Após agressão a mulher, deputado Branco Mendes defende tropas federais nas eleições de Pedras de Fogo

 

Após mais um final de semana violento em Pedras de Fogo, com aliados do prefeito Dedé Romão (Cidadania) agredindo eleitores do candidato Dr Junior (Solidariedade), o deputado Branco Mendes (Podemos) revelou que irá solicitar à Justiça Eleitoral o envio de tropas federais para garantir a segurança da população nas eleições da cidade.

Nos últimos meses, Pedras de Fogo vem sendo destaque negativo na mídia estadual pelas recorrentes cenas de violência, que já vitimou o empresário Abson Mattos, 35 anos, que foi executado a tiros dentro do seu estabelecimento comercial. Abson conhecido no município de Pedras de Fogo pelas críticas à gestão do prefeito Dedé Romão, com  inúmeras denúncias em programas de rádio e de TV. Ele também era bastante conhecido por ter criado o slogan “Bomba, Bomba” e divulgar áudios em grupos whatsapp com acusações contra Dedé Romão e seu grupo, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Ninho da Mangueira.

Neste final de semana, após divulgação da pesquisa Datavox mostrando amplo favoritismo do candidato Dr Junior em relação ao sobrinho do prefeito, Lucas Romão, partidários da família Romão promoveram um verdadeiro bangue-bangue na cidade, com várias cenasde agressão sendo registradas em vídeos. Até uma mulher foi covardemente agredida pelos adiados de Dedé Romão e Lucas. A jovem registrou Boletim de Ocorrência na delegacia e cobra Justiça para o caso.

O grupo de valentões da família Romão é liderado pelo senhor Luiz Carlos, tio do secretário de Administração da cidade, Arthur Guedes de Vasconcelos Sousa, conhecido como Arthur do Canto, que também está sendo indiciado por agredir o jovem Anderson Antônio da Silva durante um evento político da cidade.

“A Justiça Eleitoral e a secretaria estadual de Segurança precisam intervir imediatamente para garantir a segurança dos eleitores em Pedras de Fogo. A impunidade tem feito com que os casos de violência aumentem a cada semana. Por isso defende o envio de tropas federais para garantir a segurança dos eleitores e evitar mais derramamento de sangue na cidade, como já aconteceu no caso do empresário Abson Matos”, disse o deputado Branco Mendes.

Caso Yuri

O delegado de Pedras de Fogo, Paulo Martins, revelou, em entrevista ao Portal De Olho nas Cidades, que, após denúncia do Ministério Público Estadual (MPPB), indiciará secretário de Administração da cidade, Arthur Guedes de Vasconcelos Sousa, conhecido como Arthur do Canto, que é acusado de agredir o jovem Anderson Antônio da Silva durante um evento político da cidade.

O jovem Yury, como é conhecida da vítima, foi agredido, na noite da quarta-feira (16 de setembro), por Arthur Do Canto, quando o auxiliar do prefeito Dedé Romão participava de uma caminhada política do candidato Lucas Romão e não teria gostado da vítima escutar na calçada de sua casa paródias do candidato adversário, que diziam: “O Povo Quer o liso”.

Além das agressões físicas e verbais, o grupo liderado pelo secretário Arthur do Canto também quebrou a caixa de som de Yuri, que era usada pela vítima como instrumento de trabalho. “Já ouvi a vítima, que relatou ter sido agredida covardemente. Já encaminhei a caixa de som para perícia, por dano considerável, uma vez que a vítima mantinha o objeto para sobreviver, trabalhando com DJ. Em seguida vamos procedera qualificação do agressor. Ele será indiciado por agressão, ameaça e danos consideráveis, uma vez que ele quebrou o instrumento do rapaz, que era de trabalho”, declarou.

“Espero que as pessoas não partam para a agressão por conta da política. A política passa e a gente fica. Aconselho que sejamos coerentes e respeitemos um ao outro. Se você não gosta de um candidato, tudo bem, mas tem que ter respeito. Isso não pode acontecer na democracia, o fato de alguém apoiar uma parte contraria não pode ser agredido fisicamente. Isso é um absurdo. Se esses casos chegarem na minha delegacia, será indiciado. Não vou poupar, não vou passar a mão na cabeça de ninguém. Como disse, não sou político, estou aqui para apurar. Portanto, quem tiver pretensão de agredir alguém, bagunçar, será indiciado, independente de quem seja”, acrescentou.

Vídeo

Além de fazer exame de corpo delito e registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia da cidade. A Vítima também divulgou vídeo nas redes sociais cobrando Justiça e punição dos agressores que fazem parte de um grupo que vem usando repetidamente da violência para intimidar adversários políticos da cidade. “Espero Justiça, isso não pode ficar assim. Se aconteceu comigo, pode acontecer com várias pessoas”, disse.

