Presidente do TRE-PB manifesta otimismo em relação ao segundo turno das eleições

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Joás de Brito Filho, está otimista em relação ao segundo turno das eleições que será realizado em João Pessoa no próximo domingo, 29, entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB). Segundo ele, ao contrário do que foi verificado no primeiro turno, dia 15, a divulgação do resultado será mais rápida.

“A expectativa é de muita tranquilidade. Deveremos ter um segundo turno muito mais calmo. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba adotou medidas para evitar grandes eventos e aglomeração e isso nos dá tranquilidade e acredito que tudo vá caminhar muito bem. Eu acredito que o segundo turno deve ser muito mais rápido o resultado e que até as 19 horas já tenhamos uma posição definitiva. Acredito que no máximo até as 20 horas saibamos o resultado final. Não acredito que haja mais intercorrência como houve no segundo turno”, comentou ele.

Joás recomendou que os eleitores compareçam às sessões eleitorais usando máscara e portando sua própria caneta, além de respeitar o distanciamento social e utilizar o álcool para higiene das mãos. O desembargador lembrou que o horário das 7h às 10h é preferencial para idosos.




Defensor da cloroquina, deputado Osmar Terra é internado com Covid-19

Pelas redes sociais, o parlamentar disse que está “fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da Covid”.

Deputado Osmar Terra é internado para exames — © Reprodução

Deputado Osmar Terra é internado para exames — © Reprodução

Ex-Ministro da Cidadania e deputado federal, Osmar Terra deu entrada nesse domingo (22/11) no da PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Pelas redes sociais, o parlamentar disse que está “fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da Covid”.

Conforme publicou Terra no Twitter, o objetivo da internação visa “acelerar volta ao trabalho o mais breve possível”. Sua assessoria de comunicação informou que ele seguirá em observação durante os próximos dias e que ainda não há previsão de alta.

Osmar anunciou que estava com covid-19 em 13 de novembro. Naquela oportunidade, ele disse que não tinha sintomas, mas começou a tomar hidroxicloroquina e ivermectina. Dez dias depois, o ex-ministro informou que precisará fazer novos exames e fisioterapia.

“Já iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo as instruções médicas”, disse o parlamentar, que também foi ministro na gestão Temer.

O ex-ministro é conhecido por suas declarações polêmicas. Em março deste ano, ele disse que os números da pandemia seriam menores que os casos de H1N1 no Brasil. Isso já foi superado, pois o país teve 3.500 casos de H1N1, mas já tem mais de 6 milhões de casos de covid-19.

Ele também tentou adivinhar quando seria pico da pandemia e estipulou várias datas, que não se concretizaram. Por fim, Terra passou a defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, apesar de estudos já terem negado a eficácia do medicamento no combate à doença.

Osmar Terra ao lado de Jair Bolsonaro — © Reprodução

www.reporteriedoferreira.com.br




ALPB suspende atividades presenciais após aumento de casos de Covid-19 entre servidores

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu temporariamente as atividades administrativas presenciais após o registro de aumento do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) entre os servidores da Casa Epitácio Pessoa. De acordo com a Portaria 004/2020, o trabalho presencial está suspenso desta segunda-feira (23) até o próximo dia 7 de dezembro.

O presidente avaliou o momento atual como delicado e ressaltou que o novo coronavírus possui rápida transmissibilidade, “tornando-se capaz de contaminar um alto número de pessoas ao mesmo tempo”, o que pode desestabilizar o sistema de saúde. “A medida visa proteger a saúde dos servidores”, afirmou.

O presidente acrescenta que a Casa tem o compromisso de preservar a saúde dos seus servidores, assim como, dos cidadãos e da sociedade, “através da adoção de medidas que visam prevenir e conter a propagação do coronavírus”.

Adriano Galdino disse também que o retorno das atividades presenciais irá “depender do comportamento dos indicadores epidemiológicos e, caso haja constatação de novos casos de contaminação de servidores, a suspensão das atividades administrativas presenciais poderá ser prorrogada”

www.reporteriedoferreira.com.br




 Cícero lidera intenção de voto em todas as faixas etárias

 

A pesquisa Opinião divulgada neste domingo (22), pelo Portal Mais PB, traz os números da intenção de voto para a prefeitura de João Pessoa, disputada entre o candidato Cícero Lucena (PP) e o candidato Nilvan Ferreira (MDB).

