Câmara dos EUA aprova segundo processo de impeachment contra Donald Trump

Presidente é acusado de incitação a manifestantes para invasão ao Capitólio durante sessão que daria vitória a Joe Biden nas eleições

Donald Trump
Isac Nóbrega/PR

Presidente Donald Trump teve impeachment aprovado na Câmara

Câmara dos Estados Unidos (EUA) abriu nesta quarta-feira (13) o segundo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump . O republicano é acusado de incitar manifestantes a invadirem o Capitólio durante sessão que daria vitória ao presidente eleito Joe Biden e sua vice, Kamala Harris. A manifestação deixou cinco pessoas mortas.

Além do impeachment, estava em jogo a inelegibilidade de Trump, o que significa que ele não vai mais poder concorrer a cargos públicos. A derrota do republicano veio sete dias antes do encerramento de seu mandato, que está marcado para o dia 20 de janeiro.

Durante a sessão antes da votação, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, declarou, que o republicano “é um perigo claro e constante para a nação”.

Agora depende de decisão do Senado para que Trump seja, de fato, afastado do cargo, mas a votação desta quarta, já é considerada um grande derrota para o republicano.

*Esta nota está em atualização

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Semob-JP realiza ação educativa sobre espaço na orla da Capital

Semob-JP realiza ação educativa sobre espaço na orla

Com o período das férias, cresce o número de pessoas que circulam nos espaços públicos na orla de João Pessoa. Considerando essa prática diária, o secretário executivo do órgão Marcos Souto Maior, determinou  a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) iniciar nesta quarta-feira (13), a campanha de compartilhamento de espaços voltada para o respeito às regras de boa convivência. A ação será contínua e também tem o objetivo de prevenir acidentes.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) iniciou a ação em toda a extensão da Avenida Cabo Branco com abordagens para os caminhantes, ciclistas e demais pessoas que praticam atividades fisicas, orientando para que ocupem os espaços determinados, evitando assim acidentes e preservando vidas.

Foram colocados cavaletes com orientações de regras de boa convivência e de respeitar cada um o seu espaço. O que ajuda na compreensão é a sinalização horizontal instalada, de cor vermelha, que é indicada para ciclistas, skatistas e para quem usa patinetes. Já a sinalização de cor azul indica o espaço para o pedestre.

Todos os dias a orla é liberada para atividades físicas das 5h às 8h. Com isso, o trânsito é bloqueado para veículos nesse período para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança das pessoas que praticam caminhada, corrida e ciclismo no local.

De acordo com o superintendente George Morais, a campanha será realizada continuamente orientando as pessoas com a intenção de evitar acidentes e tornar a pratica de esportes mais segura. “A atividade educativa é uma reinvindicação antiga dos cidadãos que foi prontamente atendida pela Semob para que se torne a prática esportiva segura e tranquila” esclareceu o gestor.

A chefe da Died, Gilmara Branquinho, lembrou que a ação foi elogiada pela população e instrui os participantes a usarem seus espaços sem atrapalhar a atividade do outro. “A intenção da campanha é orientar os caminhantes, ciclistas e demais pessoas que praticam atividades fisicas e alertar o quanto é perigoso invadir repentinamente o espaço um do outro”, explicou.

A aposentada Vlandimar Orlanda contou que todos os dias caminha na orla, mas sempre usa o espaço determinado para o pedestre. “Muito boa essa instrução que a Semob está fazendo aqui na caminhada, educando todos os usuários a não invadir o espaço um do outro, evitando assim acidentes”, contou.

O morador do bairro do Miramar, Haeckel Van Derlinden, sempre usa a bicicleta em suas atividades fisicas e parabenizou a Semob pela iniciativa. “Agradeço à Semob pela conscientização, pois cada um circulando em seu espaço a caminhada flui com segurança”, ressaltou o engenheiro aposentado.

Fiscalização – Agentes de mobilidade monitoram toda a extensão da orla, orientando os pedestres e ciclistas a transitarem dentro dos espaços e advertindo os veículos que circulam de forma irregular. Lembrando que quem precisa acessar hotéis ou residências, o veículo liga o pista-alerta e deve transitar com velocidade de até 30km/h, garantindo a segurança de todos.

www.reporteriedoferreira.com.br     Fonte
SEMOB JP




Senador Maranhão ainda não tem previsão de alta, diz boletim médico

Foto: Reprodução/Senado Federal

O senador licenciado José Maranhão (MDB-PB) ainda não tem previsão para receber alta do tratamento a que está submetido para curar pneumonia viral contraída em decorrência da covid-19. A informação foi confirmada pela equipe médica que assiste o parlamentar.

