Mulheres superam os homens no número de eleitores aptos a votar na Paraíba

Foto: Reprodução/TRE/RR

As eleições no Brasil devem contar com a participação de 147.918.438 eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro deste ano. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Paraíba obteve um crescimento no número de eleitorado de 2,67% (77.028), passando de 2.889.731, em 2016, para 2.966.759, em 2020.

A maioria do eleitorado paraibano é composto por mulheres. São 1.567.772 eleitoras. O número representa mais da metade do total de eleitores aptos (52,84%). Houve um acréscimo de 43.629 novas eleitoras, desde o último pleito municipal em 2016. Já a quantidade de homens aptos a votar e escolher seus representantes para os poderes executivo e legislativo municipais é de 1.398.987, o que corresponde a 47,16% do número total, Um acréscimo de 33.456 novos títulos eleitorais aptos em relação ao pleito de outubro de 2016.

Dados do TSE de setembro de 2020 mostram que as mulheres são hoje 52,6% dos eleitores, enquanto os homens são 47,4%.

Faixa etária e grau de instrução

Com relação a faixa etária e grau de instrução do eleitorado no Estado, o panorama observado,  de acordo com os dados do TSE, é que a maioria dos 2.966.759 possui idade entre 30 e 39 anos (645.559) e ensino fundamental incompleto (730.506). Em percentuais, correspondem respectivamente a 21,76% e 24,62% do número total.

Paulo de Pádua




“Não somos instituição do governo, não temos partido”,diz comandante do Exército

A declaração foi dada devido às últimas menções do presidente Bolsonaro às Forças Armadas para defesa da Amazônia

general do Exército falando
Divulgação

“Não mudamos a cada 4 anos a nossa maneira de pensar e como cumprir nossas missões”, afirmou o general Edson Pujol

Nesta sexta-feira (13), o comandante do Exército , general Edson Pujol, disse durante o seminário da Defesa Nacional que a instituição não pertence ao governo ou aos partidos políticos. As informações são do Brasil 247 .

“Não somos instituição de governo, não temos partido, nosso partido é o Brasil. Independente de mudanças ou permanências em determinado governo por um período longo, as Forças Armadas cuidam do país, da nação. Elas são instituições de Estado, permanentes. Não mudamos a cada 4 anos a nossa maneira de pensar e como cumprir nossas missões”, disse o general.

As delcarações foram dadas devido às recentes menções das forças armadas por parte de Jair Bolsonaro (sem partido). Na última quarta-feira (11), o presidente defendeu o uso de “pólvora” contra os Estados Unidos , na defesa da Amazônia, já que o presidente eleito, Joe Biden, busca envolver os EUA na causa.

Durante uma cerimônia na Acadêmia Militar das Agulhas Negras, Bolsonaro atacou a Argentina e a Venezuela, que, segundo ele, estão “enveredando por outro caminho” no que diz respeito à liberdade.

www.reporteriedoferreira.com.br  \ ig




Professores decidem parar UFPB no dia 18 contra reitorado de Valdiney

Os docentes ligados ao Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb) aprovaram hoje uma paralisação das atividades para o dia 18 deste mês, quando um ato público deverá ser realizado no campus I da UFPB. A votação aconteceu durante uma assembleia geral virtual e se dá em protesto à nomeação e posse do professor Valdiney Veloso, terceiro colocado na consulta acadêmica para a reitoria e que não obteve voto algum no Conselhos: Consuni, Consepe e Curador, onde a lista tríplice é elaborada para a remessa ao presidente da República.

A assembleia da Adufpb começou às 10 horas e se prolongou pela tarde.

Valdiney tomou posse sob protestos na noite do último dia 11 deste mês no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley. O local originalmente seria o prédio da reitoria, mas a solenidade foi reagendada para acontecer virtualmente por causa da presença de manifestantes e, finalmente, foi mudada para o HU, o que não evitou a reação de estudantes, que arremessaram ovos nos convidados.




Corrida pelo votos dos indecisos mobiliza reta final das eleições

A menos de 48 horas das eleições, os 19,3 mil candidatos a prefeito e 518,3 mil postulantes a vereador, nos mais de 5,5 mil municípios do Brasil, concentram as forças pelo voto dos indecisos.

Na capital paraibana, bandeiraços, panfletagens, caminhadas, lives, reuniões com lideranças de bairros, visita a apoiadores e encontros com eleitores fazem parte do arsenal de busca por votos dos candidatos que disputam a Prefeitura de João Pessoa.

