Governo do Estado libera treinamentos, mas decisão final fica com as prefeituras

O Governo do Estado da Paraíba anunciou, na última sexta-feira (12), o plano ‘Novo Normal Paraíba’, que estabelece normas de orientação para a retomada gradual das atividades no estado. Entre as medidas assinadas pelo governador João Azevêdo (Cidadania), está a que libera os treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

Apesar disso, a decisão final segue sendo das prefeituras. Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo segue com o veto dos treinamentos de atletas profissionais. A previsão é que a retomada aconteça só no dia 29 de junho. Jogos profissionais só poderão acontecer, sem torcida, no mínimo 15 dias após a liberação dos treinos.

Dentro do Plano de Flexibilização, o esporte profissional permanece vetado no primeiro momento. No segundo momento, acontece a liberação dos treinos e no terceiro partidas sem torcida. Apenas no quarto momento, com novos protocolos a serem definidos, podemos ter a volta de jogos com público.

Em Campina Grande, cidade sede de três clubes da primeira divisão estadual, os treinos também seguem vetados por enquanto. Apenas no dia 29 de junho que atividades físicas ao ar livre estarão liberadas. Duas semanas depois, no dia 13 de julho, serão liberados todos os eventos de prática esportiva, incluindo jogos de futebol profissional. Em todas as etapas, claro, será preciso seguir as recomendações e protocolos sanitários, como testagem, uso de máscara e distanciamento social, quando possível.

O primeiro clube a se movimentar para voltar às atividades é o Atlético de Cajazeiras. A prefeitura municipal liberou o clube para treinamentos e a direção busca comprar testes no estado de São Paulo para atletas e comissão técnica. Já no início da semana os primeiros jogadores retornarão de suas cidades de origem para o sertão paraibano.

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) ainda não se pronunciou sobre quando será a volta do Campeonato Paraibano e nem quais serão os protocolos sanitários para a realização das partidas. Um dos grandes impasses durante a reunião entre os clubes e federação é em sobre quem irá pagar pela testagem das pessoas envolvidas nos jogos.

www.reporteriedoferreira.com.br voz da torcida




Real Madrid vence no retorno do Espanhol, e Marcelo celebra gol de joelhos em protesto contra o racismo

Ao Real Madrid bastou um bom primeiro tempo para se manter na cola do Barcelona pela liderança do Campeonato Espanhol. Em sua estreia oficial no Estádio Alfredo Di Stéfano, o gigante espanhol venceu o Eibar por 3 a 1, neste domingo, pela 28ª rodada, com gol e protesto antirracista do brasileiro Marcelo. Kroos e Sergio Ramos também marcaram, enquanto Bigas descontou na etapa final.

Foi uma vitória protocolar do Real Madrid. Nem mesmo quando abriu 3 a 0 com 37 minutos de jogo poderia se dizer que estava massacrando. Os gols saíram com naturalidade: Kroos, numa linda finalização por cobertura; Sergio Ramos, completando para o gol vazio após passes de Benzema e Hazard; e Marcelo, pegando o rebote do goleiro em outro chute certeiro. Na etapa final, Bigas descontou num lance fortuito, e o Eibar deixou a impressão de que poderia até ter dado um sufoco no fim. Courtois trabalhou bem quando foi exigido, e os visitantes terminaram com mais finalizações (9 a 6).

www.reporteriedoferreira.com.br globo esporte




Em Live do Fluminense, Nenê condena movimento de volta do Carioca nesta semana: “Absurdo”

Em participação em uma Live da comissão técnica do Fluminense na noite deste domingo, para apresentar os resultados dos treinamentos em casa durante a pandemia do coronavírus, Nenê criticou o movimento de retorno do Campeonato Carioca para esta semana – a Ferj vai definir a data em arbitral nesta segunda-feira. Artilheiro do time na temporada com nove gols, o meia citou a situação de outros estados, lembrando que nenhum vai voltar com os jogos antes de julho:

– Acho um absurdo, no tempo que estamos passando, vários estados que estão muito melhores em relação ao Covid, em relação a picos da doença, de mortes, enfim, que vão voltar o campeonato só em julho. E o Rio, em situação muito ruim, querer voltar o mais rápido possível e não ter acordo, aceitação de todos os clubes. É um absurdo. Vi a notícia que já estão querendo jogos essa semana, sendo que outros estados melhores não vão fazer esse mês – criticou, lembrando que o elenco ainda será testado:

– Claro que todo mudo quer jogar, eu quero, mas a nossa vida hoje é mas importante. Temos que ter muito cuidado em relação a isso. Nem fizemos os testes ainda, vamos fazer na terça. Como não sabe se tem jogador que está com a doença, não vai nem sair no dia que estão querendo colocar o jogo. Aproveitando esse momento para colocar a minha indignação em relação a isso.

