O FLAUTISTA DE HAMELIN: Escrito Por Gilvan de Brito 

O FLAUTISTA DE HAMELIN: Escrito Por Gilvan de Brito

O escritor Inácio de Loiola Brandão lembrou hoje, na Folha, o conto dos irmãos Grim, escrito em 1284, onde o flautista alemão faz um contrato com autoridades da cidade de Hamelin, infestada de ratos, em troca de pagamento de uma moeda por cabeça, para reunir e retirar todos os roedores das casas, praças e logradouros. O contrato foi feito, o flautista saiu tocando à frente e os ratos o seguindo, até o rio Weser, onde os mergulhou para sempre. Na volta, as pessoas se negaram a pagar e o flautista, irado, tocou sua flauta e levou todas as crianças para uma gruta, perto da cidade, onde as trancou.

O escritor fez um paralelo com o governo federal, que estaria agindo como na fábula, conduzindo as pessoas para o precipício. E o escritor complementa: “Tenho 83 anos, nunca vi um presidente assim, tosco, sem cultura, analfabeto, autoritário, um soldadinho de chumbo que está lá.” Antes da eleição de Bolsonaro, o escritor Loyola Brandão escreveu um livro que conta a história de um presidente da República brasileiro descerebrado.

Nenhuma descrição de foto disponível.



Exclusivo! Polícia apreende menor que executou defensor Levi Borges de Lima na Praia do Paiva-Pe

Fontes fidedignas acabam de confirmar que o autor dos disparos que mataram o defensor público  Levi Borges de Lima ,é menor de idade e que já foi apreendido pela Policia Civil de Pernambuco,  neste momento a autoridade policial está tomando o depoimento do menor infrator.
No momento do crime, o menor teria avisado a vítima  Levi Borges que ele iria morrer naquele momento.

“Agora tu vai morrer!”, teria dito o assassino ao Defensor Público executado na Reserva do Paiva

Defensor público aposentado vinha sendo seguido há meses e filha juíza era alvo de ameaças. Relato teria sido feito pela viúva, também juíza, durante o velório, na Paraíba

O Portal Polêmica Paraíba revelou, ontem, que o  advogado e defensor público aposentado Levi Borges, que foi morto a tiros, na última quinta-feira (9), em um condomínio na Praia do Paiva, município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco teria ouvido do autor dos disparos que o mataram que ele iria morrer.

A informação, segundo o site, teria sido passada pela viúva de Levi, a juiza Mariza Borges, a pessoas que compareceram ao velório do defensor público aposentado.

A Policia de Pernambuco, por intermédio da 13ª Delegacia de Polícia de Homicídios, sob o comando do delegado Cláudio Neto, investiga se foi assalto seguido de morte ou execução planejada. Além disso, policiais investigam também as imagens das câmeras de segurança do pedágio e da rodovia privada Rota dos Coqueiros, para identificar o carro onde estavam os suspeitos.

Câmeras de segurança do condomínio onde reside a filha de Levi Borges registraram a execução

Perseguição e ameaças

O site paraibano ainda revela que relatos de uma pessoa que esteve no velório do defensor público, dão conta de que a esposa de Levi Borges revelou que já havia alguns meses que o carro branco vinha seguindo-os, mas que não teriam dado importância ao fato.

Ainda segundo relatos retratados pelo Portal, a filha do casal, que é Juíza da 4. Vara de Sucessões e Registros Públicos da Capital pernambucana, estaria à frente de uma grande operação e que já vinha recebendo ameaças, no sentido de que iria receber “um aviso”.

O Blog apurou que a Juiza, que já depôs, em 2003, ao lado da mãe, a também juíza Mariza Borges, numa CPI da Câmara dos Deputados, que apurava a ação de grupos de extermínio e ações de milícias privadas no Nordeste, estaria acumulando o exercício da Vara de Sucessões com outra Vara, mas  não foi possível, ainda, confirmar que grande operação seria esta ou qual seria sua finalidade ou os interesses que estariam sendo contrariados pela atuação da juíza, a ponto desta ser ameaçada.

