O MOVIMENTO DA ANTIPOLÍTICA: Escrito Por Rui Leitao

O MOVIMENTO DA ANTIPOLÍTICA: Escrito Por Rui Leitao
Há um esforço estratégico para estigmatizar a classe política. O lavajatismo cuidou de promover, com espetacularização, esse intento. O objetivo é fazer com que a grande maioria da opinião pública nacional passe a encarar a classe política como corrupta de forma generalizada. A última eleição para presidente da república foi bem um reflexo disso. O eleitorado elegeu alguém que se apresentava como um outsider, num discurso de combate à velha política. Percebe-se, agora, que a prática vem contrariando o que pregavam durante a campanha. O que estamos vendo é o cometimento dos mesmos vícios históricos, por aqueles que se diziam os “diferentes”.
Não podemos deixar de reconhecer que a nossa cultura política concorre para a formação desse julgamento popular. São frequentes e inúmeros os exemplos de má conduta de muitos dos que fazem política neste país. Não exercitam a política na sua expressão mais legítima, e sim a “politicagem”. Troca de favores, tráfico de influência, compra da consciência dos eleitores, fraudes eleitorais, procedimentos ilícitos na esperança de que ficarão impunes, má gestão do dinheiro público, absoluta falta de comprometimento com as causas sociais. Só para citar alguns exemplos que caracterizam a parte podre dos homens públicos brasileiros.
Mas não podemos generalizar, existe muita gente voltada para os interesses da sociedade, atuando de forma desprendida no exercício de mandatos que lhes são outorgados pelo povo ou em cargos públicos para os quais foram nomeados. Fogem à regra, com certeza. O fato é que a classe política está fortemente estigmatizada. Entretanto, nós cidadãos comuns, que nos apressamos em fazer nossas críticas, de julgá-los, de impor a nossa censura, nada fazemos para mudar essa cultura política nacional. Muito pelo contrário, contribuímos para que os comportamentos sejam os mesmos, as posturas sejam confirmadas como ideais, o clientelismo e o assistencialismo sejam marcas de qualidade dos que se oferecem para disputa de mandatos eletivos. O poder econômico e a ação das máquinas administrativas desequilibram a concorrência nas eleições. Boa parte da população vive esperando o ano das eleições para disso tirar proveito. É profundamente lamentável que isso aconteça. Mas é a triste realidade.
O mais preocupante é que esse movimento antipolítica faz com que se entenda como normal o direito de destruir reputações, inclusive desrespeitando as leis. As instituições democráticas são atacadas com o propósito de fragilizar a confiança popular nelas. Estigmatizar o exercício da política é um erro que destrói o estado democrático de direito. É falso esse ataque às instituições com o pretexto de que estão querendo salvá-las. A retórica pautada na disseminação de inverdades, sedimenta o estabelecimento de um cenário em que tudo o que acontece de ruim é por conta das ações de agentes políticos
A antipolítica tem encontrado terreno fértil para sua proliferação. Guerras culturais são estimuladas, fazendo com que não se dê importância à necessidade de examinar se os discursos estão ancorados na realidade. Desqualificar desafetos é um recurso bastante utilizado, muitas vezes apoiado na mentira. O ambiente nacional, por conta disso, se divide entre o “nós e eles”, os considerados “mocinhos” e os que são apontados como “bandidos”. Procura-se valer da máxima de que “a verdade sou eu”, os pseudomoralistas, fixando falácias na opinião pública.
Sou um otimista teimoso. Acredito que o exercício da política “stricto sensu” haverá de ser resgatado. Confio no despertar de uma consciência coletiva que faça desaparecerem os politiqueiros profissionais, substituindo-os por políticos sérios, comprometidos com o bem estar comum. Tenho esperança de que essa revolução cultural acontecerá, desde que antes de sermos críticos dos políticos, apenas porque não gostamos deles, sejamos críticos de nós mesmos. Será que votamos a cada eleição com a consciência firme da responsabilidade que estamos transferindo àqueles que recebem os nossos sufrágios? Será que não pensamos, em primeiro lugar, se o eleito vai nos beneficiar diretamente, esquecendo de pensar prioritariamente no bem coletivo? Será que não nos deixamos levar pelas paixões políticas e a influência da propaganda, na hora de decidirmos a nossa opção nas eleições? São questões que precisam ser levadas à reflexão.
www.reporteriedoferreira.com.br   Escrito Por Rui Leitão.Jornalista, advogado e escritor.



Azevêdo participou de assembleia geral do Consórcio NE

 

Azevêdo participou de assembleia geral do Consórcio NE

O governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (31), por meio de videoconferência, de Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, ocasião em que foram analisados os impactos da aprovação do novo marco legal do setor de saneamento, a proposta de acordo de cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e as ações realizadas pelos Estados nordestinos em relação ao gás natural.