Também na Live, o presidente Mário Bittencourt levantou outra preocupação caso o Carioca volte nos próximos dias: o abismo físico que os clubes cariocas podem ter no começo do Campeonato Brasileiro, comparado a de outros estaduais que terminarem mais próximos do início da Série A.

www.reporteriedoferreira.com.br globo esporte



Toffoli pede ação da PF e da PGR contra bolsonaristas que lançaram fogos de artifício contra o STF

Dias Toffoli acionou a Polícia Federal, a PGR e o ministro Alexandre de Moraes pedindo providências sobre o ataque ao STF realizado na noite de ontem com fogos de artifício.

O presidente do Supremo pede a “responsabilização penal daquele(s) que deu/deram causa direta ou indiretamente, inclusive por meio de financiamento, dos ataques e ameaças dirigidas ao Supremo Tribunal Federal e ao Estado Democrático de Direito”.

O ministro também representou contra o militante bolsonarista Renan Silva Sena por crimes contra a honra e “por ataques e ameaças à Instituição deste Supremo Tribunal Federal e ao Estado Democrático de Direito, inclusive por postagens em redes sociais”.

www.reporteriedoferreira.com.br o antagonista




Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, pede demissão

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, pediu demissão do cargo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma nova baixa do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo a CNN Brasil, o pedido foi feito há cerca de três semanas e Mansueto avisou ao ministro da Economia que deverá seguir para a iniciativa privada.

“Guedes deve assinar a exoneração de Mansueto nos próximos dias. O chefe da equipe econômica já estaria, inclusive, examinando nomes dos possíveis substitutos”, diz a CNN Brasil.




Paraíba confirma 559 novos casos confirmados de coronavírus; Estado soma 633 mortes

São 28.013 pessoas que já contraíram a doença, 6.689 que já se recuperaram e 633 faleceram.

Casos de coronavírus crescem na Paraíba (Foto: Reprodução)

A Paraíba registrou mais 559 novos casos de Covid-19 e 10 mortes, sendo quatro registradas nas últimas 24h. Agora são 28.013 casos confirmados e total de 633 óbitos.

Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde, no final da tarde deste domingo (14).

O Estado tem 24.022 casos descartados. Os recuperados são uma soma de 6.689 pessoas. A infecção pelo novo coronavírus chegou a 210 municípios da Paraíba, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Confira o boletim completo

Governo da Paraíba

Secretaria de Estado da Saúde
Atualização Covid-19 | 14/06/2020

Paraíba confirma 559 novos casos de Covid-19 em 24h

Casos Confirmados: 28.013
Casos Descartados: 24.022
Óbitos confirmados: 633
Casos recuperados: 6.689
Total de municípios: 210

Neste domingo, 14 de junho, a Paraíba registrou 559 novos casos de Covid-19 e 10 óbitos confirmados desde a última atualização, 4 deles ocorridos nas últimas 24h. São 28.013 pessoas que já contraíram a doença, 6.689 que já se recuperaram e 633 faleceram. 

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 69%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 80%. Em Campina Grande, estão ocupados 71% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 49% dos leitos de UTI para adultos. O índice de Isolamento Social foi de apenas 38,9%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

Os casos confirmados estão distribuídos por 210 dos 223 municípios paraibanos:

