Witzel decide não ir à Alerj se defender pessoalmente em processo de impeachment

 

Governador afastado havia confirmado presença no plenário da Alerj nesta quarta-feira

Witzel decide não fazer mais sua defesa pessoalmente no processo de votação do impeachtment

Presença esperada no plenário da Alerj na tarde desta quarta-feira, o governador afastado  Wilson Witzel desistiu de fazer sua defesa presencialmente no plenário.

A decisão foi anunciada de última hora, quando seguranças da Casa já aguardavam a chegada do ex-juiz no Palácio Tiradentes com forte esquema de segurança.

Witzel fará sua defesa por meio de videoconferência. A sessão de votação do impeachment do governador eleito acontece de forma semipresencial por conta da pandemia.

Opositor de Witzel, o deputado Felipe Poubel (PSL) lamentou a ausência.

A votação do processo de impeachment está em andamento no momento. Witzel é suspeito de corrupção na área da Saúde do estado. Para o processo contra o atual governador continuar, é necessário 47 votos dos deputados (2/3 dos 70 deputados).

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Polícia Civil recaptura foragido da Justiça que praticou roubo a um posto de combustível em Monteiro

 

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) de Monteiro, recapturou um homem que já havia sido condenado pela Justiça por ter praticado assalto a um posto de combustível em Monteiro. O assalto ao posto aconteceu em 2018 e ele foi condenado por roubo qualificado.

 

Após as investigações sobre o caso, os agentes conseguiram a localização onde o acusado estava se escondendo e realizaram diligências no local. A prisão aconteceu na tarde desta terça-feira, 22, na cidade de Monteiro.

 

Segundo o delegado Gilson Duarte, do Grupo Tático Especial, esta é a segunda vez que o acusado, cujas iniciais são A.G.F. é preso por sua equipe. “Ele praticou um roubo a um posto de gasolina e naquela ocasião também conseguimos prendê-lo. No dia de ontem, após ter sido condenado e com mandado em aberto, o Grupo Tático Especial, em uma ação estratégica de localização e captura do criminoso, realizou novamente sua prisão e o colocou à disposição da Justiça”, completou.

 

Já o Delegado Jorge Luís, seccional de Monteiro, destacou a atuação da Polícia Civil do Cariri e o trabalho realizado pelo GTE. “As prisões estratégicas estão sendo desenvolvidas de maneiro muito eficiente. Em menos de cinco dias o Grupo Tático Especial realizou cinco prisões decorrentes de homicídios e roubo qualificado. Esse trabalho é fruto da dedicação e empenho de toda a nossa equipe”, concluiu.

 

www.reporteriedoferreira.com.br   Polícia Civil da Paraíba

Assessoria de Comunicação




 Presidente do PT na PB diz que luta do mesmo lado que Gleisi e subentende apoio a RC em JP

 

O silêncio do presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, após toda a celeuma que envolveu a intervenção da Executiva Nacional do PT que tenta anular a candidatura de Anísio Maia (PT), foi quebrado.

Nas redes sociais Jackson fez postagens onde defendeu o PT e o seus projetos e pregou a união das siglas do campo de esquerda para se unirem  “contra o facismo”.

Um postagem em particular deu o tom do posicionamento da sigla na Paraíba com relação ao embate de candidaturas de Anísio Maia e do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), a quem a nacional decidiu apoiar na disputa pela PMJP.

Em uma foto onde aparece ao lado da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, Jackson declara que está na mesma trincheira de luta dela o que dá a entender, que assim como ela, ele defende a retirada da candidatura de Anísio e apoio ao nome de Ricardo Coutinho.

“É uma honra está na mesma trincheira de luta com a companheira Gleisi Hoffmann. Lutamos contra o fascismo, a perseguição às minorias e a favor da radicalidade democrática no Brasil. Construímos sonhos e utopias sempre buscando um país melhor pra nossa gente. O Brasil precisa do PT e o PT precisa a cada dia da nossa força militante. Viva a luta democrática unificada contra o fascismo! O futuro está próximo!” escreveu.

