Cícero Lucena e Nilvan Ferreira disputarão 2° turno, diz Agência Brasil

Foto: Reprodução/Internet

O perfil oficial da Agência Brasil no Twitter divulgou na noite deste domingo (15) que Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) disputarão o segundo turno das eleições em João Pessoa.

O resultado não foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, de acordo com sua última atualização, realizada às 20h12, apontava Cícero e Ruy Carneiro (PSDB) na segunda etapa da corrida eleitoral com 74,96% das seções apuradas.

Yves Feitosa




LEITO NO BRASIL: Eleições têm 29 prisões, 923 urnas quebradas e e-Título instável

download 4 - PLEITO NO BRASIL: Eleições têm 29 prisões, 923 urnas quebradas e e-Título instável

A votação para a escolha de vereadores e prefeitos no primeiro turno das eleições municipais ocorre sem grandes problemas na maior parte do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, muitos eleitores relataram dificuldades para conseguir justificar o voto através do aplicativo e-Título.

Segundo o TSE, o problema ocorre devido ao grande número de usuários. A orientação do tribunal é que o eleitor tente acessar o aplicativo mais tarde, caso encontre alguma dificuldade. Saiba o passo a passo para justificar pelo celular.

Ainda segundo o último boletim divulgado pelo TSE, até as 12 horas deste domingo foram registradas 923 substituições de urnas eletrônicas, o que representa apenas 0,20% do total, de mais de 400 mil. O destaque é o estado de São Paulo, que precisou de 160 trocas.

Sobre crimes eleitorais, foram contabilizadas 96 ocorrências, sendo que 29 resultaram em prisão. Segundo o TSE, 13 dos presos são candidatos nesta eleição.

O estado com mais prisões envolvendo postulantes a cargos públicos foi Minas Gerais, onde uma pessoa foi presa por utilização irregular de aparelho de som e outras cinco por divulgação de propaganda.

O estado também lidera o número de prisões entre os não candidatos: foram sete, das quais quatro envolveram a realização de boca de urna e três se deram por outros motivos não especificados pelo TSE.

Ao todo, 147.918.483 eleitores estão aptos para escolher vereadores, prefeito – e vice-prefeito – de 5.567 municípios. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de outubro, a votação foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

Presidente e ex-presidentes votam
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) votou rapidamente em colégio eleitoral no Rio de Janeiro.

O ex-presidente Michel Temer votou em São Paulo. Ele foi um dos primeiros a comparecer às urnas. Já o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernardo do Campo.

Mudanças no sistema em 2022
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, sinalizou com mudanças no sistema de votação ao comentar o projeto Eleições do Futuro neste domingo (15).

“Temos, desde 1996, urnas eletrônicas que funcionam muito bem do ponto de vista de confiabilidade do resultado. A aplicabilidade ou não de um novo modelo [eleitoral] em 2022 vai depender da segurança que possamos ter com as alternativas oferecidas. Nós temos um teste triplo: segurança, sigilo e eficiência. Se algum dos modelos se mostrar confiável, imagino que sim, já possamos implantar em 2022”, disse

www.reporteriedoferreira.com.br  Por agências




Eleitores relatam dificuldades para justificar voto pelo e-título

Aplicativo e-Título

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Eleições 2020

Eleitores relatam dificuldades para justificar voto pelo e-título

Para TSE instabilidade é normal

Publicado em 15/11/2020 – 12:19 Por Karine Melo – Repórter Agência Brasil – Brasília

Instabilidades pelo grande número de acesso tem trazido transtorno a alguns eleitores que tentam justificar o voto neste domingo (15), pelo aplicativo e-Título. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “pode haver instabilidade momentânea no uso do aplicativo em razão do excesso de acessos.”

Este ano o aplicativo teve 12,8 milhões de downloads, a orientação da Justiça Eleitoral nesses casos é esperar um pouco e tentar novamente o acesso. Apesar dos problemas, no último balanço divulgado até o fechamento dessa reportagem, cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo, conforme o órgão. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento.

No Twitter e pelo Facebook do TSE os relatos sobre o problema são muitos. “Estou desde a abertura da votação tentando justificar meu voto, mas na tela só aparece essa mensagem de erro”, relatou uma eleitora. “Não consigo justificar meu voto, o app não acessa a minha localização”, disse outro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o “Fale com a Ouvidoria” da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando

www.reporteriedoferreira.com.br  Agencia Brasil




Com poucas horas de votação, cidade da Paraíba já tem prefeito eleito; entenda

Polêmica Paraíba

O candidato a prefeitura de São José do Sabugi, Segundo Domiciano (DEM), é o único candidato que já tem vitória garantida nas eleições municipais de 2020.

