Copa do Brasil 2020: Jogos realizados na noite desta quarta-feira,23

Copa do Brasil 2020
Jogos realizados na noite desta quarta-feira,23
Encerrado
Grêmio

1 – 0

São Paulo
Encerrado
Palmeiras

1 – 1

América-MG
www.reporteriedoferreira.com.br



Vereadores Dinho e Bruno Farias registram chapa para disputa da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa

 

Em clima para a disputada da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa, os vereadores Dinho (Avante) e Bruno Farias (Cidadania) registraram na manhã desta quarta-feira (23) a chapa para concorrer aos dois biênios: 2021-2022; 2023-2024, respectivamente.Após o registro, os vereadores fotografaram o grupo que apoia a chapa. Na semana passada, um grupo de 16 vereadores de João Pessoa se reuniram para definir os próximos presidentes da Câmara Municipal. A decisão foi de que o vereador Dinho (Avante) deve assumir a presidência da Casa a partir de 2021.

O vereador Bruno Farias (Cidadania) destacou a importância da união do grupo. “Salientar esse momento ímpar que nos estamos vivendo na Câmara. Conseguimos reunir um grupo de 16 parlamentares com o objetivo de fazer a Câmara se aproximar da sociedade”, frisou ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

www.reporteriedoferreira.com.br    CLICKPB




Secretário garante que vacina contra a Covid será distribuída em 24 horas para os municípios

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros afirmou na tarde desta quarta-feira (23) que o governador João Azevêdo deu um prazo de 24 horas para que as 400 mil doses da vacina contra a Covid-19, previstas para chegar à Paraíba no dia 21 de janeiro, sejam distribuídas com os 223 municípios no prazo de 24 horas.

Geraldo Medeiros, que foi o entrevistado do Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, explicou os primeiros grupos a receberem a vacina serão os idosos acima de 75 anos, os de 60 anos que se encontram em abrigos e os indígenas.  Na segunda fase serão  vacinados os idosos acima de 60 até 74 anos  de um modo em geral;  na terceira fase  serão imunizados os portadores de doenças crônicas e outras comorbidades e na quarta fase vão receber a vacina os profissionais da segurança pública e os professores.

Ele disse ainda  que mesmo com aplicação dessa vacina, as pessoas devem continuar fazendo uso das medidas de segurança e sanitárias, como o uso do álcool em gel e da máscaras e evitar aglomerações.  Geraldo Medeiros disse ainda que para que se consiga a imunidade contra doença, a vacinação terá que alcançar 70% da população.  “A obrigatoriedade da vacina e no sentido de que se as pessoas  que não tomarem não direito a vários acessos”, finalizou

www.reporteriedoferreira.com.br  Fonte: CONEXAOPB




Vereador Marcos Vinícius é nomeado para Comunicação. Outros auxiliares são nomeados

Cícero Lucena, prefeito eleito e diplomado de João Pessoa, anunciou nas redes sociais que o vereador Marcos Vinícius será o secretário municipal de Comunicação da prefeitura, cargo que tinha ocupado na gestão de Luciano Cartaxo. A notícia foi recebida com entusiasmo por parte dos profissionais de imprensa da Paraíba, bem como por lideranças políticas, vez que Marcos Vinícios, desfruta de grandes amizades.

Vinícius apoiou a candidatura do Progressistas deste o primeiro turno, mesmo o seu partido (PL) participando de outra coligação. Cícero anunciou mais cinco auxiliares que passam ocupar funções a partir de 1º de janeiro.

São eles: Janildo Silva (Adjunto da Comunicação), Valdo Alves (Administração), Daniella Bandeira (Coordenadoria do Patrimônio Cultural), Vaulene Rodrigues (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e Marcus Alves (Funjope).

www.reporteriedoferreira.com.br




Bolsonaro sobre 2022: ‘Se a gente não tiver voto impresso, pode esquecer a eleição’

Em suas férias em São Francisco do Sul (SC), Jair Bolsonaro retomou uma de suas obsessões: a aprovação de uma PEC que institua o voto impresso.

Segundo o relato da Folha, o presidente passou cerca de 25 minutos cumprimentando apoiadores, quando um deles perguntou: “Falta muito para chegar 2022, para apertar [o botão da urna] de novo, presidente?”.

Ao que Bolsonaro respondeu: “Se a gente não tiver voto impresso, pode esquecer a eleição”.