A juíza Andréa Rose Borges Cartaxo já fora alvo de ameaças quando atuou, em 2004, como juiza eleitoral na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, depois de afastar o chefe do Cartório eleitoral por denúncias de irregularidades. Na ocasião, dois juizes corregedores do TJPE, que fizeram uma visita de solidariedade à magistrada, tiveram o veículo em que viajavam alvejado a  balas. Na oportunidade, os corregedores auxiliares Karina Pinheiro d´Almeida Lins e João Maurício Guedes Alcoforado foram abordados por três homens fortemente armados.

Os homens retiraram o motorista do veículo e seguiram com os juizes por alguns metros. Eles conseguiram escapar e se esconderam no mato, na beira da estrada, onde permaneceram por cerca de duas horas até se certificarem de que os agressores haviam ido embora. Seus celulares foram danificados e eles não tiveram nada de pessoal roubado. Os homens levaram uma pasta de documentos da corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, onde os juizes estão lotados. (Confira em Três homens atiram em carro que transportava dois juizes).

“Agora tu vai morrer”

À fonte do Polêmica Paraíba, a esposa de Levi Borges teria dito, ainda, que o casal havia percebido a perseguição, também no dia do assassinato e que antes de atirar o assassino teria dito a Levi: “Agora tu vai morrer’. Após isso, o defensor correu e acabou sendo executado.

Relembre o caso

Ao chegar na entrada do condomínio onde reside a filha, que é juiza em Pernambuco, o defensor público aposentado Levi Borges, que é paraibano, foi abordado e executado a tiros. A vítima ainda foi  socorrida e levada por familiares para uma UPA, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Blog da Noelia Brito




Vídeo: vulcão Krakatoa, na Indonésia, entra em erupção após forte explosão

 

O Vulcão Krakotoa , na Indonédsa , entrou em erupção no início da madrugada deste sábado (11), após uma explosão, que foi ouvida na capital, Jacarta, 150 km do local.

vulcao

Reproduçã/Twitter

Vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia

A explosão foi a mais violenta desde dezembro de 2018, quando desencadeou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos na Indonésia. Veja o vídeo:

De acordo com serviços de monitoramento, a coluna de fumaçã e cinzas do vulcão Krakatoa subiu até 15km na atmostera e foi detectada por satélites

Vulcão entrou em erupção no início desta madrugada, após uma forte explosão, ouvida na capital Jacarta, que fica a 150 km do local

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig




Covid-19: Secretário de Saúde da Paraíba defende isolamento social por mais 30 dias

Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (10), o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, além desejar uma Feliz Páscoa aos paraibanos, defendeu que o período de isolamento social se estenda por mais 30 dias. O governador prorrogou a medida de isolamento até o próximo dia 19.

Medeiros apelou para que a população mantenha-se isolada e não deixe de adotar medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O secretário reforçou que a prioridade do estado, nesse momento, é salvar vidas. Desta forma, alertou Geraldo Medeiros, a população deve evitar aglomeração e visitas a idosos, pois são as vítimas em potencial da doença.

– Só existe um meio de nós combatermos o coronavírus: é através do isolamento social. As pessoas devem fazer esse esforço, se manterem em casa e evitar contato com pacientes idosos. O isolamento social é fundamental nesses próximos 30 dias para que tenhamos poucos casos de coronavírus e o menor número de mortos no estado.

Veja vídeo:

www.reporteriedoferreira.com.br




Brasil tem 1.124 mortes em decorrência do Covid-19

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulgam dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O novo balanço do Ministério da Saúde mostra que no Brasil há 20.727 casos confirmados de Covid-19 e 1.124 mortes. A taxa de letalidade é de 5,4%.

Na sexta-feria (10), havia 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados. São 1.089 casos (alta de 6%) e 68 mortes (alta de 6%) a mais, em 24 horas.

Dados do Ministério da Saúde deste  sábado (11) — Foto: Ministério da Saúde




PB ultrapassa 100 casos de Covid-19 e registra mais duas mortes

paraíba;
saúde;
Foto: Divulgação/Josué Damacena

A Paraíba registrou neste sábado (11) mais duas mortes em decorrência do Covid-19. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado.