O chefe do Executivo estadual destacou que, além das ações voltadas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, os governadores têm mantido as discussões conjuntas acerca de diversos temas nacionais. “Nós temos feito um grande esforço para dar as respostas necessárias à população nesse momento de pandemia e também debatemos assuntos que são relevantes para os Estados e que estão relacionados ao desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Além de João Azevêdo, participaram da videoconferência, os governadores Rui Costa (Bahia); Camilo Santana (Ceará); Paulo Câmara (Pernambuco); Belivaldo Chagas (Sergipe); Wellington Dias (Piauí); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); e Flávio Dino (Maranhão); além do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.




Ação conjunta das Polícias Civil e Militar recupera veículos usados na tentativa frustrada de assalto a Carro Forte

Equipes de policiais civis da Delegacia de São João do Cariri, em ação conjunta com policiais militares da 3a Cia de Serra Branca, localizaram na noite de ontem 30, dois veículos abandonados em uma vereda, às margens de uma estrada na comunidade do Uruçu. Um dos veículos teria sido usado na tentativa de roubo a um carro forte na região de São João do Cariri.

Segundo informações do delegado Jorge Luiz, um dos veículos é uma Pick Up Fiat Strada, de cor Branca, placas PGE-7096, que foi roubado pelo grupo que tentou assaltar um carro forte na última terça-feria, 28, em São João do Cariri, sendo utilizado pelo grupo na fuga.

No interior da Pick Up estavam dois telefones celulares, sendo um Motorola Moto G5, e um LG K12 Prime, “que foram subtraídos das vítimas que estavam no referido automóvel. Ressalte -se que no interior de um dos veículos também foram encontrados baldes com grampos e uma capa de colete. Além desse carro também foi encontrado abandonado um Fiat Stilo, de cor Prata, placas BAT-9991, informou o delegado Jorge Luiz Almeida, seccional da 14ª DSPC (Delegacia Seccional de Polícia Civil) em Monteiro.

“Após a tentativa de assalto ocorrido na manhã da última terça-feira, 28, policiais civis e militares intensificaram as diligências na zona rural de São João do Cariri e cidades vizinhas, a fim de localizar os autores do crime”, acrescentou.

“Os veículos apreendidos serão encaminhados para exame pericial. A delegacia disponibiliza o telefone da unidade para quaisquer informações que possam levar ao grupo responsável pelos crimes ora apurados. Sendo assegurado o sigilo e anonimato. Delegacia de São João do Cariri – 3355-1136”, concluiu.

www.reporteriedoferreira.com.br   Polícia Civil da Paraíba
Assessoria de Comunicação




Ocorrências policiais das últimas 24 horas na grande João Pessoa.

 

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta e outra ferida em JP

​De acordo com testemunhas, as mulheres seguiam pelo contramão quando o acidente ocorreu

Foto: Verinho Paparazzo/RTC

Uma motociclista morreu e outra ficou ferida em um acidente na tarde dessa quinta-feira (30), em João Pessoa. As vítimas que estavam em uma motocicleta foram atingidas por um caminhão.

De acordo com testemunhas, as mulheres seguiam pelo contramão quando o acidente ocorreu, no bairro Pedro Gondim, por volta de 18h.

Uma das vítimas morreu no local do acidente e a outra foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Trauma. A mulher de 22 anos passou por procedimentos de emergência e segue internada na UTI, com quadro clínico considerado grave.

Mulher luta com assaltante para não ser roubada em João Pessoa

No momento do assalto, a mulher reage e luta com o homem para impedir que seus pertences sejam levados.

A mulher reagiu ao assalto no bairro do Geisel (Foto: Reprodução)

Uma mulher lutou com um assaltante para tentar impedir que fosse roubada, na noite desta quinta-feira (30), no bairro do Geisel em João Pessoa. A vítima chega na frente de um imóvel e aguarda o portão ser aberto.

O suspeito passa pelo local de moto e ao avistar a vítima, para o veículo e corre para assaltá-la. No momento do assalto, a mulher reage e luta com o homem para impedir que seus pertences sejam levados.

Apesar da luta corporal, o homem consegue fugir levando o celular da vítima.

A mulher não ficou ferida.

Taxista reage a tentativa de assalto e é baleado, em João Pessoa

O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (30). Um taxista de 61 anos levou um tiro na mão, após reagir a uma tentativa de assalto no Centro de João Pessoa.

De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens se passaram por passageiros no Cassino da Lagoa, Centro da Capital, por volta das 21h. Ao anunciar o assalto, o taxista reagiu e foi baleado na mão.