O jornal paulistano lembra que, em março deste ano, o presidente afirmou que houve fraude eleitoral em 2018 —pleito que ele venceu— e que foi eleito no primeiro turno. Na ocasião, disse que tinha provas da fraude. Nunca as apresentou.

Parece desculpa esfarrapada para uma eventual derrota, preparada com dois anos de antecedência. Ou preparação do terreno para imitar Donald Trump (mais uma vez) e não reconhecer um resultado desfavorável.

www.reporteriedoferreira.com.br o antagonista




Ministério Público intima pastor que disse que Coronavac “tem HIV dentro”

No documento, o promotor de Justiça Ricardo Sant’Anna exige que o líder religioso apresente, em 15 dias, suas capacitações técnicas

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 85ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, intimou para depor o pastor Davi Goés, do Ministério Canaã, de Fortaleza (CE). O religioso afirmou que a vacina contra a Covid-19 Coronavac causa câncer e tem “HIV dentro dela”.

No documento, o promotor de Justiça Ricardo Sant’Anna exige que o líder religioso apresente, em 15 dias, suas capacitações técnicas, científicas, sanitárias ou médicas, através de comprovante idôneo, diplomas ou certificados reconhecidos para credenciá-lo como especialista qualificado a emitir análise sobre o tema abordado por ele. A não apresentação de tais documentos será interpretada como a ausência de conhecimentos específicos sobre o tema.




Ministério Público denuncia 22 prefeitos paraibanos que não assinaram acordos para o fim dos lixões

O Ministério Público estadual (MPPB) deu prazo de um ano para que prefeitos paraibanos fechassem lixões e dessem destino adequado a resíduos sólidos – o prazo será encerrado em 1º de dezembro. Até agora, de 66 que assinaram acordo de não persecução penal – em troca da extinção de punibilidade por crime ambiental –, apenas 30 receberam tal benefício. Os 36 prefeitos que não cumpriram o acordo deverão responder por crime ambiental, enquanto outros 22, que sequer assinaram o compromisso, já estão sendo denunciados por esse tipo de crime pela Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba. Essa atuação do MPB integra o projeto ‘Fim dos lixões da Paraíba’, iniciado em 2018.

Nesta primeira etapa, foram denunciados os gestores dos municípios de Boqueirão, Mato Grosso, Pocinhos, Alagoa Nova, Aroeiras, Igaracy, Lastro, Prata, São José dos Cordeiros, São José de Princesa, São Vicente do Seridó, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Santo André, Livramento, Parari, Sumé, Zabelê, São João do Cariri, Camalaú, Bom Sucesso e Serra Branca. As denúncias foram apresentadas pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), órgão auxiliar do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho.

Petições encaminhadas à JustiçaO Ministério Público da Paraíba alerta aos prefeitos e prefeitas das 3ª, 4ª e 5ª regiões que assinaram o acordo, que o prazo para o cumprimento termina no dia 1º de dezembro. A atuação faz parte do projeto “Fim dos lixões da Paraíba”, iniciado em 2018.

Além das providências tomadas em relação aos gestores que não assinaram os acordos, que foram as denúncias, o MPPB está avaliando o cumprimento das obrigações por parte dos que se comprometeram.

Nesse sentido, já foram encaminhadas 66 petições à Justiça, envolvendo prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem as 1ª e 2ª regiões do Estado. Dessas, 30 foram pedidos de extinção de punibilidade pelo cumprimento dos acordos de não persecução penal (comprovada a destinação correta dos resíduos e o fechamento do lixões) e 36 de rescisão dos ANPPs, devido ao não cumprimento.

O projeto
O projeto “Fim dos Lixões” foi concebido em 2018, quando o Ministério Público se viu prestes a denunciar 90% dos municípios que destinavam resíduos a lixões por crime ambiental. Foi proposto o acordo de não persecução penal para que, em um ano, os municípios fechassem os lixões e termos de ajustamento de conduta para a recuperação da área degradada no prazo de cinco anos. Findo o prazo para o cumprimento dos ANPPs, a Ccrimp iniciou a coleta de provas da autoria e materialidade das condutas penalmente relevantes previstas nos artigos 54, § 2º, inciso V, da Lei nº 9.605/98 e artigo 1º, XIV, do Decreto-Lei nº 201/67.