As vítimas são um homem de 91 anos, residente do município de Bayeux, na Grande João Pessoa, e uma mulher de 90 anos, de João Pessoa. Os óbitos aconteceram nos dias 6 e 9 de abril, respectivamente, em hospitais públicos.

Com o novo balanço, o estado contabiliza treze óbitos por coronavírus.

Ainda de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Estado, a Paraíba superou a marca de 100 casos confirmados de Coronavírus.

Estes casos estão distribuídos em 10 Municípios: João Pessoa (78); Santa Rita (07); Cabedelo (04); Patos (04); Campina Grande (03); Igaracy (01); Junco do Seridó (01); Serra Branca (01), Sousa (01) e Bayeux (01).




Coronavírus; Secretário Jean Nunes determina que PC investigue golpes em beneficiários na PB

Por determinação do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Jean Francisco Bezerra  Nunes, a Polícia Civil iniciou investigação para apurar a prática do crime e recomenda que a população faça as denúncias por meio do Disque 197 ou registre as ocorrências na delegacia online , disponível no endereço : www.delegaciaonline.pb.gov.br.   

Os trabalhadores informais atingidos pela pandemia do Covid-19 e que serão beneficiados com um auxílio financeiro do governo só devem inserir seus dados pessoais no aplicativo oficial disponível pelas plataformas do governo federal. A recomendação é da Polícia Civil da Paraíba e busca evitar a ação de criminosos.

Estelionatários estão aproveitando a situação de crise para divulgar por meio  de aplicativos  de conversas  links  que  direcionam o internauta a sites falsos, que simulam ser pertencentes  aos  órgãos federais. Esses links começaram a circular antes mesmo do anúncio oficial do governo sobre a liberação do auxílio. O objetivo dos fraudadores é ter acesso a dados pessoais das vítimas. 

Três crimes desta natureza foram denunciados nas cidades de Guarabira, São José dos Ramos e Patos.

Segundo o governo federal,  trabalhadores informais,  Microempreendedores Individuais (MEI) e os contribuintes individuais do Instituto Nacional de Seguridade Social ( INSS)  que não estão no Cadastro Único do Governo Federal já podem acessar o aplicativo para celular e o site da Caixa Econômica Federal para se cadastrarem e pleitear o auxílio emergencial de R$ 600. Uma parcela deste público começou a receber os recursos desde dessa quinta-feira (10).

No entanto, ainda há brasileiros com direito ao benefício e que não se cadastraram e que serão beneficiados em datas posteriores .

O aplicativo está disponível em Android, IOS e em versão Web, nos sites oficiais do governo federal.

O benefício foi disponibilizado para garantir uma renda mínima às pessoas que estão  em situação mais vulnerável durante a pandemia. O governo também disponibilizou uma  central telefônica (número 111) para tirar dúvidas.




Vereador Durval Ferreira ( PL  ) prevê quatro cadeiras para sigla na CMJP

O vereador licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa, Durval Ferreira, do Partido Liberal, falou sobre como tem articulado o partido para as eleições municipais desse ano e aposta alto no resultado do pleito.

Para ele, a legenda a qual está filiado será capaz de eleger até quatro vereadores no pleito eleitoral desse ano, uma média de 10% do total de pré-candidatos.

– Nós vamos ter os 41 candidatos, e de vereador nós temos Marcos Vinícius. Eu acredito que nos temos possibilidade de fazer 3, e podendo chegar a 4. Nós vamos trabalhar muito para potencializar esses candidatos a fazer votos- afirmou.




O vereador João Corujinha está de volta aos Progressistas

O vereador João Corujinha, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, anunciou neste sábado (4) sua filiação ao Progressistas. O parlamentar tem um histórico positivo dentro do partido. “Eu era filiado ao PP quando cheguei à Câmara pela primeira vez, para ocupar uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano e poder trabalhar pelo povo de João Pessoa. Assim permaneci até 2008”, relembra o vereador.

