Ouvidoria Geral da Segurança Pública inicia atendimento presencial com novo endereço em João Pessoa

A  Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) está funcionando em novo endereço. Os atendimentos acontecem agora na Avenida Camilo de Holanda, 905, Centro de João Pessoa. O serviço acontece de forma presencial das 8h às 16h30 e os cidadãos ainda dispõem do número 0800 281 9010 e do e-mail ouvidoriadepolicia@sesds.pb.gov.br, para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pelas instituições ligadas à Segurança Pública.

De acordo com o ouvidor geral, advogado Mário Júnior, a mudança da sede do prédio, que funcionava na Avenida Tabajaras, também no Centro da capital, acontece em obediência ao artigo 34 da Lei 13.675/2018 (Sistema Único de Segurança Pública), que prevê independência e autonomia desses órgãos no exercício de suas atribuições.

Ele também ressaltou que o atendimento presencial está obedecendo todos os protocolos sanitários. “Há a verificação de temperatura, álcool 70% disponível para esterilização das mãos, é obrigatório o uso de máscaras e mantemos o distanciamento necessário, para que o serviço seja prestado com segurança para os servidores e para a população. Para aqueles que moram no interior, temos os canais via telefone e internet”, frisou o ouvidor, destacando que a Ouvidoria pretende estender os horários de atendimento durante as eleições deste ano e também em eventos, após o período de pandemia.

www.reporteriedoferreiras.com.br    SecomPB




O presidente estadual do Cidadania admite aliança com Cícero

O presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra, descartou qualquer possibilidade de diálogo com o grupo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visando o pleito municipal deste ano, deixando aberta a construção de aliança com Cícero Lucena.

Guerra disse que o Cidadania tem duas opções em João Pessoa: lançar candidatura própria ou indicar um vice em algum dos partidos aliados ao governador João Azevedo, citando os pré-candidatos do DEM, Raoni Mendes, do PT, Anísio Maia, PRTB, Eduardo Carneiro, e PTB com Wilson Filho.

O presidente disse que tem como prazo o dia 30 de agosto, data que serão iniciadas as convenções partidárias, para pensar nas alianças locais. Contudo, afastou do debate pré-eleitoral o diálogo com a pré-candidata Edilma Freire (PV), indicada por Cartaxo para disputar a prefeitura da capital. “O PV está fora do arco de alianças com o governador João Azevedo, ficando difícil manter o diálogo”, ressaltou.

Em relação ao pré-candidato do Progressistas, Cícero Lucena, Ronaldo Guerra afirmou que vem conversando com ele ultimamente e é provável uma aliança, com o Cidadania indicando o candidato a vice-prefeito. Ainda que existam problemas políticos em alguns municípios como Cabedelo e Cajazeiras, essas desavenças não interferem no jogo político em João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br     Fonte: Conexão PB




Entenda a relação entre Silvio Santos e a Lava Jato que viralizou nas redes

 

Uma matéria de agosto de 2019 passou a circular no Twitter como se fosse atual, sobre a delação de Adir Assad na Lava Jato

Por iG Último Segundo | 10/08/2020 11:37

 

Uma matéria antiga viralizou no Twitter ligando lavagem de dinheiro da Lava Jato ao SBT

O apresentador e dono da emissora SBT, Silvio Santos , foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta segunda-feira (10). O nome do empresário apareceu ligado à delação do operador financeiro Adir Assad , detido pela Operação Lava Jato . A matéria que circulava nas redes sociais reportando o caso era, no entanto, datada de 29 de agosto de 2019, o que gerou confusão entre os internautas.

Leia também

Devido a movimentação que levou o nome de Silvio Santos os Trending Topics Brasil , internautas chegaram a acreditar que o apresentador teria morrido.

Recortes descontextualizados da matéria da Folha de São Paulo com o título “Delator preso pela Lava Jato diz ter lavado dinheiro para Grupo Silvio Santos” fez parecer que a investigação era atual, principalmente porque os recortes compartilhados na rede social excluíam a data de publicação da notícia.

Perfis como o do jornalista José Norberto Flesch e o do deputado Nilton Tatto (PT-SP) chegaram a compartilhar a notícia sem fazer menção de que a informação era antiga.