Maranhão está hospitalizado desde o dia 29 de novembro, quando foi diagnosticado com a covid-19. Na última sexta-feira (8), o paraibano anunciou licença do mandato e em seu lugar assumiu a senadora Nilda Gondim.

Confira abaixo o boletim médico:

“Declaro para os devidos fins que o Sr. José Targino Marnhão encontra-se internado um unidade de terapia intensiva no Hospital Vila Nova Star desde o dia quatro de dezembro de 2020 devido pneumonia viral Covid-19, sem previsão de alta hospitalar por no mínimo 121 dias. Pelo exposto, fica clara a impossibilidade do paciente retornar às suas atividades laborais”

Não há previsão de alta da UTI.

Dra. Ludhmila Hajjar
Cardiologista-Intensivista
Coordenadora da equipe clínica

Dr. Esper Kallas
Infectologista

Dr. Marcelo Amato
Pneumologista

Dr. Antonio Antonieto
Diretor técnico

Dr. Paulo Hoff
Diretor clínico




CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS 11. ORAÇÃO AO TEMPO; Por Rui Leitao 

CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS 11. ORAÇÃO AO TEMPO; Por Rui Leitao

Essa é uma das mais belas canções de Caetano, tanto no que se observa na melodia, quanto na mensagem poética e filosófica da letra. Ele trata da relação HOMEM e TEMPO. Considerando o TEMPO, como o Deus da existência, o compositor dialoga com ele numa prece. A música foi composta e lançada em 1979.

“És um senhor tão bonito/quanto a cara do meu filho/tempo, tempo, tempo/vou te fazer um pedido”…“Portanto peço-te aquilo/e te ofereço elogios/tempo, tempo, tempo/nas rimas do meu estilo”.

Em sendo uma oração, é claro que Caetano se dirige ao TEMPO, como quem endereça uma mensagem a um ser superior. E, de início, já o homenageia ressaltando sua beleza e a compara com o rosto de seu filho. Afinal de contas qual o pai que não enxerga formosura nas feições de um filho. Arrisca-se, então, a fazer um pedido. Respeitando-o como responsável pelos destinos de todos nós seres humanos, propõe entrarem num acordo.

Em razão da sua condição de eternidade, Caetano o reverencia como “um dos deuses mais lindos”. Pede, portanto, que o ouça com atenção, ao som da melodia que lhe oferece. Roga que lhe seja ofertada a felicidade, e que os acontecimentos em que estiver envolvido sejam compatíveis e oportunos com esse desejo de bem-estar, deleite, alegria. De forma que essa bem aventurança possa produzir uma luminosidade de espírito que espalhe benefícios ao seu redor.

E quando já não mais se fizer presente no plano terreno, que este vínculo se reafirme no “além vida”. É o que ele clama em oração, excedendo-se em exaltações nas rimas do seu cantar. *

www.reporteriedoferreira.com.br   Rui Leitão, Jornalista, advogado e escritor




EUA: Presidente da Câmara diz que Trump é “perigo para nação” e “deve partir”

Deputados discutem possível impeachment do presidente, que deixará o cargo na próxima quarta (20)

Presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi

Reprodução: iG Minas Gerais

Presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, declarou nesta quarta-feira (13), durante análise do processo de impeachment de Donald Trump , que o republicano ” é um perigo claro e constante para a nação”.

Trump é acusado de incitar à violência que ocasionou a invasão ao Capitólio, sede do congresso, na última quarta (6), que resultou na morte de 5 pessoas.

Caso seja aprovado, o presidente ainda não será afastado, pois o processo precisa ser aprovado pelo Senado, dessa forma, Trump deverá permanecer no cargo até o dia 20, quando seu sucessor, Joe Biden , assume como mandatário do cargo.

Continua após a publicidade

Pelosi subiu o tom ao defender o afastamento de Trump, pedindo que ambos os partidos, democratas e republicanos, adotassem “um remédio constitucional que garantirá que a república estará a salvo deste homem que está tão resolutamente determinado a destruir as coisas que consideramos preciosas e que nos mantêm unidos”.

“Ele deve ir. Ele é um perigo claro e presente para a nação que todos nós amamos ”, afirmou a presidente da Câmara . “Não me dá prazer dizer isso – parte meu coração ”, completa.

www.reporteriedoferreira.com.br    Por agências




Pazuello pede calma para população: “Não é tomar vacina e sair fazendo festa”

Ministro da saúde voltou a declarar que vacinação no país começará ainda em janeiro

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello
Reprodução: iG Minas Gerais

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , defendeu nesta quarta-feira(13), a importância de os brasileiros continuarem seguindo as recomendações das autoridades de saúde como forma de tentar conter o aumento do número de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“Todo mundo deve estar focado em salvar vidas. Cada um no seu papel. Se o papel da pessoa é se prevenir para não ficar doente, tomar seus cuidados, manter o afastamento social, este é o papel dela”, disse o ministro, em Manaus, onde apresentou um balanço das ações dos governos federal e estadual para tentar controlar a disseminação do coronavírus no estado.

