A OMISSÃO NA POLÍTICA:  Por Rui Leitao 

A OMISSÃO NA POLÍTICA:  Por Rui Leitao

A participação política é uma obrigação cidadã. Recusá-la é, no mínimo, uma postura irresponsável. Paulo Freire já nos ensinava que: “Todos nós temos atos políticos, só que uns são mais preocupados com o bem-estar da sociedade e outros mais preocupados em levar o indivíduo ao seu ápice de realizações dos seus desejos; respetivamente uma mais inclusiva e outra mais excludente”. Temos visto muita gente falar que detesta política e que prefere não debater qualquer assunto que trate desse tema. São os que se afirmam “isentos”. Na verdade, são omissos. E omissão é sinônimo de covardia, passividade, comodismo.

Decidem ficar “em cima do muro”, como se diz na linguagem popular. Neles está ausente o espírito público, porque só pensam em si próprios. Platão afirmava que: “o castigo dos bons que não fazem política, é serem governados pelos maus”. É exatamente por isso que o maior medo de um governo mal intencionado é o povo consciente”. Teme os que tenham senso crítico e se posicionem politicamente, vendo nesse comportamento uma ameaça ao sistema vigente. Quanto maior for o número de pessoas omissas, com o discurso de que estão descrentes com a política, mais favorecida fica a escassez dos valores éticos e princípios morais. Os corruptos se beneficiam dessa ausência de participação cidadã dos autoproclamados “apolíticos”. Fazer política não é, necessariamente, vincular-se a um partido ou defender uma ideologia. É preciso entender que a política faz parte da nossa vida. É a forma de participação na sociedade a qual estamos inseridos.

O problema é que muitos insistem na compreensão de que a política está vinculada, exclusivamente, a processos eleitorais. Esquecem que através dela é que se definem ações efetivas de desenvolvimento da população. Quando nos relacionamos com o mundo estamos “fazendo política”. É a melhor maneira de exercer a cidadania. Tenho dificuldades em conviver com os que carregam a máscara da isenção política. Vejo neles o obstáculo para a condução da nossa própria existência coletiva. Me desculpem a franqueza, mas me parece algo que cheira à hipocrisia. A omissão é também ignorância. Pratica-se a negligência quando alguém, tendo a consciência de que pode fazer algo pelo outro, não o faz. Assim se comporta o omisso político. Já estamos pagando um preço caro pela omissão de muitos que proclamam o discurso simplista de que “odeia a política”. Através dela se enraizam as injustiças sociais, colaborando com tudo aquilo que se imagina estar combatendo. Corrupção, por exemplo. Nossa sociedade não aguenta mais tanta omissão. A opção pelo silêncio ao invés do grito desgasta a esperança.

www.reportriedoferreira.com.br     Por Rui Leitão, Jornalista, advogado e Escitor




Três jovens são alvejados a tiros em Patos-Pb; um morre e dois ficam gravemente feridos

tentativa de chacina deixa um morto e dois feridos a bala no sertao do estado

Uma tentativa de chacina foi registrada na noite deste sábado ( 09 ) na Rua Poeta José Monteiro, bairro do Jatobá, setor sul de Patos no alto sertão paraibano, resultando em uma vítima fatal e dois feridos.

Um jovem identificado por Thiago foi morto no local e outros dois foram baleados e socorridas pelo SAMU para o complexo hospitalar de Patos, porém em condições de saúde preocupantes.

AS vítimas socorridas foram: Fabiano Caique da Silva, 22 anos (esse em estado mais grave), e Alan Silva, 23 anos.

As informações chegadas a nossa redação apontam que os atiradores chegaram andando e começaram a atirar nas vítimas que estavam conversando.




Marcos Souto Maior e mais três auxiliares da administraçção são nomeado por Cícero Lucena ê

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou os nomes de mais quatro assessores que farão parte do secretariado. Para Secretário Executivo da Semob, Marcos Antônio Souto Maior Filho. Advogado com experiência nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Eleitoral e Administrativo. Já foi coordenador de jurisprudência e assessor chefe da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-PB.

Para Secretário Executivo da Semam, Djalma Pereira de Castro Filho. Graduado em Estudos Sociais, com pós-graduação em Administração Pública e de Cidades. Foi secretário adjunto de Meio Ambiente de João Pessoa e secretário de Planejamento, Administração e Finanças de Pilar-PB.

Para Secretário Executivo da Emlur, Igo Franklin de Morais. Graduado em Ciências Contábeis. Já atuou como secretário da Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributos e Transparência da ALPB, e superintendente-adjunto do Patrimônio da União.

Para Secretário Executivo do Procon-JP, Jair de Queiroz Pires Júnior. Advogado com expertise nas áreas de Direito Administrativo, Penal e Eleitoral. Foi chefe de gabinete das secretarias de Governo e Comunicação Institucional do Estado da Paraíba.

www.reporteriedoferreira.com.br




Cel. Carlos Américo e Dra. Rossana Sá, são nomeados chefe de gabinete e Secretária Executiva da Saúde por Cícero Lucena

O prefeito eleito de João Pessoa Cícero Lucena (Progressistas) nomeou o coronel da Polícia Militar da Paraíba, Carlos Américo Pereira de Oliveira, para exercer o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Município. A portaria 156 foi assinada na última segunda-feira (4).

Atualmente o médico e empresário Fábio Rocha, foi nomeado secretário de saúde da cidade, Dra Rossana Sá, Anestesiologista, Conselheira Fiscal da Unimed João Pessoa. Filha do anestesiologista Rodrigo Sá ( in memorian), sobrinha do ex secretário de saúde do governo Cícero, Hermes Sá,  Secretária executiva da saúde

A vinda do Cel. Carlos Américo, vem enriquecer ainda mais a equipe da Saúde, tem o objetivo de realizar um trabalho ímpar voltado para a saúde .

A decisão foi embasada no uso das atribuições dos incisos V e VIII do artigo 60, combinado com o inciso VIII, artigo 70 da Lei Orgânica para o município.

www.reporteriedoferreira.com.br