Paraíba é o segundo Estado mais competitivo do Nordeste e se destaca em ações de segurança e infraestrutura hídrica

 

A Paraíba é o segundo Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quinta-feira (17), em solenidade virtual, que contou com a participação do governador João Azevêdo.

O Estado também se destacou na modalidade Boas Práticas, com as ações desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), ficando entre os seis finalistas entre os 156 cases inscritos pelas gestões estaduais no Prêmio Excelência em Competitividade.

Durante a 9ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, o governador João Azevêdo destacou que o Procase assegurou a implantação de ações de infraestrutura hídrica nas regiões do Cariri e Curimataú, por meio da perfuração de poços, implantação de dessalinizadores, de barragens subterrâneas e da distribuição de kits de irrigação.

“A Paraíba é um estado que tem praticamente 90% dos seus municípios dentro da região do semiárido, o que caracteriza uma necessidade de uma atuação diferenciada para cerca de 60% da população e, por meio do programa Procase, em parceria com o Fida, nós fizemos um investimento de US$ 50 milhões, beneficiando 23 mil famílias em áreas de segurança hídrica para a produção, comercialização, treinamento, capacitação  e a criação de uma consciência ambiental para que a gente pudesse reverter os índices de pobreza e de baixa produtividade nas regiões do Cariri e Curimataú”, explicou.

O gestor também ressaltou o caráter inclusivo do projeto. “Quase metade dos beneficiados foram famílias administradas por mulheres empreendedoras. Tivemos um olhar diferenciado para os quilombolas e para os jovens do campo para que eles tivessem acesso às novas tecnologias, garantindo uma produção mais qualificada, o que resultou no aumento da geração de renda”, disse.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda participou de um painel sobre Segurança Pública e destacou a eficiência das ações implantadas no segmento, levando a Paraíba a figurar na quinta colocação no pilar da segurança em 2020. “Nós estamos realizando muitos investimentos em inteligência e tecnologia, estamos implantando os Centros Integrados de Comando e Controle, envolvendo a atuação de 14 Secretarias, e instalando cerca de duas mil câmeras em todo o Estado, permitindo que esse trabalho tenha resultados significativos”, frisou.

Por fim, ele evidenciou que a Paraíba figura em primeiro lugar no Brasil em relação à oferta de serviços digitais e também ocupa a primeira posição no registro das medidas de gestão pública adotadas na plataforma on-line do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração e Planejamento (Consad) para enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19, além de possuir rating B pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ranking de Competitividade – O ranking apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. A entidade analisa os itens de infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

www.reporteriedoferreira.com.br /Secom-PB




Alerj aprova de forma unânime a continuidade do impeachment de Witzel

 

Governador do Rio de Janeiro foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça sob acusações de corrupção por supostos desvios na área de Saúde

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel

A comissão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que analisa a continuidade do processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC) aprovou de forma unânime nesta quinta-feira (17) o parecer do relator que dá proseguimento ao afastamento dele.

A Casa precisava que pelo 13 dos 24 parlamentares presentes aprovassem o parecer do relator da comissão permanente Ricardo Bacellar (SDD).

O deputado Dionísio Lins (PP), único que poderia ficar ao lado do governador afastado, disse acreditar em sua boa fé, mas declarou que as denúncias precisam ser julgadas pela comissão mista de deputados e desembargadores.

Já João Peixoto não compareceu ao plenário e está ausente por licença médica por estar internado com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

www.reporteriedoferreira.com.br    /Agência Brasil




Polícia Civil em Queimadas prende e autua em flagrante dois foragidos da Justiça

 

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, desencadearam a Operação Coringa na semana passada, dia 11/09/2020, sexta-feira, com a finalidade de cumprir 3 mandados de prisão e 3 mandados de Buscas.

 

Os alvos foram 3 indivíduos investigados no duplo homicídio ocorrido no dia 29/07/2020 em Gado Bravo/PB, quando foram vítimas as pessoas de Carlos Alberto José da Silva e Maria Gregório da Silva.

 

No dia da operação foram presas apenas um dos alvos das buscas. Dois conseguiram escapar naquela oportunidade. Na operação foram presas ainda outras duas pessoas em flagrante, mas que não eram alvos das buscas e dos mandados de prisão.

Pois bem, hoje, dia 17/09/2020, a Polícia Militar, através da Força Tática, 3a Cia. de PM, prendeu os dois foragidos daquela Operação Coringa; L. A. da S., de 23 anos, residente no Sítio Gado Bravo I, zona rural do município de GADO BRAVO e W. F. da S., de 22 anos, residente no Sítio Barriguda, município de BARRA DE SANTANA.

Os dois foram presos na cidade de GADO BRAVO. Além dos mandados de prisão expedidos em razão da prática do duplo homicídio ocorrido no dia 29/07/2020, foram presos também em flagrante por crime de TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO.

Foram apreendidas drogas e dois revólveres.

Além disso, os dois são investigados pela prática de crime de ROUBO ocorrido no último final de semana, domingo, dia 13/09/2020, na região de Gado Bravo.

No assalto, um dos investigados o L. A. da S., de 23 anos, atirou na vítima e esta reagiu com uma espingarda ferindo o bandido. Desse modo, o L. A. da S., de 23 anos, encontra-se ferido.

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Aroeiras, autuará em flagrante os dois indivíduos por crime de TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO. Além disso, a Polícia Civil, por intermédio do NÚCLEO DE HOMICÍDIOS, interrogará os dois no inquérito do DUPLO HOMICÍDIO ocorrido em Gado Bravo. E ainda, a Delegacia de Aroeiras os interrogará também no crime de ROUBO ocorrido no último final de semana.

www.reporteriedoferreira.com.br