O Hospital Universitário Lauro Wanderley nega que haja caos na unidade

O Hospital Universitário Lauro Wanderley emitiu nota em que nega que haja caos na unidade por causa da pandemia de coronavírus. A nota foi emitida neste domingo (22) após boatos circularem nas redes sociais sobre crise na instituição com um falso agravamento da situação com o Covid-19 na Paraíba.
“São falsas as informações que circulam pelas redes sociais informando sobre um suposto cenário de caos no HULW”, disse o HU em nota.
Veja na íntegra
NOTA OFICIAL
HULW desmente boatos sobre coronavírus
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, faz um alerta à sociedade em geral. SÃO FALSAS as informações que circulam pelas redes sociais informando sobre um suposto cenário de caos no HULW, devido ao coronavírus. A unidade de saúde desconhece a origem dos áudios com informações inverídicas e ressalta que, infelizmente, tais gravações não apenas têm desencadeado outras publicações sem fundamento, mas também contribuído para ampliar o temor na população.
Na Paraíba, o Lauro Wanderley é retaguarda para o Hospital Clementino Fraga no enfrentamento à pandemia e está, devidamente, preparado para receber casos suspeitos ou confirmados que envolvam o público infanto-juvenil. A instituição esclarece ainda que, no momento, uma criança com suspeita de Covid-19 está internada na DIP (Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias) do hospital e não há nenhum paciente na Unidade de Terapia Intensiva – UTI Pediátrica. Necessário destacar que a criança está bem, apresentando um estado de saúde estável.
Nessa conjuntura de emergência em saúde pública, o HULW ressalta que é essencial a contribuição de toda a população para que não ocorra a disseminação de “fake news”. A unidade de saúde relembra ainda que a difusão de informações falsas, que gerem alarde e pânico na população, pode configurar contravenção penal, conforme o artigo 41 da Lei 3.688/1941.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Jean Francisco Nunes, destacou a preocupação da pasta com as ações governamentais de controle da pandemia. “Todas as Forças de Segurança da Paraíba estão realizando um esforço conjunto para que as pessoas possam seguir as recomendações das autoridades sanitárias e permaneçam em suas casas”, declarou.


Por determinação do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a partir desta sexta-feira ( 20 ) hoje, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba estão intensificando ações de conscientização, para que a população cumpra as orientações de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus no país. Conforme adiantou, medidas administrativas e criminais serão tomadas contra quem apresentar sintomas da doença e ainda estiver circulando nas ruas.