Governador Azevêdo anuncia prorrogação de uma série de medidas econômicas e sociais

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (13), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a prorrogação de uma série de medidas econômicas e sociais em vigor na Paraíba devido à pandemia do coronavírus. Dentre as ações mantidas pelo Governo do Estado está a prorrogação da suspensão, pelo período de dois meses, do corte de fornecimento de água por atraso de pagamento para quem consome até 10m³ e a suspensão da cobrança de financiamentos contraídos por pequenos e microempresários junto ao Empreender Paraíba, até o dia 4 de setembro.

Na oportunidade, o gestor também anunciou a prorrogação dos prazos de validade das certidões negativas de débito e certidão positiva de débito com efeito negativo; do pagamento do parcelamento administrativo viscendo de débitos tributários estaduais; e do pagamento do parcelamento do débito tributário estadual (programa Refis). Também continuam suspensas a cobrança de ICMS e bloqueio nos postos fiscais de fronteira; a remessa de inscrição de dívida ativa pelas repartições preparadoras de processos administrativos aptos a serem inscritos; e atos de comunicação, notificação e fiscalização tributárias de empresas que estão fechadas em razão da pandemia.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também irá suspender os atos de natureza executória de todos os processos, e as entidades de serviço de proteção de crédito ficam autorizadas a suspender qualquer negativação por débito estadual. Além disso, continua autorizado o uso de equipamento “Point of Sale – POS” para recebimento de pagamento na modalidade de crédito ou débito pelos supermercados, mercados, mercadinhos, farmácias, restaurantes, padarias, lojas de conveniência e lojas de material de construção. As medidas valem até o dia 4 de setembro.

“É importante entender que pelo fato de ainda estarmos no meio de uma pandemia, precisamos tomar medidas e, por isso, decidimos prorrogar todas as medidas previstas em decretos anteriores e tomar algumas outras, tanto na área econômica, quanto na área social. Essas ações continuam fortalecendo a nossa economia e a área social porque ampliamos a distribuição de cestas básicas, que também chegaram aos alunos da rede estadual, porque essa é a forma de o Governo do Estado fazer a sua parte”, pontuou o governador.

Na semana passada, João Azevêdo também assegurou a prorrogação por mais dois meses do pagamento de R$ 50,00 do Programa Cartão Alimentação. O reajuste representa um impacto mensal de R$ 780 mil nos cofres públicos estaduais e contempla cerca de 52 mil famílias paraibanas.

www.reporteriedoferreira.com.br

     




    TIRO NO PÉ: Escrito Por Gilvan de Brito 

    TIRO NO PÉ: Escrito Por Gilvan de Brito
    Não dá para entender a posição dos comentaristas de futebol, quando condenam a realização dos campeonatos estaduais do chamado “violento esporte bretão” (porque veio da Grã Bretanha), o futebol. Eu fico pasmo quando vejo alguns desses profissionais condenarem o seu meio de sobrevivência, muitos deles com grande vocação para ocupar os microfones da atividade futebolística. Acho até que eu troquei a atividade esportiva, onde comecei, pelo jornalismo, por causa dessas incongruências que já existiam no setor na década de 60 do século passado. “Pensar grande” era o que faltava, na minha visão.
    Ainda falta objetividade. Então, para que servem os campeonatos estaduais, tão condenados por alguns setores da grande imprensa esportiva de jornais, rádio e TV? É fácil explicar: esses campeonatos revelam os maiores jogadores de futebol, surgidos nos campos de terra batida da várzea e dos bairros. Podem ser chamados de “galinhas dos ovos de ouro”, porque os “olheiros” dos grandes times do Rio e São Paulo, vão ver os meninos e os jovens jogando pelos interiores do Brasil para selecioná-los e vendê-los aos grandes clubes. Assim surgiu Pelé em Três Corações (MG) e muitos outros.
    E eu tenho experiência própria: na minha juventude joguei em três times de futebol, amadores: o Tabajara, da Torre; a Portuguesa, de Cruz das Armas, e o ABC, do Cordão Encarnado (bairro por trás do Pavilhão do Chá”. Eu nunca fui um bom jogador, a bola não queria nada comigo, mas tinha muita disposição em campo. Mas, nesses times citados, surgiram grandes atletas, que dividiram o campo comigo. À saber: Miruca, no Tabajara, que foi para o Treze e depois jogou em São Paulo e na seleção brasileira; Chicletes 1 e 2 (irmãos), que foram para São Paulo, jogaram na seleção brasileira e nos melhores times de Portugal; e Zé Luiz, que saiu do ABC para o Treze e depois para os principais times da Bahia e Fluminense, do Rio de Janeiro.
    Miruca era tão jovem que jogava no meio dos adultos, pela boa qualidade que apresentava, por pura vocação. Todos foram meus companheiros. Benedito Honório e Majó (sem o r), que foram zagueiros comigo, assim como Zé Luiz, estão aí para comprovar o que digo. E todos esses grandes atletas de que falei, foram catapultados através do campeonato paraibano de futebol, uma das vitrines do futebol brasileiro. Por que acabar com eles? Agora mesmo o Campeonato Carioca está empolgando o Brasil, com as finais de Flamengo e Fluminense. jogando pelo ABC no)
    A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre
    www.repoteriedoferreira.com.br   Por Gilvan de Brito- Jornalista,advogado e escritor.