Delação e Grupo Silvio Santos

Na altura das investigações que ocorreram no final de agosto de 2019, o Grupo Silvio Santos afirmou em nota para a Folha de São Paulo que não se manifesta a respeito por “desconhecerem o teor da delação”.

“Aproveitamos para enfatizar que as empresas do GSS sempre pautaram suas condutas pelas melhores práticas de governança e dentro dos estritos princípios legais”, disse o Grupo .

Em depoimento, Adir Assad afirmou que lavou milhões de reais para o Grupo Silvio Santos por meio de contratos fraudados de patrocínio esportivo. No entanto, nos relatos Assad não mencionou especificamente o empresário Silvio Santos, mas apontou como um dos contatos no SBT o sobrinho de Silvio , Daniel Abravanel , e o uso da empresa que comercializa a Tele Sena.

Os contratos superfaturados teriam acontecido no final dos anos 1990, época em que segundo Assad o SBT tinha necessidade de fazer um caixa paralelo. A operação teria movimentado cerca de R$ 10 milhões naquele período.

O relatório da delação analisado pelo The Intercept Brasil alega que parte do dinheiro era devolvida em espécie a um diretor financeiro chamado Vilmar, em um escritório do SBT localizado no centro de São Paulo.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Cartaxo se reuniu com Maranhão para discutir possível aliança entre PVC e MDB

 

Luciano Cartaxo (Foto: Alexandre Freire / Paraíba.com.br)

 

O prefeito Luciano Cartaxo disse, nesta segunda-feira (10), que esteve com o senador José Maranhão (MDB) na semana passada para apresentar a pré-candidata do PV a prefeita de João Pessoa, professora Edilma Freire. “Todos querem conhecer a pré-candidata Edilma. Eu sou do diálogo e tenho conversado com muita gente”, afirmou Luciano Cartaxo ao ser questionado sobre o teor da conversa que teve com o senador do MDB, José Maranhão.

Segundo Cartaxo, a pré-candidata a prefeita do PV está pronta e preparada para a campanha. “Ela [Edilma] está preparada para ser a primeira mulher a governar essa cidade pelos resultados apresentados ao longo de sua vida e de sua trajetória pessoal , enquanto mãe, enquanto esposa, enquanto professora, enquanto gestora, que apresentou resultados extraordinários na área de educação”, disse.

O prefeito falou sobre política e outros assuntos durante a solenidade de entrega da reforma, ampliação e climatização da Escola Agostinha Fonseca Neto, no bairro do Cristo Redentor, dentro do novo programa de modelo de unidades escolares na rede pública municipal de educação.

Cartaxo repudiou a postura de alguns dos ex-aliados que deixaram a gestão e agora estão fazendo críticas ao governo municipal. “Eu vejo como oportunismo. Você passar quatro ou oito anos numa gestão e, no apagar das luzes, depois de ter elogiado, e o que tem de material ai de declaração, de elogios a gestão. Você sair fazendo críticas a gestão. Você pode sair para apresentar um nome e justificar que o partido quer apresentar uma candidatura. Isso é natural e legítimo e faz parte do processo democrático”, lamentou.

O gestor deixou claro que tem respeitado os partidos que já possuem pré-candidaturas próprias. “Nós estamos respeitando que já tem pré-candidatos. Agora isso não tem impedido o dialogo. É nesse sentido que nós temos uma vaga de vice a ser composta na nossa chapa. Então nós vamos procurar os partidos nesse sentido, priorizando os que já estão conosco. Mas ampliando essa política de aliança”, comentou.




Prefeita Márcia Lucena aguarda decisão do STJ para retirada da tornozeleira eletrônica.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga na próxima quarta-feira (12) o habeas corpus impetrado pela prefeita de Conde, Márcia Lucena, onde pede a retirada da tornozeleira eletrônica.

O uso da tornozeleira foi uma das medidas cautelares imposta a prefeita ao ganhar a liberdade, após ser presa na sexta fase da Operação Calvário.

Por decisão monocrática da ministra laurita Vaz, relatora dos processos relativos a Operação Calvário no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Márcia teve que continuar usando a tornozeleira eletrônica.

Laurita Vaz negou pedidos impetrados pela defesa de Márcia Lucena para relaxamento das medidas cautelares.