Água Branca (14); Aguiar (2); Alagoa Grande (211); Alagoa Nova (93); Alagoinha (203); Alcantil (4) Alhandra (230); Amparo (12); Aparecida (11); Araçagi (109); Arara (39); Araruna (12); Areia (103); Areia de Baraúnas (1); Areial (18); Aroeiras (58); Assunção (20); Baia da Traição (83); Bananeiras (48); Baraúna (70); Barra de Santa Rosa (14); Barra de Santana (36); Barra de São Miguel (4); Bayeux (577); Belém (101); Belém do Brejo do Cruz (6); Bernardino Batista (2); Boa Ventura (1); Boa Vista (46); Bom Jesus (2); Bom Sucesso (5); Bonito de Santa Fé (1); Boqueirão (67); Borborema (2); Brejo do Cruz (37); Brejo dos Santos (3); Caaporã (592); Cabaceiras (7); Cabedelo (1404); Cachoeira dos Índios (22); Cacimba de Areia (5); Cacimba de Dentro (35); Cacimbas (24); Caiçara (46); Cajazeiras (226); Cajazeirinhas (1); Caldas Brandão (28); Campina Grande (4166); Capim (64); Caraúbas (2); Carrapateira (1); Casserengue (53); Catingueira (7), Catolé do Rocha (84); Caturité (30); Conceição (5); Condado (53); Conde (177); Congo (11); Coremas (22); Coxixola (7); Cruz do Espírito Santo (162); Cubati (13); Cuité (22); Cuité de Mamanguape (22); Cuitegí (66); Curral de Cima (11); Curral Velho (2), Damião (2); Desterro (13); Diamante (2); Dona Inês (5); Duas Estradas (36); Emas (1); Esperança (149); Fagundes (19); Frei Martinho (1); Gado Bravo (49); Guarabira (1243); Gurinhém (80); Gurjão (16); Ibiara (5); Igaracy (2); Imaculada (11); Ingá (167); Itabaiana (383); Itaporanga (8); Itapororoca (63); Itatuba (80); Jacaraú (38); Jericó (3); João Pessoa (7890); Joca Claudino (1); Juarez Távora (61); Juazeirinho (72); Junco do Seridó (12); Juripiranga (196); Juru (8); Lagoa (3); Lagoa de Dentro (11); Lagoa Seca (223); Lastro (3); Livramento (2); Logradouro (20); Lucena (98); Mãe d’Água (10); Malta (19); Mamanguape (558); Manaíra (2); Marcação (12); Mari (202); Marizópolis (4); Massaranduba (77); Mataraca (55); Matinhas (27); Mato Grosso (7); Matureia (14); Mogeiro (26); Montadas (18); Monteiro (41); Mulungu (76); Natuba (16); Nazarezinho (3); Nova Floresta (6), Nova Olinda (4); Nova Palmeira (15); Olho D´Água (25); Olivedos (8);  Parari (2); Passagem (15); Patos (891); Paulista (45); Pedra Lavrada (17); Pedras de Fogo (563); Pedro Régis (1); Piancó (26); Picuí (42); Pilar (66); Pilões (25); Pilõezinhos (87); Pirpirituba (34); Pitimbu (292); Pocinhos (22);  Pombal (97); Princesa Isabel (20); Puxinanã (92);  Queimadas (250); Quixaba (17); Remígio (107); Riachão (5); Riachão do Bacamarte (136);  Riachão do Poço (16); Riacho de Santo Antônio (5); Riacho dos Cavalos (2); Rio Tinto (187); Salgadinho (8); Salgado de São Felix (44); Santa Cecília (10); Santa Cruz (2); Santa Helena (2); Santa Inês (5);  Santa Luzia (120); Santa Rita (907); Santa Terezinha (19); Santana dos Garrotes (2); Santo André (1); São Bentinho (15); São Bento (377); São Francisco (6);  São João do Cariri (13); São João do Rio do Peixe (28); São João do Tigre (1); São José da Lagoa Tapada (16); São José de Caiana (22); São José de Espinharas (5); São José de Piranhas (12); São José de Princesa (1);  São José do Bonfim (30); São José do Sabugi (94); São José dos Cordeiros (3); São José dos Ramos (31); São Mamede (20); São Miguel de Taipu (51); São Sebastião de Lagoa de Roça (62); São Sebastião do Umbuzeiro (4); São Vicente do Seridó (18); Sapé (309); Serra Branca (9); Serra da Raíz (12); Serra Grande (1); Serra Redonda (83); Serraria (21); Sertãozinho (24); Sobrado (43); Solânea (108); Soledade (45); Sossego (3), Sousa (358); Sumé (25); Tacima (41); Taperoá (37); Tavares (11); Teixeira (35); Tenório (7); Triunfo (1); Uiraúna (8); Umbuzeiro (18); Várzea (2); Vieirópolis (3); Vista Serrana (2).

*Dados Oficiais preliminares (fonte: SIM,e-sus VE e SIVEP) extraídos às 10h do dia 14/06, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

10 óbitos foram confirmados, sendo 04 deles ocorridos nas últimas 24h.

Homem, 40 anos, residente em Campina Grande. Portador de doença renal. Inicio dos sintomas em 26/05, veio a óbito em hospital público no dia 12/06.

Homem, 80 anos, residente em Campim. Diabético, portador de câncer de próstata. Início dos sintomas em 09/06, veio a óbito em hospital público no dia 11/06.

Mulher, 73 anos, residente em Itapororoca. Diabética. Inicio dos sintomas em 11/06, veio a óbito em hospital público no dia 13/06.

Homem, 87 anos, residente em João Pessoa. Hipertenso, diabético, portador de doença neurológica. Inicio dos sintomas em 31/05, veio a óbito em hospital público no dia 12/06.

Mulher, 73 anos, residente em João Pessoa. Cardiopata. Inicio dos sintomas em 14/05, veio a óbito em hospital público no dia 14/06.

Homem, 60 anos, residente em Mamanguape. Hipertenso. Início dos sintomas em 02/06. Veio a óbito em hospital público no dia 13/06.