“Temos que nos cuidar. Temos que seguir as orientações dos gestores. Não adianta lutar contra isto”, disse Pazuello após afirmar que todos têm que colaborar para que o país consiga superar a doença.

“O papel das equipes de mídia é informar, manter a população a par do que está acontecendo para que ela fique calma e confie em quem está trabalhando. O dos empresários é manter suas estruturas funcionando para preservar os empregos das pessoas, mas com a devida prevenção e cuidados médicos”.

O ministro reafirmou que a população brasileira começará a ser vacinada ainda este mês. E que as vacinas cuja segurança e eficácia forem comprovadas serão distribuídas para todo o país ao mesmo tempo, de acordo com a proporção populacional dos grupos considerados prioritários.

Pazuello também ressaltou que a população deverá manter os cuidados que já vêm sendo recomendados, como o uso de máscara, o distanciamento social e a atenção à higiene das mãos e de objetos, mesmo após o início da vacinação.

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina induz à produção de anticorpos, mas isto não acontece no dia seguinte. A literatura [médica] fala em 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e, no dia 22 estar na rua fazendo festa”, alertou Pazuello.

Tratamento precoce

O ministro disse que devido à gravidade da situação atual em Manaus , a prioridade deve ser o tratamento precoce nas unidades básicas de saúde. Desde dezembro, o número de casos da covid-19 na capital manauara não para de aumentar:

“Não temos 30 ou 60 dias para esperar a imunização total [de parte da população a partir da aplicação da vacina]. A vacina faz parte de uma estratégia, cujo principal [ação] é o tratamento na unidade básica de saúde, o diagnóstico clínico feito pelo médico”, disse o ministro, acrescentando que não há “como resolver esta situação se não transformarmos o atendimento precoce em prioridade da prefeitura de Manaus”.

Dentre as ações em curso, como a abertura de novos leitos hospitalares para atendimento de pacientes com a Covid-19 e o transporte de cilindros de oxigênio para suprir o aumento da demanda, o ministro mencionou uma parceria com o Hospital Sírio Libanês de “auxílio na gestão hospitalar”.

De acordo com o ministro , a proposta é que especialistas verifiquem os casos de pacientes internados já em condições de deixar os hospitais, abrindo vaga para outras pessoas.

“Na correria, às vezes os médicos estão mais ocupados com salvar alguém do que em ver quem pode ir para lá ou para cá. Então, um apoio externo, neste momento, ajudará nesta responsabilidade. Com isso, pretendemos ter mais 150 leitos [disponíveis] ainda esta semana, por desospitalização para tratamento residencial”, explicou Pazuello.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Agência Brasil 




Senador Veneziano promete trabalhar para que MDB apoie reeleição de João Azevêdo

Nesta quarta-feira (13), o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, que retornou recentemente ao MDB, revelou pretender que o seu atual partido apoie a provável candidatura à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania) na corrida eleitoral de 2022.

“Eu disse publicamente e mantenho a coerência. Na minha história não há procedimentos camaleônicos, o que é comum hoje na política brasileira, atos que salvaguardam propósitos individuais. Minha história não permitiria isso”, declarou.

De acordo com o parlamentar, o MDB aprovaria a decisão, uma vez que o deputado estadual Raniery Paulino, uma das lideranças da legenda, já declarou publicamente que apoia o governador.

“Minha postura é de continuar ajudando, colaborando com o governo do estado, na gestão politico administrativa. Se João se apresentar como candidato, terá aqui um amigo”, afirmou em entrevista concedida ao programa de rádio Arapuan Verdade.

Veneziano ainda afirmou que vai conversar com outros emedebistas, como o senador José Maranhão e o ex-candidato a prefeito de João Pessoa Nilvan Ferreira para conquistar o apoio dos seus aliados em torno das pretensões de Azevêdo.




Secretário critica politica armamentista de Bolsonaro: ‘Armar população não diminui violência’

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, criticou nesta quarta-feira (13) a politica armamentista do governo de Jair Bolsonaro. Nunes disse não concordar com a tese de que armando a população a segurança nos estados brasileiros está garantida.

