Quarentena nos EUA pode durar até junho, afirma Trump

Em coletiva, presidente diz que fim da medida depende de “senso comum” e que deve continuar até que seja seguro reabrir

Trump discursa na casa branca

Agência Brasil

Trump diz que sair de quarentena depende de “senso comum”

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há possibilidades de que a quarentena adotada para frear a disseminação da Covid-19 no país se estenda até o verão no hemisfério norte. No país, o período deve acontecer entre o 1º dia de junho até o fim de agosto. Até o momento, as medidas se estendem até o dia 1º de maio, com possibilidade de que o período seja aumentado novamente.

Em coletiva na Casa Branca, Trump afirmou que saber a hora de sair é questão de “senso comum” sobre o momento em que se decidir que as medidas de isolamento não são mais necessárias.

“Acho que as pessoas vão saber, eu vou saber, você vai saber. […] Mas até sentirmos que não é seguro, vamos continuar estendendo [a quarentena]. Vamos acompanhar os casos com muito cuidado”, disse

Sobre a reabertura, o presidente afirma que trabalha ao lado de uma equipe de especialistas para “iniciar um fronte da nossa guerra, que chamaremos de ‘Reabrir a América’”. No entanto, ele volta a afirmar que os governos dos estados têm liberdade para adotar medidas de acordo com a situação de seus territórios. Donald Trump afirma que é preciso pensar na saúde das pessoas e da economia.

Na semana passada, o republicano afirmou que país prepara um plano de três fases para conseguir lidar com a crise. De acordo com Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e um dos integrantes da força tarefa criada por Trump, a intenção é assegurar que a saúde dos norte-americanos seja preservada.

O plano não indica ações concretas ou que não podem ser mudadas, mas são pontos para guiar os poderes sobre o que deve ser feito a partir de qual etapa da doença. Para saber se é seguro avançar para a próxima fase, o estado precisa monitorar se não houveram novos casos dentro do período de 14 dias.

A primeira fase prevê medidas adotadas atualmente: evitar aglomerações, fechamento de serviços não-essenciais e distanciamento social em público. A segunda prevê que estabelecimentos comecem a reabrir e população possa viajar sem motivo essencial. Aulas presenciais podem voltar a funcionar, mas reuniões de mais de 50 pessoas devem ser evitadas e home offices, incentivados.

Na terceira e última fase, é esperado que pessoas que pertencem ao grupo de risco do novo coronavírus possam voltar a circular. Porém distanciamentos precisam ser mantidos. É imprescindível que a população geral evite passar tempo demais em ambientes fechados e aglomerados.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig




Moro fora do governo? Entenda crise que pode levar ao afastamento

 

moro

Agência Brasil

Ministro da Justiça Sérgio Moro pediu desligamento do cargo

Sergio Moro, ministro da Justiça, pode pedir o seu   desligamento do governo de Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (23). A tensão entre o presidente e o ex-juiz aconteceu após Jair Bolsonaro (sem partido) ter informado sobre a decisão de trocar o comando da diretoria-geral da Polícia Federal (PF), ocupada atualmente por Maurício Valeixo.

Em um movimento para reverter a situação, Bolsolnaro designou os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) para convencer o ministro a ficar no governo. Até o momento, porém, a manutenção de Sergio Moro no governo federal é incerta.

Moro escolheu Valeixo para o cargo na PF. Ele é homem de confiança do ministro da Justiça, mas tem tido sua posição ameaçada desde o ano passado por Bolsonaro, que quer controlar a atuação da instituição.

Efeitos colaterais

Apesar disso, há outros motivos que levaram o ministro a mostrar insatisfação nos bastidores. Um deles é como o governo federal está conduzindo o combate à pandemia do coronavírus, tanto que Moro estava ao lado de Luiz Henrique Mandetta (ex-titular da Saúde) na crise com o presidente.

