administração direta e indireta.

As datas foram anunciadas, nesta segunda-feira (22), pelo governador João Azevêdo, durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou que, mesmo diante de todas as dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, a Paraíba segue mantendo seu compromisso com os servidores, pagando dentro do mês trabalho. “Este mês é mais curto, mas o dinheiro está garantido. Mais uma vez, o Governo fez um esforço muito grande para manter seu compromisso de realizar o pagamento do funcionalismo dentro do mês trabalhado. Esta é uma forma de injetar recursos na economia paraibana”, frisou.

Calendário:
25/02 – aposentados, pensionistas e reformados;

26/02 – servidores da ativa (administração direta e indireta).

www.reporteriedoferreira.com.br




O OCASO ABREVIADO Por Francisco Nóbrega dos Santos

O OCASO ABREVIADO
Por Francisco Nóbrega dos Santos

Decorridos vários anos na fila de espera, eis que surge uma luz no final do túnel,
como um fio de esperança para os idosos. O ESTATUTO DO IDOSO. A Lei de n.º
10.741/2003, da inspiração do aguerrido Senador do Rio Grande PAULO PAIM.
E mais: – art. 26 do Estatuto do Idoso expressa textualmente “O idoso tem
direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas as condições físicas, intelectuais e
psíquicas. Já o art. 27 do mesmo diploma diz que, na admissão do idoso em qualquer
trabalho ou emprego, (não exclui o serviço público) é vedada a discriminação e a fixação
do limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a
natureza do cargo o exigir.

Ao contrário do que reza a Lei 10.741/03, Norma Complementar. definida no
elenco das leis, os

Já era tempo de se fazer algo pelos idosos, vítimas de repetidos golpes, contra
esse segmento social, com a prática cruel e desumana dos governantes, – alijamento do
mercado de trabalho, por entenderem ser a idade provecta um estágio inoperante da vida,
ao atingir a faixa etária do sufixo “enta” – ‘sesseENTA” etc. e inviável para o serviço
público.

Vale salientar que no Brasil, onde octogenários se estão ou se julgam aptos
para governar o País, os poderes dão um atestado de incapacidade ao servidor que
completar 70 anos de idade, exortando-o com a EXPULSÓRIA-(sinônimo de
COMPULSÓRIA).

Acontece que, segundo a OMS o ser humano, com a mudança dos hábitos
alimentares e outras práticas saudáveis, teve aumento da expectativa de longevidade e,
consequentemente,, galgou na escada da vida, mais fôlego. E hoje a média de vida chega a
ultrapassar os 80 anos.

Nada mau para os velhinhos, porém uma estatística que desanimou os
governantes, notadamente quanto ao plano atuarial da Previdência, pois os mandatários
esperavam sobrar dinheiro em caixa, com a sucumbência dessa classe senil, reduziriam os
gastos públicos.

Arrimados nessas premissas, os poderes enriqueceram o vocabulário e criaram
factoides alterando o sentido da lei e a conveniência e definiram aposentadoria compulsória
com uma visão de norma inflexível, imutável e impositiva. E enquanto assim entendem,
eficientes servidores, recebem como prêmio, o cruel desenlace após longos anos de labuta.
Na prática, impõem-se atos transvestidos de compulsórios e aos idosos, o que
no futebol é”cartão vermelho”, “exclusão, forçada, sem direito â permanência no banco os
que praticaram um ato punível chamado “envelhecimento”. E mais; com agravante de que
se persistirem no serviço terão seus vencimentos cortados até que assinem a aposentadoria,
que significa, uma audiência de custódia ou sentença de morte.

Assim os poderes públicos, de forma cruel e desumana, estão colhendo de sem
piedade, os idosos, aposentando-os compulsoriamente quando, a maioria desses, no uso de
uma experiência e de uma mente criativa, muito tem a oferecer ao serviço, aos governados,
autarquias e outras entidades reguladas pelo Direito Público.
Nada disso sensibiliza os poderes e os demais entes políticos que se apressam
em mandar para casa aqueles que são úteis ao trabalho e não representam qualquer ameaça
ao serviço, considerando, ainda, que a permanência desses seres no exercício da burocracia
atribuída aos antigos, não aumenta o ônus para os cofres públicos. Ao contrário, com a sua
dispensa, surgirão vagas e necessidade de aumentar a folha, com a admissão de substitutos,
dotados de simples teoria.

estatudo do idoso;

interpreção;

Na interpretação dos poderes a palavra compulsória, é, expressamente, uma
imposição ao afastamento do septuagenário, como um castigo por ter envelhecido. Todavia,
não existe qualquer dispositivo que penalize o Governante que aplica essa pena de morte, –
a aposentadoria compulsória. Como também não há dispositivo que proíba o cidadão com
mais de 80 anos habilitar-se a concorrer um mandato e governar uma a Nação, um estado
ou um município, os idosos que somarem a de sete décadas, são excludentes para o
trabalho burocrático. Esse é o Brasil que nos oferecem. Não é o País que desejamos.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Francisco Nóbrega dos Santos, Jornalista, advogado e escritor




Covid: Leo Bezerra prevê dias difíceis e defende cumprimento rígido do isolamento social

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, participou, na manhã desta segunda-feira (22), de reunião no Palácio da Redenção com o prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevêdo  para definir ações de enfrentamento à pandemia e conter o avanço da Covid-19 na Paraíba. O encontro contou também com participação de representantes da secretaria estadual da Saúde e de diversos órgãos do setor sanitário do Estado.

“É possível que passemos por dias ainda mais difíceis, de angústia, mais perdas devido o grande contágio pelo coronavírus. A solução, enquanto esperamos a nossa vez de nos vacinarmos, é não aglomerarmos, higienizar as mãos, usar máscara e fazer seriamente o cumprimento do isolamento social”, disse Leo.

O vice-prefeito destaca que um novo decreto que será publicado, mas observou que é preciso que cada um faça a sua parte. “É tempo de empatia, de pensar em si e no outro. Cuidar da vida daqueles que amamos para que possamos abraçá-los, assim que tudo isso passar. Unidos venceremos esse vírus que tem causado muita dor a tantas famílias paraibanas e pessoenses”, declarou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Vítima de disparos de arma de fogo morrem no Hospital de Trauma

Equipes do Samu foram acionadas
Equipes do Samu foram acionadas (Imagem: Reprodução)

Não suportando a gravidade dos ferimentos, morreu o homem vítima de agressão  a tiros registrado na cidade de Santa Rita, Grande João Pessoa. O crime aconteceu no fim da tarde deste domingo (21), em Várzea Nova. distrito de Santa Rita.

Inicialmente, a polícia não revelou detalhes do ocorrido. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram atendimento.

A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma da capital, mas não resistiu. Até a publicação desta matéria não haviam indícios da dinâmica nem motivações do crime.