Empresário e piloto de avião que sofreu tentativa de homicídio na orla de JP, continua interno no Trauma

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou a vítima para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa

Foto: Arquivo/ Verinho paparazzo/RTC

O hospital de emergência e trauma de João Pessoa informou no final da tarde desta sexta-feira (27) que o estado de saúde do empresário que sofreu tentativa de homicídio em um restaurante da orla da capital ainda é grave. O crime ocorreu no bairro Cabo Branco, muito visitado por turistas.

A vítima foi identificada como Victor Hugo, de 31 anos de idade. Ele é empresário e piloto de avião. Não se sabe as motivações da tentativa de homicídio. Segundo a polícia, cerca de 12 tiros foram disparados no local e, desses, pelo menos cinco atingiram a vítima, dois no braço, dois na perna e um próximo a região do peito.

Inicialmente ele foi socorrido por terceiros, em seguida, a equipe da polícia conseguiu interceptar o veículo e o empresário foi transferido para uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A vítima recebeu os primeiros atendimentos na viatura, chegando a ter parada cardiorrespiratória. A equipe do SAMU conseguiu estabilizar a vítima, que deu entrada no Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa.

Empresário é baleado em quiosque da orla de Cabo Branco

Imagem: Reprodução/Google Street View

Um empresário de 31 anos foi baleado na tarde desta sexta-feira (27) em um restaurante da orla de Cabo Branco, em João Pessoa. De acordo com informações  da polícia, dois homens chegaram em um carro, se aproximaram da vítima e realizaram 12 disparos de arma de fogo em direção ao homem, que foi atingido com cinco destes disparos. A vítima foi levada ao Hospital de Emergência e Trauma da capital e está em estado grave.

“Estávamos realizando patrulhamento lá nas proximidades e fomos informados de uma pessoa que tinha sido vítima de arma de fogo em um restaurante no início da orla de Cabo Branco. Ao chegar no local, foi constatado que uma pessoa tinha sido alvejada. Foram dois disparos no braço, dois na perna e um na região próxima ao peito esquerdo. Ele foi socorrido de imediato por um veículo de populares, mas conseguimos interceptá-lo e repassamos a vítima para o Samu”, afirmou o major Bruno.

Ainda não foi esclarecida a motivação do ataque.

www.reporteriedoferreira.com.br  / RT5

 




João Azevêdo inaugura Centro de Atendimento ao Autista e destaca importância de políticas de inclusão social

Foto: Divulgação/Secom/PB

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (27), em João Pessoa, o Centro de Atendimento ao Autista, um espaço inovador de gestão pública que vai fortalecer o atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma plataforma multidisciplinar multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas que realizam o processo terapêutico visando à qualidade de vida e à autonomia das pessoas com TEA.

A equipe é formada por profissionais nas áreas de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física, além de Serviço Social. O equipamento também vai desenvolver um trabalho diferenciado, ofertando aos usuários a disponibilidade do acompanhamento de profissionais especialistas em TEA, bem como o treinamento parental, formação continuada com a equipe técnica e a articulação com os demais serviços da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência, especialmente os serviços da Rede de Proteção Social do Estado.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar à população mais um equipamento que garante inclusão social e cuidado com as pessoas. “Eu tenho muito orgulho de participar de ações como essas e o nosso governo tem se caracterizado pela abertura de serviços com foco no social, a exemplo do Centro de Referência da Igualdade Racial, do Núcleo de Atendimento para Pessoa com Deficiência em Campina Grande, do programa de Restaurantes Populares e do Escritório Social. Este ano, o nosso foco maior foi cuidar da nossa população e não paramos em todo esse período. Ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas na pandemia, tivemos a oportunidade de fazer um conjunto de políticas de inclusão social, e o serviço que entregamos hoje oferecerá um nível excelente de atendimento e sabemos da quantidade de pessoas que serão beneficiadas”, comentou.