Por causa desse novo embate, Moro está cada vez mais longe da promessa de uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A possibilidade já estava enfraquecida, principalmente após a publicação de mensagens particulares trocadas com procuradores da Lava Jato.

Entre as motivações do presidente Jair Bolsonaro para trocar o comando da Polícia Federal pode estar a sua recente proximidade com parlamentares do “Centrão” , grupo de políticos investigados por Valeixo em função da Lava Jato, e que até pouco tempo era chamado de representantes da “velha política” pelo presidente.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Sérgio Moro fala em demissão após Bolsonaro anunciar troca na direção da PF

Presidente tenta agora impedir que Moro saia de fato do governo. Ministro vê intenção de trocar diretor da PF como uma desautorização de Bolsonaro a ele

(foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O ministro Sergio Moro, da Justiça, falou ao presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (23/4), que sai do governo se ocorrer a troca de comando da Polícia Federal. Bolsonaro esclou ministros que tentam, agora, impedir a saída de Moro.

Continua depois da publicidade
Bolsonaro anunciou ao ministro que o atual diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, deve ser demitido para dar lugar a um nome que tenha maior proximidade com o Planalto. Moro, porém, vê na troca um ato extremo de desautorização, que ocorreria para proteger aliados atualmente na mira da corporação, e disse que, saindo Valeixo, ele também sai.
A intenção de fazer a troca ocorre em meio ao andamento de um inquérito, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do Procurador-geral da República, Augusto Aras, que mira deputados bolsonaristas. Eles são suspeitos de atuar para financiar e incentivar manifestações contra o Supremo e o Congresso
.
As manifestações foram convocadas em várias cidades para pedir um “novo AI-5”. O próprio presidente participou de um ato em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Resistência da corporação

As tentativas de trocar o diretor-geral da PF encontram resistência não só de Moro, mas também de delegados e agentes. É consenso que, se concretizadas, enfraquecerão o ministro da Justiça.
Dentro da corporação, a notícia da troca foi recebida como uma bomba por agentes e delegados. A Presidência não havia se manifestado sobre o caso até a última atualização desta matéria. Já a assessoria do Ministério da Justiça disse apenas que a saída de Moro “não está confirmada”.



PC investiga execução de ” Zil do Bode ” morto com 28 tiros em Algodão de Jandaíra-Pb

homem e executado com 18 tiros dentro de carro na paraiba imagens

Um bárbaro crime aconteceu na noite dessa quarta-feira, na cidade de Algodão de Jandaíra, região de Remigio,  (172 km) Agreste paraibano.  Um homem identificado como ‘Zil do Bode’ foi executado com cerca de 28 tiros, dentro do seu próprio veículo que estava estacionado em frente  à sua casa.

Segundo a polícia, a execução ocorreu por volta das 22hs e, os disparos foram ouvidos por várias pessoas residente nas imediações onde aconteceu a execução. Há informações que foram mais de duas pessoas motorizadas que participaram o fato delituoso.

A cidade de Algodão de Jandaíra, conhecida como pacata e tranquila, está com sua população polvorosa com esse fato que está tendo repercussão monstruosa.,

As investigações ja foram iniciadas pela polícia civil e, o trabalho investigativo está sendo sigiloso para não atrapalhar o trabalho da polícia.

www.reporteriedoferreira.com.br

 




O RETRATO DOS GOVERNADORES: Escrito Por Gilvan de Brito

 

 

 

O RETRATO DOS GOVERNADORES: Escrito Por Gilvan de Brito

A propósito de uma foto do estádio “Almeidão”, às margens da BR-230, publicada hoje pelo jornalista Carlos Aranha, constatei a inércia da maioria dos administradores paraibanos. Essa praça de esportes foi construída pelo governador Ernani Sátyro, na metade da década de 70, com capacidade para 40 mil pessoas, e que ainda achou pouco, fez uma réplica em Campina Grande com o apelido de “Amigão”.