A vítima foi socorrida por um policial para o Hospital de Trauma de João Pessoa, recebeu atendimento e foi liberado às 23h10. Os suspeitos fugiram e, até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.

www.repoteriedoferreira.com.br




Daniella Bandeira e Socorro Gadelha retornam à PMJP e Edilma é escolhida como pre-candidata à prefeitura da Capital.,

Após o anúncio de Edilma Freire como pré-candidata do PV à prefeita de João Pessoa, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, dá posse à Daniella Bandeira e Socorro Gadelha, nas secretarias de Planejamento e Habitação Social, nesta sexta-feira (31). As secretárias retornam à gestão já que haviam sido exoneradas, pois também eram cotadas como possíveis nomes para a disputa.

Daniella Bandeira esteve à frente de projetos como as obras de proteção da Barreira do Cabo Branco e no planejamento e execução de outras intervenções como Largo de Tambaú e Avenida Passeio Epitácio Pessoa, bem como do João Pessoa Sustentável, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já Socorro Gadelha é responsável pela execução dos programas habitacionais, com mais de 10 mil casas até o final deste ano, e ainda da entrega de títulos de regularização fundiária em diversos bairros da cidade, realizando o sonho da casa própria a milhares de pessoas.

www.reporteriedoferreira.com.br     com Assessoria




Luciano reúne vereadores e deve anunciar Edilma Ferreira como pré-candidata do PV

Foto: reprodução/Facebook

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, esteve reunido na tarde dessa quarta-feira (29) com diversos vereadores da sua base para conversar sobre as eleições municipais deste ano.

Fontes extra-oficiais dão conta de que o PV deve anunciar a professora Edilma Ferreira como pré-candidata à sucessão na capital paraibana. O principal foco da campanha será a educação.

O vereador Bosquinho, em entrevista concedida ao programa 60 Minutos, da Arapuan FM, não quis confirmar o lançamento do nome da docente, mas afirmou que Cartaxo já definiu quem será seu candidato.

“Ele fez essa avaliação com responsabilidade da escolha de um nome que possa fazer a continuidade desse trabalho na cidade, onde avançamos em vários aspectos”, declarou.

Se de fato acontecer esse anúncio, será o fim de uma novela de pelo menos um ano, quando se começou a ventilar nomes de diferentes Secretários municipais para a sucessão do prefeito.

Chegaram a figurar na lista de sucessão, Diego Tavares, ex-Secretário de Desenvolvimento Social, Socorro Gadelha, ex-Secretária de Habitação, Daniella Bandeira, ex-Secretária de Planejamento e Edilma Freire, ex-Secretária de Educação, desde então, se iniciou uma corrida de “beija mão” para garantir as bençãos do prefeito.

O desafio agora é manter a base unida em torno do nome de Edilma e ampliar alianças para fortalecer uma candidata desconhecida do grande público.

Entre o certo e o duvidoso, Cartaxo escolheu garantir sua influência na prefeitura e uma base sólida para em 2022 disputar o governo do Estado.

www.reporteriedoferreira.com.br




Hospital Napoleão Laureano tem novo diretor-geral

 

O oncologista Thiago Lins Almeida assume a partir dessa quarta (29) a direção geral do hospital Napoleão Laureano. Ele foi empossado no cargo, sucedendo Tereza Lira, pelo diretor financeiro, Marcelo Lucena, que representou o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Dr. Carneiro Arnaud.

“Esse hospital tem como marca principal o atendimento às pessoas que mais precisam e essa marca foi passada desde a sua fundação, inspirada na ação de médico Napoleão Laureano, que via a dificuldades para as pessoas mais humildes realizarem tratamentos oncológicos”, declarou o diretor Marcelo Lucena.

O novo diretor-geral agradeceu a confiança de todos os que fazem o Hospital Napoleão Laureano e se comprometeu em melhorar cada vez mais os cuidados com os pacientes a partir de tratamentos eficazes além de garantir o hospital como principal referência no tratamento oncológico da Paraíba, inclusive fazendo do HNL um centro de pesquisas médicas, cada vez mais eficiente.

Quem é o Dr. Thiago Lins Almeida

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba;
· Residência em Cancerologia Clínica pelo Hospital das Clínicas USP-RP;
· Especialista em Cancerologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia SBOC;
· Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP;
· Oncologista Titular do Centro Paraibano de Oncologista;
· Professor da Disciplina de Cancerologia da Universidade Federal da Paraíba;
· Coordenou o Serviço de Oncologia da FAP em Campina Grande;
· Coordenou a implantação dos Cuidados Prologados Paliativos no Hospital Padre Zé;
· É membro da Câmara Técnica de Cancerologia do CRMPB e da UNIMED

O Dr. Thiago ainda participou do MBA de Gestão em Saúde de Cooperativas Unimed; do MBA Executivo em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo; do Programa de Gestão Avançada, (APG Amana-Key) e do Programa de Imersão de Gestão da Fundação Dom Cabral.