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou a importância da abertura do primeiro Centro de Atendimento ao Autista. “Nesse local vamos ter as condições de disponibilizar um atendimento qualificado, com profissionais especializados, garantindo a inclusão e a autonomia das pessoas diagnosticadas com autismo e de suas famílias. A implantação do Centro demonstra o compromisso do governo com políticas públicas voltadas para quem mais precisa do nosso olhar atencioso”, frisou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, afirmou que a implantação de um serviço específico para atendimento ao autista representa um marco na gestão estadual.

“O governador João Azevêdo tem um olhar generoso para as políticas públicas e sociais e sabemos que o número de diagnóstico de pessoas com autismo aumentou no mundo e no Brasil e na Paraíba não é diferente. A nossa intenção é fortalecer e aprimorar esse serviço e a nossa ideia é ampliar essa oferta para espalhar esse atendimento por toda a Paraíba para garantir que outras regiões do Estado tenham acesso a essa ação na medida em que os recursos sejam viabilizados”, pontuou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, evidenciou que a abertura do Centro de Atendimento ao Autista é resultado de um trabalho articulado entre órgãos do governo. “A Funad participa de todo esse processo. Nós elaboramos o projeto, pensamos na concepção do serviço, baseado na experiência que já temos e no espaço que tínhamos à disposição, dando evasão a uma lista de espera, pois o diagnóstico de pessoas com autismo é crescente. A oferta desse serviço é de grande relevância porque vai ser mais um ponto de atenção da Rede que disponibilizará um número significativo de atendimento. Nós já atendemos mais de 400 pessoas na Funad e o Governo do Estado oferta mais um equipamento para as pessoas que precisam desse espaço que representa a concretização de um sonho, graças ao trabalho do governador e ao empenho do secretário Tibério Limeira”, disse.

A coordenadora geral do Centro de Atendimento ao Autista, Camila Carneiro, enalteceu a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que também irá oferecer o treinamento parental. “Aqui as pessoas vão ter acesso aos serviços de reabilitação. Nós já iniciamos o atendimento e acompanhamento de forma remota. Diversas pessoas já realizaram o cadastramento e passaram pelo processo de anamnese e os profissionais já estão, a partir do Projeto Terapêutico Singular, passando as orientações para as famílias, seguindo todas as orientações técnicas em virtude da pandemia do coronavírus”, explicou.

Mãe de criança diagnosticada com autismo e fundadora da Associação de Pessoas com Autismo no bairro do Geisel, Elaine Araújo falou da emoção de presenciar a abertura de um espaço que contribuirá com a autonomia dos autistas. “Essa é a realização de um sonho que todos nós pais temos por ser uma estrutura pública pronta para nos ajudar porque hoje a maioria das terapias é cara. Esse é um serviço voltado para quem mais precisa, sabemos que o autismo não tem cura e um Centro como esse ajuda os nossos filhos a ter independência em coisas básicas de uma rotina, pois as terapias contínuas são necessárias e essenciais”, argumentou.

Inicialmente, o serviço irá disponibilizar 300 vagas para pessoas diagnosticadas com TEA, que serão encaminhadas ao local pela Funad. No espaço, os familiares também receberão orientações acerca de demandas que envolvem passe livre, atualização de laudos médicos, carteira de identificação autista, Benefício de Prestação Continuada, transporte, inclusão escolar, entre outros.

O Centro de Atendimento ao Autista é um serviço do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Casa Pequeno Davi, órgão executor das atividades por meio de convênio no valor de R$ 1.250.000,00. Ele está localizado na Rua Bom Jesus, nº 649, Bairro do Varjão/Rangel, em João Pessoa e o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

www.reporteriedoferreira.com.br   /Secom-PB




Vereador Corujinha acredita em unificação para escolha do novo presidente da Câmara de JP

 

Foto: Sistema Arapuan de Comunicação

O vereador reeleito e presidente da Câmara João Pessoa, João Corujinha (PP) afirmou na tarde desta sexta-feira (27) que acredita numa unificação para escolha do novo presidente da Casa de Epitácio Pessoa.  “São 27 parlamentares e todos eles têm o direito de se candidatar, mas acredito que com o diálogo chegaremos a um consenso em torno de um nome que agrade a todos”, disse o parlamentar durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Ao falar sobre a sua pretensão em ser candidato à  presidência da CMJP, João Corujinha destacou a sua experiência como gestor como também os investimentos realizados principalmente nas áreas de Educação e Tecnologia, o que segundo ele, o credencia a disputar a vaga mais uma vez.