 

Eu era seu assessor de imprensa, no palácio da Redenção, e ouvi-o dizer, certa vez: “O estádio está faltando preencher dois espaços na arquibancada, atrás dos goleiros, e uma cobertura maior, que possa proteger toda a arquibancada circular, mas isso os próximos governadores vão fazer, com certeza” – sentenciou equivocadamente porque nenhum dos que o substituíram tinham a sua visão. Não fizeram. E o estádio continua tal e qual Ernani Sátyro, legou aos paraibanos de João Pessoa, há exatos 45 anos.

 

Enquanto isso, houve uma Copa do Mundo no Brasil em 2014, e os governadores de Pernambuco e Rio Grande do Norte conseguiram com o governo federal a construção de dois belíssimos estádios que se assemelham aos mais confortáveis do mundo, no melhor estilo. O governador da Paraíba, de então, não se interessou em trazer uma verba federal para a conclusão do pouco que faltava do nosso estádio. Uma pena ter deixado passar essa grande chance, pois havia muito dinheiro sobrando para esse fim.

 

Algumas pessoas podem tentar justificar dizendo que nestes 45 anos a cidade cresceu, desenvolveu-se e até parece um “paliteiro”, tal a quantidade de edifícios construídos por todos os recantos. Para esses eu tenho uma palavra: Esse avanço deve-se exclusivamente à iniciativa privada. O governo não tem nada a ver com essa grandeza vertiginoso. O governo, inclusive, não proporciona o mínimo de infraestrutura para dar uma cara a esse crescimento. Não existe na maioria das ruas, sequer, placas orientando as pessoas por onde devem conduzir os seus veículos.

www.reporteriedoferreira.com.br    O RETRATO DOS GOVERNADORES: Escrito Por Gilvan de Brito Jornalista, advogado e escritor



Aposentados do INSS já podem consultar valor da primeira parcela do 13º que começa a ser paga nesta sexta

O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo federal devido à pandemia da covid-19 e a expectativa do INSS é que antecipação injete R$ 47,2 bilhões na economia brasileira.

Primeira parcela começa a ser paga nesta sexta-feira (24) (Foto: Reprodução)

Os aposentados e pensionistas do INSS podem checar o valor da primeira parcela do 13º salário no site Meu INSS, na aba “Extrato de Pagamento do Benefício” ou pelo telefone 135. O pagamento começa a ser feito nesta sexta-feira (24).

A ligação pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 22h, é gratuita para telefone fixos e tem custo de uma ligação local caso seja feita por celular.

O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo federal devido à pandemia da covid-19 e a expectativa do INSS é que antecipação injete R$ 47,2 bilhões na economia brasileira.

A primeira parcela será paga dos dias 24 de abril e 8 de maio e a segunda, de 25 de maio a 5 de junho, sendo que o calendário varia de acordo com o número final do benefício.
A consulta para o valor da segunda parcela será liberada em data mais próxima do pagamento.

A primeira parcela corresponde a 50% do 13º salário, sem a cobrança de impostos, enquanto a segunda será taxada. No ano passado, a primeira e a segunda parcela foram pagas, respectivamente, em setembro e novembro

www.reporteriedoferreira.com.br

Por Redação com informações do R7




PF investiga desvio de verba usada no combate ao coronavírus pela Prefeitura de Aroeiras, na PB

Operação Alquimia contou com agentes da Polícia Federal e da Contralodoria Geral da União — Foto: Divulgação/PRF-PBOperação Alquimia contou com agentes da Polícia Federal e da Contralodoria Geral da União — Foto: Divulgação/PRF-PB

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) uma operação da Polícia Federal com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos usados no combate ao coronavírus, principalmente por meio de crimes licitatórios, envolvendo a Prefeitura de Aroeiras, na Paraíba. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa e na Prefeitura da cidade.