Servidores do Estado e Prefeitura recebem salários do mês de julho hoje e amanhã

O anúncio foi feito pelo governador da Paraíba, João Azevedo, durante o Fala Governador, nesta segunda-feira ( 27 )​

Pagamento referente a julho dos servidores do Estado da Paraíba acontece amanhã dia 30 e 31 de julho. (Foto: Reprodução)

Os servidores do Estado da Paraíba recebem amanhã dia 30 e 31 de julho, quinta-feira e sexta-feira , o salário referente ao mês de julho. O anúncio foi feito pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, durante o programa Fala Governador, da rádio Tabajara, nesta segunda-feira (27).

“Mesmo diante da pandemia, da queda de receita, diante do momento em que a gente vive, que é preocupante, nós pudemos anunciar e manter o compromisso nosso de pagar dentro do mês trabalhado. Então, a folha nossa, no dia 30/07 os aposentados e pensionistas irão receber e no dia 31/07 os servidores da ativa. Isso volto a dizer, é um esforço muito grande de toda a equipe de governo”, afirmou.

Centro Administrativo do Município de João Pessoa

 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Administração (Sead), inicia o pagamento dos servidores referente ao mês de julho, nesta quinta (30) e sexta-feira (31). Apesar da crise provocada pela pandemia do coronavírus, o pagamento segue acontecendo dentro do mês trabalhado, cumprindo o compromisso da gestão com os servidores municipais.

De acordo com a tabela de pagamento preparada pela Sead, o pagamento dos inativos e pensionistas acontece na quinta-feira (30) e, na sexta-feira (31), recebem seus proventos os servidores da ativa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Brasil deve liderar número de mortes por Covid-19 no mundo nesta semana

O país completou o terceiro mês com transmissão acelerada do novo coronavírus, a estimativa é do centro britânico de controle de epidemias Imperial College

Carlos Bassan / Pref. de Campinas

Brasil terá maior número de mortes por coronavírus esta semana
Um dos principais centros de controle de epidemias do mundo, o Imperial College, destinou parte do seu trabalho para monitorar a situação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os dados mostram que a contaminação pelo vírus entra na 14ª semana fora do controle .

Há 3 meses, desde o fim de abril, o Brasil apresenta uma taxa de contágio acima de 1, o que significa que a contaminação está cada vez maior. A última atualização, de 26 de julho, demonstrou ainda um aumento do índice que foi de 1,01 para 1,08, o que significa que cada 100 infectados no país infectam outros 108 e esses contaminam outros 116,6 com Covid-19 .
Além do Brasil, outros três países apresentam transmissão acelerada nos últimos quatro meses, são eles a Argentina (1,42), a Colômbia (1,26) e o Peru (1,04). A Bolívia e a Venezuela tem um índice de 1,16, entretanto apresentaram uma taxa de contágio de 0,9 e 1, respectivamente, na última semana.

Há duas semanas a Organização Mundial da Saúde afirmou que os números brasileiros variam geograficamente de 0,5 a 1,5. Segundo especialistas, isso se deve ao fato de que o Brasil é um país muito grande e diversificado, mudando a velocidade de transmissão de acordo com a região.

O centro britânico, autor da pesquisa, calcula as taxas de acordo com o número de óbitos reportados. Com bases nos dados brasileiros, o Imperial College estima que os casos de contágio no país sejam o dobro dos notificados.
Mesmo havendo uma defasagem entre o momento do contágio e a morte do contaminado, as estimativas do centro de controle apontam que o Brasil alcançará a marca de 8.120 mortes durante a semana , sendo o país com o maior número de mortes pelo novo coronavírus neste período (26 de julho a 1 de agosto).

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200

Nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, e terá como personagem o lobo-guará. Previsão é que entre em circulação no final de agosto.
Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020.
Até a última atualização desta reportagem, o Banco Central ainda não tinha divulgado a imagem da nova cédula.
Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.
Impressão de cédulas

Neste mês, o governo teve um gasto extra de R$ 437 milhões para impressão de cédulas, com o objetivo de imprimir R$ 100 bilhões adicionais em dinheiro de papel.
De acordo com a área econômica, a crise do novo coronavírus foi um dos motivos para o aumento da procura. A pandemia levou as pessoas a “entesourarem” recursos em casa, ou seja, manter reserva em cédulas.
Outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie.

www.reporteriedoferreira.com.br    G1