POESIAS COM HISTÓRIA: Por Gilvan de Brito

 

POESIAS COM HISTÓRIA: Por Gilvan de Brito

 

Certa vez, há muito tempo, fui à cidade de Patos numa missão jornalística e, numa visita à feira livre, tive a oportunidade de ver um quadro pungente e arrebatador, que não me saiu da mente durante vários dias, até que eu resolvi fazer uma poesia daquela cena, para que as pessoas pudessem participar desse meu sentimento. O soneto, contando em detalhes o que acontecera naquela fração de segundos, gravado na mente num fugaz espaço de tempo, que me marcou até os dias de hoje, ficou assim:

A VIDA EM SEGUNDOS

Assisti a uma cena triste num fugaz momento

O fortuito encontro de velho e menino aleijados,

Que se cruzaram de muletas, muito fraquejados,

Numa ação muda de um grande arrebatamento.

O velho olhou para a criança e viu ali a sua história

Fez-lhe um afago, um acalento sobre seu cabelo

Demonstrou grande compaixão, tristeza e desvelo,

Ao projetar na mente a sua malfadada trajetória.

 

Em apenas dois segundos sobre a muleta-escora

O homem entendeu o que esperava aquele menino

Nas desequilibradas caminhadas pela vida afora.

A criança espevitada e na sua ânsia de brincar e viver

Nem sequer prestou atenção no aleijado à sua frente

O triste retrato de como será o seu futuro até morrer.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Gilvan




Padre José Gilmar é encontrado vivo e está sendo levado para a Central de Polícia

 

Ele estava desaparecido desde a última terça-feira (13), quando mandou uma mensagem pedindo socorro pelo Whatsapp

Foto: Reprodução/Twitter

O padre José Gilmar, que estava desaparecido desde a última terça-feira (13), foi encontrado no final da tarde desta sexta-feira (16). Segundo informações de membros da paróquia, que foram levar a cópia da chave do veículo, localizado na região do Conde, o religioso foi visto caminhando às margens de uma rodovia nas imediações do Mirante de Tambaba, Litoral Sul.

De acordo com o delegado Victor Melo, a informação se confirmou e o religioso está sendo levado para a Central de Polícia no bairro do Geisel, Zona Sul de João Pessoa.

Segundo o irmão Agenor, uma das pessoas que encontraram o religioso caminhando na rodovia, ele estava com sinais de desnutrição. Ele disse que teria sido amarrado no meio de uma mata e desde terça-feira (13) estava tentando achar o caminho de volta para casa.

O veículo

Foi localizado na tarde desta sexta-feira (16), o carro do padre José Gilmar. O religioso está desaparecido desde a manhã do último dia 13 de outubro, quando saiu para ministrar uma cerimônia em um velório.

De acordo com informações da assessoria da Polícia Militar, o veículo Fox cinza foi encontrado abandonado por volta das 15h próximo a um restaurante na praia de Tambaba, na cidade de Conde, Litoral Sul da Paraíba.

www.reporteriedoferreira.com.br / T5




Justiça proibe Bancos de cobrarem multas de idosos durante pandemia em Bayeux-Pb

]

Valberto Lira Foto: divulgação/TJPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) manteve a decisão que proíbe bancos do município de Bayeux de cobrarem multas dos idosos durante a pandemia da Covid-19. O parecer pela manutenção da decisão foi emitida pelo procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, na última quinta-feira (15).

O juiz da 1ª Instância havia negado a liminar, mas em grau de recurso, o desembargador Luiz Silvio Ramalho concedeu liminar para isentar da cobrança somente os idosos, apontando ser a parcela da população mais vulnerável ao novo coronavírus e sem acesso a meios alternativos, como a internet, para realizar pagamentos e transações bancárias.

A ação foi proposta pelo Procon Bayeux, por meio do secretário Aécio Farias, que pediu aos órgãos responsáveis para que nenhum consumidor da cidade fosse obrigado a pagar juros e multas. De acordo com as informações, Bayeux é o único município no Brasil a ter essa decisão.

Leia o documento do MPPB  na íntegra: 0802824-07.2020.8.15.0000 – Parecer MP

www.reporteriedoferreira.com.br    MPPB




Polícia encontra carro de Padre desaparecido em praia do Litoral Sul da PB

O Veículo Fox cinza, placa QFP- 4874-PB, que pertence ao padre   José Gilmar que estava desaparecido desde a última terça-feira (13)  foi , encontrado abandonado às 15 horas desta sexta-feira (1¨60  perto do restaurante Arca de Bilú, na praia Tambaba, no município do Conde, no Litoral do Sul do Estado. A polícia está investigando o caso e o veículo será submetido a pericia pela polícia cientifica.