G1 tentou o contato com a Prefeitura de Aroeiras, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A investigação começou a partir de indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela Prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, com a explicação de auxiliar na disseminação de informação e combate à situação de pandemia do coronavírus (Covid-19). Uma das aquisições de livros, feita pela Prefeitura de Aroeiras, ocorreu justamente no período de combate à Covid-19 e sob o pretexto de enfrentamento ao vírus.

Está é a primeira operação da PF para apurar possíveis irregularidades envolvendo desvio de dinheiro destinado ao combate do Covid-19. Na última segunda-feira, em uma rede social, o ministro Sergio Moro disse que determinou à Polícia Federal “a abertura de investigações para apurar de forma implacável qualquer desvio de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus, em qualquer lugar que isso ocorra”.

www.reporteriedoferreira.com.br  / G1




Bandidos trocam tiros com a polícia e ex-atleta sofre acidente na Capital

Após troca de tiros com polícia, homens são detidos suspeitos de roubar moto em João Pessoa

Conforme os policiais, um dos suspeitos perdeu a orelha ao cair da moto durante a ocorrência.

Foto: Verinho paparazzo/RTC

Dois homens foram detidos no início da noite dessa quarta-feira (22), suspeitos de roubar uma moto no Centro de João Pessoa. A prisão foi realizada por equipes da Força Regional.

Conforme os policiais, um dos suspeitos perdeu a orelha ao cair da moto durante a perseguição e troca de tiros. Ele foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Emergência e Trauma sob custódia policial.

Com os suspeitos, uma arma foi apreendida e a moto recuperada para ser devolvida ao dono.

 

Ex-atleta da seleção brasileira de judô fica ferido após acidente em João Pessoa

O caso foi registrado na Avenida Princesa Isabel, nas imediações do Parque da Lagoa, centro da capital paraibana.

O ex-atleta da seleção brasileira de judô, Alksei Yuri, ficou ferido depois de sofrer um acidente na tarde desta quarta-feira (22). O caso foi registrado na Avenida Princesa Isabel, nas imediações do Parque da Lagoa, centro da capital paraibana.

Ele, que estava em uma moto, sofreu fraturas e teve sangramento na região do pé, mas foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma consciente e orientado.

O acidente foi ocasionado por uma colisão entre a moto e um carro, mas condutor do automóvel permaneceu no local.

 

www.reporteriedoferreira.com.br Por RTC




Paraíba começa a fazer testes rápidos de coronavírus a partir de amanhã ( 24 )

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começará a aplicar os testes rápidos na população a partir desta sexta-feira (24). Eles serão utilizados nas pessoas que apresentam síndrome gripal e serão ofertados nos serviços de saúde do Estado.

De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES realizou uma compra de 310 mil testes rápidos, porém eles chegarão em lotes. O primeiro chegou nesta quarta-feira (22), com 20 mil testes. Ela pontua que eles estarão disponíveis nas unidades de pronto-atendimento de gerência estadual e a oferta será ampliada à medida que surgir a necessidade.

“O Conselho de Secretários Municipais de Saúde ainda não enviou sugestões para priorização de serviços, mas esses locais podem ser ampliados. Começamos a distribuição nesta quinta aos serviços de saúde e fará um alinhamento com as equipes para começar a testagem”, observa

Renata Nóbrega explica que para fazer o teste rápido é preciso seguir alguns critérios. “Eles serão utilizados com a população que apresente um quadro de síndrome gripal como febre, dor de garganta. A prioridade é para as pessoas que estejam no terceiro dia dos sintomas. Por exemplo, uma pessoa que começou a ter febre hoje, não poderá ser testada hoje”, destaca.

A secretária pontua ainda que a SES liberará uma Nota Técnica para os serviços de saúde com esclarecimentos sobre o uso do teste. Renata afirma que, diferente do teste rápido enviado pelo Ministério da Saúde, o adquirido pela SES vai dizer se pessoa está infectada recentemente ou se a infecção já está com a imunidade adquirida, ou seja, recuperado.