Pelo menos é o que consta na agenda dos 14 candidatos que disputam a sucessão na capital: Ruy Carneiro (PSDB), Anísio Maia (PT), Edilma Freire (PV), Cícero Lucena (PP), Ricardo Coutinho (PSB), Nilvan Ferreira (MDB), Carlos Monteiro (Rede), Ítalo Guedes (PSOL), João Almeida (Solidariedade), Rafael Freire (UP), Camilo Duarte (PCO), Raoni Mendes (Democratas), Rama Dantas (PSTU) e Wallber Virgolino (Patriota).

As principais investidas devem ocorrer pelas redes sociais, consideradas fundamentais nesse momento em que o país enfrenta a pandemia do novo coronavírus, que traz outra preocupação para os candidatos, que é convencer o eleitor a votar em plena crise sanitária provocada pela Covid-19.

Há uma expectativa de que, em alguns municípios, até 50% dos eleitores deixem para estas últimas horas a escolha do candidato a prefeito. No caso das vagas para as câmaras de vereadores, o número pode chegar a 70% de indecisos. Tudo isso explica a correria pela busca por votos nas últimas horas que antecedem as eleições deste dia 15.




Polícia Civil prende homem em flagrante e desarticula ponto de venda de drogas em Cajazeiras

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação do Grupo Tático Especial (GTE) da Delegacia Seccional de Cajazeiras, prendeu, em flagrante delito, na tarde de ontem (12), um homem pela prática de tráfico de entorpecentes.

Segundo o delegado seccional Glauber Fontes, a prisão ocorreu no bairro São Francisco, em Cajazeiras, e com o suspeito foram apreendidos quatro papelotes de maconha, 151 pedras de crack, balança de precisão, invólucros plásticos para embalagem da droga, dentre outros itens utilizados para a prática do tráfico de drogas.

Ainda de acordo com o delegado Glauber Fontes, a Polícia Civil já havia recebido, através de disque denúncia – 197 – diversos informes dando conta de que a residência do suspeito estava funcionando como um ponto de venda de drogas.

“Diante disso, os policiais civis que integram o GTE se deslocaram até as proximidades do endereço do suspeito e passaram a perceber uma intensa movimentação de pessoas entrando e saindo da casa em atitudes suspeitas, fato que gerou a abordagem policial e apreensão do entorpecente”, concluiu o delegado.

A população pode colaborar com a Polícia Civil fazendo qualquer tipo de denúncia através do número 197 (Disque-denúncia). A ligação é gratuita e pode ser anônima. Mesmo que o denunciante queira se identificar sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

www.reporteriedoferreira.com.br   Polícia Civil da Paraíba
Assessoria de Comunicação




Juízes eleitorais proíbem que fiscais de candidatos usem roupas e adereços partidários

Fiscais deverão comparecer às sessões de votaçFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os fiscais de candidatos, partidos ou coligações não poderão usar vestimentas e adereços com viés partidário no horário de votação no próximo domingo (15), dia da eleição. A regra foi definida em portaria conjunta assinada pelos juízes Cláudia Evangelina Chianca (1ª Zona Eleitoral), Adhailton Lacet Porto (76ª Zona Eleitoral), Fábio Leandro Alencar (64ª Zona Eleitoral), José Geraldo Pontes (70ª Zona Eleitoral) e Geraldo Emílio Porto (77ª Zona Eleitoral). Todos de João Pessoa.

A portaria estabelece que estão proibidos adereços e acessórios padronizados, a exemplo de cores partidárias, pastas, botons, adesivos, broches, dísticos e máscaras caracterizadas com a identificação do postulante. As normas estabelecidas pelos magistrados vedam também aglomeração em locais de votação. Foi permitido apenas um fiscal por partido e coligação nas seções eleitorais no horário da votação.

Ficou estabelecido ainda que para exercer suas atividades, os fiscais de partidos e coligações precisam se apresentar aos respectivos presidentes de mesas receptoras de voto munidos de portarias emitidas por partido e com uso de crachá. Neles deve haver apenas o nome e a sigla do partido político.




Jovem é executado nos Funcionários III com vários tiros de pistola 380

Foto: Reprodução/Gustavo Chaves

O peladeiro  Everton da Silva, de 17 anos, mais conhecido como “Ninho”, foi assassinado  com vários disparos de arma de fogo cujo crime aconteceu em campo de futebol no bairro dos Funcionários III, na zona Sul de João Pessoa. 0s autores do crime não form identificados nem tampouco sua motivação.

Testemunhas  do fato delituoso  relataram a polícia que   que estava havendo uma pelada no campo, no momento em que aconteceram os disparos. Os tiros causaram um grande tumulto e uma correria.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante as investigações encetadas pela polícia, o crime apresenta todas as características de execução, uma vez que a vitima foi baleada por 24 disparos de uma pistola 380, sendo que nove tiros atingiram a cabeça da inditosa vítima