Decreto de João Azevêdo mantém comércio fechado por l5 dias na PB

O Estado vai ampliar por mais 15 dias o decreto de fechamento no comércio, que, inicialmente, iria até o próximo domingo (19). Agora, o fechamento irá até dia 03 de maio. A informação foi confirmada nesta terça-feira (14) pelo programa Arapuan Verdade.

O texto do decreto deverá permanecer igual, modificando somente a data de validade, se estendendo inicialmente por pelo menos mais 15 dias.

Na avaliação do Governo da Paraíba, os números no estado estão aumentando e há a necessidade de manter o isolamento.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a previsão é a de que o pico do contágio, no Estado, ocorra entre os meses de abril e maio.

A data da publicação do decreto ainda não foi revelada. O gestor deve manter o rigor dos textos anteriores. Com isso, o confinamento deve ser respeitado em todas as cidades onde foram registrados casos até o momento.




Morre dom Aldo Pagotto com suspeita de coronavírus

O ex-bispo de Sobral e arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, 72 anos, morreu nesta terça-feira, 14, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de Covid-19. O religioso, que travava luta contra o câncer desde 2017, teve grave insuficiência respiratória e foi transferido na segunda-feira, 13, do leito para uma UTI do Hospital da Unimed, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. O falecimento foi confirmado pelo padre Anízio Ferreira, superior local da Congregação dos Padres Sacramentinos.

Mais cedo, o padre Anízio Ferreira informou ao O POVO que dom Aldo Pagotto teve um “derrame pulmonar”. Como a situação se agravou, os médicos resolveram entubá-lo. “Ontem à noite a situação ficou delicada e se deu o procedimento”, afirmou.

Em nota, a Congregação dos Padres Sacramentinos havia comunicado também sobre a situação de dom Aldo Pagotto em relação ao câncer. O padre Marcelo Silva, superior provincial da ordem católica, revelou que “nos últimos exames foi constatado que o linfoma retornou com nódulos no fígado e no pulmão. Já foram realizadas duas sessões de quimioterapia. Foram realizados também os procedimentos indicados no caso e administração de plaquetas”.

O arcebispo emérito da Paraíba, que morava na paróquia de São Benedito, em Fortaleza, estava desde 2017 enfrentando o câncer. Segundo o padre Anízio Ferreira, a “primeira batalha” deu-se na próstata. Em seguida no intestino grosso e, agora, no fígado e pulmão. “Ele é um grande guerreiro, um grande missionário”, afirmou. Dom Aldo, até o dia 18 do mês passado estava celebrando missa, todos os dias, internamente na Congregação.

www.reporteriedoferreira.com.br




Governo discute reduzir duodécimo dos poderes; TJ avisa que Judiciário não suporta

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, disse nesta terça-feira (14) que o Governo da Paraíba está discutindo a possibilidade de redução do repasse do duodécimo para os demais poderes do Estado por causa da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Dessa forma, o governo paraibano tenta dividir com o Judiciário e o Legislativo parte do impacto da redução de receitas em razão da covid-19.

Segundo Marialvo, essa será uma decisão do governador João Azevêdo após conversar com os presidentes dos Poderes.

“O que eu posso dizer é que outros estados já o fizeram”, disse em entrevista à Rádio Arapuan, lembrando Pernambuco e Rio Grande do Norte, que promoveram a diminuição nos repasses.

“Estamos economizando. Todo o custeio está sendo economizado para que os recursos sejam todos realocados para o combate à pandemia. Os outros poderes também estão trabalhando em home office. Há uma redução sim, nos custeios. A lógica é que eles também possam ajudar reduzindo o duodécimo”, declarou.

Marialvo acrescentou que o duodécimo repassado aos demais poderes no estado acontece em situação de normalidade econômica, o que não está acontecendo agora, na atual situação de pandemia.

“O duodécimo calculado para os poderes, ele foi calculado, os valores, com base na normalidade, como se o estado tivesse recebendo suas receitas normalmente. E nós vamos ter uma queda agora, em abril, que varia entre 35 e 40% e no próximo mês de maio pode chegar até 70%”, revelou.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Márcio Murilo,  avisou que o Poder Judiciário não suporta redução de receitas e que vai explicar ao governador João Azevêdo, no momento oportuno, como o Judiciário já vem contribuindo com a redução de receitas e de custos no Estado.