João Corujinha destacou a ainda a devolução de quase R$  1 milhão  ao Poder Executivo para que esse dinheiro fosse investido em ações e políticas públicas de combate e prevenção à Covid-19. Ele explicou que esse montante seria investido na reforma do prédio da CMJP, mas os parlamentares concordaram em deixar esse serviço para outro momento e ajudar no socorro às vítimas da pandemia.

www.reporteriedoferreira.com.br / Paraiba.com.br




Segurança é morto a tiros pelo colega em banco de leite na Capital

 

FacebookWhatsApp

Um segurança  do Banco de Leite Anita Cabral,  morreu nesta sexta-feira (27), no Hospital de Trauma da Capital, após ser baleado quando tentava atacar outro segurança do local. Segundo informações de servidores  Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vítima estava tentando se evadir após tentar estuprar uma colega de tabalho.

Arnaldo Oliveira Pereira, de 58 anos de idade e 28 anos de serviço, no início do expediente desta sexta-feira, conduziu uma colega de trabalho até uma sala em uma região desativada nas dependências do banco de leite na tentativa de cometer uma violência sexual, ameaçando a mulher com uma faca. A vítima pediu socorro e conseguiu fugir do agressor.

As testemunhas disseram que  Arnaldo se trancou em uma das salas e se esfaqueou. Quando um outro segurança do local, armado, o abordou, ele tentou ferir o colega, mas foi baleado. Arnaldo foi conduzido ao Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Suspeito do crime e vítima da tentativa de estupro, o que motivou o crime, foram conduzidos a central de flagrante e apresentados ao delegado plantonista.

www.reporteriedoferreira.com.br




Doador processa grupo pró-Trump que prometeu expor fraude eleitoral nos EUA

DISPUTA PELA CASA BRANCA

Fred Eshelman fez uma doação no valor de US$ 2,5 milhões

donald trump
Shealah Craighead/Official White House

O republicano Donald Trump conseguiu 232 votos do Colégio Eleitoral.

Fred Eshelman, gerente financeiro fundador da Eshelman Ventures LLC, está processando um grupo pró-Trump que prometeu investigar e comprovar uma suposta fraude nas eleições presidenciais dos Estados Unidos . As informações foram dadas pela Bloomberg .

Fred Eshelman doou US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 13,3 milhões) para a organização True the Vote Inc. Ele diz que não viu as promessas serem cumpridas e, por isso, quer seu dinheiro de volta.

processo foi aberto na última quarta-feira (25) no tribunal federal de Houston.

Segundo o documento, Eshelman solicitou atualizações sobre o projeto “regular e repetidamente”, mas os pedidos “foram respondidos com respostas vagas, banalidades e promessas vazias”.

A True the Vote Inc., por sua vez, prometia “investigar, abrir processos e expor suspeitas de votação ilegal e fraude nas eleições gerais de 2020”, aponta o documento.

Após o dia da eleição , que ocorreu em 3 de novembro, a organização abriu quatro processos. Todos eles, porém, foram retirados na semana passada.

O grupo informou, através do seu site, que “as barreiras para avançar nos argumentos, juntamente às limitações de tempo, tornaram necessário um caminho diferente”.

True the Vote Inc. ofereceu um acordo de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões), mas Eshelman manteve o pedido pelo reembolso total da doação.