    Governo libera abertura de comércio em 92% da Paraíba

    As novas bandeiras que estabelecem a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades em toda a Paraíba já estão disponíveis na página oficial do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb). Os dados apontam que 182 (82%) municípios possuem bandeira amarela; 23 (10%) bandeira verde; e 18 (8%) bandeira laranja. Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação, que tem vigência entre os dias 13 e 27 de julho.

    As cores das bandeiras que subsidiam os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, permitindo o retorno seguro e paulatino das atividades econômicas, levam em consideração as taxas de obediência ao isolamento, progressão de casos novos da Covi-19 e ocupação hospitalar e são analisadas cumulativamente em intervalos de 15 dias. Na avaliação passada, 136 municípios estavam com a bandeira laranja; 79 com bandeira amarela; oito bandeira vermelha; e nenhum obteve a bandeira verde.

    O secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi o principal fator para a ampliação da flexibilização, uma vez que a Paraíba manteve a média da taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% em todo o estado. “Ficar em casa o quanto possível, sempre usar máscaras ao sair, sempre evitar aglomerações, nunca incentivar práticas que coloquem sua saúde e a dos demais em risco são aprendizados deste Novo Normal que devem ser parte do cotidiano de todos nós”, observou.

    Nos municípios classificados com bandeira amarela residem 86,95% da população paraibana. Estão inseridos na bandeira, João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, Itaporanga e Monteiro. A classificação permite o funcionamento do comércio varejista e do transporte coletivo municipal, de acordo com os protocolos obedecidos pelas autoridades competentes.

    Já Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, se mantiveram com bandeira laranjaPrincesa Isabel, Matureia e Bonito de Santa Fé, que antes estavam na bandeira amarela, passaram agora para a bandeira laranja e devem manter apenas o funcionamento de atividades essenciais, sem a necessidade de restrição de circulação de pessoas.

    Os municípios de Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Matinhas, Santo André e São João do Rio do Peixe estão com sinalização verde, o que permite a retomada de todos os segmentos da atividade econômica, exceto atividades escolares e acadêmicas presenciais, levando em consideração os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para cada área.

    De acordo com boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba contabiliza 60.421 casos confirmados de coronavírus e 1.250 óbitos provocados pela doença que já chegou a 218 municípios.

    Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

    Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

    Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

    Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

    O plano ‘Novo Normal Paraíba’ foi viabilizado devido à consistente ampliação das capacidades de resposta do Sistema de Saúde paraibano; ao aumento da testagem da população; e aos avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus; além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste.bandeira amarela

    www.reporteriedoferreira.com.br




    Foragidos do Presidio Limoeiro-Pe são recapturados em Barra de Santana Pb pela PM

    Três presos fugitivos do presídio de Limoeiro/PE foram recapturados neste último final de semana na área do município de Barra de Santana, o qual é vinculada a 11a AISP com sede em  Queimadas.

    Os foragidos foram presos pela Polícia Militar, através da Força Tática da 3ª Companhia Independente aqui de Queimadas, comandada pelo Major Figueiredo, após a PM receber denúncia da presença de homens estranhos que estavam naquela região.

    Ao todo, 27 apenados fugiram do presídio de Limoeiro/PE na última quinta-feira (09), mas parte deles já foram recapturados.