Homem, 65 anos, residente em Mamanguape. Hipertenso. Início dos sintomas em 03/06. Veio a óbito em hospital público no dia 13/06.

Homem, 54 anos, residente em Rio Tinto. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 22/05. Veio a óbito em hospital público no dia 08/06.

Homem, 56 anos, residente em Santa Rita. Diabético. Início dos sintomas em 10/05, veio a óbito em hospital público no dia 04/06.

Mulher, 56 anos, residente em Sousa. Portadora da doença de parkinson. Início dos sintomas em 30/05, veio a óbito em hospital público no dia 09/06.

Os dados epidemiológicos e de ocupação de leitos podem ser visualizados em paraiba.pb.gov.br/coronavirus

 

www.reporteriedoferreira.com.br




Brasil tem 42.837 mortes por coronavírus, 843 nas últimas 24 horas; e 850.796 casos confirmados)mostra consórcio de veículos de imprensa

www.reporteriedoferreira.com.br



Morre, aos 74 anos, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, após AVC e Covid-19

O prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu neste domingo (14) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ele também havia sido infectado pelo novo coronavírus. A deputada Camila Toscano confirmou, em nota,  a morte do pai.

Mais cedo, ela havia pedido nas redes sociais que rezassem por Zenóbio Toscano, que já havia se licenciado do cargo de prefeito após ter sofrido um primeiro AVC.

Veja a nota na íntegra

Com muita dor e tristeza, comunicamos o falecimento de Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14), em João Pessoa. Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba.

Zenóbio estava internado desde o dia 6 de junho e se recuperava bem da Covid-19, mas no último sábado (13) sofreu um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde o levando a morte.

Neste momento de dor, nos orgulha dizer que Zenóbio deixa um legado por todo o trabalho que desenvolveu para que nosso Estado tivesse dias melhores, com mais igualdade. Tudo isso sem descuidar da família e sem deixar de dar atenção aos amigos.

Queremos agradecer a todos os amigos pelas orações e o apoio dado a nossa família durante todo o tempo em que Zenóbio Toscano esteve doente. Não Temos palavras para agradecer tamanho carinho por ele e por todos nós da família. Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias.

Perfil – Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano com quem teve quatro filhos.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016 eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).




Bolsonaro é quem está esticando a corda

Bolsonaro é quem está esticando a corda

“O cabo de guerra que consiste em esticar a corta tem, na ponta liderada por Bolsonaro, não só oficiais do Exército, mas também policiais das PMs e milicianos. A cada alavanco dado por este grupo, chegamos mais próximos da linha tênue que separa os alicerces combalidos do Estado Democrático de Direito do estado autoritário fascista”, avalia Florestan Fernandes

Presidente Jair Bolsonaro coloca máscara de proteção em Brasília 09/06/2020
Presidente Jair Bolsonaro coloca máscara de proteção em Brasília 09/06/2020 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Por Florestan Fernandes Jr., para o Jornalistas pela Democracia

Apesar das constantes ameaças antidemocráticas e inconstitucionais de fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional feitas por apoiadores do governo, pelos filhos de Bolsonaro e por ele próprio, o general da ativa e ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que é ultrajante falar em golpe por parte das Forças Armadas. Mas, na mesma entrevista para uma conhecida revista de direita, o general não conteve suas convicções autoritárias ao dizer: “Não estica a corda”.

O recado estava dado. As Forças Armadas não aceitarão a condenação de Bolsonaro em qualquer julgamento por possíveis crimes cometidos pelo chefe da Nação. O que mais preocupa o Planalto neste momento é o julgamento que corre no TSE de crime eleitoral cometido pela chapa Bolsonaro/Mourão por fake news utilizadas na campanha de 2018.

Infelizmente, tenho que concordar com o general Ramos: não existe a menor possibilidade de golpe, porque ele já foi dado no dia 31 de agosto de 2016 na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Naquele dia, parlamentares, com apoio do Supremo, da mídia corporativa e de setores reacionários da Justiça e da sociedade civil rasgaram a Constituição ao afastar a chefe de Estado sem crime de responsabilidade. A chegada das Forças Armadas ao poder junto com Bolsonaro é apenas a concretização deste golpe contra a nossa Constituição.

O cabo de guerra que consiste em esticar a corta tem, na ponta liderada por Bolsonaro, não só oficiais do Exército, mas também policiais das PMs e milicianos. A cada alavanco dado por este grupo, chegamos mais próximos da linha tênue que separa os alicerces combalidos do Estado Democrático de Direito do estado autoritário fascista que ameaçam os princípios básicos de cidadania e o futuro do país.

Brasil 247