Isso porque a cidade do Sertão paraibano, vai ter apenas um candidato a prefeito nas eleições desse ano, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Domiciano (DEM), é atual prefeito da cidade e esta pleiteando a reeleição esse ano. Dos 223 municípios do estado, São José do Sabugi é o único com apenas um candidato.

Conforme a Lei das Eleições, municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito.

www.reporteriedoferreira.com.br   polemica paraiba



Trump diz pela primeira vez que Biden venceu eleição, mas cita fraude

ESTADOS UNIDOS

Presidente americano assumiu que Joe Biden venceu as eleições americanas

Donald Trump assumiu hoje que Joe Biden venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos . No entanto, o presidente americano voltou a dizer que o pleito foi fraudado.

trump
Reprodução

Donald Trump

“Ele venceu porque a eleição foi manipulada”, escreveu Trump em publicação feita noJoe Biden “Ninguém podia observar as votações, os votos foram tabulados por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento ruim, que nem poderia se qualificar para as eleições no Texas (onde eu ganhei por muitos votos)”, acusou ele, mesmo sem provas.

Além de assumir a vitória de Biden e falar que as eleições foram fraudadas, Donald Trump também atacou a imprensa na rede social. “A mídia falsa e silenciosa”, disse.

 

A vitória de Joe Biden foi declarada no último dia 7 após mais de três dias de apuração. O resultado oficial pode demorar ainda mais para ser divulgado, já que a expectativa é de uma guerra judicial nos Estados Unidos.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Treze candidatos foram presos neste domingo de eleições, diz TSE

Número de urnas eletrônicas substituídas sobe para 923

Os estados com o maior número de candidatos presos são Minas Gerais (10), Goiás (4), Sergipe (4) e São Paulo (2)
Foto: Reprodução

Os estados com o maior número de candidatos presos são Minas Gerais (10), Goiás (4), Sergipe (4) e São Paulo (2)

Em boletim divulgado ao meio-dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 13 candidatos foram presos até as 11h Outros 10 foram flagrados em algum tipo de conduta irregular.

O maior número de prisões se deu pela prática de boca de urna (7), seguida de divulgação de propaganda (5) e uso de alto-falante (1). Os estados com o maior número de candidatos presos são Minas Gerais (10), Goiás (4), Sergipe (4) e São Paulo (2).

Urnas

O TSE também informou no boletim que subiu para 923 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas até o momento em todo o Brasil, devido a mau funcionamento. O último boletim apontava 431 urnas substituídas.

A votação no primeiro turno das eleições municipais deste ano teve início às 7h, sempre no horário local.

O número representa 0,2% do total de urnas eletrônicas. Mais de 450 mil equipamentos estão aptos a serem utilizados nas eleições deste ano, sendo que cerca de 52 mil são de contingência, ou seja, ficam de reserva para alguma eventualidade.

O estado que teve mais urnas substituídas foi São Paulo (160), seguido por Rio de Janeiro (142), Rio Grande do Sul (114), Minas Gerais (96), Pernambuco (89), Paraná (54), Sergipe (44) e Santa Catarina (44).

Também foram trocadas urnas na Bahia (25), no Ceará (23), em Goiás (22), no Pará (17), em Alagoas (11), no Maranhão (11), Espírito Santo (11), em Rondônia (11), na Paraíba (10), em Roraima (10), em Mato Grosso do Sul (10), no Amazonas (7), em Mato Grosso (6), no Rio Grande do Norte (5) e no Acre (1).

Até o momento, não foi necessária a adoção de votação manual por cédulas em nenhuma localidade. O procedimento está previsto em caso de não ser possível substituir as urnas eletrônicas que apresentem defeito.

O TSE compila os números informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado. Os dados seguem sendo atualizados ao longo do dia.

www.reporteriedoferreira.com.br     Por Agência Brasil




Tiroteio no bairro do Grotão em JP deixa saldo de três mortos e vários feridos

Dois homens chegaram em uma moto e dispararam tiros contra moradores que confraternizavam no Grotão.

Uma confraternização em uma residência no bairro do Grotão, em João Pessoa, terminou com três mortos e cinco feridos na noite deste sábado (14). O crime aconteceu na Rua Recife, por trás do estacionamento de um supermercado. De acordo com informações da Polícia Militar, a motivação no crime ainda não foi esclarecida.

“À princípio, são poucas as informações. Apenas que estava havendo uma confraternização: o pessoal tinha jogado bola mais cedo e agora estava comemorando. Então, dois indivíduos chegaram em frente a residência e pelo portão mesmo dispararam contra as pessoas no local. Infelizmente, três vieram à óbito confirmados pelo Samu”, afirmou o tenente Domingos.

www.reporteriedoferreira.com.br   RTC5