Disse que o Judiciário Paraibano recebe um dos menores duodécimos no país. “O nosso Tribunal já não suporta redução do duodécimo. Nós passamos quatro anos com o orçamento, com o duodécimo congelado. Já estamos com redução de receita, já que as custas judiciais estão caindo, e o governo do estado, durante os últimos anos, sempre teve acréscimo de arrecadação e o Tribunal de Justiça não vinha recebendo os aumentos, proporcionalmente, de receita. Agora, não suportamos ter redução do duodécimo. já fizemos todo o enxugamento possível”, declarou Márcio Murilo.

O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, disse que o debate sobre a redução do duodécimo ainda não chegou à Assembleia, mas disse que se chegar vai conversar com o governador e com os demais integrantes dos outros poderes.

“Acreditamos que o repasse seja normal esse mês. Mas estamos prontos para dialogar com o governo e com os outros poderes também, para que a gente possa encontrar uma solução que possa atender a todos”, disse.




Conciliação na Justiça garante empregos de profissionais de transportes coletivos na Capital 

Uma audiência de conciliação por videoconferência resultou na garantia de centenas de empregos de motoristas nas empresas que atuam no transporte coletivo de João Pessoa. A audiência foi conduzida pelo presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney Cordeiro, com a participação do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Nordeste, com sede em Salvador, Bahia, e do Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Márcio Roberto de Freitas Evangelista.

O dissídio coletivo buscou a negociação coletiva com a categoria dos trabalhadores com a finalidade de preservar os empregos, nos termos da Medida Provisória Nº 936 de 1º de abril de 2020. Foi interposto pelo Sintur-JP e os motoristas foram representados pela federação interestadual visto que o sindicato local, em João Pessoa, que representa a categoria, está com sua eleição sub judice, não havendo, portando, definição em relação à sua representatividade.

Diante da paralisação das atividades dos transportes coletivos na cidade de João Pessoa em função da pandemia da Covid-19, as empresas de transportes coletivos alegaram a impossibilidade da continuação de pagamento dos direitos trabalhistas dos seus motoristas tendo em vista a suspensão quase total de sua receita.

Garantia dos empregos
A audiência se prolongou por quase todo o dia e foram ajustadas cláusulas e adequada a suspensão dos contratos de trabalho dos motoristas em função das diretrizes fixadas pela MP Nº 936. A suspensão dos contratos de trabalho foi regulada pelo período de dois meses. Ficou ajustada, ainda, a concessão de prazo para pagamento dos valores devidos até a paralisação das atividades que não tenham sido quitadas na época oportuna por falta de faturamento por parte das empresas.

“O ajuste firmado perante a Presidência do TRT da Paraíba no âmbito do dissídio coletivo, com a concordância do Ministério Público do Trabalho, entre o sindicato das empresas e a federação representando os trabalhadores cumpriu sua finalidade maior, já que garantiu os empregos dos trabalhadores nas empresas que atuam no transporte coletivo de João Pessoa”, disse o desembargador Wolney Cordeiro.




Faca fica encravada nas costas de criança de 10 anos, Polícia prende homicida

Faca fica encravada nas costas de criança de 10 anos atingida em agressão

Faca fica encravada nas costas de criança de 10 anos atingida por vizinho; suspeito foi preso

A Polícia Militar prendeu, em flagrante, o suspeito de esfaquear pelas costas o vizinho, um menino de apenas 10 anos de idade. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no assentamento Acauã, zona rural da cidade de Aparecida, no Sertão da Paraíba.

Os policiais receberam informações sobre o crime através do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) do 14º Batalhão e foram rapidamente até o local, onde localizaram o suspeito. A vítima tinha sido socorrida por vizinhos para o Hospital Regional de Sousa e estava com a faca cravada nas costas.

O homem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, na cidade de Sousa. Os familiares dele disseram que ele sofre de problemas mentais, o que deve ser investigado.

