Explosão em clínica na capital do Irã deixa mortos

 

Vítimas eram pacientes e acompanhantes da unidade médica, dizem bombeiros. Fogo começou no sótão, onde a clínica armazenava recipientes com gás.

Bombeiro controla incêndio em clínica de Teerã, no Irã, nesta terça-feira (30) — Foto: Amir Kholousi/ISNA/AFP

Uma explosão em uma clínica no norte de Teerã, capital do Irã, deixou ao menos 13 mortos nesta terça-feira (30), informa a agência semi-oficial ISNA citando serviços de socorros. Outras seis pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico

De acordo com o porta-voz dos bombeiros, Jalal Maleki, a explosão ocorreu no sótão da clínica. Lá, ficavam bombas de gás. Ainda não está claro, porém, o que teria causado o incidente.

Imagens que circularam pelas redes no Irã mostram incêndio grave e coluna alta de fumaça após explosão em clínica de Teerã nesta terça (30) — Foto: Iran Press/AFP

Ainda segundo os socorristas, as vítimas eram pacientes da clínica que estavam sendo operados ou seus acompanhantes. Houve um incêndio após a explosão, e, segundo a agência France Presse, levou duas horas até que as chamas fossem extintas. As imagens de uma bola de fogo e da fumaça causada pela explosão circularam pelas redes iranianas.

Explosão perto de base

O incêndio assustou porque, na semana passada, outra explosão ocorreu próximo a instalações militares perto de Teerã. Oficialmente, o governo atribuiu o incidente a um vazamento de gás, sem relações com atividades da Guarda Revolucionária do Irã na região.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por G1




Brasil tem 59.594 mortes por coronavírus, diz Ministério da Saúde

 

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig




Bolsonaro aceita pedido de demissão de Decotelli

Desgastado por fraudes em seu currículo acadêmico, Carlos Alberto Decotelli entregou sua carta de demissão do comando do Ministério da Educação em reunião com Jair Bolsonaro nesta tarde. Planalto avalia substitutos

(Foto: Marcos Correa)

247 – O ministro da Educação, Carlos Alberto Decotell, pediu demissão do cargo nesta terça-feira, 30, em reunião com Jair Bolsonaro. Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro aceitou o pedido e providencia o anúncio do seu substituto.

Decotelli teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (25), mas não chegou a tomar posse, que estava marcada para esta terça-feira (30) e já havia sido adiada. As revelações de que Decotelli fraudou seu currículo, com doutorado (na Argentina) e pós-doutorados (na Alemanha) inexistentes foram o motivo do adiamento. ele também foi acusado de fazer plágio em sua dissertação de mestrado.

Nesta segunda-feira (29) foi revelado que Decotelli, não estudou por dois anos na  Universidade de Wüppertal, na Alemanha, como divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e segundo consta no Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A instituição alemã esclareceu ao portal O Globo que o ministro conduziu pesquisas na universidade por um período de três meses em 2016, mas sem concluir qualquer programa de pós-doutoramento.

Já o reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Franco Bartolacci, negou no Twitter nesta sexta-feira (26) que o novo ministro da Educação do Brasil, Carlos Alberto Decotelli da Silva, tenha doutorado na instituição.

www.reporteriedoferreira.com.br      Brasil 247




Pesquisadores do IFPB Campus Sousa desenvolvem perfil epidemiológico da Covid-19 na Paraíba

Uma pesquisa desenvolvida por professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa vem levantando dados para construir o perfil epidemiológico da Covid-19 na Paraíba. O estudo é coordenado pelo professor Louis Hélvio Rolim de Britto e conta com a colaboração da docente Amélia Lizziane Leite Duarte e dos discentes Jivago Meira Gomes, Francisco Fredson de Sousa e Emily Hanna Vieira da Silva Araújo, todos de Medicina Veterinária. Completa o time de pesquisadores envolvidos no projeto o professor de Saúde Pública do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB Campus Areia), o médico veterinário Inácio José Clementino.

A pesquisa foi uma das onze propostas aprovadas na Chamada Prospectiva de Projetos de Extensão e Cultura para o Enfrentamento e Minimização dos Impactos da Covid-19, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProExc) com o objetivo de fornecer recursos para fomentar a realização dos projetos. O estudo vai desenvolver um levantamento dos dados epidemiológicos que aborda as relações de estudo no tempo, no espaço e de acordo com as variáveis socioeconômicas das pessoas acometidas pela Covid-19 na Paraíba.