Após Yuri registrar o BO na delegacia, o tio do agressor, identificado como Luis Carlos, encaminhou áudio para o pai do jovem agredido, o ameaçando. “Aqui quem ta falando é Luiz Carlos, se tu for para o meio da rua com esse som, da uma de palhaço, quem quebra o som sou eu. Quem quebra o som é Luiz Carlos, viu”, ameaçou.

Execução de empresário

Esse não é o primeiro episódio de violência registrado em Pedras de Fogo nos últimos dias. No início do mês passado, o empresário Abson Alves de Matos Paiva, 35 anos, conhecido no município de Pedras de Fogo pelas críticas à gestão do prefeito Dedé Romão foi executado com vários tiros na cabeça dentro do seu próprio estabelecimento comercial.

Abson fazia inúmeras denúncias participando em diversos programas de rádio e de TV, relatando sobre supostas irregularidades da gestão do prefeito Dedé Romão. Ele também era bastante conhecido por ter criado o slogan “Bomba, Bomba” e divulgar áudios em grupos whatsapp com acusações contra Dedé Romão e seu grupo, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Ninho da Mangueira.

Crime político

Após o crime, o delegado de Pedras de Fogo, Paulo Martins, declarou, em entrevista a TV PBPE, que o assassinato do empresário Abson Matos, foi praticado por motivações política. “A meu ver esse crime foi no meio político. Não estou formando opinião. Apenas eu acho que foi um crime político”, declarou.

Paulo Martins também confirmou que Abson Matos fez denúncias contra o poder público local, devido ao suposto uso de máquinas da prefeitura de Pedras de Fogo para o beneficiamento de terrenos privados.

Mototaxista ameaçado

O mototaxista Eronildo Sebastião da Silva, conhecido como Nildo Moto Táxi, que revelou um esquema de compras de votos pelo grupo político do prefeito de Pedras de Fogo, Dedé Romão, e seu sobrinho Lucas Romão, candidato a prefeito, registrou um boletim de ocorrência (BO), no mês passado, por ameaças de morte.

Após registrar o BO e entregar ao Ministério Público a cópia do CD, no qual consta toda negociata com Lucas Romão e o vereador Ninho da Mangueira para da doação de três motos em troca de seu apoio nas eleições deste ano, Nildo gravou um vídeo afirmando que se algo acontecer com ele e sua família a culpa é da família Romão. “A partir de hoje, o que acontecer comigo e com minha família, a culpa é dos Romão”, disse.

No boletim de ocorrência, Nildo diz estar amedrontado após a morte do empresário Abson Matos. No BO, Nildo Moto Táxi relata também que, após a negociata, recebeu R$ 3.500,00 do grupo da situação e comprou uma motocicleta, mas se arrependeu de ter recebido a quantia e já deixou o veículo à disposição da Justiça Eleitoral para que sejam tomadas as providências legais referentes ao caso.

www.reporteriedoferreira.com.br




STJ decidiu hoje livrar o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa da restrição.

 

FacebookTwitterWhatsAppTelegram

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), não precisará mais cumprir o “recolhimento noturno” imposto como uma das medidas cautelares no âmbito da Operação Calvário. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje livrar o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa da restrição.

A ministra Laurita Vaz foi contra a decisão, mas teve seu voto vencido pelos demais componentes da Sexta Turma do STJ.

O recolhimento noturno obrigava Ricardo Coutinho a se recolher das 20h às 5h. Em outro recurso impetrado anteriormente, o socialista havia conseguido se livrar da tornozeleira eletrônica, alegando possíveis contaminações pelo novo coronavírus. Neste caso, a decisão foi do ministro Gilmar Mendes, do STF.

Sem a obrigação de recolhimento noturno, Ricardo Coutinho ficará livre para participar de atividades de campanha no período da noite. Ele, contudo, já havia afirmado que não iria aos debates porque estariam sendo repletos de “baixarias”.

 




Polícia Civil prende pais de criança de três anos que sofrer violências física e sexual em Patos

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Seccional de Patos, ligada à 3ª Superintendência de Polícia Civil, prendeu na última segunda-feira (5) um homem de 25 anos suspeito de ter espancado, além de ter praticado violência sexual contra a enteada, uma criança de apenas 3 anos de idade. O fato aconteceu na cidade de Patos, Sertão do Estado, e criança foi levada ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A mãe da criança sabia de tudo e era conivente com a situação. Ela foi intimada a prestar esclarecimentos nesta terça-feira (6) e, diante das evidências de sua participação nos crimes, também foi presa. O casal foi encaminhado para as unidades prisionais de Patos e ficará à disposição da Justiça.

Segundo o delegado Sylvio Rabelo, da 3ª Superintendência de Polícia Civil, a criança já vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto há algum tempo. “Não foi a primeira vez que isso aconteceu e todo esse abuso era presenciado e acobertado pela mãe da criança. Na manhã de ontem houve um novo episódio de abuso e a menina ficou muito ferida. Por conta disso, o padrasto resolveu estrangular a criança”, revelou.