“Não verifico a arguida ilegalidade da decisão ora impugnada, tendo em vista que as medidas cautelares foram impostas em substituição à prisão preventiva requerida pela acusação, bem como o fundamento do Relator do processo originário de que as cautelares mais restritivas ao direito de ir e vir – monitoramento eletrônico e recolhimento noturno – são imprescindíveis para a implementação e fiscalização daquelas fixadas pelo Superior Tribunal de Justiça, além de resguardar a ordem pública e preservar a instrução criminal”, disse a ministra em seu despacho na ocasião.

Agora o habeas corpus será julgado pelo colegiado.

No processo consta que Márcia, “ex-Secretária estadual de Educação do Governo de Ricardo Coutinho e atual Prefeita do Conde-PB, foi indicada pelo MPPB como integrante da empresa criminosa, uma das principais responsáveis pela estruturação das fraudes na educação. Tendo sido escolhida para representar os interesses da organização criminosa no Poder Executivo”.

www.reporteriedoferreira.com.br




Ocorrências policiais das últimas 24 horas

Homem é executado com tiro na cabeça enquanto comprava lanche, em João Pessoa

De acordo com o delegado Diego Garcia, há possibilidade do crime ter relação com o registrado de tarde na mesma comunidade

Foto: Flávio Fernandes/ RTC

Um homem de 28 anos foi morto na noite deste domingo (8) na Comunidade Torre de Babel, no bairro Valentina de Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa. O crime aconteceu a três quarteirões de onde outro homicídio foi registrado no final da tarde.

A vítima foi identificada como Anderson Felipe. Segundo a polícia, ele estava em uma lanchonete, comprando um lanche, quando recebeu um tiro na cabeça e morreu no ainda no local.

O estabelecimento onde o crime ocorreu fica na Rua Comerciante Félix Cahino, por volta das 20h. Um homem ainda não identificado desceu de um carro, foi em direção a ele e atirou. A polícia não informou se a vítima tinha antecedentes criminais ou era usuário de drogas. De acordo com o delegado Diego Garcia, há possibilidade do crime ter relação com o registrado de tarde na mesma comunidade.

Corpo de idoso é encontrado por equipe do SAMU na BR-230, em João Pessoa

A equipe informou que é provável que ele tenha sido atropelado mais de uma ve

Foto: Flávio Fernandes/ RTC

Um homem que aparenta ter 60 anos de idade morreu atropelado na noite deste domingo (9) quando tentou atravessar a rodovia federal BR-230, sentido Cabedelo/ João Pessoa, quase em frente ao Ginásio ‘O Ronaldão’, no bairro Cristo Redentor, na capital paraibana. Há suspeita de que ele tenha sido atropelado mais de uma vez.

De acordo com informações repassadas por socorristas, o corpo foi encontrado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Lucena que passava pelo local. A vítima ainda está sem identificação.

A equipe do SAMU permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Homem é morto a tiros em Santa Rita neste domingo

A vítima foi identificada como um homem de 38 anos. Ele foi atingido por dois disparos de arma de fogo nas costas.

A Polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido motivado por relação ao tráfico de drogas na região. (Foto: Walla Santos)

Um homem foi morto a tiros na manhã deste domingo (9), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na Rua Deputado João Úrsulo Filho, no bairro Heitel Santiago, por volta das 5h da manhã.

A vítima foi identificada como um homem de 38 anos. Ele foi atingido por dois disparos de arma de fogo nas costas.

A Polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido motivado por relação ao tráfico de drogas na região. Não há informações sobre os suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

Anderson Lourenço da Silva, 18 anos, foi encontrado morto próximo de sua motocicleta, no sítio Maracujá, zona rural de Triunfo.

A Polícia Militar isolou o local até a chegada da perícia. (Foto: Reprodução)

Um jovem de 18 anos morreu neste sábado (8), após cair da motocicleta, na zona rural de Triunfo, no Sertão da Paraíba.

Anderson Lourenço da Silva, 18 anos, foi encontrado morto próximo de sua motocicleta, no sítio Maracujá, zona rural de Triunfo.

Anderson morava no sítio Cantinho, em Triunfo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da perícia.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Cajazeiras.

www.reporteriedoferreira.com.br