Polícia prende suspeito de matar filho de policial

A Polícia Civil da Paraíba, através do trabalho investigativo desenvolvido pela Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (homicídios) da Capital, prendeu em flagrante na manhã desta terça-feira (14), em João Pessoa, um homem de 23 anos suspeito de ter efetuado o disparo que culminou com a morte do filho de um policial em julho do ano passado. O filho do agente da Polícia Civil trabalhava fazendo som em festas. Na volta de uma dessas festas, em julho do ano passado, ele foi assassinado.

O homem foi preso no bairro de Monsenhor Magno, popularmente conhecido como “muçumago”, próximo ao Valentina Figueiredo, na zona sul. “No momento da abordagem na casa do suspeito encontramos o mesmo manuseando uma arma, que também foi apreendida, e que caracterizou a prisão em flagrante”, disse o delegado Carlos Othon, titular da Delegacia de Homicídios da Capital.

Segundo o delegado, o preso é o principal suspeito de ter puxado o gatilho e ser o executor do crime. “Ele vinha sendo investigado há um bom tempo e nós fomos cruzando os dados até chegarmos à sua localização e realizarmos a prisão. As diligências se intensificaram durante a madrugada e no início da manhã cercamos a casa onde ele se encontrava, inclusive conseguimos flagrá-lo no exato momento em que ele estava com um revólver calibre 38 em mãos e municiado”, relatou Carlos Othon.

As investigações apontaram ainda para outros crimes praticados pelo suspeito. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por outra situação. “Ele é investigado por vários homicídios praticados em João Pessoa, inclusive um deles foi a morte de um outro rapaz, conhecido como Darlan, que ocorreu no João Paulo II no ano passado e teve grande repercussão na mídia, pois foi um crime com dezenas de tiros e pistolas de vários calibres diferentes

 

 




Demissão como consequência da pandemia do coronavírus já é realidade na Paraíba

Demitidos esperam até 40 dias para agendar seguro desemprego na Paraíba

Demissão como consequência da pandemia do coronavírus já é realidade para vários paraibanos. O seguro desemprego garante o sustento por alguns meses, mas quem precisa do serviço enfrenta, além da demissão, outro problema: a longa fila para dar entrada no beneficio. Com o isolamento social, o Sine Paraíba e a Superintendência do Trabalho suspenderam o atendimento presencial, serviço que é oferecido atualmente apenas pelo Sine João Pessoa.

A espera chega a ser superior a um mês. A maior parte dos demitidos que têm procurado o Sine-JP para dar entrada no benefício estava empregada em restaurantes, estabelecimentos que tiveram que fechar as portas em virtude da pandemia. O comércio também está na lista do maior número de demissões, além de setores da indústria.

“É um efeito negativo da quarentena, mas algo que já era esperado. Nós estamos tentando fazer a liberação desse benefício porque ele vai garantir a sobrevivência desses trabalhadores por alguns meses”, disse o coordenador do Sine-JP, Adênio de Lima Neto.

Segundo ele, antes da pandemia o Sine-JP liberava em média 150 seguros desemprego por mês, porém, com o fechamento do Sine-PB e Superintendência do Trabalho, o número saltou para 40 por dia. “A demora é um problema que está acontecendo. Até sexta-feira o único órgão que estava agendando presencialmente o seguro desemprego era o Sine João Pessoa. Há uma fila de espera grande”, explicou.

O agendamento no Sine-JP é feito de forma exclusiva pelo e-mail segurodesemprego.sinejp@gmail.com ou telefone (83) 98603-5125.

www.reporteriedoferreria.com.br




Bandidos armados tentaram assaltar posto de combustível e Agência da Caixa é depredada em Bayeux

Agência da Caixa é depredada em Bayeux; suspeito está foragido

Uma agência da Caixa Econômica foi depredada na noite desta segunda-feira (13), na cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar (PM), um homem chegou ao local de moto e quebrou todas as vidraças do estabelecimento com um martelo.

À Rede Tambaú de Comunicação, o Capitão Cézar informou que os caixas eletrônicos permaneceram intactos. Segundo ele, o circuito de segurança da agência foi contato para contribuir com as investigações.