No que se refere à questão tempo, a pesquisa irá investigar o período compreendido entre a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, ocorrida em março deste ano, até o primeiro dia do mês de agosto, quando se encerra a vigência do estudo. O projeto terá duração de três meses: junho, julho e agosto.

Com relação à variável espaço, os pesquisadores vão analisar, nesses três meses, todas as cidades paraibanas que apresentaram casos confirmados desta doença, independentemente de ter havido óbitos ou não. Após a fase de levantamento das informações, irão constar todos os casos confirmados, os eventuais óbitos e as suas respectivas cidades. Na variável socioeconômica, a equipe vai observar o perfil das pessoas acometidas pela doença com base em critérios como sexo, idade e existência ou não de outro quadro de doença anterior à Covid-19 que poderia ter contribuído para o agravamento da enfermidade.

De acordo com o professor Louis Hélvio Rolim, coordenador do projeto, “esse perfil é importante porque teremos um mapeamento detalhado da distribuição da doença no nosso estado. Vamos mostrar o gráfico da curva epidemiológica e obtermos a situação real e numa situação hipotética em que não estivéssemos em distanciamento social. Essa informação mostra a relevância de estarmos adotando esse distanciamento porque, através dessa curva epidemiológica, poderíamos saber até que ponto os leitos de que dispomos poderiam atender às necessidades das pessoas acometidas”, explicou.

Em termos metodológicos, o estudo trabalhará com os dados secundários da epidemiologia descritiva. Os pesquisadores irão analisar informações obtidas por instituições como as Secretarias Municipais de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério da Saúde e a Fiocruz. Em seguida, a equipe irá processar esses dados para traçar um panorama mais amplo sobre a Covid-19 e a saúde coletiva na Paraíba. “Vai haver comparações entre os dados, o que produzirá dados estatísticos mais precisos por levar em consideração informações de várias fontes”, destacou Louis.

“A pesquisa vai mostrar o engajamento e o compromisso das Instituições de Ensino Superior com o enfrentamento da pandemia que assola o nosso estado. As informações obtidas pelo estudo poderão ser divulgadas em eventos, congressos, simpósios e publicações em revistas e periódicos, promovendo os nomes do IFPB e da UFPB, universidade parceira na realização do projeto, em âmbito estadual e federal, o que é muito positivo. São informações relevantes e exclusivas que mostram a preocupação do IFPB e a sua ação no combate à Covid-19”, finalizou Louis.

DGCOM do IFPB

www.reporteriedoferreira.com.br    Assessoria




Deputado Edmilson Soares passa por cirurgia e tira 121 dias de licença

Edmilson Soares Foto: Reprodução/AL

O deputado Edmilson Soares (Avante) vai protocolar, ainda essa semana, licença de 121 dias para ter mais tempo de se recuperar do procedimento cirurgia que realizou na semana passada (quarta-feira, 24). O parlamentar, de 68 anos, retirou o rim direito, um tumor e o trombo detectado por meio de exames.

Com a licença de Edmilson, quem assume a cadeira é Trócolli Júnior, filiado também ao Avante. Edmilson Soares se submeteu a uma cirurgia que durou quase 7h. Ele passou ainda cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para que os médicos avaliassem seu restabelecimento e atualmente se encontra num apartamento de um dos hospitais da Capital.

O procedimento cirúrgico foi realizado por três equipes, envolvendo 15 médicos. Uma fonte contou que Edmilson descobriu a doença há mais ou menos dois anos atrás mas nunca quis fazer a cirurgia. O deputado também foi orientado a fazer o procedimento fora da Paraíba mas preferiu realizar aqui.




POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO E AVES SILVESTRES NA CIDADE DE CG-PB

 

Na manhã dessa segunda-feira (29), Policiais Militares da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental apreenderam uma espingarda de caça e dez aves silvestres na Cidade de Campina Grande – PB.


A guarnição efetuava rondas quando visualizou um indivíduo com algumas aves silvestres, foi realizada a abordagem sendo verificado que o mesmo não possuía autorização para criação. Durante a vistoria também foi encontrada uma espingarda de caça calibre .36 e um bisaco com 56 munições do mesmo calibre, o acusado foi conduzido à Central de Polícia da Cidade de Campina Grande para lavratura do flagrante por posse ilegal de arma de fogo e ter, em cativeiro, animal silvestre sem autorização do órgão ambiental competente. Após as providências administrativas as aves foram devolvidas ao seu habitat natural.

www.reporteriedoferreira.com.br   Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do BPAmb




Três advogados morrem vítima da Covid-19 na Paraíba em apenas um fim de semana

 

advogados 300x103 - DIREITO EM LUTO: Três advogados perdem a luta para a Covid-19 na Paraíba em apenas um fim de semanaEntre sexta-feira (26) e domingo (28), três advogados paraibanos morreram vítimas da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus.