    Os presos foram apresentados pela PM a PC em Queimadas. Após a oitiva dos presos pelo Delegado de Polícia Civil Dr.. Heriberto, os mesmos, após as medidas de praxe, foram.encaminhados a uma unidade de segurança pública na cidade de Campina Grande.

    DELEGADO HAMILTON SIMPLÍCIO

     

    www.reporteriedoferreira.com.br    Policia Civil Investigação efetiva, sociedade protegida.




    Polícia Militar da Paraíba recaptura foragidos de presídio pernambucano

    Foto: divulgação/Polícia Militar

    A Polícia Militar da Paraíba recapturou dois fugitivos de um presídio de Pernambuco, que haviam escapado com outros apenados de uma unidade prisional na cidade de Limoeiro, nessa última semana. A localização e prisão dos dois homens aconteceu na noite desse sábado (11), na zona rural do município paraibano de Barra de Santana.

    Os foragidos, de 24 e 21 anos de idade, foram presos durante as ações de reforço das forças de segurança. Eles foram localizados pela Força Tática da 3ª Companhia Independente, na Operação Divisa Segura, após a PM receber denúncia da presença de homens estranhos que estavam naquela região. Os acusados foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil na cidade de Queimadas.

    De acordo com as primeiras informações, os fugitivos recapturados cumpriam pena pelos crimes de porte e comércio ilegal de armas de fogo, formação de grupo criminoso, tráfico de drogas e roubo. Ao todo, 27 apenados fugiram do presídio na última quinta-feira (09), mas parte deles já foram recapturados.

    www.reporteriedoferreira.coim.br    Assessoria Polícia Militar




    Polícia Civil prende em Esperança autor de roubo a agente rural que ocorreu em Casserengue

     

    Um homem de 38 anos foi preso pela Polícia Civil da Paraíba neste fim-de -emana na cidade de Esperança portando duas espingardas calibre 20, além de munições e um celular (Iphone), que tinha sido furtado de um agente de crédito rural. A prisão foi realizada pela equipe do Grupo Tático Especial (GTE) da 12ª Delegacia Seccional de Esperança.

    Segundo o delegado Cristiano Santana, a ação aconteceu no bairro Portal e foi motivada inicialmente, pelo envolvimento do preso, em um roubo à mão armada, ocorrido na zona rural de Casserengue, no mês passado.

    “Na ocasião, um agente de crédito rural transitava de motocicleta, fazendo seu trabalho, quando foi abordado por um homem armado, que subtraiu seu veículo, além de tablet, aparelho celular e outros pertences. Como se descobriu que os aparelhos eletrônicos subtraídos estavam gerando localização na cidade de Esperança, foi solicitado apoio às nossas equipes do GTE, tendo a Delegacia Seccional de Solânea repassado as informações acerca do crime”, explicou o delegado Cristiano Santana.

    De posse dessas informações e após várias diligências os policiais da Seccional de Esperança descobriram a identificação do autor do referido roubo e sua localização.

    “Neste sábado, 10, no momento da abordagem, foi encontrado com o investigado, além dos objetos roubados, as armas de fogo e munições acima citados. Tendo ele sido autuado, em flagrante, na sede da Delegacia de Esperança, por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Ele ainda será investigado pelo crime de roubo em inquérito que será formalizado pela Delegacia de Casserengue, pois foi formalmente reconhecido pela vítima daquela localidade”, concluiu.

    A população pode colaborar com a Polícia Civil fazendo qualquer tipo de denúncia através do disque-denúncia pelo número 197. A ligação é gratuita e será garantido o anonimato do denunciante ou da denunciante.

    www.reporteriedoferreira.com.br      Polícia Civil da Paraíba
    Assessoria de Comunicação




    Estratégia de combate à Covid-19 precisa ser repensada, diz Teich

     

    Ex-ministro da Saúde deixou o comando da pasta após discordar do presidente Jair Bolsonaro em relação à reabertura das atividades econômicas

    O ex-ministro da Saúde Nelson Teich disse neste domingo (12) em entrevista à GloboNews que a estratégia do governo federal de combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), precisa ser repensada.  Teich deixou o comando da pasta no dia 15 de abril, menos de um mês após assumir o cargo.