Para vencer a eleição americana, é necessário obter pelo menos 270 votos do Colégio Eleitoral. O democrata Joe Biden conseguiu 306 votos, enquanto o republicano Donald Trump levou 232. No dia 14 de dezembro, o resultado deverá ser formalizado.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Ig

 




O juiz Adhailton Lacet Porto, negou o pedido feito pelo MPPB para a reabertura das escolas públicas e privadas da Capital

 

FacebookTwitterWhatsAppTelegram

O juiz Adhailton Lacet Porto, da Infância e Juventude, negou o pedido feito pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para a reabertura das escolas públicas e privadas de João Pessoa.

O magistrado entendeu que o MP não demonstrou que haverá mudança em relação ao riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

“Não há nem possibilidade de prever as consequências do retorno das aulas presenciais, pois inexiste, em âmbito municipal, qualquer estudo epidemiológico sobre o tema”, disse em seu despacho.

Disse também que a mudança pode gerar riscos para o proce.sso de aprendizagem.

“Considerando a presente época do ano, em que se está próximo do término do calendário escolar, há risco para o processo de aprendizagem, caso ocorra a mudança na metodologia de ensino para retornar às atividades presenciais por um curto espaço de tempo, visto que o ano letivo de 2020 está próximo de sua finalização”.

Ação do MP

No pedido formulado pelo Ministério Público da Paraíba, que ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela provisória de urgência, o 50º promotor de Justiça da capital, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, pede à Justiça, liminarmente, que fosse autorizado o retorno imediato nas escolas particulares e, em até 30 dias, nas escolas municipais.

Na ação, o MPPB orientava, no entanto, que o retorno deveria ser gradual e observando os protocolos de saúde para a prevenção da covid-19.

“Quanto às escolas da rede privada de ensino: que seja autorizado o imediato retorno das aulas e demais atividades pedagógicas presenciais nas escolas de educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) localizadas no município de João Pessoa que comprovarem junto ao Poder Público Municipal o cumprimento dos protocolos sanitários e de biossegurança constantes do Decreto Estadual nº 40.574/2020 (Plano Novo Normal), publicado no DOE de 25 de setembro de 2020, ou documento equivalente à nível municipal, se existente”, dizia trecho da ACP 0857497-58.2020.8.15.2001.

O promotor também pediu à Justiça, em relação às escolas municipais, que determinasse ao prefeito de João Pessoa que: “no prazo de cinco dias, apresente cronograma de retorno das atividades escolares presenciais nas suas unidades de ensino, com indicação das datas para cada etapa e ano/série, de forma escalonada, não podendo ultrapassar o total de 30 dias, devendo atender aos protocolos sanitários…; proceda à retomada das aulas presenciais na forma constante no cronograma mencionado, ressalvada superveniência de condições sanitárias e epidemiológicas que exija a suspensão de todas as atividades consideradas não essenciais (bandeira vermelha); disponibilize, com a retomada das atividades presenciais, o imediato transporte escolar para os alunos que dele faziam jus antes da suspensão das aulas, igualmente, atendidos os protocolos sanitários e de biossegurança”.

Direito de alunos e educadores

Já em relação às duas redes de ensino (municipal e privada), entre outros pontos, o MPPB pediu também que fosse assegurado aos profissionais da educação de grupos de risco e vulnerabilidade, o direito de optar por permanecer em atividades não presenciais, assim como aos pais ou responsável, quando da retomada das aulas presenciais, o direito de optar pela manutenção do seu filho em atividades não presenciais e a disponibilidade da rede da oferta de atividades compatíveis com essa opção, enquanto vigente o decreto de calamidade ou de emergência devido à pandemia de Covid-19.

www.reporteriedoferreira.com.br   Assessorias




Indivíduos sequestram motorista por aplicativo, suspeito é preso depois de bater em viatura da Polícia 

Foto: reprodução/WhatsApp

A Polícia Militar prendeu um suspeito de 18 anos que tomou por assalto o carro de um motorista que faz transporte por aplicativo, na noite dessa quinta-feira (26), no bairro dos Funcionários III, e levou a vítima como refém no porta-malas do veículo, em João Pessoa. Ele agiu com um comparsa, que está foragido. O carro com os criminosos foi interceptado após perseguição, no bairro de Paratibe, na zona sul de João Pessoa-Pb

De acordo com a tenente Hellen Silva, a viatura da Polícia Militar se chocou de frente com o outro veículo. O proprietário estava na mala, ele trabalha como motorista por transporte por aplicativo e havia sido sequestrado no bairro João Paulo II.

