Governo esclarece que parcelamento do 13º dos servidores é notícia falsa

O Governo do Estado desmentiu, nesta terça-feira (10), notícias falsas dando conta que o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais seria dividido em cinco parcelas. Vale lembrar que a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados, pensionistas e reformados foi paga de forma antecipada no mês de junho, enquanto os servidores da ativa receberam no mês de agosto.

O Governo do Estado informa que, até o momento, o governador João Azevêdo não anunciou a data nem a forma de pagamento da outra parcela restante do 13º salário dos servidores estaduais. Ressalta que, apesar da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, a gestão estadual tem assegurado o pagamento do funcionalismo público dentro do mês trabalhado.

www.reprteriedoferreira.com.br  Secom




Na TV Tambaú, candidatos à Prefeitura de JP se enfrentam no último grande debate nesta quarta(11)

 

Onze candidatos com representatividade no Congresso Nacional foram convidados e devem discutir sobre temas livres, em confronto direto, na reta final da campanha.

Por Redação Portal T5

Na próxima quarta-feira (11), os eleitores de João Pessoa terão a oportunidade de ouvir propostas, esclarecer dúvidas e acompanhar o último debate para o cargo de prefeito da capital paraibana, nas eleições deste ano. A emissora exibirá  o evento a partir das 10h50, com apresentação da jornalista Karine Tenório.

Obedecendo as normas sanitárias contra infecção da Covid-19, o debate acontecerá no Estudio 1 da TV Tambaú. Onze candidatos com representatividade no Congresso Nacional foram convidados e devem discutir sobre temas livres, em confronto direto, na reta final da campanha.

“O último debate apresentará ideias e propostas para a cidade, que podem ajudar o eleitor a decidir o voto no melhor candidato para a cidade dele.”, pontou Heloísa Amorim, gerente de Conteúdo da Rede Tambaú de Comunicação (RTC).

Além da TV, o debate entre os candidatos também será exibido pelo Portal T5 e pelas redes sociais da TV Tambaú.

“Eleitores indecisos, que não sabem em quem votar, ou que ainda podem mudar de candidato terão oportunidade de ver o confronto de ideias e tomar sua decisão.”, afirmou André Vajas, superintendente da RTC.

Atenção à saúde

Camarins serão montados exclusivamente para cada candidato com respeito às normas de segurança sanitárias. “Álcool em gel, máscaras e distanciamento social serão adotados para cuidado, segurança e higiene de cada participante do evento”, afirmou o coordenador de programação e entretenimento, Wagner Nascimento.

Sabatinas 

Os 14 candidatos à Prefeitura de João Pessoa participaram nas últimas semanas de entrevistas na Rádio Jovem Pan João Pessoa e no programa Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú, veículos da RTC. Veja as entrevistas de cada candidato

www.reporteriedoferreira.com.br / RTC5




Donos de pousadas em Fernando de Noronha denunciam que Booking.com promove comércio ilegal na ilha e gera grande degradação ambiental

Donos de pousadas legalizadas em Fernando de Noronha estão revoltados com a ferramenta de comércio on line Booking.com. Segundo eles, o portal cadastra e comercializa diárias de estabelecimentos irregulares, provocando uma competição ilegal e injusta com as pousadas regulares, que pagam impostos e taxas e contribuem para formar uma rede de apoio e garantias aos turistas.

“A plataforma sai em busca de donos de garagens em Noronha, cadastrando-as como pousadas/hospedarias, igualando às pousadas que pagam seus impostos. Com isso, o Booking incentiva o turismo irregular, fomentando os negócios sem sistema fiscal, só para terem mais ofertas de diárias. E ainda não conferem depois os registros/fotos dos quartos oferecidos pelos proprietários, deixando-os enviarem quaisquer fotos”, denuncia um dono de pousada em Fernando de Noronha, que prefere não se identificar.

De acordo com outro dono de pousada, o Booking.com ainda cobra uma taxa de 15% aos pousadeiros da Ilha e desliga da plataforma qualquer pousada que atrase um dia nos envios dos acertos financeiros. “E o pior, a plataforma é uma empresa holandesa que mantém seus contatos apenas de forma remota, ou seja, sem representante comercial. Você não consegue negociar com seus gestores no Brasil. O Booking criou um monopólio mundial e ameaça quem não cumpre seus acordos”, critica, também pedindo anonimato.

Ainda segundo os empresários do setor, o comércio de diárias em pousadas irregulares também provoca degradação do meio ambiente, pois muitos desses estabelecimentos não possuem sistema de esgotamento sanitário adequado, muitas vezes ficando com o esgoto a céu aberto. A nossa reportagem entrou em contato com o Booking.com, através do e-mail disponibilizado no site, mas não obteve resposta.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Fatospb



Bolsonaro questiona segunda onda: ” É verdade ou é para destruir a economia?”