Na mesma postagem, o advogado Antônio Barbosa, que já se colocou como opção do PT para compor chapa com o ex-governador, disse que o posicionamento de Jackson amenizará os ânimos partidários.

“Companheiro, sua fala nos ajuda a construir um ambiente de congraçamento de ânimos no seio partidário” comentou.

www.reporteriedoferreira.com.br    /PB Agora




Polícia registra dois assassinatos na grande João Pessoa,na noite dessa terça-feira,22

 

Dois homicídios foram registrados na noite desta terça-feira (22) em menos de uma hora, na Grande João Pessoa. O primeiro aconteceu por volta das 22h15, no bairro do Baralho, em Bayeux, região metropolitana da capital. Perto das 23h, um outro homicídio aconteceu no Loteamento Parque do Sol, região do Valentina Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa.

Bayeux

De acordo com informações de testemunhas, atiradores invadiram uma residência em que estava Gederson Ítalo Conrado Freire, de 20 anos. Ele foi atingido por alguns tiros e morreu ainda no local.

No momento do crime a vítima, que morava no bairro Tambay, também em Bayeux, estava montando o berço do filho, que vai nascer. Cerca de quatro indivíduos invadiram a residência e executaram o rapaz.

O jovem era conhecido na região de Bayeux como “Nego Age”. Logo após o ataque, os atiradores fugiram. A polícia não informou se ele tinha antecedentes criminais.

Parque do Sol

Minutos depois, já no loteamento Parque do Sol, o catador de recicláveis José Adriano Mendes da Silva, de 39 anos, sofreu um ataque a tiros enquanto estava sentado em uma calçada comendo biscoitos.

A maioria dos tiros acertou a região do rosto da vítima, que morreu ainda no local. Os atiradores fugiram logo após o crime.

Segundo os moradores da região, a vítima era catadora de recicláveis e conhecida como “Zé Doido”. Ele fazia uso de medicamentos psiquiátricos e já tinha sofrido atentados com agressões há alguns anos.

Nas duas ocasiões a Polícia Militar isolou o local da ocorrência até a chegada da perícia. Os crimes devem ser investigados.

www.reporteriedoferreira.com.br / RT5




O atendimento presencial nas Casas da Cidadania foi retomado nessa terça-feira (22)

 

O atendimento presencial nas Casas da Cidadania de João Pessoa e em outras três cidades foi retomado nessa terça-feira (22). Na Capital, o atendimento ocorre nos postos localizados nos shoppings Manaíra e Tambiá. As Casas da Cidadania das cidades de Campina Grande, Juazeirinho e Sumé também foram reabertas. Para ter acesso ao atendimento é preciso realizar o agendamento no site: portaldacidadania.pb.gov.br .

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, comentou que o retorno dos serviços é gradual. “Reabrimos as Casas da Cidadania inicialmente com o atendimento prioritário para emissão de RG, mas também já estamos atendendo gradualmente a emissão de CPF e Carteira de Trabalho Digital. Começamos abrindo as casas que estão nos shoppings porque são locais que já estão mais estruturados. À medida que formos confirmando a redução de novos casos de Covid-19, vamos reabrindo as demais casas de João Pessoa e de outras cidades do interior”, adiantou.

O gerente executivo das Casas da Cidadania, William Tejo, informou que um programa de reabertura das demais casas vem sendo construído. “Estamos com a programação, ainda a confirmar, da reabertura das Casas de Cidadania de São Bento e Cuité. Dialogamos com os gerentes de cada casa, porque cada um conhece a sua realidade. Adequamos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde às Casas de Cidadania e cada uma vem fazendo suas adaptações”, afirmou.

William lembra ainda que na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra, o serviço da Polícia Federal também reabriu e vai funcionar no mesmo horário da Casa da Cidadania. Esse serviço para emissão de passaporte estava em implantação em Campina Grande, mas foi interrompido com a pandemia.

Nessa primeira fase da reabertura, em João Pessoa, as Casas da Cidadania instaladas nos Shoppings Tambiá e Manaíra, funcionam em horário reduzido, das 8h às 13h; já em Campina Grande, o funcionamento é das 9h às 14h.

www.reporteriedoferreira.com.br




UFPB inscreve em 28 cursos e eventos on-line até domingo,27

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inscreve em 28 cursos e eventos on-line até domingo (27), pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da federal paraibana.