Mais informações a qualquer momento

www.reporteriedoferreira.com.br




Governo da PB decreta situação de emergência por estiagem para 148 cidades

O Governo da Paraíba decretou situação de emergência para 148 municípios da Paraíba devido à estiagem. De acordo com o decreto, publicado nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado (DOE), a escassez da água persiste nas cidades indicadas, causando danos à subsistência e à saúde.

O decreto vale por 180 dias nas cidades afetadas pela estiagem. A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas do município, comprovadamente afetados pelo desastre, de acordo com prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação de Desastre (FIDE) e pelo croqui de áreas afetadas por município, que serão apresentadas em situação oportuna.

O texto do decreto esclarece que a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos para atividades produtivas na Paraíba, principalmente para agricultura e pecuária. O período de estiagem comprometeu, ainda, a recarga dos mananciais em diversos municípios paraibanos, caracterizando desastre que existe ação do Poder Público para minimizar esses efeitos.

Neste caso, os municípios ficam dispensados de fazer licitações para contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de respostas ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre.

O Poder Executiva também está autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer diante da situação de estiagem.

www.reporteriedoferreira.com.br    / G1




Desembargador suspende decisão de Juíz em suspender retirada de outdoors de colégio

O desembargador Joás de Brito Pereira Filho, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), suspendeu ontem (15) decisão do juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 76ª Zona Eleitoral, determinando que fossem retirados outdoors do Colégio Motiva por suposta mensagem subliminar em favor da candidatura de Cícero Lucena (PP), sob pena de pagamento de multa diária de R$ 500.

O desembargador, relator do processo, acolheu o pedido feito pela defesa da escola, que impetrou um mandado de segurança explicando que a publicidade não evidencia propaganda eleitoral.

“Não identifico apelo eleitoral ou mesmo a utilização de ‘magic words’, assim denominadas expressões que pudessem sugerir apoio ou favorecimento, não se aferindo que o engenho publicitário está traduzindo mensagem em prol de alguma candidatura. De igual modo, inexistem empregos de ícones, símbolos ou quaisquer outros elementos aptos a evidenciar, nos outdoors do Impetrante, propaganda eleitoral do candidato Cícero Lucena Filho. Nessa vertente, entendo configurada, neste juízo de cognição sumária, a plausibilidade do direito e a relevância do fundamento necessárias à concessão da medida liminar”, disse Joás de Brito em seu despacho.




Acusada de injúria racial, mulher é flagrada em novo vídeo cometendo atos racistas; assista

Foto: reprodução/vídeo

Acusada de injúria racial em um banco de João Pessoa, Luzia Sandra de Medeiros Dias Benjamin, aparece em um novo vídeo gritando insultos a uma mulher em uma loja.

O primeiro caso ganhou repercussão na quarta-feira (14) e acendeu o debate a respeito do racismo na sociedade. A mulher chegou a ser detida, mas foi liberada após pagamento de fiança no valor de R$ 350.

No novo vídeo, a mulher grita ofensas racistas para uma cliente da loja, chamando a vítima de bandida. “Sou racista, porque a sua raça é ladra”, grita. Em seguida, a agressora se afasta e diz que não quer “raça negra, raça de bandidos” e exige ser atendida antes da cliente.

O funcionário que filma a ação avisa que tudo está sendo registrado e pede que a vítima se acalme. A mulher continua dizendo que a “raça negra não presta” e ainda grita “eu sou Hitler. Eu odeio a raça negra. Sou racista de carteirinha, se pudesse escrevia na testa”, disse.

www.reporteriedoferreira.com.br    Redação




Apenado é executado com vários tiros em João Pessoa

Polícia Civil e Militar, foram acionadas a fim apurar uma execução ocorrido no conjunto residencial do Valentina de Figueiredo em João Pessoa, cuja vítima foi identificada como sendo um apenado e que se encontrava em liberdade.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma morte foi registrada na noite desta quinta-feira (15), no bairro do Valentina de Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa. Equipes das polícias Civil e Militar foram acionadas ao local. A vítima foi identificada como Antônio Felipe Neres, de 44 anos. A vitima estava em uma rede no momento em que chegaram os criminosos e praticaram a execução em seguida se evadiram tomando paradeiro incerto e não sabido pela polícia.

Há informações der que , Antônio estava em liberdade condicional. Ele foi vítima de vários disparos de arma de fogo.

O delegado Paulo Josafá – plantonista da Delegacia de Homicídios da capital – informou que o crime tem características de uma execução. A vítima teria passado cerca de 14 anos detido. E há dois anos encontrava-se no regime de liberdade condicional.

O homem foi assassinado por suspeitos não identificados enquanto estava em uma rede. O caso será investigado.

www.reporteriedoferreira.com.br