Os militares e o proprietário foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Um dos suspeitos foi preso e levado para a Central de Polícia.

O preso foi apresentado na Central de Flagrantes, no Geisel. O comparsa dele já foi identificado e segue sendo procurado já que se evadiu do local do crime.

www.reporteriedoferreira.com.br




João Azevêdo anuncia folhas de pagamento de novembro/dezembro e 13º; Veja o calendário

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quinta-feira (26), o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente ao mês de dezembro. Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para 520 mil famílias e do 14º e 15º salários destinados aos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor – 2020. As ações, incluindo o pagamento de novembro – nos dias 27 e 30 deste mês – representam um impacto financeiro superior a R$ 1,3 bilhão nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 26 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no próximo dia 10. Já o pagamento de dezembro será efetuado nos próximos dias 23 e 24. O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro, beneficiando 520 mil famílias inscritas no programa Bolsa Família na Paraíba.

Já o 14º e 15º salários dos professores serão pagos no dia 23 dezembro. A iniciativa do Governo do Estado premia experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino. Este ano, a gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, inovou com uma série de ações para atender aos estudantes em virtude da suspensão das aulas presenciais provocadas pela pandemia do coronavírus, a exemplo do Regime Especial de Ensino e da TV Paraíba Educa.

“Apesar da crise econômica gerada pela Covid-19, a eficiência da gestão fiscal do estado permitiu que fizéssemos esse anúncio que irá gerar um forte impacto na economia da Paraíba pelos próximos 26 dias, incrementando diversos setores do nosso estado que estão retomando as suas atividades. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter o pagamento do funcionalismo sempre dentro do mês trabalhado e também antecipamos a primeira parcela do décimo terceiro, o que representa o nosso compromisso com os servidores e com o povo da Paraíba que terá, com os cuidados necessários que a pandemia ainda impõe, um Natal mais tranquilo”, ressaltou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

27/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

30/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

10/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino a beneficiários do Bolsa Família

23/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados e 14º e 15º salários dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

24/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

www.reporteriedoferreira.com.br




Mais um 1º Lugar; Cidadania é o partido que mais lançou candidaturas femininas na Paraíba em 2020

Foto

A legislação eleitoral determina que 30% das vagas dos partidos para as eleições sejam destinadas para a candidatura minoritária, em geral, a feminina. Nestas eleições municipais de 2020 foram 4.100 candidaturas de mulheres registradas na Paraíba, representando 32,75% do total (12.519), sendo que 209 (5,10%) foram consideradas inaptas pela Justiça Eleitoral.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que foram 106 postulações femininas para o cargo de prefeita, 149 para o cargo de vice-prefeita e 3.845 disputando uma vaga nas 223 Câmaras Municipais. Ao fim das eleições, 37 prefeitas vão assumir o Executivo a partir do próximo ano e as mais votadas são prefeitas que disputavam a reeleição. Na eleição anterior, em 2016, foram 39 candidaturas vitoriosas. Na lista deste ano, está a prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), que havia sido eleita indiretamente em setembro deste ano.

O partido que mais apresentou candidaturas femininas, entretanto, foi o Cidadania, com 459 mulheres concorrendo ao pleito, ou seja, 11,20% do total. A legenda conseguiu reeleger a prefeita de Mamanguape, Maria Eunice. O segundo partido a lançar candidaturas foi o Progressistas, com 327 (7,98%), seguido pelo Democratas, com 321 (7,83%), e pelo PSDB, com 290 (7,07%).

