Declarações de Coronel Kelson geram repúdio de Associação de Juristas e de entidades
A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – Núcleo Paraíba emitiu uma nota de repúdio às declarações do Coronel Kelson Chaves, ex-comandante da Polícia Militar da Paraíba, a respeito do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu perfil no Instagram, o oficial escreveu que “Se não acharem um Cabo – com todo o respeito que sempre tive por todos os Cabos, que comigo estiveram ladeados -, que feche esse tribunal, me dê uma guarnição que eu mesmo fecho. Minha continência perene, Senhor General!!!”, numa refência ao General Augusto Heleno, Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, que emitiu uma nota dizendo que eventual apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro traria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. Para o ministro, “o pedido de apreensão do celular do presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável”.
Entidades repudiam declarações do Coronel Euller Chaves
NOTA DE REPÚDIO
As diretorias do CLUBE DOS OFICIAIS DA POLICIA E BOMBEIRO MILITAR DA PARAÍBA, DA ASSOCIAÇÃO DOS INATIVOS, DA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS E DA ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS E MÃES, vêm de público externar seu mais veemente repúdio em face de declarações injuriosas do Coronel Euller Chaves, Comandante-Geral da Polícia Militar, contra as entidades que representam os policiais militares da Paraíba, durante recente entrevista à Imprensa.
No afã de tentar se explicar à sociedade paraibana, por conta de uma ação judicial que pede sua despromoção e devolução do que supostamente teria recebido a mais desde 2003, conforme denúncia recente do deputado João Henrique, o Coronel Euller preferiu agredir as entidades que defendem com denodo e galhardia os briosos policiais militares, numa clara demonstração de desequilíbrio, preferindo a via da provocação e da injúria.
Temos a afirmar que as nossas entidades, engajadas nas causas dos policiais e bombeiros, têm uma história de luta e independência, largamente reconhecidas pela categoria. Não há registro da existência de baderneiros, palanqueiros ou falastrões em nossas entidades, que, em verdade, tem se pautado pela defesa dos reais interesses de policiais e bombeiros militares, com postura verdadeira, com uma altivez que talvez falte a quem, por direito, deveria se postar ao lado da categoria.
Esperamos que a Justiça possa julgar com todo o rigor a imparcialidade de sempre as denúncias de desajustes e irregularidades apresentadas contra o Coronel Euller Chaves e que ele possa se explicar, não apenas perante a tropa, mas também perante a sociedade, que certamente não concorda com determinados tipos de comportamento que ferem e comprometem a imagem da Corporação, em função de deslizes eventualmente cometidos por alguns de seus integrantes que, esperamos, não seja o seu caso.
Causa espécie, por fim, como o Comandante-Geral da Polícia Militar, que deveria ser o exemplo maior para a tropa, adote posturas dessa natureza, quando deveria procurar operacionalizar com mais competência o combate eficaz à criminalidade, aumentando o efetivo, oferecendo condições de trabalho para os policiais, respeitando os inativos lhes oferecendo o mínimo de dignidade e, especialmente, dispensando um tratamento decente e respeitoso aos companheiros.
Sua infeliz declaração nada contribui para a melhora dos serviços, ao contrário, fustiga desentendimentos merecendo integral REPÚDIO da diretoria do CLUBE DOS OFICIAIS, DA ASOCIAÇAO DOS INATIVOS, DA ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS E MÃES E DA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES SARGENTOS, da tropa e, com certeza, de toda as entidades envolvidas e comprometidas com a defesa da categoria e da instituição.
FRANCISCO DE ASSIS SIVA – CEL RR
MAQUIR ALVES CORDEIRO – CEL RR
LIMA BRAZ – TEN RR
ZORAIDE GOUVEIA