Na Europa, o número de casos de Covid-19 subiu cerca de 150% nos últimos 20 dias

Jair Bolsonaro
Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro segue questionando a gravidade da pandemia

O presidente Jair Bolsnoaro (sem partido) voltou a questionar a veracidade da pandemia , desta vez referindo-se à segunda onda. Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (9), Bolsonaro indagou: “Essa história da segunda onda é verdade ou não? Ou é pra destruir a economia de vez?”, perguntou.

O chefe do Executivo aproveitou para comentar, com uma mulher que se identificou como guia turístico em Curitiba, que o setor “foi à lona”. “Quem é que mandou fechar tudo, ficar em casa e a economia a gente vê depois? Não [sic] foi eu, né? Só pra deixar claro”.

A segunda onda já está atingindo diversos países, principalmente europeus. Em 20 dias, o número de casos no velho continente subiu cerca de 150%, e alguns países já começaram a impor restrições para conter o contágio em massa.

No Brasil, porém, as autoridades ainda consideram que estamos vivendo a primeira onda, e vislumbram a queda de contaminações nas próximas semanas. No total, 5,6 milhões de brasileiros já foram contaminados, e 162.397 foram a óbito

www.reporteriedoferreira.com.br / Ig

 




Pesquisa da UFPB indica que campanha eleitoral diminui isolamento social na PB

28º boletim covid-19 do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela que a campanha eleitoral diminuiu o isolamento social na Paraíba. Os menores índices foram registrados com a oficialização de candidaturas, debates políticos e comício.

Conforme a análise, publicada no último dia 5, ao relacionarem a mobilidade da população da Paraíba com a eleição municipal na capital paraibana, os pesquisadores da UFPB identificaram que a circulação das pessoas em João Pessoa – onde se concentra cerca de um quarto da população do estado – foi se intensificando na maioria dos setores presentes no estudo (lojas, mercados e farmácias; parques; vias de trânsito; ambientes de trabalho; e residências), entre o início de setembro e o final de outubro.

De acordo com o coordenador do laboratório e professor do Departamento de Economia da UFPB, Cássio Besarria, o início do período eleitoral alterou a mobilidade urbana na Paraíba, o que já era esperado, considerando que, em meio à campanha eleitoral, as pessoas tendem a ir mais às ruas para apoiar seus candidatos.

Esse acompanhamento dos índices de isolamento, realizado pelo laboratório desde o começo da pandemia no estado, considera dados oferecidos por duas ferramentas complementares: o Google e a startup Inloco – sistema de monitoramento utilizado pela Prefeitura de João Pessoa, a partir da localização registrada por meio dos celulares.

Deve-se lembrar que a pandemia da covid-19 não acabou e que aglomerações e o abandono de políticas de isolamento social pode ser fatal”, alerta o documento do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB.

www.reporteriedoferreira.com.br




Grupo fortemente armado detonam agência bancária nesta terça, no interior da PB

Diligências por parte da Polícia Militar estão sendo realizada com o intuito de localizar e prender o bando.

Na madrugada desta terça-feira (10), bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária do Banco do Brasil na cidade de Juazeirinho, Agreste paraibano.

De acordo com informações, o bando adentrou o município por volta das 03h20, instalaram os explosivos e detonaram o estabelecimento.

Segundo a Polícia Militar, a ação foi praticada em um carro pequeno e em uma caminhonete, e os suspeitos fugiram no sentido do Sertão do estado.

Diligências por parte da Polícia Militar estão sendo realizada com o intuito de localizar e prender o bando.

Repórter PB



Feirão Serasa: dez milhões de pessoas podem quitar dívidas por apenas R$ 50

A Serasa informou nesta segunda-feira (9) que 10 milhões de consumidores poderão quitar dívidas por apenas R$ 50. A ação faz parte do 26º Feirão Limpa Nome, que permite renegociar dívidas atrasadas com até 99% de desconto. O feirão começou na semana passada

Participam da iniciativa mais de 50 empresas de diversos segmentos, como lojas de departamento, companhias telefônicas, bancos e faculdades. A estimativa é que as ações podem dar a possibilidade para 64 milhões de consumidores regularizarem sua situação. O feirão vai até o dia 30 deste mês.

Para participar, o consumidor pode acessar um dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, WhatsApp (11 99575-2096) e aplicativo.

Nesta edição, a negociação poderá ser feita em mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país. A ação permitirá ainda que, após a quitação da dívida, o consumidor tenha sua pontuação aumentada e assim obtenha melhores condições de crédito nas próximas compras.

Segundo a Serasa, o Brasil tem atualmente 62,7 milhões de pessoas com dívidas em atraso, das quais 15 milhões no estado de São Paulo. Apenas na capital paulista, há 4,2 milhões de pessoas inadimplentes.

Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil – São Paulo com foto de Rovena Rosa

Edição: Nádia Franco

www.reporteriedoferreira.com.br