“A gente não tem a compreensão que armando a população a gente vai trazer mais segurança para todos. Essa política armamentista do governo federal, na nossa ótica, é a assunção da incompetência de poder apoiar nos estados um combate mais forte da criminalidade. É assumir também a incompetência de que não consegue também controlar problemas de fronteira, como contrabando de armas ilegais”, comentou.

Para Jean Nunes, a segurança pública deve, sim, ser garantida pelo Poder Público e órgãos competentes. “Quem, de fasto, tem que prover a segurança pública no país é o governo federal, estados e municípios. E não delegar essa missão para o particular e a população”, disse.

Segundo ele, estudos da ONU comprovam que armando a população não houve diminuição de violência nem de criminalidade: “Pelo contrário, teve aumento no número de mortes, são estudos confiáveis”, ressaltou.

O secretário lembrou que a polícia e os órgãos de segurança do Estado tem tirado de circulação várias arma




América-MG e Chapecoense, em jogos dessa terça-feira garantiram volta a serie A do Brasileirão

América-MG empata com o Náutico e garante acesso à Série A do Brasileirão

América-MGestá de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o clube mineiro empatou em 0 a 0 com o Náutico, nos Aflitos, pela 34ª rodada da Série B, e garantiu o acesso antecipado à primeira divisão.

Líder isolado da competição, o time do técnico Lisca está com 67 pontos, 15 a mais que o Juventude, primeira equipe fora do G4. Como só restam mais quatro rodadas para o fim da Série B, o Coelho não poderá ser ultrapassado pelos gaúchos e, portanto, está matematicamente garantido na elite do futebol brasileiro.

Apesar do resultado sem gols, a partida nos Aflitos foi bastante movimentada, com boas oportunidades criadas por ambos o clubes. No fim, o Náutico esboçou uma pressão pela vitória, mas em vão. O Timbu está em 15º lugar na Série B, com 39 pontos, e quer se afastar da zona de rebaixamento. O Paraná, time que abre o Z4, está com 36 pontos.

De virada, Juventude é derrotado pelo Brasil de Pelotas e perde a chance de entrar no G4 da Série B

Também nesta terça-feira, o Juventude perdeu, de virada, para o Brasil de Pelotas por 2 a 1, no Bento de Freitas. Com o revés, a equipe comandada por Pintado perdeu a chance de aproveitar o tropeço do CSA e entrar no G4 da Série B.

Todos os gols foram marcados no primeiro tempo. O atacante Capixaba abriu o placar aos 15 minutos, mas Matheus Oliveira e Diego Ivo viraram para os donos da casa.

Com o resultado, o Juventude segue na quinta colocação, com 52 pontos. O CSA, que ocupa a quarta posição, possui a mesma pontuação, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Já o Brasil de Pelotas subiu para 10ª posição, com 47 pontos.

É Série A! Chapecoense vence clássico contra o Figueirense e assegura retorno à elite

Verdão se valeu de seu conhecido estilo de solidez defensiva e eficiência no ataque para construir triunfo na Arena Condá

Chapecoense x Figueirense - Comemoração

O torcedor da Chapecoense pode encher o peito e gritar que está de volta a Série A do Campeonato Brasileiro. Isso porque, superando o rival Figueirense por 2 a 1 na noite dessa terça-feira (12) na Arena Condá, a Chape chega a 66 unidades e acumula 14 de diferença para o quinto colocado (o Juventude) restando somente 12 em disputa.

Para o Figueira, a luta para escapar da zona de rebaixamento segue com o time da capital catarinense, nesse momento, estando em 18° colocado com 36 unidades, uma a menos do que o primeiro fora do Z4.

INÍCIO ACESO

Mesmo com o grau de importância que tinha o triunfo para os mandantes, quem pareceu começar de maneira mais concentrada e ativa na sua forma de encarar o confronto foi o Figueira, principalmente quando explorava com velocidade o lado direito do ataque para espaçar a defesa da Chape. Foi dessa forma, aliás, que o Alvinegro quase marcou na finalização travada de Bruno Michel além da batida onde Geovane Itinga fez uma intervenção providencial para evitar a abertura do marcador.

CRESCEU NO JOGO E MARCOU

Apesar do início em dificuldade, aos poucos o time de Chapecó pareceu ir se encontrando no confronto e foi acumulando finalizações onde a grande dificuldade parecia ser “ajustar” a mira para efetivamente fazer Rodolfo Castro trabalhar. Foi aí que apareceu Paulinho Moccelin para primeiro assustar o arqueiro do Figueira com um chute cruzado firme e de defesa complicada e, depois, para inaugurar a contagem para o time Condá. Depois de passe curto no escanteio batido pelo lado direito, Matheus cruzou e Moccelin testou para balançar as redes do time de Florianópolis.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por agências