Conforme a polícia, o suspeito do crime não foi identificado. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.

 

Bandidos tentam arrombar cofre de posto de combustível em João Pessoa

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Bandidos tentaram arrombar o cofre de um posto de combustível na madrugada desta segunda-feira (13), em João Pessoa. De acordo com um dos funcionários do estabelecimento, um vigilante presenciou a ação e pediu reforço, então os criminosos fugiram sem levar nada.

O crime aconteceu no estabelecimento da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Torre. Os criminosos fugiram quando perceberam a presença de seguranças do posto. Na fuga, os homens deixaram os materiais que seriam utilizados para o arrombamento do cofre, como discos de corte, uma alavanca de ferro, pé de cabra, marreta, luvas e um guarda-sol (para se esconder das câmeras). A polícia informou que não possui informações dos suspeitos.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Portal T5



Zé Maranhão apresenta PEC para adiar Eleições 2020 para dezembro por causa da pandemia

A proposta é motivada pela pandemia do novo coronavírus que resultou em suspensão de diversas atividades, eventos e serviços no Brasil e no mundo.

Segundo Zé Maranhão, a proposta estabelece ainda que todos os prazos referentes ao processo eleitoral de 2020 ficam adiados em dois meses, cabendo ao TSE divulgar novo calendário. (Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo)

O senador Zé Maranhão (MDB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que sejam adiadas as Eleições Municipais 2020. O paraibano propõe que o pleito aconteça em 1º e 27 de dezembro deste ano, respectivamente o primeiro e o segundo turno nessas datas.

A proposta é motivada pela pandemia do novo coronavírus que resultou em suspensão de diversas atividades, eventos e serviços no Brasil e no mundo.

Ainda de acordo com o senador Zé Maranhão, a proposta estabelece ainda que todos os prazos referentes ao processo eleitoral de 2020 ficam adiados em dois meses, cabendo ao TSE divulgar novo calendário.

No Instagram, ele fez a seguinte publicação sobre a PEC:

Apresentei uma PEC no Senado para adiar as eleições municipais. As novas datas seriam primeiro de dezembro no primeiro turno, e o último domingo do mesmo mês no segundo turno. A proposta estabelece ainda que todos os prazos referentes ao processo eleitoral de 2020 ficam adiados em dois meses, cabendo ao TSE divulgar novo calendário. Com a gravidade da pandemia do Coronavírus, está clara a impossibilidade de se cumprir o calendário eleitoral deste ano. As providências de saúde pública se impõem no momento e nos obrigam a, responsavelmente, tomar as medidas necessárias para viabilizar a realização das eleições de forma segura. O adiamento para dezembro dará condições para que sejam rigorosamente respeitados os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A medida se justifica na excepcionalíssima situação em que a humanidade se encontra e que permitirá que a democracia brasileira funcione, sem qualquer trauma, garantindo os princípios fundamentais da periodicidade das eleições e da temporariedade dos mandatos. #senadorjosémaranhão #zedagente #lutacontracovid19 #mdbnosenado #mdbpb

www.reporteriedoferreira.com.br

Por ClickPB




Casos de coronavírus no mundo superam os 2 milhões

Desde as primeiras notificações, no final de dezembro, a Covid-19 foi registrada em 193 países e territórios; Brasil tem 23.430 casos confirmados e 1.328 mortes

Ambulâncias estacionadas do lado de fora de um hospital em Nova York nesta segunda-feira. A cidade é uma das regiões com o maior número de casos confirmados no planeta Foto: (Foto: Scott Heins / AFP)

RIO — Pouco mais de quatro meses depois das primeiras notificações da doença respiratória que, mais tarde, seria chamada de Covid-19, o número de infecções pelo novo coronavírus chegou nesta segunda-feira a dois milhões em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde tem 23.430 casos confirmados e 1.328 mortes, mas pesquisadores de um projeto que reúne várias universidades do país dizem que o número real pode superar os 225 mil.

Segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins , mais de um quarto das notificações vem dos EUA, 682 mil , sendo que a maior parte dos estados de Nova York (195 mil) e Nova Jersey (68 mil), locais onde há sinais de que as medidas de distanciamento social estão funcionando , apesar do grande número de novos casos e, tragicamente, de mortos.

Os números da Johns Hopkins mostram 119 mil óbitos relacionados à Covid-19 em todo o mundo, com destaque para os EUA (23 mil), Itália (20 mil), Espanha (17 mil), França (14 mil) e Reino Unido (11 mil) . Vale destacar que os países europeus se encontram, pelo menos em tese, mais próximos do chamado “pico de infecções”, com alguns deles registrando quedas no número de novos casos, internações e mortes, o que não significa que a vida esteja perto de voltar ao normal. Nesta segunda-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, estendeu a quarentena até o dia 11 de maio , reconhecendo que houve erros no enfrentamento da crise.

— O momento, sejamos honestos, revelou falhas. Mas desde o momento em que estes problemas foram identificados, nos mobilizamos. Uma produção de guerra foi estabelecida — disse em pronunciamento.

Longe da normalidade

Por outro lado, a Espanha, que foi criticada pela demora em adotar ações de distanciamento social e tem hoje o segundo maior número de infectados do mundo, começou a aliviar algumas das restrições. Retornam ao trabalho aqueles que não podem fazê-lo remotamente: o setor industrial, de construção, escritórios como os de advocacia, trabalhadores domésticos, entre outros, mas seguindo recomendações sanitárias.

Em locais onde o número de casos ainda está em ascensão, como na América Latina, sistemas de saúde já precários são colocados em situações extremas, como no Equador,  onde os mortos são abandonados nas ruas e o Exército precisou buscar quase 700 corpos de pessoas que faleceram em casa . Na Argentina , onde o governo adotou uma postura incisiva, cidades como Buenos Aires impuseram, além das medidas de quarentena, a obrigatoriedade do uso de máscaras: na capital, quem descumprir a regra pode receber multa equivalente a R$ 6,2 mil.

Além da dificuldade de manter o distanciamento social, uma medida que mostra resultados mas que enfrenta questionamentos de alguns setores econômicos e, em casos isolados, políticos, a China é um exemplo de como deixar o confinamento e retomar a vida normal não é exatamente uma tarefa das mais simples . As autoridades seguem controlando as viagens internas e, especialmente, externas. O temor, no caso, é de uma segunda onda de infecções. Nesta segunda-feira, o país registrou o maior número de casos em quase seis semanas , 108, quase todos “importados” de outros países, especialmente a Rússia.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por O Globo




NOVO CORONAVÍRUS; Mortes por Covid-19 no Brasil sobem para 1.328; casos confirmados são 23,4 mil

De acordo com os novos dados, número de contágios e mortes voltou a crescer. Atualização foi feita nesta segunda (13) pelo Ministério da Saúde

Jovem com máscara contra a Covid-19
Pixabay/Orna Wachman

Pico da Covid-19 deve ser no final de abril e início de maio

O Brasil registrou mais 105 mortes causadas pelo novo  coronavírus  (Sars-CoV-2) nas últimas 24 horas, fazendo o total subir para 1.328, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde. A alta corresponde a um crescimento de 8,6%.

De acordo com a pasta, os novos casos confirmados de  Covid-19  são 1.261, totalizando 23.430. O aumento foi de 5,7%. Já a taxa de letalidade passou de 5,5% para 5,7%.

Covid-19 número de casos e óbitos
Infogram

No levantamento do Ministério da Saúde de domingo, o número de óbitos era de 1.223, enquanto o de pessoas com a doença era de 22.169.

São Paulo continua sendo o estado que tem mais mortes, com 608 das 1.328 ocorrências. A letalidade é de 6,8% no estado. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 188 mortes e letalidade de 5,8%.

No quadro de casos confirmados, São Paulo também lidera a lista. O estado tem 8.895 pessoas infectadas pelo coronavírus. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 3.231 vítimas de contaminação, sendo seguido por Ceará (1.800), Amazonas (1.275) e Permambuco (1.154).

www.reporteriedoferreira.com.br   / Ig