Ibope aponta vitória de Cícero Lucena com 58% em JP; Nilvan tem 42%

Cícero Lucena e Nilvan Ferreira (Foto: Reprodução / Imagem compartilhada no WhatsApp)

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta o candidato Cícero Lucena, do Progressistas, com 58% dos votos válidos, na disputa pelo segundo turno em João Pessoa.

O levantamento mostrou que o emedebista Nilvan Ferreira tem 42% dos votos válidos.

Cícero Lucena (PP) – 58%

Nilvan Ferreira (MDB) – 42%

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de João Pessoa
  • Quando a pesquisa foi feita: 27 e 28 de novembro
  • A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: PB 00983/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.



Candidatos escolheram o horário da manhã para votarem no segundo turno, em João Pessoa

Foto: Arquivo

O segundo turno das eleições acontece amanhã domingo (29) e na Paraíba, apenas na Capital paraibana  haverá eleições. Os candidatos escolheram o horário da manhã para o compromisso.

Cícero Lucena (Progressistas) deve votar por volta das 11h, no Colégio Meta, no bairro do Bessa.

Já Nilvan Ferreira (MDB), vota no Colégio Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra, às 10h15.

O governador João Azevêdo, vota às 09h no Colégio Primeiro Mundo, no bairro de Manaíra, em João Pessoa.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), João Pessoa tem 522.269 eleitores aptos a votar.

Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, TRE-PB diz que não haverá atraso na divulgação do resultado do 2º turno na Capital.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, fez um pronunciamento neste sábado (28) sobre o segundo turno das Eleições Municipais 2020, que ocorre em João Pessoa, neste domingo (29).

O desembargador agradeceu a participação dos eleitores no primeiro turno e convidou para a votação no segundo turno.

O presidente do TRE-PB lembrou da prioridade das 7h às 10h para votação das pessoas idosas, portadoras de comorbidades e em outras condições especiais.

Joás de Brito destacou que o Tribunal Superior Eleitoral garantiu que não haverá atraso na divulgação dos resultados, pois o sistema está preparado.

Ele também enfatizou os cuidados contra a Covid-19 no dia da eleição, com uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento entre pessoas.




Para justificar ausência no domingo, eleitor deve baixar e-Título neste sábado

 

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no segundo turno das eleições municipais, que ocorre amanhã (29), poderá justificar a ausência durante o horário de votação, entre as 7h e as 17h, por meio do aplicativo e-Título, mas somente se fizer o cadastro no serviço até as 23h59 deste sábado (28).

O serviço online também esteve disponível no domingo do primeiro turno (15 de novembro), mas apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram não conseguir justificar a ausência durante o horário de votação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade aos cadastros de última hora.

Para o segundo turno, o TSE informou que o acesso de novos usuários ao aplicativo (app) ficará restrito ao longo de todo o domingo, retornando apenas na segunda-feira (30). O tribunal disse ter realizado na quarta-feira (26) “novos testes de desempenho no e-Título e em seus sistemas para calibrar os serviços para o 2º turno”.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo app depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

De acordo com dados da Justiça Federal, até agora foram processadas 1 milhão de justificativas relativas ao primeiro turno enviadas pelo e-Título. Dessas, cerca de 600 mil foram feitas no domingo de votação.

Até o primeiro turno, o e-Título havia sido baixado 16 milhões de vezes, segundo o TSE. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores. O e-Título dá acesso também a outros serviços projetados pela Justiça Eleitoral para facilitar o voto. No dia da votação, por exemplo, o aplicativo pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

No dia da votação, o aplicativo também permite ao eleitor checar sua seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

www.reporteriedoferreiras.com.br    Por Agência Brasil




Saiba quem é o piloto de avião gravemente baleado no restaurante Olho de Lula, êle continua internado

Empresário baleado na orla de João Pessoa permanece internado em estado grave

O crime aconteceu na tarde dessa sexta-feira (27), no bairro Cabo Branco

Foto: Divulgação /redes sociais

O empresário e piloto de avião, que foi ferido com aproximadamente cinco tiros, na tarde dessa sexta-feira (27), no bairro Cabo Branco, em João Pessoa, permanece internado. De acordo com o boletim do Hospital de Trauma, o estado de saúde da vítima de 31 anos é grave. O homem está internado na UTI da unidade hospitalar.

A vítima foi atingida com dois disparos no braço, dois na perna e um próximo na região do peito. Inicialmente ele foi socorrido por terceiros, e em seguida, a equipe da polícia conseguiu interceptar o veículo. O empresário foi transferido para uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime foi praticado por uma dupla, que fugiu em um carro com placas do estado de Minas Gerais. O veículo utilizado na fuga foi abandonado próximo do local do crime. A Polícia Civil deve investigar o crime.

O major Bruno, comandante da Polícia Militar na região do Cabo Branco, informou  neste sábado, que o atirador continua foragido e que os indícios apontam para a hipótese de execução. O piloto havia mudado de endereço de São Paulo para João Pessoa tempos atrás.

Saiba quem é o piloto de avião gravemente baleado no restaurante Olho de Lula

O Polêmica Paraíba conseguiu com exclusividade a identificação do piloto baleado no restaurante Olho de Lula, no bairro Cabo Branco, em João Pessoa na tarde dessa sexta-feira (27), o nome dele é Victor Hugo Garcia, de 31 anos, com identidade de São Paulo.

Segundo informações conseguidas com exclusividade pelo Polêmica Paraíba, ele estaria aplicando golpes na Paraíba em senhoras de classe média alta. Victor Hugo possuía várias contas no instagram e uma delas foi apagada.

Victor foi socorrido até o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena e segue em estado grave.

www.reporteriedoferreira.com.br