Há vagas para bate-papo virtual, ciclos de debate, cursos, encontros, formação, palestras, seminários e workshop. A depender da iniciativa, podem se inscrever estudantes, técnico-administrativos, docentes e público externo.

O SIGEventos é uma ferramenta para o gerenciamento de eventos que facilita o desenvolvimento das atividades e produções da comunidade acadêmica.

Caso ainda não possua cadastro no SIGEventos, clique neste link  (somente usuários externos à UFPB ). O sistema é melhor visualizado utilizando o Mozilla Firefox. Para abrir documentos, é necessário fazer o download do Adobe Reader.

Dúvidas sobre cadastro, acesso ao sistema e início das atividades dos cursos devem ser direcionadas à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, através dos e-mails codesc@prg.ufpb.br ou prg@prg.ufpb.br.

Confira, abaixo, os cursos e eventos com inscrições abertas:

  • Cuidado nutricional na prática clínica
  • Programa: Sabores e Saberes da Ciência à Mesa _Live 2
  • I Ciclo Mirmecológico da UFPB – “Pequenas Notáveis”
  • Profletr@S-Ufpb: Diálogos na Web
  • Sextou com Geodiversidade
  • Discente Digital – curso preparatório para uso das tecnologias digitais no ensino remoto
  • Logoterapia e Análise Existencial
  • Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Sequência Didática
  • Pedagogia Histórico-Crítica e prática transformadora
  • Química Experimental nas Escolas públicas de Bananeiras e Solânea
  • Redução de danos – princípios éticos e práticos. Segunda turma
  • Saúde Pública Global
  • Segurança do Paciente
  • Utilização da Planilha Eletrônica Excel como suporte às atividades acadêmicas e profissionais tecnológicas – Nível básico
  • Conselhos de Saúde e movimentos sociais no contexto de enfrentamento da Covid-19
  • I Encontro on-line do Curso Técnico em Agropecuária do CAVN e III Dia Comemorativo ao Técnico em Agropecuária
  • IV Encontro Institucional de Pós-Graduação – IV ENIP da UFPB
  • Pandemia & Tecnologia: Os Novos Paradigmas da Atuação do Contador
  • Reunião Geral do Nupedia
  • Clamores da subjetividade: Confiança e medo em Quarto de Despejo de Maria Carolina de Jesus
  • Da santificação da mãe à demonização da mulher: o paradoxo feminino na contemporaneidade
  • Webinar – Manejo Sustentável do cipó-titica (Heteropsis flexuosa)
  • III Seminário sobre Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal após o Pacote Anticrime: avanços, retrocessos e desafios
  • Os Desafios da Advocacia durante e após a Pandemia
  • Seminário dos Grupos de Trabalho do Histedbr – Região Nordeste
  • V Seminário de valorização da Vida
  • II Simpósio sobre Documentos Digitais da UFPB
  • I Workshop: Integrando Saberes

www.reporteriedoferreira.com.br   Par – Ascom/UFPB




Câmara conclui mudanças na lei de trânsito; veja as novas regras

 

A proposta, que é uma das principais bandeiras de Bolsonaro, irá à sanção presidencial

Senadores e deputados endureceram as regras da proposta apresentada por Jair Bolsonaro.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o  texto-base do projeto que aumenta o prazo para renovação da carteira de motorista de cinco para dez anos.

Apresentada pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro , no ano passado, a proposta causou polêmica por sugerir mudanças legais que pudessem estimular infrações e acidentes de trânsito.

As regras foram endurecidas tanto por deputados quanto por senadores. Após a votação de destaques, o texto segue para a sanção presidencial .

O projeto começou a tramitação na Câmara , mas foi alterado pelo Senado. Na segunda análise do texto pelos deputados, o relator Juscelino Filho (DEM-MA) acolheu a principal modificação.

Senadores incluíram a proibição de substituição de pena de prisão em caso de acidente grave provocado por motorista sob efeito de álcool ou substância psicoativa. Essa era a regra atual, mas deputados haviam amenizado a punição na primeira análise do texto.