    Para o antigo ministro, a pasta sofre com a falta de informação e inteligência. Para Teich, no entanto, essa deficiência se dá por conta do comportamento que a Covid-19 tem. “Ela é uma doença que muda todos os dias. A cada dia é uma nova dinâmica. A gente precisa ficar em um processo de eterna reformulação de estratégia”, afirmou Teich.

    Ainda de acordo com o médico, isso mostra as fragilidades que o sistema de monitoramento e gestão tem na pandemia do novo coronavírus. “Uma das fragilidades, até para você conseguir liderar e coordenar, é ter informação. Se eu não sei o que acontece na ponta, eu não consigo entender o que está acontecendo ao longo do caminho e eu não consigo planejar, eu não consigo reestruturar”, disse o ex-ministro.

    Um dos exemplos que Teich citou foi a dificuldade em saber qual era a diferença nas taxas de mortalidade nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em cada região do Brasil.

    “E o que fazia com que a mortalidade fosse diferente? Eram os profissionais, era o equipamento, era alguma estratégia de tratamento que acontecia em determinado lugar? Se eu tivesse essa informação eu poderia saber quem performa melhor, quem trata melhor e essa pessoa seria uma referência para o resto do sistema”, completou.

    Nesse sentido, o médico explica que, caso essas informações estivessem disponíveis, as boas práticas poderiam ser aplicadas em todas as regiões. Essa estratégia, no entanto, foi um dos principais pontos de críticas de Teich no combate à Covid-19. Ele dizia que nenhuma região do Brasil era igual, por isso as medidas de enfrentamento não poderiam ser as mesmas .

    “Quando você descentraliza sem informação e sem coordenação, você tem muita fragmentação. E o que é fragmentado é ineficiente”, afirmou.

    Questionado sobre a forma como conduziu o ministério, Teich disse que poderia ter tido um desempenho melhor na comunicação com a sociedade e com integrantes do governo. “Uma coisa que eu estava muito preocupado era com a polarização que eu peguei com naquele momento e acabei deixando de fazer uma comunicação adequada”, avaliou o ex-ministro.

    www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




    Dois jovens,um foi executado e outro gravemente baleado no bairro de Tibiri Santa Rita-Pb

    Mais um ataque a tiros ocorreu em  Tibiri município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, deixando  dois jovens gravemente feridos, fato acontecido  na noite deste domingo (12). De acordo com informações, as vítimas de 22 e 20 anos estavam caminhando quando um veículo se aproximou e os ocupantes passaram a efetuar disparas contra eles. Um morreu no local, porquanto  a segunda vitima  gravemente ferida foi socorrida para o Hospital de Traumas onde está internado.

    Os suspeitos se evadiram sem deixar pistas. A Polícia informou que o alvo dos homicidas  seria o jovem de 22 anos que foi atingido por um tiro no tórax. Já o outro, foi atingido no abdômen, tórax e braço.

    Equipes do Samu foram acionadas e socorreram os jovens para a UPA de Santa Rita. Depois de receberem os primeiros atendimentos, eles foram transferidos para o Hospital de Trauma de João Pessoa.

    Não há informações sobre o motivo do crime e nem quem foram os autores.

    www.reporteriedoferreira.com.br




    João Pessoa entra na terceira fase da flexibilização;o que pode e o que não pode a partir desta segunda,13

    João Pessoa  entra na terceira fase da flexibilização das atividades econômicas e sociais. Conforme a PMJP, indicadores favoráveis permitiram a nova fase do ‘novo normal’

    A terceira fase da flexibilização das atividades econômicas e sociais vai começar nesta segunda-feira (13) em João Pessoa. Haverá a abertura do comércio, feiras livres e shoppings, além da liberação das praças e da orla para atividades físicas individuais. Jogos profissionais de futebol também vão voltar a acontecer na capital. O prefeito Luciano Cartaxo (PV) detalhou que a transição ocorre devido aos indicadores favoráveis para o início da nova fase do ‘novo normal’.

     Coronavírus: 23 municípios da PB estão sob ‘bandeira verde’ e nenhum em ‘bandeira vermelha’

    Neste sábado (11), o Governo do Estado divulgou as novas bandeiras – que servem para auxiliar a retomada dos municípios, e João Pessoa progrediu de ‘laranja’ para ‘amarela’. O que reforça os indicadores favoráveis às medidas que flexibilizem as atividades econômicas e sociais.