Analisamos os números da pesquisa:

O candidato do PP, Cícero Lucena apresenta números de intenção de voto superiores em todas as faixas etárias, o que nos faz entender que a campanha tem gerado confiança no eleitor, que se identifica com a mensagem de confrontar experiência x aventura e gestor x apresentador, fazendo sua escolha por experiência e pelo gestor, neste momento.

Liderar em todas as idades é atender a diferentes anseios e expectativas da população, pois cada faixa etária tem suas necessidades próprias. Os eleitores de 16 a 24 anos precisam do primeiro emprego, enquanto os eleitores de 25 a 34 anos precisam de creche, moradia e escola em tempo integral para seus filhos. Os eleitores com mais de 60 anos precisam de uma assistência de saúde eficiente, preventiva, acessibilidade e segurança, por exemplo.

Nos chamou atenção que entre 16 e 44 anos, ou seja, os chamados jovens e adultos, Cícero Lucena tem a preferência de voto de 70,5% desse eleitorado.

Ainda, entre os eleitores entrevistados nessa faixa etária de 16 aos 44 anos, 47,4% declararam que poderiam votar em Cícero.

Dados do IBGE apontam que no que diz respeito à estrutura etária, cerca de 60,8% dos habitantes de João Pessoa tinham de 18 a 59 anos, em 2019. Ou seja, é uma população de aproximadamente 490 mil pessoas.

Esses números apontam para um potencial de mais de 340 mil votos, nessa faixa de idade.

Confira os números

Faixa Etária

Entre 16 e 24 anos:

Entre os eleitores questionados com idade entre 16 e 24 anos, 28,9% disseram votar com certeza em Cícero Lucena e 20,6% disseram votar em Nilvan Ferreira.

Os eleitores que poderiam votar em Cícero nesta faixa etária somam 29,9% e os que poderiam votar em Nilvan Ferreira somam 23,7%.

Entre 25 e 34 anos:

Entre os eleitores questionados com idade entre 25 e 34 anos, 41,6% disseram votar com certeza em Cícero Lucena e 19,7% disseram votar em Nilvan Ferreira.

Ainda, 16,2% disseram que poderiam votar em Cícero e 23,7% que poderiam votar em Nilvan.

Entre 35 e 44 anos:

Entre os eleitores questionados com idade entre 35 e 44 anos, 31,8% disseram votar com certeza em Cícero Lucena e 29,1% disseram votar em Nilvan Ferreira.

Ainda, 20,7% disseram que poderiam votar em Cícero e 25,1% % que poderiam votar em Nilvan.

Entre 45 a 59 anos:

Entre os eleitores questionados com idade entre 35 e 44 anos, 32% disseram votar com certeza em Cícero Lucena e 27,7% disseram votar em Nilvan Ferreira.

Ainda, 25,2% disseram que poderiam votar em Cícero e 19,4% % que poderiam votar em Nilvan.

Eleitores com mais de 60 anos:

Entre os eleitores questionados com mais de 60 anos, 39,3% disseram votar com certeza em Cícero Lucena e 20,7% disseram votar em Nilvan Ferreira.

Ainda, 18,6% disseram que poderiam votar em Cícero e 21,4% que poderiam votar em Nilvan.

www.reporteriedoferreira.com.br

 




Câmara Municipal de Cajazeiras terá três parlamentares feminina em 2021

O município de Cajazeiras elegeu, no dia 15 de novembro, três mulheres que deverão tomar assento na Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2021.

A campeã de mandatos – começará o nono mandato consecutivo – Léa Silva (Cidadania) foi reeleita com 1.322 votos. Outras duas estreantes lhe farão companhia na bancada feminina: Raelsa Borges (PP) foi eleita com 1.212 votos e Luzia Trajano (PSC) ganhou a vaga com 463 votos.

Desde 1951, as seguintes mulheres foram eleitas vereadoras em Cajazeiras: Rita de Cássia Pereira, Anita Caitano, Alba Costa, Léa Silva, Francisca Campos, Maria do Carmo Ribeiro, Lucieide Valêncio, Raelsa Borges e Luzia Trajano.

www.reporteriedoferreira.com.br