Fiocruz tem estratégia para antecipar vacinação contra a Covid-19 para janeiro

Fundação solicitou a importação de 2 milhões de doses da vacina, produzida na Índia, para antecipar o cronograma

Fiocruz solicitou a importação de 2 milhões de doses da vacina
Foto: Divulgação/Governo de SP

Fiocruz solicitou a importação de 2 milhões de doses da vacina

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prepara uma estratégia para antecipar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para janeiro de 2021. As informações são da Veja.

O Ministério da Saúde tem a previsão de iniciar a imunização contra a doença em fevereiro, com o produto desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Mas, em reportagem publicada no site da revista, o presidente em exercício da fundação, Mario Santos Moreira, endereçado ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, solicitou a importação de 2 milhões de doses da vacina, produzida na Índia, para antecipar o cronograma.

“Considerando o grave quadro sanitário imposto pela pandemia, e seus efeitos negativos em diversas áreas, sobretudo na aceleração dos números de mortes associadas à Covid-19, a Fiocruz vem explorando outras frentes que permitam antecipar a disponibilidade de vacinas”, argumenta a solicitação.

“A possibilidade de antecipação do início da vacinação pode, concretamente, reduzir o número de mortes. Essas tratativas lograram êxito e teremos à disposição o quantitativo de 2 milhões de doses a serem entregues em janeiro”, diz o pedido.
De acordo com a reportagem, as vacinas serão fornecidas pelo Serum Institute of India, parceiro tecnológico da Fiocruz, fornecedor do Programa Nacional de Imunização.

A estratégia envolve a importação de ao menos 20 milhões de doses do imunizante, que devem chegar ao país nas próximas semanas.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Ig




Simed cita investigação judicial contra prefeita de Bayeux Luciene de Fofinho

O documento diz que o funcionário da unidade, que é pago com o recurso público, deve tratar ‘bem as pessoas” e caso algum paciente se sinta maltratado, entre em contato, através de um número, informado no mesmo aviso. ​

Luciene de Fofinho está causando uma polêmica na área da saúde após ter colocado um aviso na porta de um hospital da cidade no dia de sua posse, na sexta-feira (1º). (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (Simed-PB) emitiu uma nota neste sábado (02), onde lamentou o aviso que a prefeita de Bayeux, Luciene de Fofinho, colocou na porta de um hospital da cidade no dia de sua posse, na sexta-feira (1º). O documento que se teve acesso, diz que o funcionário da unidade, que é pago com o recurso público, deve tratar ‘bem as pessoas” e caso algum paciente se sinta maltratado, entre em contato, através de um número, informado no mesmo aviso.

Na nota, o Sindicato acusa a prefeita de “com a disfarçada intenção de resolver os problemas da saúde pública do município, se volta contra os profissionais de saúde e de apoio, em um ato que tangencia o assédio moral”. Ainda de acordo com o Sindicato, os profissionais devem ser tratados com  bom trato, cordialidade, empatia e humanização, e que mesmo com a  existência de maus profissionais ou de más condutas, em qualquer área, o autoritarismo não se resolve os problemas.

A Simed lembra a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), proposta pelo Ministério Público Eleitoral, contra Luciene de Fofinho, devido o abuso de poder político e que ela tem a oportunidade de se defender em foro competente.

A nota alerta que os problemas da saúde pública de Bayeux são maiores do que os que a prefeita tenta expor, de forma que sua atenção deveria estar voltada para resolver tais problemas.

” Há UBS sucateadas, com estruturas físicas deterioradas, falta de equipamentos, materiais e EPIs. Há falta de segurança no ambiente de trabalho. A UBS Tambaí em agosto de 2020 foi invadida por grupo de homens armados que assaltou pacientes e profissionais de saúde. O Hospital e Maternidade João Marsicano já foi interditado algumas vezes pelo CRM-PB e pela Agevisa”, revela Simed.

A Simed revela que de acordo com o Sagres, Bayeux registra apenas 20 médicos efetivos e que 98 médicos possuem contratações precárias com situação bastante irregular.

