Cícero vistoria limpeza do Rio Jaguaribe e diz que gestão vai reformar ponte na comunidade São Rafael

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou os trabalhos de limpeza do Rio Jaguaribe para evitar enchentes no período chuvoso. O serviço foi vistoriado pelo prefeito Cícero Lucena, na manhã desta quinta-feira (21), que ainda garantiu a reforma da ponte para pedestres que liga as comunidades São Rafael e Padre Hildo Bandeira.

“Estamos fazendo a limpeza deste que é um dos principais rios da cidade. O trabalho está iniciado e vai se prolongar pelos próximos meses, porque temos que cuidar do meio ambiente”, defendeu Cícero. O gestor ainda reforçou o que tem sido uma de suas principais mensagens: a necessidade de convocação e orientação da população para contribuir com a destinação correta do lixo.

O prefeito verificou pontos de trabalho na passagem do rio pelas Avenidas Tancredo Neves e Pedro II. Na oportunidade, ele visitou a comunidade São Rafael e verificou a necessidade da reforma da ponte para pedestres. “Essa ponte foi entregue em nossa gestão e hoje oferece risco às pessoas que passam por aqui todos os dias”, destacou. O prefeito orientou sua equipe a planejar e realizar a reforma do equipamento.

A aposentada Maria da Penha Gomes, de 68 anos, falou sobre a importância da reforma. “Essa ponte foi construída há 25 anos. Já pedimos muito para a Prefeitura recuperar e ninguém fez isso. Agora temos certeza de que ele vai resolver e também cuidar do Rio, que está cheio de sujeira e vegetação”, relatou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Kelson, explicou que o trabalho de limpeza acontece até o mês de abril como forma de prevenção. “Já estão identificados 23 pontos de risco e estamos trabalhando no desassoreamento e na retirada de possíveis obstáculos para o fluxo de água”, explicou.

Estiveram presentes os secretários municipais do Meio Ambiente, Welison Silveira, do Planejamento, José William Montenegro, e o Superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

www.reporteriedoferreira.com.br




Raniery responde a gesto obsceno de Ney Suassuna; “defenderei sempre a honra de Maranhão”

Repercute, desde inicio da noite de ontem (20), Nota dos Diretórios estadual e municipal do MDB contendo Nota de Repúdio ao suplente de senador Ney Suassuna, e de Solidariedade ao senador José Maranhão (MDB) em face dele ter, durante entrevista a um programa de TV, no início da tarde desta quarta-feira (20), feito um gesto pejorativo no momento em que era indagado sobre o estado de saúde de Maranhão, que é presidente estadual do MDB, e está internado em São Paulo para tratar de complicações decorrentes da Covid-19.

O deputado estadual Raniery Paulino usou o Twitter para manifestar a indignação: “Zé Maranhão é um grande homem público. Probo, digno, trabalhador e honrado. Estou aqui para defender sua vida, sua obra e sua história”.

Ney afirmou que o gesto era direcionado ao assessor. A repercussão foi extremamente negativa e não poderia ser diferente. Se não pela vida pública de Maranhão, mas pelo ser humano que, nesse momento, não teria como se defender.

Diz a nota:

“Durante entrevista no programa Correio Debate, na TV Correio/Record, o suplente de Senador, decerto deslumbrado de que sua imagem estava sendo transmitida ao vivo em áudio e vídeo, proferiu um gesto obsceno com as mãos ao ser indagado sobre o que esperava sobre a recuperação do estado de saúde do senador José Maranhão e se os demais colegas de Senado estavam sentindo sua falta no Legislativo em razão do licenciamento para tratamento.

É de conhecimento público e notório que o Senador José Maranhão se encontra em fase complicada de recuperação, internado em UTI, após ter sido acometido da Covid-19, de sorte que o reprovável, antiético e absurdo gesto praticado pelo suplente Ney Suassuna configura uma gravíssima agressão ao nosso presidente – e aos eleitores paraibanos – que tanto bem já fez e ainda fará ao nosso Estado e à nossa Nação, sendo desnecessário narrar aqui sua trajetória ou o espírito benfazejo deste grande homem público, pelo que nos solidarizamos integralmente com nosso Senador seus familiares neste momento tão difícil.

Além disso, tal gesto também revela um nefasto sentimento contra as milhares de vítimas brasileiras que tentam se recuperar,afora as que não resistiram,deste malfadado vírus que transformou a face do planeta–postura jamais esperada de qualquer ser humano, tampouco de alguém que ostenta, mesmo como suplente, uma representatividade popular.

Desta forma, nosso partido manifesta sua solidariedade ao senador José Maranhão e aos seus familiares e amigos, além de repudiar o ato praticado pelo suplente Ney Suassuna, esperando que atitudes deste jaez jamais se repitam, tampouco num momento em que todo o país precisa de atos de solidariedade e bondade, numa corrente positiva para que ultrapassemos esta quadra tão difícil da nossa história”.

www.reporteriedoferreira.com.br




Vacinas de Oxford vindas da Índia vão chegar ao Brasil nesta sexta-feira (22)

Presidente usou o Twitter para divulgar a informação

.
Reprodução: ACidade ON

Bolsonaro confirmou o envio da vacina indiana

As doses da vacina de Oxford importadas da Índia vão chegar ao Brasil até o final da tarde desta sexta-feira (22). A informação foi confirmada nesta quinta (21) pelo Ministério da Saúde após o país asiático tirar o governo brasileiro das prioridades para o envio de imunizantes contra a Covid-19 .

De acordo com nota da pasta, a carga será transportada em voo comercial da companhia Emirates e será desembarcada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após os trâmites alfandegários, o carregamento seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para confirmar a chegada das doses.

www.reporteriedoferreira.com.br




Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas serão enviadas na sexta-feira para Brasil e Marrocos, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia,  Harsh Vardhan Shringla, nesta quinta-feira (21) à Reuters.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, compartilhou a informação pelas redes sociais.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secretário disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que a capacidade de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito.

“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando por Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.

Doses

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva na segunda-feira  que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deveria ter uma resolução ainda “nesta semana”.

“Estamos contando com essas 2 milhões de doses para que a gente possa atender mais ainda a população”, informou Pazuello na ocasião.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais sobre a decisão do governo da Índia de liberar as exportações de vacina contra a covid-19 e elogiou o trabalho do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e dos servidores do Itamaraty.

www.reporteriedoferreira.com.br   Agência Brasil