“[A decisão do Senado] é uma alteração na estrutura do sistema punitivo para os crimes de trânsito , que busca interromper a sensação de impunidade nesses crimes, quando envolverem o consumo de álcool ou substâncias entorpecentes”, disse o parlamentar, em plenário, ao ler o relatório.

Por outro lado, o deputado rejeitou regra incluída no Senado que proibia o transporte de bebidas alcoólicas em embalagem não lacrada.

“Não há necessariamente uma relação de causa e efeito entre o transporte de bebida alcóolica aberta e o seu consumo pelo condutor, uma vez que, em muitos casos, ela poderia estar sendo ingerida pelo passageiro, ou apenas transportada”, justificou Juscelino, ao rejeitar emenda incluída pelo Senado.

Uma das vitórias parciais de Bolsonaro foi a ampliação dos prazos para renovação da carteira, com a obrigação dos exames de aptidão física e mental, de cinco para dez anos.

O governo queria que o prazo alargado valesse para condutores de até 65 anos. Entretanto, os deputados e senadores resolveram fazer escalonamento diferente. Serão 10 anos para a renovação da carteira para os condutores de até 50 anos, cinco anos para quem tem entre 50 anos e 70 anos, e três anos para quem tiver mais de 70 anos.

A proposta altera ainda o número de pontos necessários para a suspensão da carteira . No início da tramitação, o governo queria aumentar de 20 para 40 o limite para que o infrator tivesse o documento cassado. A medida, como foi sugerida, acabou sendo rejeitada por deputados e senadores. Mas houve uma modificação na regra atual.

Com 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas, terá a carteira suspensa. Se tiver apenas uma infração gravíssima, será impedido de dirigir ao alcançar 30 pontos. E se não constar entre as suas multas nenhuma infração gravíssima poderá acumular 40 pontos.

Os principais pontos

Suspensão da carteira: Hoje, a carteira fica suspensa quando o condutor acumula 20 pontos por infrações de trânsito no período de 12 meses. De acordo com o projeto, com essa mesma pontuação, o condutor pode ter o documento cassado se tiver duas ou mais infrações gravíssimas. Se tiver apenas uma infração gravíssima, será impedido de dirigir ao alcançar 30 pontos. E se não constar entre as suas multas nenhuma infração gravíssima poderá acumular 40 pontos. Os motoristas profissionais só terão a carteira suspensa com 40 pontos, independentemente da gravidade da infração.

Renovação da carteira: Projeto estipula o prazo de dez anos para renovação da habilitação de condutores com menos 50 anos de idade; 5 anos para os condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; e de 3 anos para condutores com idade igual ou maior que 70 anos. Na regra atual, o prazo para a renovação é de cinco anos, mesmo para os mais jovens. Segundo o projeto, para os motoristas profissionais, o prazo de validade dos exames é de 5 anos para aqueles com idade inferior a 70 anos e de 3 anos a partir dos 70.

Cadeirinha obrigatória: O projeto apresentado por Bolsonaro abolia a obrigatoriedade da cadeirinha para as crianças. O projeto aprovado, no entanto, foi redigido no sentido contrário. Crianças de até 10 anos de idade que ainda não atingiram 1 metro e 45 centímetros de altura só podem estar nos veículos com a cadeirinha adequadas ao peso de quem ocupa o lugar. A penalidade hoje prevista no Código de Trânsito para o descumprimento dessa obrigatoriedade foi mantida: multa correspondente a infração gravíssima. Além disso, foi ampliada a idade para que crianças possam andar de motocicletas: apenas acima de 10 anos.

Exames toxicológicos: A proposta de Bolsonaro para acabar com a obrigatoriedade dos exames de larga janela de detecção para motoristas das categorias C, D e E foi rejeitada. A legislação atual foi mantida.

Avaliação psicológica: Deputados incluíram no texto a necessidade de avaliação psicológica nos casos em que o condutor se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído. Também terá que fazer o exame quem for condenado judicialmente por delito de trânsito ou estiver colocando em risco a segurança do trânsito, por decisão da autoridade de trânsito.