Para finalizar a nota, o Sindicato sugere que os profissionais de saúde utilizem o telefone do ALÔ PREFEITA disponibilizado pela gestora, para realizar reclamações sobre as más condições de trabalho, atraso de pagamento dos salários e demais irregularidades.

www.reporteriedoferreira.com.br  com Clickpb




E POR FALAR EM “MITO” Por Rui Leitao

E POR FALAR EM “MITO” Por Rui Leitao
Encontrei essas explicações sobre o que seja um “mito”, num trabalho acadêmico que tem como autora Elideusa Mendes da Costa, escrito em 2003. Achei muito interessantes e adequadas ao contexto político nacional que estamos vivendo: “ O termo já encerra em si grandes contradições: ora como “mentira”, ora como a verdade íntima escondida atrás de um véu, o mito para muitos nega a razão e a realidade, ainda que quase sempre não haja um questionamento profundo sobre esses dois conceitos. Há tantas definições para o termo quantas as diversas dinâmicas de compreensão do homem face ao mundo em que vive.
O mito não nega a razão, mas apodera-se dela de tal forma que a recria e a transcende suscitando, desse modo, diversas realidades em diferentes “mundos” do pensar: O mito é sempre uma incógnita, uma cortina meio transparente, uma forma de dizer tudo revelando muito pouco; enfim, uma grande metáfora. Nenhum mito surge do nada ou da simples vontade de existir; sua origem ou localização temporal dos fatos de que falam são questões bastante complexas.
Ao utilizarmos métodos limitados de interpretação, reduzimos o mito a definições que o apresentam como simples fantasia ou fato ilusório. Mircea Elaide, um estudioso dos mitos e das religiões, afirma que “nas sociedades em que o mito ainda está vivo, há uma distinção cuidadosa entre histórias verdadeiras e histórias falsas” A palavra mito se usa habitualmente como sinônimo de crença dotada de validade mínima e de pouca verossimilhança. Neste sentido, mito indica algo de irreal e inatingível, como quando se diz, por exemplo, “O mito não encontra, de maneira nenhuma, adequada objetividade no discurso” (Nietzsche, F. Origem da Tragédia. Lisboa 1972, p. 128). O empirismo científico nos acostumou a considerar o mito como um conhecimento “irracional” e infundado, produto de uma atividade intelectual pré-lógica”.
Aa



Ciclista é atropelado e morto por carro na BR.230 próximo a Cajá Pb

 

O condutor do veículo responsável pela morte estava em um carro modelo onix e seguia viagem com um passageiro que teve ferimentos graves na região abdominal e foi conduzido até o hospital mais próximo da região. (Foto: reprodução)

Um ciclista foi morto na manhã deste sábado (2) após ser atropelado por um carro na BR-230, Km 85,7 nas proximidades do Cajá, sentido Campina Grande. Segundo informações obtidas pela policia o homem era conhecido na região por praticar o esporte em grupo, mas teria feito o trajeto sozinho após a desistência de amigos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o impacto da batida ele foi arremessado e morreu antes mesmo da equipe do Samu chegar no local.

O condutor do veículo responsável pelo acidente fez o teste do bafômetro e não estava sob efeito de álcool. O carro, modelo onix, chegou a capotar e cair em um lago, ficando totalmente destruído.

Ainda segundo informações obtidas pela polícia , além do motorista, havia um passageiro que teve ferimentos graves na região abdominal e foi conduzido até o hospital mais próximo da região.

www.reporteriedoferreira.com.br     / Clickpb



Prefeito Cícero Lucena se reuniu na manhã deste sábado(02) com secretários e reiterou agilidade nos serviços à população 

O prefeito Cícero Lucena reuniu o seu secretariado neste sábado (2), no Paço Municipal. Num primeiro encontro geral, os auxiliares puderam ouvir o prefeito e serem ouvidos sobre as primeiras medidas administrativas na Prefeitura de João Pessoa.

O prefeito fez uma explanação inicial e abriu espaço para que os auxiliares fizessem uma apresentação e expusessem algumas impressões iniciais. Eles também ouviram de Cícero Lucena as prioridades e o fio condutor da gestão que está instalada na capital paraibana.

Cícero Lucena reforçou a necessidade de união de propósitos e energias para agilizar as ações cobradas pelo povo pessoense. Ele apontou questões fundamentais para serem organizadas, pediu o levantamento das necessidades de cada área para os próximos dias.

O prefeito declarou que a cidade deve ter serviços ágeis, atendimento de excelência e comprometimento com a qualidade e eficiência. Também pediu para que os projetos que precisem envolver mais de uma secretaria, que as estruturas possam compartilhar o trabalho para avançar com a realização.