Dos 223 municípios paraibanos, 147 assinaram. O projeto “Fim dos lixões” conta com a participação direta do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, que elaborou e executou as ações do projeto junto com a PGJ, e de representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Ministério Público Federal (MPF).

www.reporteriedoferreira.com.br    MP




Vereadores se articulam no prazo final para inscrição de chapas

 

WhatsApp Image 2020 12 22 at 17.27.47 - MESA DIRETORA DA CMJP: vereadores se articulam no prazo final para inscrição de chapas

Termina na quinta-feira (24) o prazo para que vereadores de João Pessoa inscrevam seus nomes para a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, mas as articulações seguem acontecendo nos bastidores. Até o final da tarde de hoje (22), nenhuma chapa havia sido registrada pelos parlamentares, que continuam em busca de apoios.

Uma das chapas será representada pelo vereador Mikika Leitão (MDB), que será candidato à Presidência da Câmara no primeiro biênio. Ele se reúne ainda nesta terça-feira (22) com parlamentares aliados para definir quem vai compor os demais espaços da Mesa, que são os cargos de 1º vice presidente, 2º vice presidente e as secretarias. Na reunião, também será discutida a chapa para o segundo biênio.

Do outro lado, os vereadores Dinho (Avante) e Bruno Farias (Cidadania) trabalham para garantir o voto de parlamentares que já demonstraram apoio a eles para comandar a Casa no primeiro e no segundo biênios, respectivamente.  Parlamentares informaram à reportagem que o nome da vereadora Eliza Virgínia (PP) será inscrito na condição de vice-presidente e o Bispo José Luiz (Republicanos) surgirá como 3º secretário no primeiro biênio.

Apesar de vereadores aliados a Bruno Farias e Dinho afirmaram que o grupo mantém o apoio de 16 parlamentares, que é a maioria,  aliados de Milika Leitão ouvidos pela reportagem já contabilizam 14 votos para a disputa. A Câmara Municipal tem 27 assentos e o pretenso vencedor precisa contar com o apoio da maioria para obter êxito.




Leo Bezerra se despede da CMJP, emocionado: “Sensação de dever cumprido”

 

O vereador e vice-prefeito diplomado de João Pessoa, Leo Bezerra (Cidadania), fez um discurso de despedida emocionado na Câmara Municipal (CMJP) nesta terça-feira (22). Ele deixa a Casa de Napoleão Laureano para assumir a vice-prefeitura da Capital a partir do dia 1º de janeiro.

“É um dia mais que especial. Hoje praticamente se encerra um ciclo de uma eleição vitoriosa, do pleito de 2016, onde tive a honra de ser o vereador mais votado de João Pessoa e poder entrar nessa Casa depois de uma derrota em 2012. Quis Deus naquele momento que eu não fosse vereador, mas em 2016 recebi um dos maiores presentes da população de João Pessoa”, avaliou Leo, na tribuna da Câmara Municipal.

Em seu discurso ele agradeceu a todos que contribuíram para a conquista do seu primeiro mandato como vereador. “Primeiramente a Deus e a cada um que saiu de sua casa para votar no jovem vereador Leo Bezerra”, disse.

Ele ressaltou ter feito um mandato participativo, marcado por embates em defesa de projetos, melhorias para a cidade e cobranças ao Poder Executivo para construção do Hospital da Mulher, implantação do prontuário eletrônico, divulgação da lista de espera por cirurgias eletivas e entrega domiciliar de medicamentos.

“Eu, mais do que ninguém, lutei com toda minha força e disposição para ser um vereador que representasse a população de João Pessoa e a minha votação. Foram 7.016 pessoas que nos confiaram o voto”, afirmou.

Leo, que liderou a bancada de oposição na Casa, agradeceu à Caravana formada por parlamentares oposicionistas para visitar bairros, vistoriar serviços públicos e cobrar soluções. Ele fez um agradecimento especial à sua equipe e aos funcionários da CMJP.

Sensação de dever cumprido

Em sua fala, o vice-prefeito diplomado agradeceu a confiança do governador João Azevêdo ao escolhê-lo para representar o Cidadania na aliança com o Progressistas, do prefeito diplomado Cícero Lucena.

“Saio com a sensação de dever cumprido, de que dei o melhor de mim e o mais importante, com a sensação de que vou fazer o maior e melhor mandato da minha vida junto a Cícero Lucena”, garantiu.

Durante os quatro anos do seu mandato como vereador, Leo apresentou 1.448 matérias legislativas, liderou a Bancada de Oposição, foi vice-presidente da Câmara Municipal e um dos parlamentares que mais utilizou a tribuna da Casa.

