Nomeação de Cláudia Veras é suspensa, ela foi secretária de Saúde durante o governo de RC

Foi suspensa hoje a nomeação de Cláudia Veras para  Técnica de Auxiliar de Serviços em Saúde II na Superintendência do Ministério da Saúde. O ato que designava Cláudia foi publicado nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial da União e caiu como uma bomba entre os aliados do presidente Jair Bolsonaro na Paraíba já que ela foi secretária de Saúde durante o governo de Ricardo Coutinho (PSB), ferrenho adversário do presidente.

Em meio a muitas especulações da motivação da nomeação, a responsável pelo Núcleo do Ministério da Saúde na Paraíba, Maria Eridan, confirmou o que adiantara ontem e que a designação de Cláudia se deveu a critérios técnicos.

“Houve uma solicitação de alteração da função e ela não vai mais assumir. Deve sair a designação para a nova servidora que vai assumir. É uma função que só pode ser ocupada por servidor efetivo e se trata de uma função  técnica para quem tem muita experiência na gestão do SUS. A chefia dela encaminhou a indicação, que seguiu para Brasília. Cláudia tem um currículo com muita bagagem e é servidora federal, então, ela foi aprovada. Mas, houve uma movimentação muito grande e ela acabou desistindo e Brasília também solicitou que fosse designada outra servidora. Como não tínhamos outra servidora aqui, virá uma de Brasília”

Claudia de Sousa Mascena Veras é servidora do quadro permanente do Ministério da Saúde, admitida por concurso público em 1990. Enfermeira de formação, graduada na UFPE, com pós graduação na UFPB: Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva e Especialista em Medicina Preventiva e Social.

Foi indicada para uma função técnica, especialmente pelo reconhecimento à atuação profissional por quase 30 anos na saúde pública. Não se trata de cargo comissionado. E as funções técnicas só podem ser assumidas por servidores do quadro efetivo.