    Comércio

    O comércio varejista no Centro e nos bairros vai retornar com horário diferenciado, passando a funcionar das 9h às 15h. Objetivo é evitar aglomerações nos transportes coletivos no horário de pico. Shoppings populares e centros comerciais também obedecem esse horário.

     Centro de JP passa por higienização para reabertura do comércio nesta segunda

    A liberação está condicionada ao atendimento apenas de pessoas com máscaras, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10m², além da obrigatoriedade da disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos.

    Shoppings

    Os shoppings de  João Pessoa vão reabrir também com um horário diferenciado, inclusive, diferindo do comércio varejista. As lojas dos shoppings podem abrir das 12h às 20h.

    No caso dos shoppings, além das regras aplicadas ao comércio (citadas no tópico anterior desta matéria), também é necessária a medição da temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.

     Paraíba passa de 60 mil casos e chega a 1.250 mortes por Covid-19 neste sábado

    A PMJP ainda determina a retirada do mobiliário, como bancos, sofás e poltronas, dos shoppings.

    As praças de alimentação vão seguir fechadas – com funcionamento somente por delivery ou drive thru. Bem como seguem fechadas as áreas de lazer, cinemas e academias.

    Orla e praças

    A orla da capital estará liberada apenas para prática de atividades físicas individuais, no horário das 5h às 8h – com fechamento da via para veículos. A ciclovia da orla volta, no mesmo horário. Ambos os locais ficam liberados também no final da tarde e início da noite. Atividades coletivas, como jogos de pelada, vôlei e outros esportes, continuam proibidos no local. Está vedado o acesso à faixa de areia e banho de mar nas praias.

    As praças da capital também ‘reabrem’, seguindo as mesmas medidas da orla. Entretanto, não serão permitidos o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação.

    Profissionais de educação física estão liberados para orientar atividades individuais nos espaços públicos abertos.

    Na orla, é permitida a prática individual de atividade física na calçada, porém segue proibido o uso de bancos e cadeiras.

    Os parques da Lagoa e a Bica permanecem fechados, para evitar aglomerações.

    Feiras livres

    Por fim, as feiras livres de João Pessoa serão reabertas, mas não na segunda-feira. Isso acontece por conta da definição dos novos protocolos que ainda está em curso.

    “Estamos estabelecendo ainda os novos protocolos de organização e limpeza para que haja o retorno das feiras. Vamos aguardar a finalização destes protocolos de segurança, assim como fizemos com o transporte coletivo, e vamos liberar em seguida o funcionamento das feiras”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

    Jogos profissionais

    A partir da terceira etapa estão liberados os jogos profissionais, porém sem torcida. O Campeonato Paraibano de futebol deve retornar no dia 16, com o jogo entre Botafogo-PB e Campinense.

    www.reporteriedoferreira.com.br




    Irmão Nino de Pitimbu-PB é assassinado misteriosamente em Itambé-Pe

    Fotos; WhatsApp

    Na noite desse domingo ( 12 ) por volta das 21hs aproximadamente a população de Pitimbu na Paraíba e Acaú, respectivamente, foi surpreendida pelas redes sociais com a notícia de que o Irmão Nino ou Nino de Pitimbú, como era conhecido havia sido assassinado com vários disparos de arma de fogo. Segundo comentários, o assassinato aconteceu na vizinha Cidade de Itambé em Pernambuco, no momento em que a vítima ia chegando em casa.

    Há informações não confirmadas de o Irmão Nino ou Nino de Pitimbu, foi morto por indivíduos desconhecidos,não se sabendo ainda o que tenha motivado o misterioso homicídio.

    Em Pitimbu e em Acau,  a vítima era bastante conhecida e tinha bom relacionamento com todos, principalmente  com pescadores já que era sua profissão. A notícia surpreendeu a todos que ainda buscam informações com relação ao crime.

    Sabe-se, que a polícia está investigando o caso e várias testemunhas foram arroladas e posteriormente serão intimadas para prestarem depoimentos. Há quem diga que as investigações se estendam até Pitimbu e Acau,visando esclarecer o crime em toda sua extensão.

    Fotos; WhatsApp

    www.reporteriedoferreira.com.br