Os vereadores Sandra Marrocos, Marcos Henriques, Bispo José Luiz, Milanez Neto, Damásio Neto, Thiago Lucena, Dinho e Bruno Farias elogiaram a atuação parlamentar de Leo e desejaram sucesso como vice-prefeito.




Prefeito Cícero Lucena anuncia nomes de novos secretários; confira

 

O prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) começou  a anunciar no fim da manhã desta sexta-feira,23 novos nomes de auxiliares que comporão sua gestão a partir de 1º de janeiro. Confira:

Administração

Secretário – Valdo Alves – Empresário, formado em Administração pela UFPB, com Especialização MBA em Gestão pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Com larga experiência na gestão pública e privada, já desempenhou a função de Diretor Administrativo Financeiro da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba e Assessor Especial de Gabinete do Governo do Estado.

Comunicação

Secretário – Marcos Vinícius – Advogado e jornalista. Atuou nos jornais O Norte, O Momento, Correio da Paraíba e A União. Entre 2014 e 2016, foi secretário de Comunicação da Capital. Ocupou o cargo de vereador por seis mandatos, tendo no mais recente exercido a presidência da Casa Napoleão Laureano por um biênio.

Secretário-adjunto – Janildo Silva – Jornalista profissional, formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com passagens pelo Portal ClickPB, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba, foi assessor de imprensa da Funasa/PB, secretário de Comunicação da Câmara Municipal de

João Pessoa (CMJP) e atualmente exerce o cargo de assessor de Comunicação do Coren PB.

Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP)

Coordenadora – Daniella Bandeira – Formada em Direito pela UFPB e pós-graduada em Gestão Pública. Foi por 14 anos servidora estadual na Cinep, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Infraestrutura, Fapesp e outras. Foi superintendente do Patrimônio da União, secretária de Meio Ambiente e secretária de Planejamento do município.

Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Secretária – Vaulene Rodrigues – Formada em Administração e em Gestão Pública, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Com Pós em Direito Administrativo pela FGV. Iniciou sua trajetória como consultora para pequenas e médias empresas. Na área pública, atuou na Assembleia Legislativa e na Prefeitura de João Pessoa como Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional na Secretaria de Desenvolvimento Social e por 4 anos exerceu o cargo de secretária executiva de Desenvolvimento Urbano na Prefeitura de João Pessoa.

Funjope

Presidente – Marcus Alves – Doutor em Sociologia e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Autor dos livros “Cultura Rock e Arte de Massa”, (Editora Diadorim); “Cultura Mercosul: uma política do discurso”, (Ed. Plano/FAP); “Arte de massa une crítica e divertimento”, Editora UCB); “O Eterno e o Provisório- Poemas”, (Editora da UFPB) e “Arqueologia – Poemas” (Moura Ramos); “O Sapato Amarelo – ou K Encontra Paludes” (Cartonera Aberta/Editora do CCTA). Tem artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas em Chile, Cuba, Colômbia, Polônia. Sócio-fundador da Associação Internacional de Estudos da Música Popular (IASPM-Rama Latina). Foi apresentador do programa Fórum Ideias (TV UFPB/TV Futura) e editor-chefe da TV Globo Minas/TV Triangulo. Consultor político. Foi coordenador de Comunicação do Ministério da Integração Nacional, Secretário de Comunicação dos Municípios de Conde e João Pessoa. Foi professor do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília e do curso de Direito do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Foi chefe da Assessoria de Comunicação da UFPB.

Nomes anteriormente anunciados

O primeiro nome a ser anunciado por Cícero para compor a nova gestão foi o de Socorro Gadelha, no último dia 1º. Ela vai reassumir a Secretaria de Habitação.

Já no dia 11, Cícero anunciou os nomes de mais seis auxiliares: José William Montenegro Leal (Secretaria de Planejamento), Fábio Rocha (Saúde), América Assis (Educação) Bruno Nóbrega (Procuradoria-Geral do Município), Caroline Agra (Instituto de Previdência do Município – IPM) e Eudes Moacir Toscano Júnior (Controladoria-Geral do Município – CGM).

No último dia 15, o prefeito eleito de João Pessoa, anunciou os nomes de Adenilson de Oliveira Ferreira para a Secretaria do Tesouro, Sebastião Feitosa para a Secretaria Executiva da Receita e Ricardo Luiz da Cunha Coelho para a Secretaria Executiva de Finanças.

www.reporteriedoferreira.com.br