Depois de mais de uma década no Democracia Cristã (DC), onde ocupava a presidência estadual, João Corujinha está convicto de que fez a melhor escolha. “Nós conversamos com alguns partidos e eu me identifico muito com o núcleo social e político do Progressistas. O partido desenvolve ideias que estão alinhadas com minha história de vida e com minha trajetória política, na busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, justifica o parlamentar.

Após oficializar a filiação, o presidente lembrou que o foco no momento é realizar ações no combate ao novo coronavírus. “Temos mantido os trabalhos da Câmara mesmo com a impossibilidade de abrir a Casa. A tecnologia tem nos ajudado. As reuniões e os contatos com os vereadores acontecem diariamente. Nosso foco principal neste momento é o combate à pandemia do novo coronavírus. Juntamente com a prefeitura, nós estamos desenvolvendo ações importantes para preservar a Saúde e a Economia da nossa cidade”, comenta o presidente.

Para a presidente do Progressistas de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, a filiação de João Corujinha é um marco para o partido que terá a responsabilidade de comandar o Legislativo municipal ao longo de todo esse ano. “O presidente Corujinha muito nos honra com o seu retorno ao Progressistas. É um presidente democrático, com boas propostas e que tem conduzido a Câmara Municipal de maneira exitosa e brilhante. O Progressistas se juntará a ele dando ideias e auxiliando nessa atividade tão importante que é comandar o Poder Legislativo do nosso município.” Vaulene destacou ainda que “o Progressistas definitivamente se consagra como protagonista da política na capital , tendo a primeira senadora mulher do estado, um deputado federal que é líder da maioria no Congresso e agora a maior bancada de todos os tempos na Câmara Municipal de João Pessoa.”




Empresária que matou marido com quatro tiros vai se apesentar a polícia

 

Capturar 55 - TRAGÉDIA EM SAPÉ: Empresária Taciana Ribeiro Coutinho, após discussão, matou o marido Elton Pessoa, com 4 tiros de revólver empresária paraibana Taciana Ribeiro Coutinho, matou o marido com 4 tiros após uma discussão, eles estavam isolados em quarentena na fazenda  “Zumbi”, de propriedade da família, em Sapé/PB. O crime teria acontecido por volta das 15hrs,dessa sexta-feira ( 10) mas só no inicio da noite a polícia tomou conhecimento do ocorrido e está a caminho do local.

Major Pm Sidney Paiva comandante da 3ª Companhia do 7º Batalhão, responsável pelo policiamento em Sapé,  disse que o crime teria ocorrido por volta das 16 horas. Taciana avisou, através de seu advogado, Alberto Franca, que vai se entregar à polícia.

A Polícia informou  que a empresária Taciana Ribeiro Coutinho fugiu do local após matar o esposo Helton Pessoa; dentro da fazenda estava a mãe e o filho do casal. A pistola usada no crime foi apreendida e um advogado da família também esteve  presente.

Há infomações que ela teria atirado contra Helton depois de uma discussão e tentativa de estrangulamento. A arma usada pertenceria ao próprio Helton, que havia se distanciado da esposa para ir ao banheiro quando ela pegou a pistola 380 e atirou contra ele.

QUEM É TARCIANA

Consta que ela era viúva de Odilon Ribeiro Coutinho, que por sua vez foi casado com Lina Rosa, misteriosamente encontrada morta anos atrás no apto em que morava, em frente ao Samaritano.

À época, o crime foi atribuído ao então marido e o filho do casal, ambos inocentados no Tribunal do Júri por falta de provas. Ambos faleceram em acidente de carro. Eram ligados a Federação Paraibana de Automobilismo.

Ela é filha de Valéria e Marcos Frederico, ele filho de Dona Yeda Régis, viúva de Dr. Renato Ribeiro Coutinho, ambos Lideres políticos de SAPÉ e Cruz do Espírito Santo nos anos 1950 a 1980 e principais inimigos das Ligas Camponesas.

Taciana é proprietária da Maison Tacy Ribeiro, na avenida Argemiro Figueiredo, no Bessa.

Nos anos 70, Marcos Frederico chegou a ser chamado “Capitão da Indústria”, trazendo Sesc, Sesi e Senac para o Estado da Paraíba.