Na sexta-feira, faleceu o advogado Guilherme Amaral, com forte atuação em Guarabira e no Brejo Paraibano. Ele estava internado no Hospital Metropolitano em Santa Rita e em seguida transferido para um hospital particular a pedido da família. Diante do agravamento do quadro de saúde, ele teve que ser entubado, mas não resistiu.

Já no domingo (28), dois advogados perderam a batalha contra a Covid-19. Um deles foi o Dr. Edno Mathias dos Santos, com atuação no Vale do Mamanguape.

O outro foi o advogado Eduardo Araújo, que era diretor do São Paulo Crystal, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Paraibano e atua no direito esportivo.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, manifestou pesar em seu perfil no Instagram pela morte dos três defensores.

www.reporteriedoferreira.com.br / Polemica Paraiba



União Europeia mantém bloqueio à entrada de pessoas do Brasil

 

União Europeia abrirá suas fronteiras externas nesta quarta-feira, mas mantém o bloqueio à entrada de pessoas do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita e Turquia, onde o coronavírus segue descontrolado

247 – Os 27 países que integram a União Europeia abrirão suas fronteiras externas nesta quarta-feira, 1º, para determinados países onde a pandemia está relativamente controlada. O Brasil ficou de fora desta medida.

Segundo a Revista Fórum, cidadãos de 14 países poderão entrar na União  Europeia: Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

Considerados como locais onde o contágio do coronavírus está descontrolado, a União Europeia manteve o bloqueio à entrada de pessoas do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita e Turquia.

A relação de países será revisada a cada duas semanas. A proibição de entrada é para viagens “não essenciais”, como turismo. As restrições não se aplicam a estudantes, trabalhadores sazonais, passageiros em trânsito, refugiados e familiares de residentes.

Atualmente os brasileiros também estao proibidos de entrar nos Estados Unidos por conta do contágio do coronavírus no país, cujas medidas de combate vêm sendo sabotadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

 Brasil 247




Batalhão de Polícia Ambiental apreende arma de fogo e 25 aves silvestres no município de Sapé – PB

 

No último sábado (27), durante Operação de Fiscalização no município de Sapé – PB, Policiais Militares do Grupo Tático Ambiental – GTAM apreenderam 25 aves silvestres e uma espingarda de caça.

Durante ação de Fiscalização a guarnição visualizou várias aves silvestres em cativeiro, ao se aproximar alguns indivíduos empreenderam fuga em direção à vegetação deixando no local uma espingarda de caça, um bornal, 25 aves silvestres e um tatu em cativeiro. Foram realizadas diligências, porém os suspeitos não foram localizados, o armamento e material foi apreendido e levado à Central de Flagrantes de João Pessoa para providências, após o procedimento administrativo, as aves foram devolvidas ao seu habitat natural.

www.reporteriedoferreira.com.br     Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do BPAmb




Julian Lemos é procurado por Cícero, Diego e João em busca de apoio

A casa do deputado federal Julian Lemos, presidente do PSL da Paraíba, recebeu uma verdadeira romaria de pré-candidatos nos últimos dias. A agenda incluiu nesta segunda-feira, 29, o ex-prefeito e provável postulante do PP, Cícero Lucena. O ex-secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura da capital, Diego Tavares (PV) e o vereador licenciado João Almeida (Solidariedade), também procuraram Julian Lemos em busca da sinalização de apoio para suas pré-candidaturas.

O partido presidido por Julian Lemos, o PSL, tornou-se uma sigla forte nas eleições de 2018 quando o presidente Jair Bolsonaro foi eleito. Mesmo depois da saída dele em meio a uma crise intensa, o deputado federal conseguiu atrair mais filiados e manter a agremiação forte na capital, como braço político do movimento de direita.

Já o apoio de Julian é buscado para evitar uma candidatura do próprio deputado à prefeitura da capital e visando atrair a simpatia do eleitorado conservador da capital paraibana.

www.reporteriedoferreira.com.br / Parlamentopb