Conselho Nacional de Trânsito: Órgão só poderá editar normas com a condição de que minutas sobre o assunto regulado sejam submetidas previamente a consulta pública.

Infração administrativa: Infrações administrativas não serão mais levadas em conta para a pontuação da carteira de motorista. A multa será cobrada, apesar de não ter efeito para a suspensão do documento. São infrações deste tipo, por exemplo, portar no veículo placa em desacordo com as especificações ou conduzir o veículo sem os documentos de porte obrigatório.

Registro Positivo: O projeto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), no qual deverão constar os dados dos condutores que não cometeram infração de trânsito no período de um ano. A ideia é premiar e estimular os bons condutores com sorteios cujos prêmios serão custeados por 1% do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O cadastro também poderá render benefícios fiscais e tarifários aos motoristas.

www.reporteriedoferreira.com.br    Por Agência O Globo




Paraíba registra queda de 65% no número de ataques a bancos em relação ao ano passado

 

A Paraíba registrou uma queda de 65% em ataques a instituições bancárias em um ano. Pesquisa divulgada esta semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social revela que de janeiro a agosto de 2020 foram registradas nove ocorrências de ataques a bancos enquanto que em 2019 foram 26 ataques no mesmo período.

Para o secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, o resultado representa o empenho dos policiais que estão na ponta e de todos os servidores das forças de segurança do Estado. “Estamos vivendo um momento de mudanças e, ao mesmo tempo, de união de forças na área da segurança na Paraíba. Temos feito um trabalho que une as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros Militar para garantir mais segurança à população. Todos os servidores, desde o planejamento até aqueles que vão para as ruas em uma operação policial estão de parabéns pelos resultados alcançados”, destacou.

Esse resultado é apenas uma parte da pesquisa elaborada pelo Núcleo de Estatística da Secretaria de Segurança. A análise de outros números revela que a redução nos ataques a bancos não é apenas pontual, mas vem acontecendo ao longo dos anos.

“A redução acumulada de 2016 até agora chega a 88%, o que aponta que estamos no caminho certo. A Paraíba está no caminho certo. Estamos unindo as forças de segurança em prol da sociedade, como fizemos com a força-tarefa em Catolé do Rocha e agora para combater os crimes contra instituições financeiras. É um processo lento, mas que apresenta bons indicadores”, concluiu o secretário.

www.reporteriedoferreira.com.br




Povo de Pitimbu-Pb lamenta morte de sua filha Renilda de Sousa Santos

Renilda de Sousa Santos,  era muito conhecida no meio político e empresarial  de todo o município de Pitimbu e região polarizada, muitos destacaram a grande atuação da jovem mulher junto aos amigos e familiares. O corpo está sendo velado na  Pousada Beira Mar, de sua propriedade. O sepultamento está previsto para as l6 horas, deste domingo(20)

Diversos amigos lamentaram a morte da filha querida de Pitimbu, neste sábado,19, vítima de infarto fulminante. E, lembram que ela foi tesoureira da Prefeitura Municipal de Pitimbu, na gestão do ex-prefeito Rômulo Carneiro, Tia de Rafael Mauricio, hoje uma das maiores lideranças do município. Rafael, é um jovem político querido e amado por toda população,isso, devido a sua humildade e perspicácia de lidar com o próximo.

RENILDA DE SOUZA SANTOS, NO CENTRO, SEU FILHO

“Pitimbu-Pb chora. Mas o céu se alegra com a sua chegada; Dia de choro, tristeza e lágrimas. Deus tomou para Si uma Flor com voz de trovão. Que notícia dolorosa meu Deus! Nós não fomos feitos para separação. Amamos nos relacionar e viver em comunhão. Por isso essa dor! Oro para que o Senhor conforte toda família Sousa Santos ” Afirmam inúmeros amigos de Renilda de Sousa Santos.

Repórter Iêdo Ferreira, Advogado Said Abel, ex-prefeito Rômulo Carneiro, Daniele Pereira ex-vice prefeita, José Pereira ex-Secretário de Turismo do Município, formularam votos de condolências aos familiares de Renilda de Sousa Santos, pelo seu falecimento.

www.reporteriedoferreira.com.br