Transparência

O prefeito lembrou ainda da necessidade de seus auxiliares primarem pela transparência nos atos e destacou o papel da Controladoria Geral do Município e da secretaria de Comunicação Social neste aspecto.

www.reporteriedoferreira.com.br Assessoria




Prefeito Cícero exonera comissionados da Prefeitura de João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados e de funções de confiança da Prefeitura de João Pessoa. A medida é comum em todo início de governo. O Decreto nº 9.665, de 1º de janeiro de 2021, foi publicado em edição especial do Semanário Oficial da PMJP.

A medida levou em consideração “que os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, consoante o art. 37, II, da Constituição Federal”. E também considerando “a necessidade de implementar uma política de austeridade fiscal nos gastos com pessoal; Considerando a necessidade de reanalisar toda a estrutura administrativa municipal para melhor utilizar todo o quadro de servidores efetivos da edilidade”.

Segundo o Art. 1º do Decreto nº 9.665, “ficam exonerados todos os servidores comissionados e ocupantes de funções de confiança nas estruturas administrativas de qualquer órgão da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Município de João Pessoa – PB.”

A exceção é para as gestantes, mulheres em licença maternidade, e servidores em auxílio-doença ou licença para tratar da própria saúde. “Findas as licenças ou auxílios de que trata o §1º, fica a servidora ou servidor automaticamente exonerado”, diz o decreto.

Foi editado uma norma para os que trabalham no combate à Covid-19. “Os servidores comissionados que estejam desempenhando funções relacionadas ao combate a pandemia do coronavírus, bem como os ligados à execução de demais serviços essenciais, deverão permanecer desempenhando as atividades, até ulterior deliberação, a fim de que não haja prejuízo à manutenção dos serviços vitais à população.”

O Art. 2º. diz que “ficam convocados todos os servidores efetivos da administração direta e indireta que estejam cedidos, a qualquer título, para se reapresentarem a seus órgãos de lotação no prazo de até 05 (cinco) dias da publicação deste decreto.”

www.reporteriedoferreira.com.br Assessoria




Homem atira em via pública na orla marítima de João Pessoa durante briga; Veja vídeos

Uma confusão e até disparos em via pública foram registrados no bairro de Manaíra na madrugada deste sábado (02). Vídeos, que circulam nas redes sociais, mostram quando um homem corre atrás de outro e começa a agressão.

Um deles cai no chão e é agredido violentamente com murros e pontapés. Em seguida, aparece outros comparsas do que estava agredindo e também chutam a vítima.

Em dado momento, uma outra pessoa surge na confusão e dá três tiros em via pública. Até agora não temos informações se alguém saiu ferido com os disparos. A polícia demorou para aparecer no local.

Vídeo; Reprodução/Marcos Antônio

Um segundo vídeo registrada quando um veículo para e os ocupantes ficam revoltados com a vítima sendo espancada, no chão, por mais de dois agressores. Já em outra gravação dois rapazes são rendidos e mantidos no chão, em uma calçada, por outros três homens, um deles com uma garrafa na mão.

Vídeo: Reprodução/Marcos Antônio

Os agressores e vítima não foram identificados.

Vídeo: Reprodução/Marcos Antônio

www.reporteriedoferreira.com.br    Paraiba.com.br




Mulheres e crianças são vítimas de acidente e no Litoral Sul veículos colidem

Mulheres e criança são socorridas após acidente na manhã desta sexta-feira (01) em João Pessoa

Três pessoas foram socorridas após um acidente, na manhã desta sexta-feira (01 de janeiro), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar (PM), a condutora do carro perdeu o controle da direção e invadiu o sentido contrário da pista.

O veículo parou em um dos canteiros da pista, próximo à praia de Gramame. Duas mulheres e uma criança foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma.

O estado de saúde das vítimas não foi divulgado, assim como as causas do acidente. T5

Carro capota após colisão com outro veículo em rodovia no Litoral Sul da Paraíba

Veículo ficou destruído (Foto: Reprodução / Polícia Militar)

Uma colisão resultou em capotamento no fim da tarde desta sexta-feira (1º), na PB-008, em Caaporã, Litoral Sul da Paraíba. Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida em um veículo particular.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionadas ao local.

Até a publicação desta matéria não haviam informações sobre o estado de saúde da vítima. A área foi isolada e o tráfego desviado da região.

www.reporteriedoferreira.com.br    T5