Já o PSTU só lançou a candidatura de Rama Dantas à Prefeitura de João Pessoa (PMJP), representando 0,02% do público feminino na votação. O UP com cinco candidaturas representou 0,12% do total, seguido pelo PMB com dez (0,24%) e pelo PTC também com dez (0,24%) candidaturas femininas.

Em relação à faixa etária, o TSE aponta uma candidatura para vereadora pelo Psol com mais de 100 anos, no município de Alhandra, mas o presidente do partido, Tárcio Teixeira, informou que o dado está incorreto. O título de mulher mais velha a disputar as eleições na Paraíba, então, coube a Nevinha Caluete (PSD) – na foto –, candidata à vice-prefeita no município de Parari, com 86 anos. Outras cinco mulheres na faixa etária dos 80 anos disputaram as Eleições 2020, representando 0,12% do total.

Segundo as informações da Justiça Eleitoral, o maior número de registro de candidatas ocorreu na faixa etária dos 40 anos. Foram 642 (15,66%) com mulheres até 44 anos, e outras 625 (15,24%) na faixa dos 45 aos 49. Mulheres dos 35 a 39 anos foram responsáveis por 607 (14,80%) dos registros. Já as mulheres mais novas a concorrer neste pleito estavam na faixa etária dos 18 anos. Foram 13 (0,32%) registros, todas para o cargo de vereadora.

Outra informação relevante sobre as candidaturas femininas é a raça. As mulheres que se declararam pardas foram responsáveis por 51,46% do total de inscritas no pleito, ou seja, 2.110. Mulheres brancas representaram 38,27% (1.569), seguidas por mulheres pretas 7,27% (298), amarelas e indígenas com o mesmo número (24 ou 0,59% cada), e outras 75 (1,83%) que não prestaram essa informação.

As mulheres que concorreram ao pleito também apresentaram pouco grau de instrução. Apenas 27,66% (1.134) disseram possuir o ensino superior completo. Outras 175 (4,27%) ainda estão concluindo os estudos de nível superior. Já a maioria – 1.583 (38,61%) – apenas concluiu o ensino médio, enquanto 191 (4,66%) não terminaram. Outras 512 (12,49%) possuem o ensino fundamental incompleto e 354 (8,63%) alcançaram esse nível de aprendizagem. As candidatas que declararam apenas saber ler e escrever foram 3,68% (151) do total de concorrentes.

www.reporteriedoferreira.com.br   Fonte: Espaço PB com jornal A União (Thaís Cirino) – Foto: Justiça Eleitoral – contato@espacopb.com.br




Mais de 700 policiais fazem segurança do segundo turno, em João Pessoa segurança do segundo turno, em João Pessoa

Foto: divulgação/Polícia Militar

A Operação Voto Seguro II, para o 2º segundo turno das Eleições 2020, em João Pessoa, vai contar, ao todo, com 718 policiais militares. Além disso, estarão disponíveis 211 viaturas, entre carros, motos, vans e outros veículos.

A operação começa nesta sexta-feira (27) com comboios circulando pelos bairro utilizando, inclusive, drones.

Os policiais estarão nos mais de 200 locais de votação para receber as urnas que ficarão sob vigilância. O esquema de segurança contempla também o policiamento nas comemorações.

Os policiais vão atuar na segurança das urnas nos locais de votação, rondas ao redor dos locais de votação para coibir condutas proibidas e policiamento para evitar confronto entre militâncias antes, durante o pleito e nas comemorações.

No 1º turno, foram apreendidos mais de R$ 100 mil em ações para coibir a compra de votos, além, de 419 denúncias de crimes eleitorais verificados pela PM, 159 pessoas conduzidas até as delegacias da PF ou Polícia Civil, além de 17 armas de fogo e 70 veículos apreendidos.

www.reporteriedoferreira.com.br