O caso repercutiu muito na cidade sertaneja de Patos e os vizinhos que já estavam desconfiados das agressões e abusos sofridos pela criança, tentaram linchar o suspeito. Ele chegou a ser agredido pela população, foi levado ao hospital e em seguida para a delegacia, onde foi preso em flagrante.

Ainda segundo o delegado Sylvio Rabelo, o corpo da criança foi levado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) da região de Patos. “Depois dos exames, os peritos confirmaram que ela sofreu violências física e sexual, o que reforçou a prisão em flagrante do casal. A mãe o padrasto já foram para os presídios feminino e masculino de Patos, respectivamente, e aguardam a decisão da Justiça se vão responder pelos crimes em liberdade”, concluiu.

www.reporteriedoferreira.com.br      Polícia Civil da Paraíba
Assessoria de Comunicação




Câmara Municipal aprova liberação de recursos a setor cultural de João Pessoa

 

FacebookTwitterWhatsAppTelegram

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (6), projetos de lei que garantem a liberação de recursos para ajuda emergencial ao setor de Cultura da Capital, durante o período de pandemia do novo coronavírus, com base na Lei Aldir Blanc.

Aprovados de forma unânime, os Projetos de Lei (PLs) de autoria do Executivo Municipal 2.179/20 e 2.181/20 vão garantir a renda emergencial para trabalhadores da Cultura e a manutenção dos espaços culturais do Município, prevista na legislação federal conhecida como Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

O PL 2.181/20 inclui, no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, reajustes das despesas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Fundo Municipal de Cultura, com a abertura de crédito especial no valor de R$ 5.651.190,46. O recurso vai possibilitar a realização de programa de auxílio e ações emergenciais de apoio ao setor cultural, além de premiações culturais, artísticas, científicas e desportivas.

Já o PL 2.179/20 adequa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020 (Lei 13.794/19) para o recebimento do recursos por entidades previstas na lei federal. A matéria inclui parágrafo único ao artigo 19 da LDO, com a finalidade de possibilitar o recebimento de recursos por entidades com ou sem fins lucrativos, além das não cadastradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social, desde que abrangidas pela Lei Aldir Blanc.

www.reporteriedoferreira.com.br




Governo divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) publicou sábado (3), no Diário Oficial do Estado, os editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020, que têm por objetivo o fomento, a seleção e valorização de práticas pedagógicas exitosas executadas por professores e pela comunidade escolar nas unidades de ensino públicas estaduais, que comprovadamente tenham sucesso na atuação no Regime Especial de Ensino, durante o ano letivo de 2020. Os profissionais que forem premiados serão contemplados com valores correspondentes ao 14º e 15º salários.

Escola de Valor –  Para se inscrever no Prêmio Escola de Valor, a gestão escolar (diretor, vice-diretor ou secretária escolar) deverá realizar a inscrição das escolas através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/.  Para isso, a escola precisa apresentar um projeto de planos estratégicos elaborados para o Regime Especial de Ensino, os relatórios de execução desses planos, além de documentos comprobatórios.

As inscrições ficam abertas do dia 05/10/2020 até o dia 30/10/2020. Os projetos de planos estratégicos das escolas serão avaliados a partir de critérios de avaliação que foram estabelecidos no edital do prêmio. A tabela de pontuação também pode ser acessada através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/. A divulgação do resultado final acontecerá no dia 23 de dezembro.

O principal objetivo do prêmio é avaliar as escolas públicas estaduais de Educação Básica nas diversas dimensões da Gestão Escolar, envolvendo também a Gestão Pedagógica, Participativa, de Pessoas e Lideranças, e de Infraestrutura. Além disso, o Prêmio Escola de Valor visa a valorização das escolas e profissionais que se destaquem pela competência nas diversas dimensões da gestão escolar e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que contribuam para a melhoria contínua das unidades de ensino.

Mestres da Educação – Já o Prêmio Mestres da educação estará aberto, exclusivamente, a professores em efetivo exercício de suas funções, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema de Acompanhamento de Pessoal (SAP) e lotados em escolas da Rede Pública Estadual da Educação Básica, que estejam atuando em Regime Especial no ano letivo de 2020, por meio de ações pedagógicas. Serão estabelecidos critérios para seleção, através da apresentação de instrumentos que deverão fazer referência a boas práticas docentes frente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem e que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes.

O Prêmio Mestres da Educação tem por objetivo valorizar os professores da rede pública estadual da Educação Básica que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.

As inscrições também acontecem entre os dias 05/10/2020 e 30/10/2020, através do endereço: http://see.pb.gov.br/premios/. Cada professor pode submeter apenas um projeto para avaliação. Os critérios estabelecidos para avaliar os projetos também estão disponíveis no mesmo endereço onde são realizadas as inscrições. O resultado final será divulgado até o dia 23 de dezembro.

Premiações – Na edição do ano passado foram contemplados 1.227 professores e 61 escolas, através de 2.653 profissionais da educação. No total, foram distribuídos mais de R$ 9,6 milhões.

www.reporteriedoferreira.com.br    com SECOM/PB